Poemas sobre Si Mesmo
Respirar,
mesmo quando o mundo não perceber,
mesmo quando o tempo passar
e nada for mais igual,
quando ninguém mais for o mesmo...
ainda assim,
respirar.
Tornar possibilidades viáveis
é parar de esperar certeza.
É agir mesmo com medo,
mesmo incompleto,
mesmo cansada.
Não é sobre sonhar mais.
É sobre sustentar o que ainda fica de pé.
Dar corpo ao possível.
Dar passo ao que ainda treme.
O viável não brilha.
Mas anda.
Amor é quando dá medo e, mesmo assim, você fica.
Não porque precisa, não porque falta algo, mas porque escolhe.
O resto é apego com fantasia bonita.
O que eu digo cria raiz,
mesmo quando o vento muda de lado.
Posso não chegar como prometi,
mas chego.
Porque palavra, quando nasce em mim,
não aprende a desistir.
Raízes do Fogo
Eles nasceram no mesmo sopro,
mas em margens que o destino rasgou.
Dois nomes escritos na mesma chama,
condenados ao nunca que o tempo selou.
Ela carregava o sol nos olhos,
um incêndio manso na pele a arder.
Ele era noite em silêncio profundo,
um abismo bonito de se perder.
Toda vida, o mundo os refazia,
em outros corpos, em outros lugares,
mas sempre havia algo entre eles ..
Um fio invisível… e mil altares.
Se cruzavam por um segundo apenas,
num toque que quase chegou a existir,
e o universo, cruel e preciso,
tratava logo de os dividir.
Era amor antes do nome,
antes da carne, antes da dor,
uma raiz cravada no tempo
que nem a morte arrancou.
Mas havia a maldição... Sempre ela...
Como um sussurro preso no ar:
“Vocês podem nascer mil vezes…
mas nunca vão se encontrar.”
E ainda assim, em cada vida,
algo neles insistia em lembrar:
um calor no peito, um vazio estranho,
um quase… que não sabia explicar.
Porque o amor deles não era escolha,
era destino em combustão —
um fogo que arde sem nunca tocar,
raízes presas na mesma escuridão.
E se um dia o erro do mundo falhar,
se o tempo esquecer de separar,
talvez o fogo encontre o próprio caminho…
e finalmente aprenda a queimar.
Livro: @luccisantz by wattapd
È Mesmo despedaçado, tento me recompor,
Carrego tua marca,
a ferida, a dor.
E no caos que ficou,
encontro meu chão,
Aprendo a viver com
teu fantasma no coração.
Já vi palavras pesarem
Mais que o mais duro silêncio
Por isso escolho cuidado
Mesmo quando eu tenho argumento
Não me movo pelo impulso
Nem pela vontade de ganhar
Tem força em quem se preserva
E sabe quando falar
Avante, a frente
Mesmo de houver buracos
Curvas, espinhos
Pedras, vento contrario
Gravidade, ou força de atrito
Avante sempre
Só siga em frente
Entre anos juntos
Mesmo sendo distintos
Seus caminhos se cruzaram
E assim se amaram
Ela sem seu amor entender
Decidiu seu coração a ele conceber
Para pode-lo amar
E para sempre o cuidar
Ele só a via
Mas já sabia
Que o amor estava a florescer
E que sem ela iria sofrer
RESPOSTA:
Sim.
Existe beleza na atividade.
Há beleza em quem continua, mesmo cansado. Em quem trabalha sem aplausos. Em quem constrói aos poucos aquilo que ainda não pode mostrar ao mundo.
A atividade é movimento. E tudo que vive se move.
Uma árvore cresce em silêncio. Um rio segue seu caminho sem pedir licença. Uma pessoa luta todos os dias para manter os sonhos de pé.
Isso também é beleza.
Porque não está apenas no resultado, mas no ato de fazer, tentar, aprender, cair e continuar.
"Existe beleza na atividade, porque é nela que a vida acontece."
Reflexões:🦉 PersistenteUma breve reflexão sobre o poder de seguir em frente — mesmo quando se é apenas… mediano.Nem todo destaque vem do talento. Às vezes, o que nos leva adiante é a calma de quem recomeça, a paciência de quem tenta outra vez, e a fé silenciosa de quem não desiste.Não sou alto nem baixo — tenho estatura mediana.
Nem bonito, nem feio.
Nem inteligente, nem burro.
Nem simpático, nem chato.
E por aí vai…sou mediano em quase tudo, acho.Mas há uma coisa em que estou acima da média.
Bem acima, acho.Sou muito persistente!Paciência, insistência, recomeço…
Essas coisas — e outras tantas — moram dentro da persistência.Quando me proponho a fazer algo, é bem provável que consiga.
Na persistência mesmo, já que sou um mediano.E talvez seja justamente por isso, que acabo conseguindo boa parte das coisas que me proponho a fazer.Alguns dizem que sou é apenasum TEIMOSO!
Nada mais que isso, dizem.
Paciência.Afinal, a teimosia é, talvez, apenas a definição pejorativa... da persistência.Persistir, no fim das contas,
é o jeito que os medianos encontraram de tocar o extraordinário.Clovis G.A. Macedo
Mesmo com o ritmo
frenético dos dias,
jamais devemos
esquecer a beleza,
os mistérios
e a imensidão da noite.
Sempre descobrimos
um motivo para acordar
amanhã; deixe a paz
noturna tomar conta
de tua alma.
“Não é o solo que nos sustenta, é a teimosia das raízes que, mesmo feridas, seguem cavando chão… porque sabem que, por mais árida que seja a terra, sempre haverá uma fresta por onde a vida insiste em renascer.”
Re Pinheiro
“Resiliência é guardar no peito o peso de todos os sóis que se puseram sobre ti e, mesmo assim, acordar para plantar o próximo.
Não é o solo que nos sustenta, é a teimosia das raízes que, mesmo feridas, seguem cavando chão.”
Re Pinheiro
"A literatura é uma forma de permanecer escutando o mundo, mesmo depois que a nossa voz se cala."
( Osman Matos, séc. XXI)
Tu não serás reconhecido pelo o que fazes para ti mesmo, mas será enaltecido e afagado por tudo que fizeres de bem a teu semelhante.
Bertoudo Matos
Fingir ser algo
Atrapalha apenas você.
Rotinas de traição consigo mesmo
Serão a pá da prisão interior.
A masmorra psicológica de uma escuridão sem fim.
