Poemas Sombrios
"A sombra é um alter ego da alma, o outro eu, alguém que se pode confiar, porém quando a alma enlouquece em forma de sombra ela tenta se libertar".
Quando você estiver diante do vale da sombra da morte lembre-se que mesmo nessa situação difícil é possível encontrar a luz e se existe a luz existe a esperança.
Se você não possui sombra é porque não está na luz. Os sofrimentos são necessários para o perfeito contraste da vida. Um dia, quando estiver no holofote, uma sombra te abraçará, te recordará de onde você veio e te dará a certeza que ali é o seu lugar.
Meditar sem fazer trabalho de sombra é como tomar banho sem se esfregar; a sujeira só sairá se você se esfregar. É como uma casa suja e desorganizada. Organizá-la já dará um grande alívio, mas não significa que agora ela também esteja limpa.
Sombra é tudo o que é reprimido pela pessoa. O trabalho de sombra é trazê-la à consciência e equacioná-la. Um exemplo de sombra é quando lhe perguntam algo que você não gosta de responder. Uma pessoa com sombra em relação aos pais sempre evita perguntas sobre sua família.
Deverá um juiz, ao sentenciar, alinhar-se com a sombra do réu, pois, sentenciando uma pena à outrem, usando como régua a análise da sua própria sombra, estará mesmo a agir com injustiça, não importando o que dizem os papéis e as provas.
A vida testou sua capacidade de resiliência, seu vigor e sua força de vontade, e você passou no teste de maneira que ninguém jamais imaginou ser possível. Mas a tormenta nunca esteve pior, e tanto pode destruí-lo como defini-lo.
- Ninguém lhe dá respeito nesta vida. Você deve merecê-lo, ganhá-lo e então mantê-lo como sagrado, porque, não importa quanto tenha sido duro alcançá-lo, o respeito pode ser perdido em um instante.
Tenha sempre um sonho, e tente esquecer os dias nublados e sombrios, mas não se esqueça nunca das horas de sol, nem das tuas noites de estrelas…
Vim à vida nesta condição... adentrar o bosque do passado... passar por pântanos sombrios... buscar o Sol que lhe fugiu... achar a luz que se perdeu...encontrar na solidão da arte o lavoro do sentido... a quebra do silêncio... o trabalho na palavra e o fecundo alento que devora a minh'alma.
Papel esse mórbido que deprime o mundo com palavras em papéis sombrios que ás vezes nada mais importa, mas realmente a luta com o tempo se perde quando deixamos de fazer o que sentimos e dizer o que pressentimos, mas vencemos quando escrevemos para descrever o que não cabe em nós para caber num verso qualquer, num poema inverso do que precisamos instantaneamente para o agora, porque o ontem se foi e não se recupera, mas se faz de presente quando está relatado nas entrelinhas tortas que escrevo, que escreves, que descrevo, que descreve, que nos deixam de queixo caído quando conseguimos iluminar no escuro com escritas que nos deixam sãos.
...e quando a força parecer ter ido embora e os dias se tornarem tristes e sombrios, experimente lembrar de tudo que conquistou até agora... Do quanto já sorriu e de quantas oportunidades de ouro Deus já concedeu a você... Um momento de fraqueza não pode se tornar eterno e definir seus dias como constantes lamentos e derrotas... Pense também no tanto de coisa boa que ainda está por vir... Nas próximas conquistas e experiências que a vida ainda vai oferecer para você... Entenda que esse momento de tristeza pode acabar muito rápido se você permitir que alguém se aproxime para ajudar... Não queira se isolar e não veja essa dor como a pior do mundo... É apenas um momento e pode se tornar curto e sem importância desde que você saiba dar valor ao que tem de bom por perto e achar nessa energia coragem e vontade para superar... Estamos sujeitos a muita coisa nessa vida... Boas e más... Nos resta saber investir no que é bom e fazer do sofrimento uma espécie de degrau.... Se podemos ver a vida assim... Podemos sim acreditar que logo chegaremos ao céu... :) A fé nos leva ao que há de melhor....
Haverá tempos sombrios , dias que sequer você tentará se levantar , mas lembre-se que em meio as desventuras da vida existe um lugar e momento propício para sua felicidade, você é especial.
Os domingos são tão sombrios nessa cidade sombria e vazia, com essa família desmoronada, onde o amor e a paz já não reinam mais...
Meus pensamentos sombrios me tira a paz, não a sentimentos depressivos ou infernais, mais a olhares que confunde meu sentimento, tornando obscuro minha realidade, e na crueldade desse seu olhar sombrio fica meu pensar, olhar que tira de mim a razão e rouba a minha paz, escrito por Armando Nascimento
Na vida temos a opção de cursar dois caminhos. E ás vezes entramos em caminhos escuros, sombrios, que de repente nos leva para uma imensidão de problemas. Mas na verdade, fomos nós que escolhemos cursar tal caminho. E quando percebemos é tarde demais, para voltar todo o trajeto e simplesmente mudar a rota.
"...E assim como há dias felizes, haverá dias sombrios.
No entanto é necessários, mesmo em dias nublados mantermos nossa esperança, para que dias felizes recomecem." - MCA
