Poesia de Destino

Cerca de 8169 poesia de Destino

Hoje não celebro apenas uma data,
celebro o acaso que virou destino,
o encontro de duas almas
que aprenderam a caminhar no mesmo caminho.
Te amar é encontrar abrigo
quando o mundo insiste em ser tempestade.
É descobrir, nos gestos mais simples,
a mais bela forma de felicidade.
Nos teus olhos encontrei calma,
no teu abraço, o meu lugar.
E, desde que a vida uniu nossas mãos,
aprendi um novo jeito de amar.
Que o tempo passe sem levar
o brilho que existe entre nós.
Que cada sonho seja compartilhado,
e cada silêncio escute nossa voz.
Se o amor é uma viagem,
não peço atalhos nem chegada.
Só desejo seguir ao teu lado,
de mãos dadas, alma entrelaçada.
Porque, entre todas as histórias
que o destino poderia escrever,
a minha favorita, sem dúvida alguma,
é aquela em que escolho você, todos os dias, para viver.

Nós somos livres
Seja livre —
e vem comigo.
Não te lamentes:
cria teu próprio destino.
Foge comigo agora,
vem sentir essa liberdade
correndo pelos campos verdes da vida,
onde o mundo parece leve
e a alma respira fundo.
“Nós somos livres.”
Há uma força suave
na liberdade que nos chama,
uma liberdade poderosa
que poucos conseguem compreender.
Terra rara, fascinante,
morada dos que ousam sentir.
Eu devia ter vivido mais assim,
mais solto, mais inteiro…
Mas não esqueço —
jamais esquecerei —
o instante em que senti tudo isso
tocar o meu coração.
Poderosa liberdade da alma.
E, ainda hoje,
repito contigo:
Nós somos livres.

Só o tempo sabe
para onde segue a estrada.
Mesmo quando dizemos conhecer o destino,
quem pode prever o que nos aguarda?
Será o ponto final…
ou o primeiro passo de uma nova jornada?


As rotas mudam,
os ventos trocam de direção,
mas o essencial permanece:
seguir adiante
com os olhos atentos
ao lugar onde o coração deseja chegar.


E quem pode dizer
se o amor cresce no mesmo compasso
em que o coração escolhe sentir?
O coração suspira quando o amor se eleva,
e chora silencioso
quando o amor se despedaça.


Quem pode prever
o instante em que dois caminhos se encontram?
O amor precisa estar desperto,
vivo no peito,
para reconhecer essa magia que toca
como luz suave,
como energia pura
que renova tudo o que somos.


E como fluirá o dia?
Quem ousaria afirmar seu fim,
se a noite — misteriosa, profunda —
guarda no silêncio das estrelas
tudo aquilo
que habita o seu coração.

Eu te vi, linda, de uma maneira que parecia ser a única possível, como se o destino tivesse sussurrado, tão suavemente, para que nossos caminhos se cruzassem. Não tentei te prender, porque sabia que a tua essência é feita de liberdade, de sonhos que voam mais alto do que as palavras podem alcançar.


O teu olhar, tão sereno, tão cheio de mistérios, me disse mais do que qualquer gesto ou promessa. Era como se, naquele momento, eu tivesse tocado algo eterno, algo que não se prende, algo que simplesmente é. Não te pedi para ficar, porque, ao ver-te tão livre, compreendi que o amor verdadeiro não prende, mas liberta.


E assim, me deixei levar pela beleza do teu ser, sabendo que o amor mais puro é aquele que respeita as asas de quem amamos, deixando-o ir, mas com a esperança de que, um dia, seus caminhos voltem a se encontrar com os nossos.

Ofereci a ti as palavras mais sinceras que pude encontrar,
e deixei que o destino se desenhasse ao seu próprio ritmo.
Hoje, com a alma mais serena,
vejo a imensidão da transformação que vivenciei:
você despertou algo profundo em mim,
me fez enxergar quem realmente sou.


Na suavidade desse despertar, encontrei partes de mim que estavam adormecidas,
e ao te conhecer, compreendi que o amor não é só aquilo que damos,
mas também o que nos transforma, nos faz crescer.
Você, sem saber, abriu portas dentro de mim que eu jamais imaginei que existissem.

Não a prende a tinta, o laço ou a razão,
Segue solta e livre, sem medo do destino.
É o incentivo que busca o ânimo,
A indocumentável essência da vida.

⁠Tem lugares que me lembram
Minha vida, por onde andei
As histórias, os caminhos
O destino que eu mudei
Cenas do meu filme em branco e preto
Que o vento levou e o tempo traz
Entre todos os amores e amigos
De você me lembro mais
Tem pessoas que a gente
Não esquece nem se esquecer

"A dor é o mapa que o destino desenha no peito de quem não desiste. Se você souber ler as marcas, verá que cada ferida aponta exatamente para onde você deve seguir."
— Ginho Peralta

Descobri que amar-se não é um destino,
é o caminho de volta após uma longa viagem.
É perdoar as próprias quedas,
abraçar as cicatrizes como quem conta histórias
e decidir que, daqui para frente,
minha melhor companhia sou eu.

Às vezes, uma palavra muda um dia.
Um gesto muda uma esperança.
Uma oportunidade muda um destino.


Nem sempre vamos lembrar exatamente do que dissemos, mas as pessoas quase sempre lembram de como se sentiram quando estiveram perto de nós.


Por isso, acredito que devemos procurar deixar marcas boas por onde passamos.
Levar incentivo onde existe dúvida.
Leveza onde existe peso.
Força onde alguém já está cansado de lutar sozinho.


Porque a vida já é difícil demais para que nossa presença seja apenas mais uma indiferença.


No fim, talvez o verdadeiro valor de uma vida não esteja apenas no que conquistamos, mas no quanto conseguimos melhorar, mesmo que um pouco, a vida de quem cruzou o nosso caminho.”

O que é preciso nesta vida é ter-se visão larga e não se olhar o caminho, mas o destino onde o caminho vai dar. E se o destino é construído segundo os ditames do coração, então vale a pena lá chegar.


Manuel Lopes - livro "Chuva Braba", literatura caboverdiana.

Um dia vou te encontrar de novo. Não por acaso. Por destino atrasado.
Já não serei a mesma pessoa.
Nossas vidas estarão diferentes.
Outros caminhos, outras versões, outras cicatrizes.
Mas algo em mim ainda vai reconhecer você.

Raízes do Fogo


Eles nasceram no mesmo sopro,
mas em margens que o destino rasgou.
Dois nomes escritos na mesma chama,
condenados ao nunca que o tempo selou.
Ela carregava o sol nos olhos,
um incêndio manso na pele a arder.
Ele era noite em silêncio profundo,
um abismo bonito de se perder.
Toda vida, o mundo os refazia,
em outros corpos, em outros lugares,
mas sempre havia algo entre eles ..
Um fio invisível… e mil altares.
Se cruzavam por um segundo apenas,
num toque que quase chegou a existir,
e o universo, cruel e preciso,
tratava logo de os dividir.
Era amor antes do nome,
antes da carne, antes da dor,
uma raiz cravada no tempo
que nem a morte arrancou.
Mas havia a maldição... Sempre ela...
Como um sussurro preso no ar:
“Vocês podem nascer mil vezes…
mas nunca vão se encontrar.”
E ainda assim, em cada vida,
algo neles insistia em lembrar:
um calor no peito, um vazio estranho,
um quase… que não sabia explicar.
Porque o amor deles não era escolha,
era destino em combustão —
um fogo que arde sem nunca tocar,
raízes presas na mesma escuridão.
E se um dia o erro do mundo falhar,
se o tempo esquecer de separar,
talvez o fogo encontre o próprio caminho…
e finalmente aprenda a queimar.




Livro: @luccisantz by wattapd

"A IA é uma criação humana e seu destino dependerá dos valores humanos que a orientarem."


(Osman Matos, séc. XXI)

"O homem possui um instinto de humanidade que desperta quando percebe que o destino de um depende do destino de todos."


(Osman Matos, séc. XXI)

“A maior armadilha da mente é transformar uma interpretação em destino.”
A Mente Enganada — Nina Lee Magalhães de Sá

“A doença começa muitas vezes quando a mensagem se perde antes de encontrar seu destino.”
Do livro Sinapses e Neurotransmissores — A Linguagem Invisível do Corpo, da Mente e da Doença, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.

“Toda sombra negada retorna como destino; toda sombra reconhecida pode tornar-se matéria de transformação.”
Do livro O Livro Vermelho da Alma — Jung, o Inconsciente e a Alquimia Simbólica da Sombra à Individuação, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.

“A oração não muda apenas o destino pedido; ela transforma a alma que aprende a pedir com entrega.”
Do livro A Palavra que Cria Mundos — Manifestação, Imaginação e Fé, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.

“A palavra repetida sem consciência pode transformar uma ferida antiga em destino.”
Do livro A Palavra que Cria Mundos — Manifestação, Imaginação e Fé, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.