Poesia sobre a Importância da Leitura

Cerca de 1533 poesia sobre a Importância da Leitura

Os únicos corações que devem te importar com certa leitura
São os que ainda entendem... As tuas inspirações e as guardam
No intimo da própria alma...

Inserida por JULIOAUKAY

A importância da leitura


A literatura é uma das artes mais antigas da humanidade, e aprimorar o conhecimento é uma atitude que depende da leitura. Ler livros nem sempre foi uma atividade comum, o saber da escrita e leitura em épocas remotas era concedido à pessoas da corte. Entretanto, nem todos tinham acesso ao privilégio da leitura, que em casos do barroco por exemplo, era visto como algo banal para a reforma cristã.
Todavia, hoje o benefício da leitura é acessível em todo Brasil, por meio de bibliotecas públicas que auxiliam pessoas de baixa renda em ter acesso ao conhecimento.
Contudo, o maior problema é que muitas pessoas da nossa sociedade atual não exercem interesse para com a leitura, provavelmente o maior problema desta perda do foco à leitura, seja a fraca educação pública.
O que incentiva a leitura é uma base de educação reforçada, e não recursos literários públicos. Pois, caso o incentivo de leitura seja acessível como bibliotecas são, as pessoas terão uma afinidade maior com a leitura e sim aumentando o intelecto dos brasileiros.
O conhecimento e elevação social deve à arte da leitura, e para despertar o interesse desta atividade, o investimento público deve ser maior. Um excelente investimento seria em aulas de literatura a partir do ensino fundamental.
A leitura é muito importante para o crescimento do indivíduo, e o incentivo dela precisa ser maior na educação pública brasileira.

Inserida por AllanBarattieri

⁠Partes mais importantes do seu artigo para acessos e leitura:

- Título

- Resumo

- Introdução

E o que mais prejudica os acessos e leitura?

Falta de método!!!

Inserida por felipeasensi

⁠A escassez da leitura e a importância do conhecimento

O conhecimento nasce da teoria e da prática, sabendo-se que, antes da prática vem a teoria, e a teoria tem como base a leitura.

No entanto, o cenário atual nos apresenta uma sociedade que se distancia cada vez mais do ato da leitura. Ano após ano, se constata uma escassez cada vez maior de leitores, os livros estão perdendo lugar para os entretenimentos das redes sociais, onde os destaques são para as coisas visuais, que pouco tem de escrita e de bases fundamentais para a compreensão dos processos e causas.

Se diz que o ser humano vem perdendo a paciência para a leitura, mas paciência não se perde porque é um exercício, uma prática. Assim a leitura é também um exercício, uma prática que se começa do pouco até tomar como hábito. O que falta na verdade é o interesse em praticar o exercício da leitura.

É sabido que uma pessoa que tem a leitura como hábito tem a sua mente mais expandida no âmbito do conhecimento. Além de angariar um vocabulário vasto, também adquire uma capacidade de raciocínio lógico para as coisas e seus contextos estruturais.

A leitura é uma importante ferramenta na construção de uma nova ideia que alavanca o desenvolvimento do indivíduo. Adquirindo para si novas aberturas de horizontes, o indivíduo também leva para a sociedade da qual ele faz parte, este conhecimento adquirido.

Um indivíduo que lê abre as portas do conhecimento, considerado como riqueza que jamais alguém lhe poderá roubar, porque tal riqueza somente chegará para outras pessoas caso o seu possuidor deseje compartilhar, é uma riqueza que permanece protegida na mente de seu portador.

Assim, concluímos que o conhecimento está entre os maiores tesouros da vida, porque quem adquire conhecimento, adquire um amplo campo de ideias, e o conhecimento somente pode vir através da leitura, da observância e da prática.

Rozilda Euzebio Costa

Inserida por bellamagnolia

⁠MOMENTO DE ALEGRIA LITERÁRIA

Estive em um colégio para falar sobre a importância da leitura e divulgar os livros que publiquei.

Ao final tirei fotos com alguns alunos, professores e com uma pessoa que estava visitando a biblioteca da escola.

Após o encerramento tive o grande momento de realização... A pessoa que pediu uma foto comigo estava na biblioteca para emprestar, pela segunda vez, o livro que escrevi para o meu primogênito.

Ela havia dito para a bibliotecária: "Eu gostei muito dessa história. Quero renovar para ler novamente."

Aquilo foi mágico pra mim. Saber que alguém gostou do que escrevi foi de fato uma realização, uma grande alegria literária.

Inserida por TATISISA

⁠Livros, para mim, são tão importantes quanto o que há de mais sagrado nesta vida: um apanhado de folhas que nos transportam para mundos que nos confortam e parecem sempre aparecer na hora certa.

Marcela Ceribelli
Aurora: o despertar da mulher exausta. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2022.
Inserida por pensador

⁠Não importava que muitos fossem infantis ou banais. Eu via o valor dos livros e os acumulava como um monarca ciumento.

Inserida por pensador

Os livros também podem provocar emoções. E as emoções às vezes são ainda mais problemáticas que idéias.

Os livros que eu li e amei estão sempre por perto. Não só pra, volta e meia, dar uma namorada de olho com eles, alisar um bocadinho a lombada, fazer uma festa na capa, mas também pra, de vez em quando, convidar, vamos de novo? e lá ficarmos os dois, outra vez esquecidos do mundo, nessa tal de amarração de quem escreve e de quem lê.

Todos os livros se abrem para as pessoas, mas apenas algumas pessoas respondem se abrindo de volta para eles.

Livros significam todas as possibilidades. Eles significam sair de si mesmo, perder-se, morrer de sede e viver plenamente. Eles significam tudo.

Os livros são silenciosos. Eles permanecem num silêncio mortal até que alguém abra uma página. Só então eles contam suas histórias...

⁠Quando se trata de livros... Eles são como amigos de longa data para mim. Eu preciso saber que eles estão lá, mesmo se eu não olhar para eles regularmente.

⁠Os livros também são lindos objetos de decoração, ficam lindos expostos, seja numa biblioteca ou em algum móvel da casa, mas sua beleza real está em sua leitura. Não adianta exibi-los se você não os lê nem os compartilha com alguém.

⁠Bibliotecas são pulmões, livros são o ar fresco que inspiramos para manter o coração batendo, manter o cérebro imaginando, manter viva a esperança.

E os livros, livros por todos os lados. Cada superfície plana era ocupada por um livro. Tampo da mesa, armário, criado-mudo, mesinha de cabeceira. Nenhum bibelô, Nenhum suvenir. Nenhum porta-retratos. Só restaram os livros. Para que ele soubesse quem fora realmente a mãe, teria de abri-los e ler. Teria de ler cada página de milhares, milhões.

Inserida por pensador

Ah, os livros! O pensamento do enorme prazer dos livros acelerou o ritmo de Asma. Era um bom momento para se perder em suas alegrias.

Inserida por pensador

Os livros são os marcos da minha vida. Algumas pessoas têm fotos de família ou filmes caseiros para registrar o passado. Eu tenho livros. Personagens. Pois, desde sempre, os livros têm sido o meu porto seguro.

Inserida por pensador

Felicidade! É esse o cheiro dos livros! Felicidade. Por isso que eu sempre quis ter uma livraria. Existe vida melhor do que vender felicidade?

Inserida por pensador

Renda-se às riquezas dos livros em vez de entrar em relacionamentos sem sentido com homens que a negligenciam, ou de começar dietas malucas porque não é magra o bastante para um homem, ou burra o suficiente para outro.

Inserida por pensador