Poesia sobre Desigualdade Social

Cerca de 137 poesia sobre Desigualdade Social

Foi sem querer querendo que aceitamos mais de 3 milhões de cearenses vivendo na extrema pobreza.

Foi sem querer querendo que conseguimos conviver com centenas de pessoas morando nas ruas em Fortaleza.

Foi sem querer querendo que nos isentamos da responsabilidade, com a desculpa que a sociedade não tem mais saída.

Foi sem querer querendo que ficamos muito ocupados defendendo às nossas verdades e acabamos nos esquecemos da vida.

Inserida por Crasso

⁠Não sei se um dia verei.
Os humanos lutando contra fome
e o descaso. Mudando o rumo da
desigualdade social e batalhando
individualmente para vencer
a própria corrupção.

Inserida por evandro_zan

⁠Ficar rindo do pobre por causa dos aumentos é o fim da picada.

Não se ache rico por ganhar dois salários mínimos, a tendência é todos ganhar um mínimo.

O pobre estava tirando o status do rico, tendo casa própria, veículos e frequentando lugares que até então era só deles.

Brasil não é lugar para igualdade social!!!!

💩 🇧🇷

Inserida por IsaiasGomides

⁠A comunidade

No chão brilham estrelas,
De um povo cheio de desejo,
Permanecem acordados esperando lucrar;

A "prata e ouro" lhes deu um sorriso,
De olhos abertos sorriram, e beberam seu chá;
Um povo, em algum lugar...

Inserida por samuel_roberto_1

Há uma grande dificuldade em fazer criticas à elite econômica do país, pela falta de uma distribuição mais justa da renda, porque aquela pessoa que tem um carro popular financiado em cinco anos, que paga o financiamento em trinta anos de um apartamento de no máximo 40 m2, que tem um plano de saúde que não lhe dá quase direito a nada além de internação nas enfermarias de poucos hospitais e que trabalha como PJ (sem direito trabalhistas), mas cumprindo uma jornada estabelecida pela "tomadora de seus serviços", essa pessoa acha que faz parte da "elite" e que as críticas são para ela também.

Então esta pessoa defende com unhas e dentes privilégios que ela pensa serem seus, mas que não são ou então os defende mesmo sabendo que não são seus, na esperança de que um dia possam ser, mas se esquece que vivemos em uma sociedade onde poucos têm a oportunidade de ascenderem socialmente justamente porque aqueles verdadeiramente privilegiados não abrem mão do que têm para quem sabe diminuirmos a desigualdade social.

É um circulo vicioso mantido pela falta de consciência de classe de uns e a falta de empatia de outros.

Inserida por BrunoVConte

"Na época em que eu crescia, quando o Brasil ainda vivia numa Ditadura Militar, algumas amigas minhas se achavam ricas. Mas descobri, anos mais tarde, que naquela cidade em que nós morávamos só viviam pessoas tão ou muito mais pobres que elas. Aí, caiu a minha ficha, como se diz.
Infelizmente, nesse tempo era assim, pois quem tinha um aparelho de TV e uma linha telefônica se considerava rico, mesmo em meio a tanta pobreza... Na verdade, eram 'ricas' porque os pobres eram pobres demais."

Inserida por reconceituando

⁠O mais trágico desta desigualdade social global, é a Humanidade ter sido privada de poder assistir a beleza de imensuráveis talentos em ação, que não foram explorados e nem desenvolvidos porquê a grande maioria dos indivíduos são escravos da sua condição social.

Inserida por ADRIANOGARCA

⁠Você pode até não concordar com os ideais de igualdade, mas em algum momento, os efeitos da desigualdade afetarão a sua vida.

Inserida por jozedegoes

Revoltado? Sim, mas contra desigualdades e preconceitos sociais excessivos, gestos desumanos, intolerâncias, indiferenças, imparcialidades... Ainda tenho fé no povo angolano. Vocês têm a legitimidade, não esqueçam nunca disso!

Nossos conflitos éticos e morais, eventos políticos, fragilidade econômica, desigualdades sociais, subserviência institucional e crise de identidade cívica são filhos bastardos de nossa inépcia em reconhecer a relevância da Educação na construção de um projeto de nação.

Inserida por TomCoelho

Os contrastes sociais são responsáveis por tantas desigualdades raciais, étnicas e interculturais. Mesmo em tempos pós-emancipação quem tem muita melanina, na maioria das vezes, é olhado de canto, é temido. Julgado e culpado. Prostrado à marginalização e banalidade. Jogado à sorte do destino. É triste ver que muitos são obrigados a sobreviver com pouca coisa, enquanto poucos riem e fazem de tudo um circo, vivendo bem e muito bem, "com muitas coisas".

Inserida por Capituday

⁠Todas as barreiras raciais, sociais e de desigualdades; em Cristo, são vencidas. Nessa nova comunidade o que nos torna indivisível é a circuncisão operada no coração. (Romanos 2.28-29)

Inserida por MaxwelAurelio

⁠Enquanto o mundo do exibicionismo é alimentado nas redes sociais, dando um alento às desigualdades, a sociedade do espetáculo vai se fortalecendo pelos apuros políticos, pelo colapso das instituições e pela epidemia do medo.

Inserida por marcos_martins_3

A luta contra a desigualdade social e econômica é a principal luta política. Nossas sociedades capitalistas de mercado são ‘paradoxais’ por produzirem, ao mesmo tempo, aumento exponencial da riqueza e pauperização de largas camadas da população. Quebrar esse paradoxo é tarefa da política.

Inserida por Liszt1999

Quando eu falo sobre a desigualdade social e os excluídos deste país, vem os mesmos pobres despolitizados defender a elite que os rouba.

A finalidade do dinheiro é criar desigualdade social. Não teremos paz na Terra enquanto o governo for o ouro e a prata.

Inserida por MisterJohnEdson

O problema da desigualdade social é vergonha na cara. É só os políticos tomarem vergonha na cara.

Inserida por pensador

Uns com tudo outros sem nada. A desigualdade social é uma balela. E nessa rotina amarela, sorria que a vida é bela.

Inserida por Lulena

A desigualdade social transforma a vida dos cidadãos em uma corrida cuja distância a percorrer e obstáculos não são os mesmos para todos.

Inserida por samirsenna

Eu odeio a pobreza e a desigualdade social deste Brasil, odeio pessoas egoístas que não se preocupam com o próximo, que julgam e que desmoralizam a sociedade, pessoas que discriminam seus semelhantes pela cor ou pela sua classe social, odeio pessoas falsas, pessoas que brincam com os sentimentos dos outros e que se sentem bem fazendo isso!

Inserida por TJSouza