Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
Se for para matar alguma coisa, que se faça no nascimento, absurdo seria cultivar um sentimento destinado a perecer. Há duas formas de morrer: quando se desiste de viver e quando se desiste de amar.
A sinceridade fere mais que a mentira e não poderia dizer o que penso sobre a mulher que ainda ama o ex marido que segue noutro relacionamento ou, a que espera a promessa de um homem casado, que vai decidir se termina ou não o casamento para ficar com ela.
Se as palavras autorais não valem nada, aquelas alheias, copiadas e coladas, muito menos. Não passam de flores murchas, roupas usadas e descartadas, restos de um banquete, onde muitos saciaram a fome.
No fundo não controlamos o que pensamos, os nossos pensamentos, bons ou ruins, nos dominam. Quem controla o que pensa, gere a própria vida, o próprio destino.
O Deus pregado por muitas entidades evangélicas (associações civis com fins lucrativos) estaria à disposição das pessoas, para fazer todas as suas vontades e realizar todos os seus desejos, mediante o pagamento em favor, não desse Deus, mas dos seus pretensos representantes. Esses que jamais viram Deus, pensam que podem falar em Seu nome. Na histeria individual e coletiva, muitos pensam que são deuses, até os 'adoradores' pensam que podem, tudo, em Seu nome.
Eu gostaria de olhar, bem de perto, dentro dos seus olhos, para descobrir se você é uma estrela, uma borboleta ou um vaga lume.
Mesmo diante de perigo eminente em nosso caminho é preciso que tenhamos a ousadia de seguirmos caminhando.
O que é estranho ou normal? O que causa estranhamento e promove a normalidade? É preciso manter a mente aberta ao mundo das possibilidades.
Não quero prisões mais humanizadas somente pelos seres humanos que lá se encontram, mas para que não tenhamos seres piores no nosso meio depois que saírem de lá.
A liberdade de expressão e de culto fazem parte do cerne das garantias constitucionais. Por outro lado, a proliferação de entidades religiosas, na forma de associação civis, com fins lucrativos, se aproxima mais da contravenção, só toleradas pela omissão estatal, que não tendo controle sobre o crime organizado, não pode se dar ao luxo de limitar as infrações penais de baixa gravidade ou menor potencial ofensivo, como o jogo do bicho, o favorecimento à prostituição e o charlatanismo, todos no mesmo nível de transtorno social.
Ninguém pode mudar apenas para agradar outra pessoa, mas, muitos, precisam se aperfeiçoar, para agradarem a si mesmos.
Podemos colocar um sapo num majestoso trono, mas ele não demorará a sair pulando em direção a um pântano qualquer.
Quanto mais responsável e informado é um eleitor, mais dificuldade ele tem diante da escolha em quem votar.
Tenha paciência: colher um limão antes que a fruta esteja madura não servirá para fazer uma limonada e sanar sua sede.
É devido a sermos podados pelas circunstâncias da vida que ficamos mais fortes e maiores e ainda produzimos mais flores e frutos.
Não é errado querer uma coisa inatingível, triste seria seguir por um caminho que não fosse iluminado pelas estrelas ou por um jardim sem borboletas.
Você pode ter amigos sinceros, outros nem tanto; pode ter amigos leais ou até dissimulados, amigos de perto, os mais chegados, outros distantes mas, nem por isso afastados; pode ter amigos de infância, amigos do peito e até irmãos por afinidade; poder o que quiser, com reciprocidade, mas precisará de muita sorte para cultivar uma só amizade por toda a eternidade (da vida, é claro).
O mal de uma pessoa preguiçosa é que quando realmente precisa fazer alguma, pensa que os outros teriam a obrigação de fazer por ela.
Aprendamos que é perda de tempo discutirmos ou explicarmos algo para alguém que somente compreende o que mais lhe é oportuno.
Com o passar dos anos compreendemos que muitas das oportunidades, coisas e pessoas que achávamos que havíamos perdido, na verdade para nosso bem delas nos livramos.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
