Poesia sobre Corrupção

Cerca de 1557 poesia sobre Corrupção

⁠A Culpa é Nossa!
No espelho da alma, a face da nação,
Reflete a sombra da nossa omissão.
Guerras, fome, a dor que não se finda,
A culpa é nossa, que a treva ainda brinda.
Na política, o eco do descaso ecoa,
Escolhas erradas, a esperança que voa.
A saúde, um grito de angústia e dor,
A educação, um sonho que se esvai, sem cor.
A economia, um jogo de cartas marcadas,
Onde a ganância, as almas dilaceradas.
A negligência, um veneno que se espalha,
A responsabilidade, que a covardia amordaça.
Somos nós, os artífices do presente,
Com as mãos manchadas, o futuro ausente.
A culpa é nossa, no silêncio que consente,
A injustiça, que a alma da nação sente.

Inserida por valdeciogama

Paradoxalmente, o que o Brasileiro mais precisa hoje, é de Leis que o protejam, daqueles que ele paga a peso de ouro,
para proteger o Cidadão,
ou seja, os Poderes Legislativo e o Judiciário.

Inserida por GeraldoMorais

⁠O sistema é o sistema. É assim que é.
A guerra é contra o mau e o final da história?
Bom cada um escreve seu final.

Inserida por paulo_jussio

⁠Matar a fome é vida
Morrer de fome é estatística
Nutrição balanceada é vida
Morte por desnutrição é balanço
Globalização rompe fronteiras
Fronteiras interrompem imigração
Não usar o cinto de segurança.... multa, infração
Recolher lixo pendurado por fora de um caminhão em movimento... profissão.
Ônibus lotado, pessoas em pé ... Seguro é o corrimão.
Roubar pra comer... ladrão
Roubar de quem tem fome.... fraude em licitação.
Delatar um criminoso comum... cagueta, x9....Prêmio: violência e repressão.
Denunciar comparsas de crime e participação.... Delação, premiada
Mentira e falsificação, estelionatário... prisão
Estelionatário de eleição.... mandatário
Carreata, carro de som, comício, promessas, agitação... Campanha
Passeata exigindo direitos e cumprimento das promessas de eleição.... Apanha
Meritocracia explica e justifica as diferenças... Posição
Injustiça e indiferença explicam e justificam o mérito ... Por imposição.

Inserida por LeoPantera555

⁠Seita Perversa

Em Brasília há uma seita de magos perversos

Que usam os seus poderes de turno

Como um nefasto ofício

Ao oferecerem o povo em sacrifício.



Eles tentam controlar mentes e corações

Eles manipulam as leis e as decisões

Eles traem os próprios discursos

Eles destroem os nossos naturais recursos.



Mas nós não vamos nos render aos magos perversos.

Mas nós não vamos mais nos enganar pelos seus versos.

Mas nós não vamos nos calar diante dos seus crimes.

Mas nós não vamos nos conformar com os seus infames regimes.



Em Brasília há uma seita de magos perversos

Que usam os seus poderes de turno

Como um nefasto sacrifício

Ao oferecerem o seu povo em sacrifício.

Inserida por GabrieldaLuz

“Há tantos nós entalados nas gargantas
Que estão caladas, engasgadas, quase santas
Amordaçadas... com medo da explosão
Da impaciência, de um povo que é guerreiro
E quer gritar, bem alto, ao mundo inteiro,
Chega de ratos... Basta de corrupção! ..."

Inserida por mariadosocorrodoming

📺

A mídia não costuma noticiar certos acontecimentos, por ter a certeza de que a maioria das pessoas seja influenciável. Triste, né? Dever ser por isso que certos políticos deiiitam e rooolam!

Inserida por reconceituando

"Na época em que eu crescia, quando o Brasil ainda vivia numa Ditadura Militar, algumas amigas minhas se achavam ricas. Mas descobri, anos mais tarde, que naquela cidade em que nós morávamos só viviam pessoas tão ou muito mais pobres que elas. Aí, caiu a minha ficha, como se diz.
Infelizmente, nesse tempo era assim, pois quem tinha um aparelho de TV e uma linha telefônica se considerava rico, mesmo em meio a tanta pobreza... Na verdade, eram 'ricas' porque os pobres eram pobres demais."

Inserida por reconceituando

😏

Atrás de uma grande riqueza, quase sempre tem um ladrão😏

Inserida por reconceituando



Não entendo quase nada de política, mas se ser esquerda é pensar, primeiramente, no bem de todos, então eu sou extremamente esquerda.

Inserida por reconceituando

⁠Num reino distante, bem lá no sertão,
Viviam duas irmãs de grande ambição,
A tal Demagogia, esperta e astuta,
E a Burocracia, com sua face oculta.

Viviam brigando, em pura vaidade,
Pra ver quem enganava mais a comunidade.
Uma com promessas, cheia de emoção,
Outra com papéis e muita enrolação.

A Demagogia se fez a primeira:
"Eu sou a rainha da fala certeira!
Prometo o futuro com brilho no olhar,
Faço o povo sonhar, sem nem precisar dar.

Minha arte é o verbo, que engana e embala,
Conquisto corações com minha fala.
Dou risada e abraço, me faço tão boa,
Mas por trás dos panos, minha trama ressoa."

A Burocracia não ficou calada:
"Tu iludes o povo, mas eu tenho a estrada!
Papéis, carimbos, e filas sem fim,
Confundo as mentes e mantenho assim.

Quem tenta comigo jamais vai vencer,
Regras e normas pra tudo envolver.
Meu poder é eterno, bem mais do que o teu,
Pois quem cai nos meus laços nunca se perdeu!"

O embate acirrado logo começou,
E o pobre do povo no meio ficou.
Demagogia vendia um mundo encantado,
Enquanto a outra fazia o futuro atrasado.

Uma dizia: "Eu prometo progresso!"
Outra gritava: "Tudo é só processo!"
O povo cansado, com tristeza no olhar,
Perguntava quem poderia os salvar.

E assim, as irmãs seguiram brigando,
Cada qual ao seu modo, o povo enganando.
Mas a lição que fica, no cordel contado,
É que o valor do trabalho não está no falado.

Cuidado com promessas ou com o excesso de normas,
O que faz diferença são ações que transformam.
Que o povo se una, buscando a verdade,
Pra fugir dessas irmãs que só trazem maldade.

Inserida por SamuelRanner

⁠Antagônico:
Máfia dos impostos X Sonegação.
Quando eu Senhor figurado: "do poder emana do povo" induzo a massa compactuar com a ideologia da sonegação em prol de impostos abusivos; vantagem alucinógena.

Inserida por claudiaberlezi

⁠Ficar rindo do pobre por causa dos aumentos é o fim da picada.

Não se ache rico por ganhar dois salários mínimos, a tendência é todos ganhar um mínimo.

O pobre estava tirando o status do rico, tendo casa própria, veículos e frequentando lugares que até então era só deles.

Brasil não é lugar para igualdade social!!!!

💩 🇧🇷

Inserida por IsaiasGomides

Sobre a Humanidade

Acho que a humanidade
Tem prazo de validade,
Já vencida, passou da hora,
Precisa de uma reciclagem,

Produzir nova embalagem,
Para suportar o novo tempo
Ser de prazo indeterminado
Incluir na sua nova fórmula

Uma alta dose de honestidade
Para aumentar a durabilidade
Excluir do rótulo a fragilidade
Anexar o manual de controle

Descrever no seu conteúdo
Altamente incorruptível,
Tolerante, não comburente
Trata-se de uso contínuo...

Inserida por salvafaria

Acabou o carnaval, agora é verdade
Ó povo sofrido acorde, observe, lute
Que mais é preciso para ver a verdade
Político que dão nojo, querem seu voto
Valorize seu potente instrumento, aperte

Se não tens a convicção que seja honesto
Não dispedice sua maior chance, proteste
Mostre que és brasileiro, voto quem merece
Jogo no lixo o político que não favorece
Não é loteria só para ver o que acontece!!!!

Ainda nos restam grandes esperanças
Cadê as nossas crianças, já aprenderam
São elas que vão nos salvar, quando será?
Quando as verbas da educação chegar
Ou quando as malas pararem de rodar...

A nação seria outra sem a corrupção
Os impostos mais que suficiente são
O que falta é honestidade e o caráter
O que não se aprende de fato na escola
Vem de berço, que aprende a ser ladrão.

Inserida por salvafaria


Convém estar atento àqueles que, sob o pretexto de liberdade, fazem da manipulação das consciências um instrumento - pervertendo valores e corroendo as bases do bem comum. Tal conduta, longe de libertar, é um sutil exercício de corrupção disfarçado de idealismo.

Inserida por JulmarCaldeira51

⁠É preciso vigiar os que, sob o manto da liberdade, moldam consciências com mãos dissimuladas - distorcendo valores, enfraquecendo os alicerces do bem comum. Não libertam - enredam.
É a corrupção que se mascara de virtude, sorrindo sob a capa do idealismo.

Inserida por JulmarCaldeira51

É sempre igual: as esperanças do povo são atropeladas pelas imagens fabricadas, pela desfaçatez de quem promete a alma e, por pragmatismo, é capaz de aliar-se aos abutres da pátria e aos bandoleiros de piores perfis.

"Obrigado Deus, por me fazer rico de tudo aquilo que o dinheiro, a maldade, a ganância, o crime, a corrupção, a falsidade e o poder jamais poderão comprar ou contaminar"...

Perguntar não ofende: Seu "político de estimação" está ou já foi preso? Tem ficha suja (corrida) e uma pilha de processos judiciais nas costas? Pois é. E você ainda quer reclamar da corrupção no País e do desgoverno na cidade?