Poesia de Destino
"Lembre-se quem não caminha com seus próprios pés nunca entenderá o seu destino."
- Vanessa Costa Lima
DEIXA IR (nova versão)
Há instantes em que o destino fala mais alto que o desejo.
Queremos tanto, esperamos tanto,
e quando enfim chega, já parte…
tão breve, tão fugaz quanto um sopro de vento.
Ah, que mistério é a vida, que loucura é o tempo.
Se está saindo, deixa ir.
Se não soube permanecer, deixa ir.
Se não soube cuidar, deixa ir.
Deixa ir, deixa ir…
Permite-se chorar, sofrer, lamentar,
mas não se aprisione ao que não quis ficar.
Porque a lógica é simples:
se partiu, é porque nunca foi raiz,
talvez nem deveria ter sido chegada.
Para ficar, é preciso o mais profundo dos sentimentos:
amor.
E se não há amor,
apenas deixa ir.
Pela estrada,
sigo no trem vida.
E olhando pela janela,
vejo a asa do Destino me levando
justo quando convencido
de estar indo rumo a ele...
Você é a linha que desenha o meu destino,
A curva que define o meu caminho,
O ponto de partida e de chegada,
O meu começo, o meu fim.
Como pode o ser humano ser tão imbecil .. acreditar em destino.. Um idiota tem oito filhos e um gênio nenhum.
.
Quis o destino me separar de você, mas eu não quis culpar você e minha saudade e minha ansiedade, quase para o meu coração; mas isso, você não deve saber: mas deve saber, como nunca senti ódio de você e não há nada que eu deseje mais, que a tua felicidade; eu vi nas minhas lágrimas palavras, que só querem lembrar como é celestial a gratidão que há na saudade de amor.
O tempo pode passar, mas sempre vou amar você, vou pensar em você; meu coração não pertence há mais ninguém; você é a razão do meu sonhar; tudo que é bom eu quero com você, só com você há beleza; minha vida é você, meu paraíso celeste: posso com você renascer e meu coração florescer; só com você, esse amor puro me tem; não importa quantas vezes eu descreva, eu nunca achei nada que fizesse, entender minha alma.
Eu largo tudo pra ir com você, eu não ligo pro mundo, nem pro dinheiro, eu pedi pra Deus: eu perco tudo, mas deixa ela comigo, ela é minha vida; ele não deixou e quiseram falar da fé, mas eu perdi e não vou compreender, eu não sei mais o que é fé: se toda fé não bastou: Deus ainda me levou você; mas o amor por você, não há quem leve de mim; o tanto que sinto tua falta, o amor que há por você: é mais forte que o destino e não há tempo, nem razão que mude isso.
Vou transformar o destino que me levou você, querendo que eu há esqueça, querendo que eu siga a vida; quando me tiraram você, tiraram tudo de mim e agora: eu desafio a vida e o destino, eu não vou mais deixar de amar você e pode não ser nessa vida, mas eu quero provar para Deus que o tempo e o destino: não podem mudar o amor e, mesmo longe, pode acreditar, eu não vou deixar de amar você e tudo que sinto, eu vou honrar por toda minha vida.
Vida em construção..
E na composição do
destino, Tenho cuidado muito
bem Dos meus dias..
vibe positiva..
.
Façam o destino ficar ciente
que eu ainda
estou em pé,
e que, se ele quiser obstinar-se
em pôr-me à prova,
há de perceber, cedo ou tarde,
que sou mais obstinada do que ele...
Avisem o destino,
gritem se for preciso,
que ainda respiro, inteira,
mesmo quando ele me joga ao chão...
Que, se insistir
em medir forças comigo,
há de sangrar primeiro,
porque a minha teimosia
nasceu da dor,
e a dor é mais antiga
que o próprio destino...
Sussurrem ao destino
que eu ainda floresço,
mesmo após tantos invernos...
Que, se ele quiser provar-me,
vai descobrir em mim
uma obstinação mansa,
feita de fé própria e resistência,
um coração que insiste,
mesmo quando tudo cansa...
E esse tudo, por sua vez,
acaba cansando-se...
Lembro-me bem
quando tinha 8 anos,
enquanto minh'alma sangrava,
proferi que o mundo
poderia desmoronar sobre mim...
que eu restaria em pé,
firme e forte,
pronta para mais uma das suas...
Hoje, com quase 59 anos ,
ainda estou aqui
em pé
firme
forte
inteira
intensa
e plena de poesia.
✍©️@MiriamDaCosta
O destino ambicioso do Poeta
Ele nasce para Ser,
vive para Escrever,
morre para ser lido,
renasce sem nunca ver
e torna-se eterno sem nunca saber...
Ele nasce com o verbo latejando nas veias,
a alma em chamas de dizer o indizível,
vive entre o gozo e o abismo das palavras,
sangra no papel como quem se oferece ao tempo.
Morre quando a tinta seca,
mas o eco de sua febre permanece.
Renasce em cada olhar que o lê,
sem jamais saber que ainda pulsa
na carne do silêncio dos outros...
Ele vem ao mundo com um sopro de eternidade,
vive escrevendo para compreender
o próprio mistério.
Morre deixando rastros de si em cada verso,
renasce no coração de quem o lê,
e permanece, suave e invisível,
no murmúrio das páginas que o guardam...
✍©️@MiriamDaCosta
Minha’alma cigana
arde na fogueira da vida
dança no vento do destino
se despe das amarras do mundo
e nunca se cansa de ir e vir
com a jóia do viver ...
Carrega em si o Sol e a Lua
o brilho das Estrelas
o fluir dos rios
e o perfume das flores
que nunca tiveram dono...
Minha’alma cigana
me guia, me rege
e me encanta
porque dentro dela,
mesmo nas dificuldades,
há sempre música
há sempre poesia...
✍©️@MiriamDaCosta
Mistério e Loucura
Ignoro minha origem,
me escapa o meu destino,
sabe-se lá, qual...
Caminho entre mistérios,
habitante do enigma,
tentando compreender,
com mãos trêmulas de sentido,
de versos e de interrogações
este mundo estranho
e muito louco
em que respiro, escrevo e
sou vida.
✍©️ @MiriamDaCosta
Assim como a aquarela
confia à água
o destino das cores,
eu confio ao tempo
o desdobrar do que sou.
Porque há uma sabedoria silenciosa
no que escorre,
no que amadurece sem pressa,
no que se transforma
sem anunciar o instante
exato da mudança.
E assim caminho,
não em disputa com os dias,
mas em suave
convivência com eles.
Trabalhando minha evolução
como quem pinta devagar
sobre o papel da existência,
deixando que o tempo,
com sua natureza fluida,
também participe da obra
que sou...
✍@MiriamDaCosta
O gênio era uma espécie de destino, e o destino muitas vezes era o inimigo da vida burguesa
O último Samurai
*
O Destino Quis
A voz retumbante
O timbre avassalador.
Os carinhos sem fim
Os beijos de Serafim.
Cada dia eu me apaixono mais
Mas o que posso fazer, você é a luz que me traz paz.
Gosto de dizer que tu és uma luz
Luz de lanterna acesa ao máximo
Maximamente ilumina minha vida
Ou o que sobrou dela, sobre-vida.
Teus olhos são como a lua
Refletem um feixe brilhantemente radiante.
Eu sou como um rádio quebrado
Cheio de falhas e zumbidos
Mas tu és o fluxo sonoro perfeito.
Perfeitamente musicais e simplesmente música
Não sei como te dizer o que sinto
Então com essa poesia quero mostrar-lhe sem tirar o cinto
Você é linda, maravilhosa, é como o sol, estrela mãe, guia meu dia com sensatez, é meu mercúrio direto, a água do meu rio.
Não se esqueça, meu amor, nós somos libra e leão, e mesmo com isso tu conseguiu colocar um Touro dentro de um aquário.
Com sinceridade e amor, Teu príncipe favorito, não encantado pois encantos passam, mas um príncipe cheio de amor para dar, principalmente à uma princesa disposta a receber.
Eu te amo, quero ser tudo pra você
Desde motivo de estresse até prazer que só cresce
de namorado à melhor amiga, de sorriso à choro
choro de alegria.
E deixo um recado para ti, ó princesa bela
seja para mim o que você quiser, contanto que seja o meu amor.
Escravo do destino
O campo, o mar, a casa com chaminé e duas cadeiras postas na direção do horizonte, mas apenas uma está ocupada,
O medo as vezes se comporta como o guardião das madrugadas silenciosas,
Em meio a grande perda encontrei no céu nublado o peso das lágrimas que timidamente insistiam em não cair,
Rasos desejos, raros momentos, asas na superfície não dão âncoras a profundidade,
Sentado na cadeira a beira mar olhei fixo para o oceano e de tanto olhar vi que você deixou rastros de sentimentos espalhados pelas ondas,
Na minha penitência moral já escrevi mil cartas com pedidos de perdão e as lancei no mar para que através de garrafas navegantes elas pudessem chegar aquela que um dia foi minha e jurou não ser de mais ninguém.
Destino implacável
Na busca de um norte, passos foram dados sobre o gelo e sem piedade o destino foi implacável,
Laços que se rompem, olhares perdidos na neblina, dias esquecidos nos juramentos em vão,
O uivo do lobo solitário é ouvido e a distancia a presa sente na alma o frio da sua derrota,
Vencer as quedas, a ausência e a crueldade das palavras deixadas sangrou os gritos do desespero, no entanto foi o suficiente para aquecer o abrigo forjado no silêncio,
No retorno, a jornada pela sobrevivência matou versões antigas, superou marcas e limites e apresentou na ponta da lança o reembolso do tempo.
Confidencial
Era confidencial o meu destino até aquela que me visita em todas as vidas ter me achado novamente.
Então vêm!
Ela me viu e o destino sorriu,
Eu vejo você me acompanhando nas redes sociais,
Eu entendo os teus olhares quando te vejo por ai nas caminhadas do balneário,
Eu sei o quanto você precisa de uma demonstração,
A minha vida ainda está uma desordem, mas eu não vou deixar você esperando por mais tempo,
Antes dos teus primeiros olhares eu já queria você,
Então vêm!
Somente nós
Eu a cadeira e o mar,
Eu o tempo e o destino,
Eu o que vi e o que será,
Eu o sol e a lua.
