Poesia sobre Arte
A cor e a ação transmitem para o mundo sensorial atemporal as singulares emoções do artista, vindas de seu coração.
É por meio do fazer artístico e da contemplação estética que o processo criativo se intensifica, como uma fogueira onde a lenha nunca deve cessar e a arte é a própria lenha da criatividade.
A diferença de um amador pra quem não ama, é que ele só tende a melhorar e ainda continua amando, já quem só pensa em ter qualidade só terá isso sempre.
O Diabo nas Artes cênicas é uma expressão corporal, nas Religiões um partido político Capitalista e na Política uma prática Religiosa.
Sempre me lembro da maior dualidade da vida: força e fragilidade. Caio na resolução de que somos ingênuas criaturas desamparadas na imensidão do cosmos, seduzidos por sua mortal exuberância.
Agora nós eramos falantes, agora ficamos calados, agora fingimos concordar com tudo. Sossegando os ânimos contrários e enlouquecendo a alma e a consciência. Tomar lado, dizer e escolher são sempre a melhor escolha mesmo que nós tenhamos que manter uma aparência isenta por várias vezes. Você já brincou de teatro?
Um dos benefícios de ser artista é que você passa tanto tempo observando as pessoas, olhando não apenas para todos os tons e contornos de seus rostos, mas também para suas almas.
A Maioria não gosta de ler por motivo simples de ter que voltar atrás em suas decisões ridículas depois de conhecer as páginas de alguns livros!
Deus é ilusionista. Ao menos, acho que é. O céu parece azul, mas não é. As estrelas parecem pequenas, mas são bolas de fogo maiores do que a lua. A lua brilha, mas é uma bola de rocha sem luz própria. A Terra gira sem parar, mas não sentimos ela girar. O Universo é barulhento, mas ninguém o ouve. Nada é o que parece ser. Tudo é arte. E a beleza é a finalidade da arte. E se a vida ainda parece bela, é porque Deus continua encantando os nossos olhos.
Para se cometer um ato de atrocidade, não importa se é rico ou pobre, feio ou bonito, estudado ou analfabeto, feio ou bonito, crente ou descrente; basta-lhe simplesmente ter a índole de boçal.
Se o mundo racional é onde os sãos são os que apunhalam, caluniam e depois vão pedir para um ser mágico paz, eu prefiro continuar na irracionalidade adorando o deus da irresponsabilidade, Dionísio; e o deus da arte, Apolo; onde tudo se transforma em comédia e tragédia grega, porque choramos a morte de Romeu e rimos das imbecialidades dos polichinelos.
"Quase sempre são os estranhos e os mais distantes que disponibilizam o apoio necessário à arte, ou à um sonho artístico de quem busca o reconhecimento e um lugar ao sol." (Austri Junior)
Em todo tipo de expressão artística material e formal que inicie pelo esboço ou pelo desenho o traço simples e a definição objetiva direta da ideia é a mais erudita, complexa e completa criação.
A força do artista é a sua natureza instintiva transgressiva e a sua reflexão filosófica sobre a linguagem não poderà jamais parar a nível expressivo.
A verdadeira crítica não é degenerativa, mas construtiva, consciente das emoções e da consciência artística transmitidas pelo autor da obra.
Algo que me atrai muito na leitura é a possibilidade de se absorver coisas muito íntimas a respeito dos personagens, do momento, do lugar. Coisas muito subjetivas: pensamentos, pequenas impressões, movimentos... Conclusões. E é algo que se diferencia do audiovisual, por exemplo. Ao contrário deste, na leitura é possível passar semanas em um único momento, deleitando-o dia após dia, e este passa a fazer parte dos momentos vividos por quem lê, influenciando-o e contribuindo para a criação de uma nova visão de mundo. É uma possibilidade de se entender melhor outras formas de se viver e absorver novos pontos de vista.
Os artista e o jovens idealistas em tese sempre seriam incorruptíveis mas quando vemos bons artistas corrompidos por cifras milionárias adquiridas por programas de incentivo à cultura e uma juventude antes idealista passar para o lado do vandalismo, da baderna e da violência, parece que na prática tudo mudou. Sendo assim são justificáveis ações ditatoriais de censura e arbitrariedade contra a arte, a educação e a cultura pois afinal seria daí que poderiam vir as verdadeiras críticas e esperanças para as mudanças.As novas ideias e com sorte uma juventude diferente não tão alienada com disposição para despolarização do falso poder que arrasta se por acordos e conchavos politiqueiros empurrando as crises agonizantes e as verdadeiras soluções para o próximo pleito.Afinal o bom legado político também é coisa do passado já que somos um país sem memória, e com quase nenhum registro. histórias e patrimônios imateriais e materiais bem preservados.
É bem diferente Artista de Verdade para o Artista Profissional.O artista de verdade nasce com um dom de criatividade, expressão, personalidade artística e necessidade vital de comunicação podendo ter formação e estudos acadêmicos ou não.Já o Artista Profissional, nasce da ideia errônea do meio de trabalho fácil, geralmente tem cursos e só visam lucros, especializações, estudos avançados e no mínimo pós-graduação em belas artes.Vive buscando premiações, editais governamentais, leis fiscais e jogadas contábeis para desvio dos impostos devidos junto aos grandes grupos empreendedores e empresários culturais.Este tipo de falso " artista " não tem ética, nem moral e não se importa que sua "arte pré fabricada " seja maculada por fazer parte de esquemas de subornos, roubos tributários e corrupção.Este individuo tem o errado valor que é muito esperto logo está sempre acima de tudo, até mesmo do certo e do errado, da pátria e de Deus.
O equilíbrio, a simetria e a harmonia entre as formas e as cores são as partes mais difíceis de serem alcançadas na construção do belo.
A vida da gente pode ser definida como uma tela em branco, onde dia a dia vamos colorindo, enfeitando com paisagens, passando a tinta no que não foi e desenhando o que virá... Nessa vida que é uma arte, somos protagonistas de nossas próprias obras: o saber, o ofício, as sementes...
