Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
Todos deveriam refletir sobre a responsabilidade que cada geração tem em moldar a próxima e como as falhas não são apenas naturais, mas também podem ser ampliadas pela negligência e falta de uma educação de melhor qualidade.
A falibilidade humana é inevitável, um traço intrínseco à nossa natureza. No entanto, essa falibilidade é intensificada quando não há esforço consciente para quebrar ciclos de ignorância, o que acaba gerando mais do mesmo.
As pessoas nascem para serem o que são, o mundo é da maioria que neles estão, portanto, a ideia de que a genética é a "alma e essência" das pessoas que "se tornam o que realmente são" traz uma reflexão sobre como a herança, tanto biológica quanto social, molda os indivíduos.
A crítica profunda é ao ciclo de repetição de comportamentos nocivos que ocorre dentro da sociedade, iniciado pelos próprios pais. Ele sugere que a falta de cuidado e responsabilidade na criação dos filhos leva à perpetuação da ignorância e do desrespeito, o que acaba sendo transferido para as próximas gerações. A expressão "gerar filhos desnaturados" ressalta a desconexão entre os pais e seus papéis fundamentais como guias e modelos.
Os pais geram filhos desnaturados e mal criados os lançam no mundo, para que também se tornem vítimas da ignorância que carregam estando também dessa sociedade. Com pessoas de sexo diferente, repetem o ciclo, gerando mais e mais filhos. A genética é a alma e a essência daqueles que se tornarão o que realmente são: falíveis, devido à irremediável infalibilidade da natureza humana.
O caos nas mentes dos pais gera um ciclo vicioso que atinge níveis mais amplos da sociedade, como se a desordem individual tivesse repercussões coletivas.
A ideia é que o comportamento e a mentalidade dos pais refletem diretamente na criação de cidadãos e, por consequência, na saúde social e moral de um país. Portanto, famílias fortes e equilibradas são essenciais para uma sociedade saudável e próspera.
Quando os pais, que têm o papel de guiar e educar as futuras gerações, não fazendo é porque apresentam mentes desordenadas e descontroladas, isso pode ter um efeito negativo profundo, desestabilizando tanto as famílias quanto a nação.
O caos nas mentes, sem sequer uma ordem salutar que traga equilíbrio, inicialmente presente nos pais, gera um ciclo vicioso que atinge níveis mais amplos da sociedade, como se a desordem individual tivesse repercussões coletivas.
A importância dos pais não é só a construção dos filhos ou apenas da família, mas também da sociedade como um todo. Quando os pais, que têm o papel de guiar e educar as futuras gerações, apresentam mentes desordenadas e descontroladas, geram indivíduos iguais e isso pode ter um efeito negativo profundo, desestabilizando tanto as famílias quanto a nação.
Quem tem caráter não é influenciado ou seduzido por pessoas covardes e canalhas. Apenas seja um a menos vivendo em sociedade.
O conceito de ideias de pessoas que ainda precisam evocar significados em mitos e lendas, vivendo como se suas superstições fossem verdadeiras, baseadas em crenças em deuses, demônios e anjos, não tem fundamento nas mentalidades que prezam pelo bom senso, pela razão e pela lógica. Aqueles que conseguem discernir o real do surreal, do imaginário e do psicodélico, veem essas crenças como uma forma de ilusão.
Podemos fugir de tudo e de todos, menos de nossa própria conciencia. Se perdoa porque é melhor não carregar o lixo que querem que você carregue e faça por eles, é aínda melhor.
Muitos são os que contribuem para que se apague a luz que ilumina seus caminhos, e poucos ou quiçá nenhum os que aparecem com ao menos uma vela para apontar uma nova direção quando na escuridão você se encontrar.
Pode servir de consolo para a grande maioria: pode ser que existam donos do tempo presente, mas uma coisa é certa: o futuro, com certeza, mudará de mãos, em algum momento.
Não é um problema quando ainda não há nenhum. Se existe uma solução, então não é um problema, pois a solução já existe. E se não há solução, também não é um problema, porque não há o que ser feito.
Ninguém liga!!! Mas não sou eu,nem você e muito menos nós... A ignorância ecoa sempre para o mesmo lado.....
A verdade é que a idade avança e chega para todos da mesma maneira. O tempo é a verdadeira democracia, oferecendo a todos partes iguais.Diante da finitude e envelhecimento, somos todos parecidos e semelhantes. O tempo oferece partes iguais, mas o que fazemos com essas partes depende de nós.
O inferno é aqui, e o diabo são os outros, com seus demônios interiores, demonizando aqueles que apenas desejam viver em paz. Para esses, endemoniados pela própria essência maligna, a tranquilidade alheia é insuportável.
"Se essas músicas de sertanejo, funk e trap acabarem, eu não vou sentir falta nenhuma. Não as escuto nem por obrigação, porque evito frequentar lugares onde elas tocam."
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
