Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada

Cerca de 60393 frases e pensamentos: Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada

MERCEDES: GRACIAS A LA VIDA!

Morreu Mercedes Sosa, a voz das veias abertas da América morena.
Cantora que fez os corpos de tantos amedrontados se mobilizarem para resistência.
Nos pesados anos de chumbo, os que optaram pela força do fuzil entenderam, e com razão, que suas músicas lhes eram mais perigosas que a luta armada. Por isso, trataram de prendê-la , e deportá-la.
Erraram ao perceber que ela se tornaria ícone de “una Hermana mas hermosa que se chama liberdade”
Erraram também ao não imaginarem que quanto mais as botas pesadas lhe espezinhasse, tanto mais forte ela deixava sair de sua voz e de seu bumbo-engajado, os versos e a alma do poeta :
“Os poderosos podem matar uma, duas ou três flores, mas não podem impedir a chega da primavera”.
Assisti “ la Negra” no teatro Guaíra, quando ela voltava de seu exílio em Paris e Madri. Período de redemocratização do Brasil. Período que estavam voltando as flores. O teatro veio abaixo quando ela cantou

Yo tengo tantos hermanos
Que no los puedo contar
En el valle en la montaña
En la pampa y en el mar
Cada cual con sus trabajos
Con sus sueños cada cual
Con la esperanza delante
Con los recuerdos detrás
Yo tengo tantos hermanos
Que no los puedo contar

Morreu Mercedes Sosa nessa primavera. Sua voz está mais florida que nunca!
Algumas de suas utopias se concretizaram. Outras ainda nascerão de suas canções pois estas não podem morrer jamais.
Eu que um dia a vi esta guerreira ao vivo, continuo ouvindo-a quando empunho meu violão para cantar a canção que traduz o nome de Mercedes: “Gracias a la vida que me há dado tanto...”!

Inserida por CARLOSALVES17

JÁ PERCEBERAM QUE "AMOR" HOJE É APENAS UMA PALAVRA

AMIGOS, BOA NOITE!

COMO EU, VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR QUE AS INSTITUIÇÕES "FAMÍLIA" E "CASAMENTO" ESTÃO FALIDAS, VOCÊS CONCORDAM COM ISSO?

EU ACREDITO QUE ESSAS INSTITUIÇÕES NUNCA IRÃO FALIR SE O SENTIMENTO QUE AS GERA VOLTAR A SER ENTENDIDO COMO SENTIMENTO MESMO DE UNIÃO, DE CARINHO, DE AFETO, DE RESPEITO E DE COMPANHEIRISMO, DIGO ISSO, PORQUE SINTO QUE A PALAVRA AMOR HOJE ESTÁ TÃO BANALIZADA, É DITA SEM O MÍNIMO SENTIMENTO, SEM A PREOCUPAÇÃO EM SABER O VERDADEIRO SIGINIFICADO DA PALAVRA, HOJE AS PESSOAS DIZEM QUE AMAM OUTRA PESSOA COMO SE DIZ UM OI COMO VAI, E NÃO É ASSIM, O QUE ENVOLVE ESSA FRASE "EU TI AMO" É ALGO MÁGICO, ALGO QUE TRANSFORMA ALGO QUE FAZ BEM PRIMEIRO AO OUTRO E DEPOIS A NÓS, POIS QUEM SENTE AMOR DE VERDADE, O OUTRO SEMPRE VEM EM PRIMEIRO, POIS O AMOR VERDADEIRO É ENTREGA E DOAÇÃO, NÃO EXISTE AMOR ONDE UM SÓ RECEBA E OUTRO SÓ DOE, AMOR SÃO DUAS PESSOAS SE DOANDO E RECEBENDO AMOR PARA O BEM COMUM DOS DOIS, POR ISSO (AMOR, FAMILIA, CASAMENTO) SÃO UM TODO, SE HOJE AS INSTITUIÇÕES CASAMENTO E FAMILIA FALEM É PORQUE O AMOR DEIXOU DE SER UM SENTIMENTO DE UNIÃO E SE TORNOU APENAS UMA PALAVRA DE CONQUISTA PARA TALVEZ UMA NOITE.
OUTRO FATO IMPORTANTE, QUANDO NA HORA DO CASAMENTO VOCÊ PROMETE FIDELIDADE, RESPEITO, CARINHO NA DOR, NA ALEGRIA OU NA TRISTEZA, NA DOENÇA E NA SAÚDE, ATÉ O FIM DOS DIAS, NÃO ESQUEÇA QUE VOCÊ PROMETEU ISSO A DEUS TAMBÉM, E QUANDO ESSA ALIANÇA É QUEBRADA POR NÓS HOMENS, TAMBÉM, É QUEBRADA COM DEUS, PENSEM NISSO, COM TODOS OS PROBLEMAS QUE PODEM SURGIR DURANTE A VIDA DE CASADOS, É IMPRTANTE TENTAR SALVÁ-LO, PORÉM, SEI TAMBÉM QUE ÀS VEZES É IMPOSSÍVEL. MAS QUANDO FOR, LUTEM, VALE A PENA, AQUELA MULHER E AQUELE HOMEM QUE UM DIA JURARAM AMOR ETERNO, AINDA SÃO O MESMO HOMEM E A MESMA MULHER. FALTA TALVEZ "AMAR, AMAR, AMAR VERDADEIRAMENTE"

ABRAÇOS A TODOS E BOA NOITE.

Inserida por Fcalmeida

Por que?Por que não me olhas?
Não quero que me veja com o coração, mas com sua alma e seu espírito.
Foi exatamente o que vi em você...mesmo que não acredite estou sendo verdadeiro.
Meus olhos um dia já sangraram...não me importo com o que os outros dizem.
Hoje posso ver perfeitamente,por que as lágrimas de sangue me trouxeram uma nova visão.
E eu acredito que se por um só momento você acreditar,terei a chance de te dizer sem palavras o que tanto anseio em dizer-te.

Mas não queres abrir seu coração.

Esse lugar de Paz precisa de um pouco de Caos.
E assim na perfeita união do contraste,poderemos compartilhar o que um necessita do outro.

Inserida por Baena

Alguém já falou que não existe fúria maior no inferno do que a de uma mulher rejeitada. É a mais pura verdade. Se existe alguma coisa que elas não aceitam é serem rejeitadas, recusadas por quem quer que seja. Inadmissível!!. Prepare-se para a vingança, que será a mais terrível possível, e muito provavelmente, se possível, será para a vida toda.
Não gosto de dar conselhos, mas quero deixar aqui uma idéia. Quando quiser ficar livre de uma mulher, faça todo tipo de sacanagem com ela para que a mesma termine a relação. Você só sairá ganhando com isso. Ela vai pensar que te magoou e te deixará em paz, e você ficara mais em paz ainda, por ter conseguido o que queria, que era se ver livre da peça, sem ser atormentado pelo resto da vida por uma mulher rejeitada.

Inserida por PaolaAfrodite

boca:nunca te beijarei a
boca de outro ,que ris de mim,
no milímetro que nos separa
cabem todos os abismos

Inserida por giicortezia

Uma cantiga pra ela.
Um rio, uma dor, uma pedra o nome dela, a ávore o rio a cor dos olhos dela.
Saudade tamanha da moça e do rio da pedra e da moça e do rio da pedra e da flor da janela do amor.
Quem vai se lembrar daquela casinha na beira da estrada? Quem vai perguntatar que sonhos, que amores viveram por lá? Quem vai saber da morena cabrocha que um dia deixei por lá? Quem vai querer saber dela? Quem?!!!

Inserida por josekrlosmoreira

Gritos em minh’alma,meu coração suspira pela sua companhia.
Suporto com paciência a distância que já não mais existe.

Inserida por Baena

LEITE COM FARINHA

“Bom não é ser importante. O importante é ser bom”

Lembro-me dele como uma presença eucarística. Olhar manso, sempre bem humorado, palavras polidas e politizadas. Era sempre assim... Depois dos cultos dominicais, quando distribuía o pão e o vinho, a gente ia até sua casa onde ele nos servia sorridentemente, leite com farinha.

Isso mesmo, LEITE COM FARINHA...! Um verdadeiro sacramento! Ritual sempre acompanhado de um bom papo, contos, causos e músicas-das-boas! Celebração sincera de quem sempre soube que somos irmãos, não por causa das doutrinas que professamos, mas pelos gestos que fazemos para tornar o mundo mais alegre.
Sacramento é isto. Algo visível que esconde coisas invisíveis...Sacramentos são todas as belas cenas que vivenciamos para saudar um mundo mais belo.
Cenas que ficam na saudade... “ Fazei isto em memória de mim...”

Lembro-me dele como aquele homem de bem que, em nome de uma amizade sincera, ao servir aquele sacramento, também servia-se a si mesmo.Sua história , por ser rica até os extremos da generosidade, não cabe nessas linhas. E, por ser demasiadamente discreto, o bem que fez a tanta gente, ele não me deixaria publicar.

Mas, todos aqueles que respiram o ar de Assis já foram inspirados pela presença benfazeja deste homem, ícone da sabedoria e da bondade.
Para este companheiro que escreve e que não o vê há tanto tempo, restam a saudade de um copo de leite com farinha e a certeza de que " quem é bom, é feliz". Igual ao seu Feliciano, que dia 26 de outubro último, completou 91 anos de felicidade!

(Para Dona Fany, Marisa, Humberto, Fernando e Paulo, com saudades)

Inserida por CARLOSALVES17

O CAFÉ SABOROSO DO ZITO


De uns tempos pra cá adquiri o prazer de um bom cafezinho. E não foi depois de ter ouvido que café faz bem para o coração. Para preservar a saúde tenho outros meios melhores.
Estou tomando o meu cafezinho diário. E não é aquele do trabalho, politicamente correto, mas sem poesia.
Meu café é um café transcendental, razão pela qual, quando posso, vou até os “cafés” tradicionais da cidade para saborear um bom expresso.
Ao contrário do cafezinho do trabalho, sempre funcional, este outro tem uma evocação especial: as lembranças de meu pai.
Como o pai gostava de um saboroso café!!! Ele mesmo comprava a sua marca predileta. Ele mesmo o preparava do seu jeito e o saboreava na sua caneca favorita.
Tenho bebido um bom cafezinho todos os dias. E com o café, as memórias de meu bom pai e suas histórias saborosas.


Carlos Alberto Rodrigues Alves

Inserida por CARLOSALVES17

SUELY DO ZITO

“Morrer, que me importa? (…) O diabo é deixar de viver.” M. Quintana
Meu pai:
Como o Senhor sabe, a Suely foi embora também. Pouco depois do pai. Ela não agüentou a “maldita”.
Tentamos de todas as maneiras deixá-la em pé. Valeu a presença dos médicos, dos pastores, das famílias…Mas não deu! O pai tinha razão, ela estava com os dias contados.
Uma vez eu disse pra Suely: “ O pai vai partir antes da mãe”. Acertei! Mas errei ao ignorar que ela iria, de imediato, acompanhar o pai.
Há um ano dei-lhe de presente um belo chapéu francês. A idéia era encobrir as marcas anti-estéticas do seu tratamento. Quando mais jovem ela era tão vaidosa!
Deixo gravadas as imagens de nós três: o apelido carinhoso de “Chó” que o pai lhe deu quando criança, as músicas que a gente tocava para ela e a “visita saideira” em sua casa, quando, sabiamente o senhor lhe disse “ Adeus”.
A exemplo do que fiz em relação ao pai, agradeço a Deus sua partida. Difícil estava sendo vê-la sofrer. A Suely em seu estágio final era o retrato da tristeza.
Agora, livre da dor, ela mora em nossa saudade, com as imagens mais bonitas da vida.
Nadir, Felipe, Taís e Aline, vamos inventar juntos, esperanças pra viver!…


Carlos Alberto Rodrigues Alves

Inserida por CARLOSALVES17

SOBRE O ANO NOVO

Ano velho vai, ano novo vem... O eterno ciclo da natureza, fiel ao seu moto contínuo, mais uma vez deixa nos calendários a marca dos dias que já não existem mais.

E mais uma vez estamos a rodopiar, como um Bolero de Ravel, fazendo variações sobre o mesmo tema que nos é dado todo dia, a toda hora, a todo instante...

Por um instante sou tentado a pensar no tempo como uma cravejante navalha que sulcra e espalha, impiedosamente, marcas desalmadas pelo meu corpo. Mas depois, sou consolado de modo benfazejo, por um dos meus poetas favoritos:

“ Nossos dias são preciosos,
e com alegria os vemos passando
se no seu lugar encontramos
uma coisa mais preciosa crescendo:
uma planta rara e exótica,
deleite de um coração jardineiro,
uma criança que estamos ensinando
um livrinho que estamos escrevendo... ”

Depois me convenço que um ano novo só é novo se o dia que se chama HOJE for novo também. Arrisco, então, umas notas no meu pinho e peço ao Senhor do Tempo que todos possamos ter um feliz ano novo para veranear os invernos dos nossos outonos.

Inserida por CARLOSALVES17

BOM PRINCÍPIO

Passei o “ bom princípio” no meio do mato, com o cheiro do capim-limão, nas barrancas do Paranapanema. Sem foguetórios, sem TV, sem comilança!
Era-me necessário fazer, sem nenhuma bravata, um poético e silencioso protesto contra o inferno-nosso-de-cada-dia;

Passei o “ bom princípio”, no meio dos sapos, dos martins-pescadores e dos pirilampos. Sem músicas breganejas, sem novelas e sem arruaças!
Era-me necessário fazer, sem nenhuma piequice, uma saudação à família, à natureza e à minha viola;

Passei o “ bom princípio” no meio do vale, com o sussurro das águas, envolto aos devaneios dos sacis-pererês. Sem relatórios piedosos, sem sacerdotes por perto, sem salamaleques!
Era-me necessário fazer, sem nenhuma igrejice, uma confissão-de-fé-diferente para o ano novo.

Por isso cantarolei, sob os acordes da viola caipira e com a alegria luxuosa dos compadres que conheci, meu salmo-caboclo, em altíssimo astral:

SARMO VINTE E TREIS

O sinhô é meu pastô e nada há de me fartá
Ele me faiz caminhá pelos verde capinzá
Ele tamém me leva pros córgos de águas carmas
Inda que eu tenha que andá
nos buraco assombrado
lá pelas encruzinhadas do capeta
não careço tê medo de nada
a-modo-de-quê Ele é mais forte que o “coisa-ruim”
Ele sempre nos aprepara uma boa bóia
na frente de tudo quanto é maracutaia
E é assim que um dia
quando a gente tivé mais-prá-lá-do-que-prá-cá
nóis vai morá no rancho do sinhô
pra inté nunca mais se acabá...

Êêêêêêtttttta sarmo bão sô!!!

Vi então que o sertão compreendeu e o ano novo amanheceu em paz...

Inserida por CARLOSALVES17

SOBRE TEOLOGIA

“Teologia é o caminho mais longo para se chegar a Deus”. Mario Quintana

Sou visionário de um tempo em que as palavras sobre o indizível deixarão de se transformar em mortalhas para embalsamar Aquele cujo nome é impronunciável.

Até lá procuro tecer com outros irmãos, também exilados, uma rede de balanço onde as palavras se espalhem musicalmente pelo vento e anunciem aos quatro cantos da terra que o mundo ainda tem jeito apesar do que os donos da religião têm feito.

Sonho com um novo tempo em que a beleza, em suas multiculturais cores, substituirá as doutrinas-fossilizadas, os musicultos bregas e as pregações-burocráticas cada vez mais caducas de nossas comunidades.

Irei cantar e fazer parte do cordão do irmão-poeta-profeta Rubem Alves:

"Hoje faria tudo diferente.
Começaria por informar meus leitores de que teologia é uma brincadeira,
parecida com o jogo encantado das contas de vidro que Hermann Hesse descreveu,
algo que se faz por puro prazer,
sabendo que Deus está muito além de nossas tramas verbais.
Teologia não é rede que se teça para apanhar Deus em suas malhas,
porque Deus não é peixe, mas Vento que não se pode segurar...
Teologia é rede que tecemos para nós mesmos,
para nela deitar nosso corpo.
Ela não vale pela verdade que possa dizer sobre Deus
(seria necessário que fôssemos deuses para verificar tal verdade);
ela vale pelo bem que faz à nossa carne".

Quando estiver próximo este tempo se cumprirá a profecia do Apocalipse:

"E não vi ali templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso".

Inserida por CARLOSALVES17

VIDA NOVA COM JESUS – COLOSSENSES 1.12-14, 23


Quando perguntamos às pessoas se desejam aceitar a Jesus, muitos respondem, admiradas: ‘Oh já o aceitei”, no entanto, quando de fato aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, Ele entra em nossa vida e muda tudo, dando-nos novo tipo de vida!
Quando a pessoa se submete a uma grande cirurgia, por mais que queira nega-la, não pode por causa da cicatriz! Da mesma maneira, quando Jesus opera, fica a marca.

Jesus faz a mudança de vida

1. Liberta do império das trevas - v.13 // Lc 23:42-43
2. Dá a remissão dos pecados pelo Seu sangue - v.14 // Ef. 1:7
3. Transporta para o Reino da Luz - v.13 // Cl. 1:27
4. Torna idôneo para participar da Sua herança - v.12 // Fl. 3:20

O homem tem que participar

1. Arrependendo-se dos pecados - Mt 4:17 // II Co 7:10
2. Convertendo-se (mudando) - At 3:19 // II Co. 5:17
3. Retornando para Deus (..., e irei ter com meu Pai) - Lc. 15:18
4. Permanecendo firme na fé do evangelho - v.23 // 2 Pe 2.21-22

CONCLUSÃO:

A nossa salvação nos foi concedida graciosamente, mas, é necessário a decisão pessoal de cada um de nós. O ser humano precisa participar com a sua decisão pessoal – Rm 10.9-10.

Inserida por abiliocarlos

Não uso palavras...
Veja, é tão simples perceber...
Meu corpo fala...
Fala dormindo,sorrindo,
E quando te vê...
Quer entender o porquê.
Por que os meus olhos sentem,meu nariz te beija,
Minha boca te cheira e meus ouvidos te vê?

Inserida por Baena

entao pintei de azul meus sapatos
por nao poder pintar as ruas
depois vesti meus gestos insensatos
e colori minhas mãos e as tuas

Inserida por misandra

Amor é...
Amor é simplesmente o centimento bom + forte q uma pessoa posa sentir por outra.
Amar é uma coisa tao forte q as veses é difisil d demontrar para a pessoa q vc ama.
Amar é poder ser diferente, sem presisar ser igual a todos, por vc poder
Amar vc ja tem o poder de mudar ( mudar é ser diferente ) mais quando o
Amor e verdadeiro é muito + gostoso pois a pessoa q vc ama sente o mesmo....
Falow isso pq eu gosto de amar pq gosto de ser diferente, bom eu sigo minha estrela
E acho q todos deverian seguir suas estrelas pois ser diferente e um don q ninguen pode tirar de vc...

Inserida por magoluis

DE PAI PARA PAI

Deus quando te colocou em minha existência deve ter me confundido com o mais fiéis dos servos.
Certamente se esmerava no doce sabor da criação e um pormenor passou despercebido.
A dádiva, o sonho, o esplendor, faltam palavras formosas para ser possível expressar um sentimento tão grande.
Agradeço a ele e somente a ele poder ter te conhecido e estar a seu lado, conhecer um pouco de uma grande mulher, batalhadora, sonhadora e que vai atrás das realidades, quisera eu ter o dom de te conquistar, não, agradeço somente a ele.
Pensando bem, tenho que pensar em triplicidade, depois de ti, o senhor mandou dois anjos que colocam o sabor em minha...Em nossas vidas, anjos de sorriso ingênuo, de palavras um tanto quanto, anjos iluminados que apenas faz mais felizes o dia a dia de simples mortais como eu, você nem tão simples, porém mortal e especial.
Podem passar minutos, horas, meses, anos, séculos talvez e vocês serão a eterna razão de minha existência.
Obrigado por você existir, por ter me permitido ser o pai de nossas flores e obrigado ao Senhor por ter me dado os anjos mais lindos que havia no céu!

Inserida por carlossilva

LOUCO? SÓ PELA VIDA!

Loucuras? O que fazem delas tal?
Loucos? Quem teve a ousadia de os rotular como sendo?
O que é a loucura?
Viver sonhando? Em busca da felicidade, em busca da perfeição...ou nem tão perfeito, porém que encante e preencha o espaço da prosperidade.
É buscar por toda a vida proporcionar ao semelhante o prazer de viver? Ou é ser o semelhante que vive do prazer proporcionado por outrem?
O que é o devaneio senão a busca incansável para chegar à realidade?
A perfeição de realidade, que encontrada pode ser cruel, a ponto de trazer saudades de tempos em que o real era apenas fantasia?
O que é a realidade senão existir a vontade ou necessidade de viver de ilusões, de anseios e ter que afrontar de frente os fatos como lhe são postos?
Loucos, loucuras, delírios, quem somos nós para qualificar? A baliza que deixa transgredir o ilusório do autêntico é tão tênue que o cabível é que nos conformemos em apenas nos curvar diante da existência e praticá-la da forma mais prazerosa, inócua, livre, ousada, sonhando, cometendo loucuras, porém acordado e estando bem desperto a ponto de distinguir o delírio do deleite, com a insanidade da demência!

Inserida por carlossilva

Pra mim, você era tanto
Que não podia alcançar.
É como uma estrela no canto
Do céu de qualquer lugar.

Sendo assim inatingível,
Eu deveria evitar
Esse amor tão impossível,
Tão distante a cintilar.

Mas, se o coração reclama.
Eu me ponho a imaginar
Que dorme em minha cama
E fico assim a sonhar.

Acaricio a roupa
Que trouxe pra se deitar.
Não sei se é você a louca,
Se sou eu a delirar.
Só sei que te vejo ardente
Querendo se entregar.
Ou vira estrela cadente,
Ou eu aprendo a voar.

(do livro: Fadas Guerreiras, à venda em www.caca.art.br)

Inserida por moringa