Poemas sobre Superioridade
Vencer o hábito de diminuir as pessoas no intuito de ressaltar a sua superioridade é uma das tarefas primordiais para quem tem como meta tornar-se, de fato, grande.
Amamos o futebol porque o jogo nivela todas as diferenças e, especialmente, pretensas superioridades.
Nota: Citação ligeiramente modificada do pensamento original, que traz um contexto: "Todos sabem que não se pode ser campeão para sempre. Mas o que dá gosto de ver é uma potência mundial perder para um país pequeno ou flagelado pelo narcisismo às avessas, como o Brasil. Aí é que descobrimos por que amamos tanto esse jogo que nivela todas as diferenças e, especialmente, pretensas superioridades."
...MaisTodo mundo deveria ter complexo de superioridade. Todo mundo deveria ser a estrela da própria vida.
“Os movimentos femininos não buscam apenas igualdade, e nem tão pouco a superioridade, mas a reescrita da história, com capítulos onde cada mulher é a autora de sua própria narrativa de força.”
“A soberba (arrogância) é um sentimento de superioridade e orgulho excessivo, emerge de um sentimento de inferioridade levando a pessoas considerar-se superior aos demais. Se manifesta como uma atitude arrogante, excesso de confiança e uma necessidade constante de ser admirado e elogiado pelos outros. Ela pode levar a pessoa a desprezar ou menosprezar aqueles que considera inferior, buscando sempre colocar-se em uma posição de destaque. Pessoas soberbas acreditam que já sabem tudo e não precisam se esforçar ou aprender com os outros. A soberba pode projetar uma visão distorcida da realidade, induzindo a decisões erradas e ignorando a opinião valiosa de terceiros. É primordial ao humano de caráter cultivar a humildade, reconhecer suas limitações e falhas, valorizar as opiniões e perspectivas alheias, evoluir com os erros e ter em foco que ninguém é superior a ninguém.”
(Mário Luíz)
Num mundo onde muitos almejam superioridade, a verdadeira grandiosidade está em elevar o próximo junto consigo. Desprezar outros não enaltece, apenas revela a fragilidade de quem busca validação na diminuição alheia.
O racismo é uma ideologia que sustenta a crença na superioridade de um grupo racial sobre outros, resultando em tratamento diferenciado e injusto. Pode ser manifestado em níveis individual, institucional e estrutural, afetando diversas esferas da vida, como educação, emprego, habitação e acesso a serviços.
É fundamental compreender que o racismo não apenas perpetua a desigualdade, mas também tem implicações profundas no desenvolvimento social e econômico de indivíduos e comunidades. A luta contra o racismo envolve a conscientização, a educação, a promoção da igualdade e a implementação de políticas que visem eliminar as disparidades raciais e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
A ousadia de rir alto confere-nos uma superioridade em relação aos que não riem. É incrível a força do riso, a potência do seu poder de sedução.
A sua superioridade é inferior a essência de Cristo que habita em mim, pois os passos por onde eu percorro, neles ficam o bom cheiro .
Achar que somos superiores aos outros é um erro. Esse é um complexo de superioridade que, muitas vezes, deriva de um complexo de inferioridade. Precisamos nos esforçar para sermos superiores a nós mesmos, buscando constantemente nossa melhor versão, que surge do contínuo aperfeiçoamento pessoal.
A superioridade intelectual raramente é sobre saber mais, e quase sempre sobre encontrar alguém que saiba menos.
É um preciso um estudo maior que explique a superioridade de algumas pessoas sobre as outras. É mister sabermos como essa evolução acontece, se tudo é fruto da seleção natural ou se há algum agente externo no meio desse processo, ou ambos.
Dentro dessa verdade, sabe-se que o surgimento do "Übermensch" (Super Homem) nietzschiano poderia ocorrer facilmente em uma sociedade categoricamente e aristocraticamente evoluída, onde que apenas os mais hábeis tenham acesso à educação formal.
A fofoca tem um viés moralizador de superioridade ao difamar o outro, o que distorce a verdadeira moral e prejudica o status quo.
NÃO CEDER ÀS PAIXÕES: A QUALIDADE ESPIRITUAL MAIS ELEVADA – A superioridade não deve lhe permitir sucumbir a impressões comuns, passageiras. Não há mestre maior do que aquele que domina a si próprio e suas paixões: é o triunfo da força de vontade. A paixão pode até afetá-lo, mas não permita que prejudique sua posição, principalmente se esta for importante. Trata-se de uma maneira sensata de evitar problemas e um caminho mais curto para obter a estima dos outros.
O sentimento de superioridade é a cobertura de um edifício cujos alicerces foram fincados no terreno do sentimento de inferioridade
“Não olhe” para o ‘tempo’ com seu “sentido” de “superioridade”, pois a este, “você é um objeto de prazo”. Assim como a “lâmpada” no alto, “trazendo qualidade” a um espaço; é “temporário”! “sua” ‘validade’ “irá levar sua fonte” de brilho!
Aquela grosseria que você rebate fingindo que não percebeu nada traz um ar de superioridade que só provando para saber.
