Poemas sobre Si Mesmo

Cerca de 74296 poemas sobre Si Mesmo

“Aceite ser o vilão na história de algumas pessoas — mesmo sem ter sido.
Mais cedo ou mais tarde, alguém vai te transformar naquilo que precisa que você seja,
só pra que a narrativa interna delas faça sentido.
Você vira o vilão… elas, as vítimas.
E tudo bem. Isso diz mais sobre elas do que sobre você.


Nem todo mal que te atribuem é verdade — às vezes, é só reflexo de quem não consegue lidar com a própria sombra.
Quando você evolui, quem ficou parado se sente ofendido.
Quando você se cura, quem ainda sangra precisa culpar alguém.
E quando você se escolhe, quem te usava como apoio chama isso de egoísmo.
Mas no fim, é apenas liberdade — e nem todo mundo sabe lidar com quem se liberta.”


— Purificação 🖋️

Aceite ser o vilão na história de algumas pessoas — mesmo sem ter sido.
Mais cedo ou mais tarde, alguém vai te transformar naquilo que precisa que você seja,
só pra que a narrativa interna delas faça sentido.
Você vira o vilão… elas, as vítimas.
E tudo bem. Isso diz mais sobre elas do que sobre você.




— Purificação 🖋️

Nossa cura inicia antes mesmo dos sintomas físicos cessarem.
Ela se origina na percepção das causas que nos levaram ao próprio abandono.
Então, com os tratamentos adequados, iniciamos o processo da recuperação.

Algumas pessoas não passam.
Elas ficam, mesmo quando tudo muda,


porque foram feitas para ser abrigo.⁠

Solidão, um sentimento corrosivo que faz mal a qualquer um. Muitos não percebem, mas, mesmo rodeados de pessoas, ainda sim estão sós.


Em um mundo tão cheio, a solidão se tornou ainda mais comum. Pois, do que adianta um mundo cheio se ele é vazio de significado?


Num mundo tão cheio, os que menos sentem a solidão são aqueles que se sentem bem com a própria companhia, os que atingiram a autossuficiência e abraçaram a solitude.


O problema é que aqueles que mais temem a solidão são os que mais amam a solitude


-Daniel F. Tiago

Malditas sejam as grandes empresas,
que sugam sonhos,
que matam almas mesmo sem tocar nelas.

Que a justiça dos homens, ainda que torta,
recaia sobre os culpados.
E que a justiça de Deus, perfeita e eterna,
desça sobre este mundo para purificar o que resta.

Bendito seja o mundo que Deus criou,
bendita seja toda a obra de Suas mãos.
Mas nós, frágeis e cegos,
manchamos a vida do próximo
e também a nossa, em troca de falso conforto.

Deixo aqui meu ódio contra o que é infame,
meu desprezo pelo que oprime.
E digo aos meus pais, com o coração aberto:
QUE DEUS SEJA POR NÓS,
E QUE EU POSSA LHES DAR UMA VIDA DIGNA E PLENA.

Camaleão no módulo sobrevivente
Aspirante de mim mesmo o meu poço
Fica bem mais além
Olho as prateleiras e o que elas tem para me dar Não encontro coisas raras
Tudo igual a todo mundo em todo lugar
Tô sabendo que influência virou profissão…..

Colorindo a vida

Heleno de Paula




A saudade está doendo

Mesmo assim eu vou seguindo

Deus do Céu, sei que está vendo

Atendei o meu pedido

O amor é feito reza

Um anjo sussurrou no meu ouvido:

A tristeza se atravessa

Tenha fé no seu destino




Todo pranto, em todo canto

Toda flor com seu espinho

Traiçoeiro rio manso

Tempestade, mar bravio

Tudo cura, o tempo passa

Sua luz no meu caminho

A certeza de um milagre

Sei que não estou sozinho




Passo a passo, lado a lado

De mãos dadas prosseguindo

Aliança, um forte laço

Sob a proteção do Divino

Alma abraça, em nosso amparo

Com a pureza, Deus menino

Meus filhos, Estou cuidando

Suas vidas colorindo.

Você esqueceria,
mesmo sabendo que eu te amaria?
E se passassem dez anos,
continuaríamos nos amando?


Venho pensando: e se você só estivesse me usando?
Eu te faço se sentir bem,
por isso é que você me tem.
Mas você vê quem eu sou?
Eu não sou seu salvador,
fui alguém que te deu amor.
Você gosta é da sensação,
não do peso do coração
fui apenas alguém que te ajudou,
que te amou.


Você gosta de se sentir amado.
Eu poderia ser mil versões,
e em todas você diria sim,
mas nunca ouviu minhas emoções,
no fundo eu sabia que seria o fim.
No fundo, eu sabia…
Eu mentia, sonhando que mudaria,
mas no silêncio a verdade falou:
no fim você me descartaria,
porque nunca… nunca me amou.

Te deixei partir, mesmo amando em silêncio,
pois teu futuro pedia outros braços.
Engoli o orgulho, rompi meus laços,
pra que encontrasses no mundo o que mereces.
Fiquei com a dor, com o vazio no peito,
mas te libertei mesmo sendo a pior coisa a ser feito. -Pax Animae

Seria eu a errada de te amar como mulher ama homem?
Eu te amo mesmo que as vezes não perceba e te odeio em meu secreto; mas desta vil couraça meus olhos partem para algo mais claro e que pareça justo.
Te escrevo linhas que não entenderia. Sobre essa abrasadora paixão porém antiquíssima e madura, te deixei meu coração, que deveria fazer? Perder aquilo que amo por um mero instinto — que se bem analisado, não é certo ser descrito como tão pacato e indiferente — de certeza, parece-me verdade, mas quando é que foi que esta se tornou tão incerta e inflexível — critico à mim mesma por pensar assim. Divido então, amor e razão. Razão essa qual não me é sólida, que força-me a olhar tudo que não pedi para ver, como te deixar ir com um embolo de mil linhas no estômago, os olhos lacrimejando, os passos como em uma melodia dramática trançando e o peito ardendo em pranto.

Amar é isso:
É enxergar as falhas e, mesmo assim, escolher ficar.
É respeitar o tempo do outro, a nudez da alma, a bagunça da existência.
É saber que o amor não se compra, não se exibe, não se promete.
Se constrói.

DEPOIS...

Depois dela, nunca mais fui o mesmo. Nem eu mesmo consegui ser.
Senti-me sem rumo, navegando entre rostos e noites, mas em cada encontro o vazio apenas crescia.
As pessoas passavam como sombras em um vale de mortos; mesmo quando o instante parecia “incrível”, logo depois vinha o peso de uma morte silenciosa dentro de mim.

Procurei-a em tudo: em sorrisos estranhos, em lugares que não eram dela, em músicas que apenas ecoavam sua ausência. Mas cada busca só me lançava mais fundo no abismo.
E assim, perdido em tentar encontrar “outra ela”, encontrei apenas o reflexo daquilo que nunca mais voltaria.

-Francisco Brito

Para o que vale: e o presente, o aqui e agora e futuro mesmo que incerto a sua escolha.
O passando é só historia em que se lembra mas que não vale a pena reviver, pq pode ter sido bom e bem ruim, só se respeite.
Não viva seu futuro baseado no que passou

Pode pisar em terras diferentes, vestir-se de um bom casaco de pele mesmo que isso leve a óbito seu dono, tentas impressionar até o teu reflexo em um espelho estático.

“Mas ainda sim... o bode de terno continua sendo um bode...”

Quero te dizer que existe
um toque que fica…
mesmo depois que você vai embora.
É invisível, mas queima.
É o que eu quero deixar em você hoje,
você fechar os olhos
e sentir eu te tocando
antes que o sono chegue...


(agosto de 2025)

Antes de criticar
Pise no mesmo chão,
Sinta os seus espinhos
Percorra os caminhos
Retire as pedras
E viva os desatinos.

Deus conhece meu coração e minha verdade.
Mesmo quando outros duvidam,
confio que Ele defende os que agem com retidão
e revela a verdade no tempo certo.


Salmos 37:6
1 Samuel 16:7
Provérbios 21:15

O Senhor já sonhou e planejou um futuro de paz e esperança para você.
Nada é por acaso, nem mesmo o silêncio de Deus.
Ele já desenhou o amanhã, e nele há paz, há futuro, há esperança.
Hoje pode ser lágrima, mas amanhã será riso que não se apaga.

A fé não é ausência de perguntas, é presença de confiança.
Mesmo sem entender, você se entrega.
Mesmo sem ver, você acredita.
E, no tempo certo, o que parecia silêncio vira resposta clara como o sol ao meio-dia.