Poesia que Fala de Teatro
Fala que não tem sentimento, fala que não tem mais amor
Mais eu sinto aqui dentro, que é só momento não acabou
Fugindo assim só vai nos fazer sofrer, melhor se entregar
É proibido eu sei mas não existe lei que nos impeça de amar
Sou carioca da gema,
aqui se fala mermo,
o resto é tema, Adoro o Rio de Janeiro
lugar de pessoas acolhedoras,
são amigos de verdade
e não bajuladoras,
Aqui no rio é assim,
puxamos o s,
falamos cantado,
Mas o que não pode faltar na gente,
é o nosso rebolado,
todo canto tem diversidade,
pra todo lado tem uma prosa,
Mas o povo debochado,
diz que nossa cidade é a mais perigosa,
perigo tem em lugares
onde tem gente ruim,
mas o debochado insiste,
em falar mal mesmo assim,
Pra toda diversidade cultural ,
com certeza tem um jeito,
Ja na pessoa debochada,
não falta cultura falta respeito.
Sou carioca repito
estou muito orgulhosa,
não é atoa que a minha cidade é dada como maravilhosa,
No Rio de Janeiro cresci,
o Rio me viu nascer,
quer saber se é verdade o que digo?
Vem a minha cidade conhecer!!
o que todo mundo fala com a alma
através das palavras
eu falo com o corpo em movimento
dançando e contorcendo
com o olhar no infinito
com o sorriso mais autêntico
exalando amor pelos poros
de mãos dadas com o eterno
e braços entrelaçados com o amor
com lábios beijando rostos
e lendo meus pensamentos
decifrem o meu silêncio
calcem os meus sapatos
entendam a minha vida
que vai muito além do que se vê
do que acham e do que apresento
tenho sentimentos enternecidos
tenho uma força incrível
a minha beleza é espiritual
e também escultural
tem quem goste de mim
tem quem me ame
tem quem me esquece
mas eu tenho a mim mesma
tenho família e amigos
eu tenho Deus
e isso me é o bastante!!!
Quando a dor fala mais alto!
A alma estremece
Uma dor que ninguém pode entender.
Um amor que nos deixa.
É como uma ferida aberta.
Que demora a cicatrizar
Só o tempo pode curar!
SUPERLUA ROSA
Manto negro
Alguns pontos luminosos
Não fala, nem se manifesta
Oito de abril de dois mil e vinte
Lua está cheia e em seu perigeu
Se falasse e se manifestasse
Apreciaria cerejeira em flor
E acalmaria qualquer coração
Que está em aflição ou cheio de amor
A flor espreita o pirilampo
E a superlua aprecia flores novas no campo
Eu no meu quarto sinto mais, ou menos angústia
Nesta fase de quarentena mundial
(Em respeito aqueles que trabalham por mim, para mim e para o outro
Estou em casa em trabalho remoto
Lavo as mãos com água e sabão
Álcool gel 70% para nenhum vestígio de impureza)
Porque tudo está escrito...
Eu aceito, eu respeito
Conversa a distância ou da janela
A superlua rosa mais bela
" O sábio pensa tudo aquilo que fala"
O hipócrita repete como um Papagaio
nem entende o que disse o Sábio!
Será que realmente devemos acreditar nas pessoas?
Às vezes, alguns com fala mansa são piores do que Judas Iscariotes. Outros, como Pedro, nosso cofundador da igreja católica, eram explosivos, mas também eram dóceis e profetizavam a fé cristã. Pedro mostrou que era responsável, honrado e digno da Graça Divina.
Judas Iscariotes foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele foi o único apóstolo que traiu Jesus, entregando-o aos romanos por 30 moedas de prata. Judas era um homem ambicioso e ganancioso, e ele traiu Jesus por dinheiro.
Pedro, por outro lado, foi um homem de grande fé e coragem. Ele negou Jesus três vezes antes do amanhecer, mas depois se arrependeu e foi perdoado por Jesus. Pedro foi um dos líderes da igreja primitiva, e ele pregou o evangelho por toda a Europa.
Os personagens de Judas Iscariotes e Pedro são uma representação da dualidade da natureza humana.
Todos nós temos o potencial para o BEM e para o MAL. É importante sermos conscientes de nossas próprias inclinações, e devemos sempre lutar pelo bem.
A fé em Deus nos dá a força para resistir ao MAL e para fazer o BEM. Quando confiamos em Deus, Ele nos capacita a sermos pessoas melhores.
Somos espelhos de um mundo doente. As vezes vc fala tanta coisa, e ainda assim vc não diz o que seria o mais importante a dizer.
E incapaz continuadamente a luta é só.
A culpa é dela...
Que fala demais
Que se expressa demais
Que sai demais
Que brilha demais
A culpa é dela...
Que tem tantos contatos importantes
Que aparece demais
Que tem ideias próprias
Que tem boa relação com tantas pessoas
A culpa é dela...
Que tem o mundo, além do próprio umbigo para cuidar
Que não esconde quem é
Que não apaga mensagens
Que é feliz e autêntica.
A culpa é dela.
Lua fala sobre sentimentos, emoções
Mexe com as marés, os plantios
As águas...
É a lua dos amantes, dos caçadores, dos poetas, dos alquimistas, mãe dos frutos, dos vegetais
Casou-se com o sol, entrelaçam-se quase sempre nos eclipses, é a mãe das estrelas.
Diamante reflexivo
Olhar precioso com brilho cristalino, fala sem palavras, entende sem tocar,
você possui um olhar que grita, por vezes quer pular pra fora, ele sabe invadir meus sentimentos, são cheios de expressões paralisantes,
me vejo feliz através do reflexo dos seus olhos de diamantes, elesenxergam o íntimo da minha alma e revelam detalhadamente quem é você,
os teus olhos tem uma concentração de poder sobre mim.
Às vezes o silêncio fala mais
que mil palavras, porque o que
não é dito por palavras, é dito
pelo silencioso gesto da alma.
O problema das pessoas é que elas acham que tudo é para alguém.
Que tudo só fala de amor
Geralmente fujo das bolhas
Mais dessa vez sim
Fiz esse poema pra realmente dizer-te
que só penso em ti.
Eu sei que está chato, repetitivo, caindo na mesmice, mais será ? Mais será possível quantas vezes irei ter-te dizer o quanto eu amo você ??
· 20 de outubro de 2012 ·
( 002 )
FANTASIA
* Jenário de Fátima *
Um Poeta, quando fala às estrelas
Elas atenciosamente escutam.
Não questionam e jamais refutam
O que o poeta tem para dizê-las.
Conta, que o poeta pra entretê-las
Usa seu mais forte argumento,
Aqueles versos cujo encantamento
As lágrimas não há como contê-las.
Por isso, quando a noite envolve o mundo
E vemos numa fração de segundo
Luzes vindas do céu em linha reta.
Se crê que estas luzes simplesmente,
São lágrimas de uma estrela inocente
Que vive namorando algum poeta…
Jenário de Fátima
Uma mulher cativante
Teu rosto fala, tuas necessidades me cativam,
carente e fogosa,
formada no que faz bem,
fornalha de sentimentos explosivos,
cheia de razões e vontades,
recheada de desejos, possuída pela proximidade,
prestigiada por sua bela presença física, impaciente com a saudade,
Um doce meio amargo que faz bem ao coração.
A comunicação pode ser feita de inúmeras formas: a fala. a escrita, o gesto, o silêncio, o olhar, a mímica e tantas outras! Nessa reflexão destaco o choro. O choro pode mostrar a dor, mas pode demonstrar, alegria, tristeza, emoção,
arrependimento e tantos outros sentimentos.
A Bíblia fala sobre a amizade ao mundo, o sistema político, social, religioso, econômico, artístico e cultural. JESUS disse que o mundo jaz no maligno. A Palavra de Deus também nos assegura que a amizade ao mundo é inimizade contra Deus. Orienta--nos à não amar ao mundo, entende--se que é o sistema mundo.
Existem situações e situações à serem avaliadas. Existem coisas que convém e que não convém ao cristão, o Espírito de Deus através da oração, da comunhão, do estudo da Palavra, irá te mostrará o que te edifica ou não, mostrará também o que você até pode fazer, pensar, participar, ouvir, olhar e assistir, se a nossa vida nao for moldada pela Palavra de Deus, sabe- se que não somos cristãos.
Temos que ser seletivos, e temos que recorrer à ajuda do Espírito de Deus, senão, vamos nos machucarmos, vamos virar extremistas ou para um extremo ou para outro!!
Que o Eterno nos conceda sabedoria e discernimento.
Márcio de Medeiros - 04/11/224
Natal
Na tal da hipocrisia
Não fala com a pessoa
Mas abraça e aperta a mão tão somente neste dia.
Natal
Na tal da glutonaria
Comer e beber desordenadamente
Tão somente por causa desse dia
Natal
Na tal da porfia
Gastar por conta se endividar
Para se apresentar melhor no dia
Natal
Na tal da ilusão magia
Achar que tudo é feito para Jesus
Mas negar em tudo a eficácia da cruz.
Que Jesus O Cristo tenha um natal genuíno em muitos corações onde Ele ainda precisa nascer.
CARROSSÉIS
Minha neta está desenvolvendo o processo da fala, já com um pouco de autonomia.
Sempre nos surpreende com palavras e frases certamente aprendidas na creche, nos desenhos da televisão, na observação de terceiros diferentes dos familiares.
Seus pais a levaram, pela primeira vez, a um parque de diversões, aquele mundo de máquinas maravilhosas, cheias de luzes, cores, sons, movimentos.
Pelas fotos e vídeos, pudemos vê-la nos brinquedos, com os olhos reluzentes e os sorrisos empolgantes.
Minha Nora nos contou seu comentário, na hora do retorno para casa, sentada na cadeirinha do carro, olhando aquela imagem fantástica, com a roda gigante, o tobogã, as coberturas coloridas. Ela disse: - Foi legal!
Nem precisava ter pronunciado essa frase inédita, dados os registros visuais que não canso de apreciar!
Vendo-a no carrossel, me lembro da música “O Caderno”, do Toquinho:
“Quando surgirem seus primeiros raios de mulher,
A vida se abrirá num feroz carrossel...”
E imagino seu futuro, entre temeroso e confiante!
Também olho para o meu passado, me lembrando dos tantos giros vividos nos carrosséis dos anos. Foram de todos os tipos: musicais, silenciosos, barulhentos, rápidos, lentos, felizes, tristes, inoportunos, violentos, trágicos.
Alguns contrariaram as regras da Física, pois apresentaram mais baixos do que altos.
Vários foram mais parecidos com um trem-fantasma, cheios de curvas fechadas e sustos!
Agora, quase na hora de ir embora, repito o seu sorriso no espelho, ao constatar sua existência, coroando a minha.
Em função disso, digo para mim mesmo: - Foi legal!
Sérgio Antunes de Freitas
Janeiro de 2025
Lamentações
A boca fala aquilo do que o coração está cheio.
Minha boca lamenta
as dores de meu coração,
De tal forma
Que já não sei mais lidar com tal emoção.
O coração dói,
A boca se cala
No corpo só havia tremor.
Não sei por que sinto tal dor
Mas sei que são das cicatrizes
Cicatrizes que o amor me deixou.
Amor esse que não tive
Nem apenas por um momento
Amor esse que talvez agora eu cultive.
Amor esse que não sei cultivar
Pois ninguém me ensinou a amar.
São palavras de uma pessoa confusa
Que não sabe explicar o que sente,
Então por que se demonstra tão contente?
Se mostra contente pois não sabe explicar
Aquilo que ouve o coração falar.
Ou talvez eu não consiga ouvir,
Pois minh'alma grita como os poemas de Camões,
Minh'alma grita dores e lamentações.
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Poesia de Namorados Apaixonados
- Primavera: poemas e poesias que florescem no coração
