Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
No fundo, só há uma verdade absoluta e também está escrita, mas ninguém quer ler: não espere nada, movimente-se, se esforce, trabalhe. (Jo 41:15).
Foi então, que um dia acordei.... Fui trabalhar, me preocupei, tomei café e quando voltei pra casa já faziam 10 anos, que eu não existia mais....
"Só peço que não me rotulem", disse um homem numa roda de amigos.Eles fingiram concordar com ele, enquanto pensavam, lá com seus botões: "Pretensioso." "Autoritário." "Intransigente." "Cretino." "Sem noção."
Num momento sou um barco no oceano, no outro sou o próprio oceano. Que estranha aventura essa de ser, a um só tempo, o sonho que pulsa e o dente que dói.
E então, de repente, sem rufar de tambores ou troar de trombetas, chega o dia em que somos compelidos, não por Deus, mas pela consciência, a prestar contas dos talentos que nos foram confiados. Uma estratégia é tentar se convencer de que "tudo vale a pena quando a alma não é pequena". Mas nem sempre funciona.
Alguma coisa deve estar muito errada com uma sociedade em que as pessoas têm sempre tantas explicações e tão poucas dúvidas.
Seguir o coração, sim, sempre, com certeza. Mas não sem antes trocar um dedo de prosa com ela, Dona Razão.
Desistir de coisas difíceis, não é bom, pode ser uma questão de tempo, mas, desistir de coisas impossíveis é ganhar tempo.
Quando a vida termina? Conforme a definição médica mais aceita, é quando ocorre a morte cerebral. Já eu, embora sem qualquer comprovação científica, acredito que morremos quando deixamos de sonhar.
Que bom seria se a sabedoria da Humanidade fosse cumulativa. Mas cada geração precisa conhecer o horror da guerra com os próprios olhos, sentir o dor do látego com a própria pele, descobrir o valor da Liberdade à custa das próprias perdas. Deveríamos aprender as coisas ruins nos livros e as boas, estas sim, vivendo-as intensamente. Porém, por mais lições que nos traga a História, em larga medida não somos mais do que aprendizes daquilo que já deveríamos saber.
Conforta-nos acreditar que estamos no comando, mas a verdade é que, nesta vida, mais somos levados do que levamos. Presunçosos, fazemos planos para as próximas semanas, meses e anos, mas não podemos contar sequer se nos será dado terminar o livro que começamos a ler.
Quando você se entrega a quem te ama, você está em um porto seguro, agora, quando você se entrega a quem você ama, você está na corda bomba.
A beleza está nos olhos de quem vê, senão, os ditos feios para você não teriam oportunidade alguma.
A vida, irá te derrubar, levanta e enfrenta ela com coragem, ela bate doido, e você aprende com ela.
O que será que a vida espera de mim? Ser alguém digno? que cumpra com todas as normas e valores, que transbordam em nossas culturas? ou alguém simples, que entenda a si mesmo e quem sabe um pouco dos outros?! Talvez seja pior, eu que espero algo dela, simples e digno, ou quem sabe algo sem nome nem forma, que não exista se não na mais profunda parte de meu ser.
Tenho que aceitar, pela fé que Deus é soberano e que Ele é um Deus de amor, misericórdia e compaixão em meio ao sofrimento.
A pior saudade é aquela que sentimos do sucesso que não tivemos, dos lugares que não conhecemos, dos sonhos que não realizamos, das pessoas com quem não convivemos. Cabe a nós aceitá-la e deixar que nos deprima, ou chutá-la para longe e lembrar de todas as coisas boas e reais que marcaram nossas trajetórias de vida, apesar de nossos erros, hesitações e fracassos.
As pessoas se recusam a vir a Cristo simplesmente porque amam o pecado e gostam de fazer as coisas erradas.
Muitas pessoas não tem nenhum apetite pelas coisas espirituais por estarem absorvidas pelos prazeres pecaminosos deste mundo.
Chega um momento em que todos nós devemos perceber que a vida é curta, e no final a única coisa que realmente conta não é como os outros nos vêem, mas como Deus nos ver.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
