Poesia sobre Educação
"Com o isolamento social, o trabalho do professor triplicou. Tenho a leve impressão que a escola está presente agora 24 horas em casa".
O ensinar não pode ser apenas um momento dialético-egoico do educador, que mais alimenta sua vaidade do que as práticas dos seus educandos
"Se quer que seu filho tire boas notas, estimule e o ajude a conseguir, se quer que seu filho supere suas notas que já estão boas, dê uma recompensa financeira, isso é educação financeira.”
O ser humano é o agente e paciente de uma construção que envolve uma relação entre ensinar, aprender e se reconhecer.
O ensino híbrido vem conjugar a mescla entre a atividade presencial e a atividade a distância, mediadas por tecnologia, exigindo ousadia, criatividade, metodologias ativas, embrionárias de gestão para conciliar e impulsionar as novidades na educação.
O caderno, lápis, a borracha e os livros de papel são materiais ainda bem-vindos dentro das salas de aula, contudo, a sua utilização tem sido cada vez menor.
A ignorância do país, parte do princípio de que nem o governo valoriza seus patrimônios históricos e querem ensinar os pixadores a preservar as paredes.
Evidente que, quando ensinamos, compartilhamos o que aprendemos com alguém. Por outro lado, só se pode ensinar quando há uma iniciativa para multiplicação do que foi aprendido. Nesse sentido, ensinar é ser fruto, mas também é ser semente.
Algumas pessoas estão confundindo ostentação com elegância. A ostentação nunca foi e nunca será um ato elegante. Pelo contrário, ostentar é extremamente deselegante.
Canudos da formação são apenas canudos e sujeitos transformados é nação levantando o punho esquerdo e lutando por seu direitos.
Toda criança e todo adolescente merecem crescer em um ambiente em que se sintam respeitados, seguros e amados.
O processo de ensinagem requer rigorosidade didática. E, acima de tudo, discernimento e cultura na compreensão de que, a minha verdade pode não ser absoluta! Sim, sou Professor.
A arte, a cultura e o patrimônio no Brasil ainda é um vasto oceano bravio por causa de teóricos vaidosos chancelados navegantes distantes da realidade.
Pra ser sincero eu não espero de você, mais do que educação, beijo sem paixão, crime sem castigo, aperto de mãos... apenas bons amigos
A educação que não traz força de caráter, um espírito de filantropia e a coragem de um leão, é digna do nome?
A educação só significa isso: a curiosidade animada, alerta e destemida das crianças deve ser alimentada, deve ser mantida viva. Isso é a educação.
Em termos de didática as novas tecnologias devem ser vistas como mais um recurso a ser utilizado em sala de aula, e não como a única opção, ignorando todas as outras possiblidades.
Dos primórdios da civilização até quase os dias de hoje – e ainda hoje na China e no Japão – os pais têm sacrificado a felicidade de seus filhos no casamento ao decidir com quem se casarão, escolhendo quase sempre a noiva ou noivo mais rico disponível. No mundo ocidental (exceto em parte na França) as crianças libertaram-se dessa escravidão pela rebelião, mas os instintos dos pais não mudaram. Nem a felicidade nem a virtude, mas o sucesso material é o desejo de um pai médio para seus filhos. Ele quer que seja de tamanha relevância que ele possa se vangloriar dele para seus amigos, e esse desejo domina em grande parte seus esforços para educá-los.
Decisões “erradas” podem nos levar a caminhos incertos, porém a pior decisão é deixar que decidam por nós. Aceitar conselhos é sábio, mas a decisão deve ser pessoal e intransferível.
Ninguém deve oprimir uma criança com ações, palavras feias e degenerativas, ou mesmo com ações maldosas, porque isso irá refletir-se em seu desenvolvimento humano e em sua capacidade de se tornar um adulto seguro e equilibrado.
