Poesia de Professor X Aluno
“Nessa vida competitiva, toda mente é delitiva. Dona Cida cortando o bolo invade a parte do recheio, deixando para o Joel a fatia e o buraco do meio. Carlão quando toma cerveja apressa a golada sem freio, causando desigualdade na proporção do rateio. Já a Lúcia, tem um costume de programar o despertador com meia hora de antecedência e assim na sua consciência ela lucra com a permanência. Tia Márcia por sua vez, usa e abusa da consulta com doença que viu na internet, e que nem atinge na fase adulta. Tio Libório vai ao mercado apenas pra tomar café, aproveita e usa o banheiro, desfalca a uva e não gasta dinheiro; agora que é aposentado tirou a carteirinha e viaja até, pegou um ônibus errado e foi parar em Taubaté. Quem virou problema mesmo é a filha da Josefa, que aprendeu a matar aula, colar e copiar tarefa. E você que tá lendo isso, não devia estranhar, em plena hora do serviço, tá olhando o celular. “
Boa tarde dos alunos vivem numa letargia contagiante no que tange as questões escolares, se os mesmos fossem viciados em aprender, como fazem com as mídias sociais, talvez não houvesse tantos analfabetos funcionais.
Ter educação e não ter capacidade de criar coisas novas é a mesma coisa que ter pernas mas não usá-las para se locomover. É preciso dar sentido real à educação escolar enquanto prática na vida.
Se forem constantes as mudanças no mundo e nas pessoas que o habitam, também há de serem constantes as mudanças nos espaços em que estes seres são “ensinados”.
Educar é um trabalho árduo, minucioso e contínuo. Nunca estaremos totalmente aptos a educar, mas este o grande detalhe, mesmo não estando completamente aptos não recuaremos por não podermos negligenciar a necessidade que urge, pois a vida e suas necessidades ocorrem no presente.
Se a escola deixar de ser restaurante, os alunos serão mais eficientes na educação. Depois de encher o estômago o aluno não quer saber de aprender nada. Escola não é restaurante. A escola tem por objetivo alimentar o espírito e a inteligência do aluno e não o seu estômago.
Quando pequenos, somos os grandes professores da humanidade; quando grandes, nos apequenamos enquanto alunos da própria espécie.
As pessoas vivem de status federal ou estadual e nem ligam pra coisa que é ser um bom profissional, isso é que vale.
É preciso proporcionar e criar bons momentos na escola que mudem a rotina dos alunos, de maneira que esta ação modifique e reflita em suas vidas
A família precisa participar ativamente das ações desenvolvidas nas unidade escolares, mas, a pergunta central é: quais são os atrativos que a escola proporciona para que isso aconteça?
Os pais, família e responsáveis gerais, também precisam receber advertências quanto ao descumprimento de suas obrigações na escola de seus filhos, afinal, essa função é peculiar de cada um deles. O bom andamento e acompanhamento dos mesmo também na vida do aluno reflete no bom aprendizado
Precisamos construir pontes entre pessoas a pessoas, pais a filhos, alunos a professores, família a escola, gestão a conselhos. É preciso construir um caminho de paz, conhecimento e amigabilidade entre todos os seres humanos.
Não me envergonho por não saber alguma coisa! Mas me envergonha muito, não tomar a atitude de tentar aprender , quando percebo que nada sei sobre esse assunto!
Você não amadurece quando a água bate na bunda, mas sim, quando tem consciência de suas responsabilidades.
Há pessoas ensinando como que se faz o que nunca fez. O que assusta é a fila de candidatos a alunos.
“A escassez de comprometimento, a ausência de engajamento e a inapetência de pertencimento, por parte dos alunos, em relação à escola; simplesmente, solapou toda e qualquer possibilidade de transformação, ainda que meramente superficial e momentânea”.
A mudança real de um comportamento, ou seja, o aprendizado, tende a acontecer no final quando a comunicação inicial é feita na intensidade certa. Com o intuito de despertar o sentimento intrínseco daquele que aprende.
O agricultor das pequenas propriedades poderá entrar em extinção, porém aquele que cultiva em grandes propriedades perdurará. Este último é como o mestre que cultiva sonhos. Plantar sementes em grandes mentes é cultivar sonhos e colher frutos de um bom futuro.
O erro faz parte do processo de aprendizagem, não se culpe por ter errado e valorize-se por ter tentado.
Assim como um balão precisa de ar para se expandir, um músico precisa ser alimentado por inspiração e criatividade para crescer e desenvolver. A forma que damos a um balão é moldada pelo sopro e pelas nossas mãos, é da mesma forma que fazemos todos os dias com os nossos alunos. O balão nos eleva acima do chão, assim como o músico nos eleva acima da realidade em cada música e em cada canção.
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
