Poemas sobre Si Mesmo
SOZINHO NA MULTIDÃO
Moro sozinho com meus pensamentos, moro no tempo que passa, e, mesmo com outras pessoas, sou pessoa única. Nas variantes, vago entre minhas escolhas... algumas amargas, outras felizes, mas só eu posso decidir os caminhos onde irei pisar.
Cada pessoa pode fazer o que bem entende, somos livres para colher risos ou lágrimas, paz ou guerra, ódio ou amor.
Por isso a solidão de sermos sozinhos, mesmo entre multidões, vale sentir o universo que existe dentro de nós, onde Deus o tempo todo tenta preencher nossas almas... basta você deixar que Ele faça parte e torne sua vida um turbilhão de sentimentos, que farão de você cada dia um ser melhor!
TOLO EU?
Tolo seria eu por te amar?
Tolo seria eu por acreditar
que mesmo não sendo amado
posso compartilhar sua presença
posso admirar cada palavra sua
posso assim mesmo ser feliz?
Tolo seria eu se naõ a conhecesse
Se através de cada dia que passa
eu não enxergasse o seu valor...
Tolo seria eu se não te amasse
mesmo sabendo que jamais serei amado.
Enquanto passa o tempo assim
Vou levando os meus pensamentos
Nesse amor que me satisfaz
Pelas veredas dos sentimentos
que me fazem cada vez mais
amar você...
Tolo?
Isto sei que não sou
pois amor não é para qualquer pessoa.
Por isso é que amo você
Mesmo que para alguns
Seja tolo te amar assim!
Nem mesmo o seu melhor será suficiente para a pessoa errada. E mesmo o seu pior, irá valer a pena para a pessoa certa.
Pare de se cobrar e procurar a perfeição para agradar quem não te valoriza. Nunca será suficiente. Sempre terá algo faltando para ela.
Suave Caminho
Juntos no mesmo caminho,
talvez seguindo os mesmos passos.
Eu, em teus lindos braços,
trêmulo e amparado,
já não sentirei o meu cansaço,
e tu, comigo,
também não sentirás o teu.
Trazido pelos desígnios supremos,
teu amor chegou a mim
e me trouxe placidez pela vida.
Irei calcando as mágoas,
afastando os espinhos,
como quem descobre
que escapar desta vida
pode ser
o mais suave de todos os caminhos.
Tempo
O meu tempo não é o mesmo que o seu tempo.
A minha forma de enxergar a vida não se mede pelos padrões dos outros, nem pela correria do mundo. Eu vivo um dia de cada vez, sem depositar minha felicidade no amanhã. Vivo o hoje.
Aprendi que é melhor voltar atrás para pedir perdão do que carregar mágoas que corroem a alma em silêncio. Aprendi também que um abraço sincero, oferecido em meio à tempestade, vale muito mais do que a indiferença de quem escolhe se afastar.
Eu vivo nos detalhes.
Na fotografia que eterniza um instante.
Na pintura que dá vida a uma parede.
Na música que toca baixinho ao final da noite.
Nos pequenos gestos que, para muitos, passam despercebidos, mas que para mim dão sentido à existência.
A vida nunca foi sobre a ausência de obstáculos. Ela é sobre continuar caminhando apesar deles.
E, mesmo depois de um dia difícil, adormeço sonhando. Porque é nos sonhos que encontro forças para acordar todas as manhãs e continuar acreditando que vale a pena viver, sentir, criar e recomeçar.
— Fhayom
A Força é Prestada e a Fraqueza Perde a Força
Mesmo fraco, às vezes, você precisa parecer forte para que alguém mais frágil não esmoreça, assim, a sua fraqueza não sairá vitoriosa, pois a força que você presta, de alguma maneira, sempre volta.
O mesmo amor eficaz de Deus (aliás, como sempre) está sempre à disposição para min e para você. As mãos dEle estão abertas para Você.
“O que Deus tem pra ti ninguém vai tomar. É meu, é teu, pode esperar (Alice Maciel)”
A bíblia nos ilustra que a FÉ é confiar naquilo que o olho não vê! Olhos humanos veem tempestades. A fé vê o arco-íris de Noé. Olhos humanos veem suas falhas. A fé aponta para o Salvador. Olhos humanos apontam o pecado. A fé indica o sangue purificador dEle. Os olhos humanos mostram uma pessoa pecadora, uma fracassada. Mas a fé revela um pródigo de túnica e com o anel da graça em seu dedo, e o beijo do seu Pai em seu rosto.
Enfim, a FÉ eficazmente mostra o verdadeiro e como é grande o seu poder que age em nós; que cremos nEle, “E para cumprir esse propósito, eu me esforço arduamente, lutando conforme o Seu poder que opera eficazmente em mim.” Cl 1:29. Noutra feita Paulo escreveu em “Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa que Ele usou quando ressuscitou Cristo.” Ef 1:19-20.
Então, não permita nenhuma duvida sobre o amor de Deus e seus planos na sua vida, o mesmo poder que ressuscitou Cristo do túmulo é o poder que ressuscita esperança em nossos corações. “Concluindo, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder!” Ef 6:10. AMEM?
Eu te amo, e sempre te amarei...
Mesmo quando o sol deixou de brilhar e a tempestade tomou o céu,
Mesmo quando teu sorriso não se revelou a mim,
ou quando tua indiferença feriu o meu coração...
Mesmo quando meus erros me desviaram do caminho,
ou quando teu amor pareceu se afastar de mim,
Mesmo quando as estrelas cessaram de brilhar
e a vida, simplesmente, perdeu o sentido...
Ainda assim, te amei.
Amei-te quando o sol voltou a iluminar meus dias,
quando a tempestade se dissipou
e teu sorriso novamente aqueceu minha alma,
enchendo meu coração de alegria e esperança.
Passamos por dores e turbulências,
mas, mesmo em meio a tudo isso,
eu sempre te amei — e continuarei a amar-te.
No meio do cansaço que o meu peito carrega, ainda existe um fio de luz me chamando.
Mesmo em silêncio, a minha alma não se entrega, ela resiste... devagar, mas caminhando.
O sentimento não morreu, só se escondeu,
cansado de lutar sem descanso.
Mas dentro de mim ele não se perdeu,
apenas espera um novo passo.
E quando tudo parece sem direção, eu me lembro: até a noite mais fria termina.
Porque Deus não abandona um coração
que ainda, em dor… continua pulsando.
Não existo sem minha loucura.
O hospício se torna a base do reino, mesmo assim, me questiono se esse é o meu lugar.
Melhor viver mais um dia e sonhar em fugir, mas sei que o dono da caneta não me permite.
Reflexões. Uma literatura real (I-VIII)
II.
Mas, bem sei eu que não iria conseguir mesmo.
Não se tentasse com mesma pessoa, ambiente e circunstância: que dão o mesmo resultado. E semelhança entre eles cabe um resultado semelhante.
Enfim.
Voltando ao ponto onde queria chegar:
Cada pessoa é a protagonista de si mesmo.
Imagine que você se identifica nesta mais com Léia, porque talvez seja irmã mais velha e passou por algo parecido na infância.
Mas agora imagine, pelo menos tente, e se você tivesse nascido Jeoaquim?
Como se sentiria?
Seria aquilo que já estimado dele, ou faria diferente, e tentaria criar sua própria história?
Muitas vezes me olharam e disseram que eu mudei.
Mudou mesmo.
Mas poucos perguntaram quantas dores foram necessárias para essa transformação.
Há versões de nós que não nascem de desejos, mas de sobrevivência. São armaduras forjadas em noites difíceis, em despedidas inesperadas e em batalhas que ninguém viu.
Eu tive que me tornar algo que nunca fui.
Mas, no fundo, ainda guardo a memória daquela pessoa que existia antes das tempestades.
Não para voltar a ser quem fui. Porque certas travessias não permitem retorno.
Mas para lembrar que, por trás de toda dureza que a vida me ensinou, ainda existe um coração que um dia acreditou que o mundo podia ser mais gentil.
E talvez essa seja a maior vitória:
não deixar que a necessidade de sobreviver apague completamente quem um dia fomos.
Na vida, mesmo quando tudo estar indo bem, esteja preparado para enfrentar o pior.
Pois quando o pior surgir é porquê ultrapassou a sua zona de conforto.
Pode até ser necessário que você continue a sentar na mesma cadeira, no mesmo banco, na mesma praça...
Mas nem sempre será necessário que seja ao lado da mesma pessoa.
( Bom seria )
E eu já então, descabidamente encantado,
Apenas me sabia, ao traduzir-me fecundado,
Que mesmo a passar a só, a esperar a moça que viria,
Ela com o coração entreaberto de mim não partia.
Valorize todos os seus recursos. Ande mesmo em passos lentos. Logo a vitória virá.
Shalimar Farias da Silva
Há sempre um caminho a se tomar
Mesmo diante da estrada escura
Onde há uma lâmpada prestes a apagar
Pois se a luz externa cessar
A tua chama há de reinar
Os seres humanos são todos iguais; mesmo quando apresentam alguma discrepância, física, ética ou intelectual. Todavia o que difere uns dos outros meu caro! É a fome.
040618
Estou me movendo sempre para o mesmo lugar.
Se eu seguir em frente em uma curva à direita ou à esquerda, logo estou em círculo.
Se eu seguir em frente em linha reta e mudar a direção para trás, a direção mudou-se para frente.
Então não estou nem seguindo em frente e nem estou indo para trás, só estou em movimento.
A sensação de estar se movendo para frente surge quando eu deixo algo para trás; se eu não deixar nada para trás, não estou me movendo para frente.
