Poesia sobre Sementes
Meu trabalho é difícil de ser mensurado, pois “planto sementes” na cabeça dos indivíduos, a fim de ajudá-los a alcançar os frutos que almejam colher. A minha parte, sei que faço bem-feita. Todavia, os resultados satisfatórios dependerão 99% do empenho da outra pessoa envolvida nesse processo, que nem sempre está disposta a cumprir sua parte.
Se você arranca uma praga antes que ela dê sementes, você a extermina, se matar um peixe, antes que ele reproduza, também.
A cada colheita um ciclo se faz. É preciso escolher as sementes que em nossa vida representam os sonhos, metas e objetivos. Após preparar o solo, plantar cada semente na terra da perseverança, otimismo e também incertezas.
No balanço das sementes tocando os casulos vazios da bucha sai um som de chocalho. Não poetizo os sons; sinto-me uma bucha seca para entendê-los como são.
Na infância são jogadas na terra e espalhadas no ar as sementes que vão nascer na velhice; de gratidão ou de insatisfação com o sabor amargo das lamúrias.
Quando a frieza do seu coração não sente a gratidão das sementes, que nele um dia brotou flores, elas murcham e o torna terra de ninguém.
O poder de nossas palavras e gestos não precisa nunca ser subestimado, eles são sementes de compreensão que se plantam nas vidas alheias e podem florescer em formas inesperadas.
Os sonhos são sementes que plantamos no impossível, esperando que a persistência os transforme em realidade.
Nossas escolhas são sementes que plantamos no presente e colhemos no futuro. Que cada decisão reflita o propósito de Deus para sua vida, pois caminhar junto ao Senhor é trilhar um caminho de paz, realização e verdadeira felicidade.
Cultive em seu coração as sementes da fé, regue-as com confiança no propósito de Deus e, no Tempo do Senhor, florescerão os frutos eternos da Graça, abençoando vidas por onde você passar.
Acreditar no futuro é plantar as sementes do presente com esperança, sabendo que cada passo dado hoje constrói o caminho para um amanhã brilhante. O futuro é um horizonte infinito, cheio de possibilidades, onde os sonhos de hoje se tornam as realidades de amanhã.
Que nossos versos, revestidos do universo pessoal de cada poeta, sejam sementes que evolam, como o dente-de-leão que baila ao vento.
Só o coração e capaz de fecundar as sementes do amor, do perdão, da fraternidade, dos sonhos, da solidariedade... É capaz de guardar viva a chama da esperança de um mundo melhor.
Procure semear o bem e plantar sementes de paz e justiça. Se esforce para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Não espere recompensas, simplesmente haja por você.
As frutas podres caem sozinhas e as sementes morrem afogadas na podridão das suas entranhas. Nunca vão germinar. E ainda que essas frutas caiam próximo à árvore que as gerou, jamais vão envenená-la
“Realize com determinação e sabedoria que os resultados virão; plante sementes de amor e colha frutos de amor.”
Evite a prosperidade econômica, que cultiva o medo adubado pelo ódio, esta colhida das sementes do galante oportunismo.
“Se você permitiu que alguém entrasse em sua vida e deixasse sementes, significa que ainda resta-lhe a esperança de que frutos venham a florescer”.
"Quem lança no solo do coração sementes de felicidade, de humildade, de perdão, de bondade, de serenidade e de imparcialidade colherá a paz e a alegria de viver".
