37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
(...)
Sapiens sapiens
Conhecedores da própria existência
Criadores do tempo e das outras metrias
Das vozes a ecoar no espaço vazio do universo
Sós
Despidos
Bicho-homem das cavernas
pregnantes
que pariram ao mundo o imundo
Filhos do medo
das angústias
das necessidades
Homens geradores da própria grandeza
Desvalorizam seu tamanho.
(...)
20190916
Me Encontrei
Perambulei por ai, estremeci, mas continuei de pé,
Colecionei experiências, ajudei as minhas lágrimas á encontrarem os caminhos do Céu, também andei colorindo alguns sonhos,
Achei a cura para a tristeza, escolhi guardar beleza no meu coração, então resolvi ceder ao sabor do tempo,
Hoje, encontrei a felicidade num mundo que só existe dentro do teu olhar.
É fácil dizer um á Deus, a quem você menos espera ir
complicado viver com a falta que ainda faz,
teve tanto tempo pra dizer te amo
que o tempo não esperou por você
pois a falta de palavras
é o que nos faz perde a raiz de amar
ajuste
o relógio rege a hora
o estro rege o verso
a sorte afável senhora
então, sonho eu peço...
o segundo rege a vida
o silêncio cala o momento
tudo está de partida
já o amor, vital sentimento!
então, ajuste a batida!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
26/09/2019
Araguari, Triângulo Mineiro
Livre e Selvagem
Entre um gole de vinho e outro, um carinho e outro, abraço o teu mundo e sigo livre em emoções e ao mesmo tempo selvagem em atitudes.
Esqueci como é ser criança,
Problemas...Pesos...Responsabilidades.
Aprendi a encarar essa realidade.
É difícil ser o que me tornei,
Não o "eu" oculto,
Mas o "eu" adulto.
Esquecemos dos sorrisos que dávamos,
O nosso ego nos cegou.
Se quer notamos quem estar ao nosso lado.
Perdemos a inocência,
Movido por desejos carnais e matérias, apenas...
Aos poucos vamos caindo igual Atenas.
O que antes acordávamos
Para brincar com os vizinhos da rua,
Hoje acordamos para servir uma rotina sem vontade nenhuma.
Olhai a bom tempo
que o tempo ele voa,
não perca seu tempo
com qualquer pessoa,
priorize seu tempo
não vivendo à toa,
quem prioriza o tempo
a sua vida coroa.
O amanhã pode ser um talvez ou quem sabe.
Falo isso, pois nos negamos ao próximo e negamos de viver a nós mesmos. Acreditamos que o amanhã chegará e teremos todo o tempo para fazer.
Negamos nosso abraço, com a certeza que amanhã ou depois teremos mais uma oportunidade.
Deixamos até mesmo para dizer eu te amo, no próximo dia!
Se esse próximo dia não vier?
Se esse tempo extra não estiver mais ao nosso alcance?
Amigos não temos tempo extra, nem tão pouco o amanhã.
O fazer hoje é que vai determinar talvez o teu dia de amanhã.
Quem quer viver bem no presente encontra o seu lugar
Seu lugar nos braços do sossego
Enquanto uns dizem que o tempo não para
Outros dizem que o tempo
Não passa de ilusão
Tempo. : Ilusão dos sentidos.
O Ontem tão distante parece tão presente, tal qual o amanhã que parece inatingível e chega tão rapido.
Ontem , hoje e amanhã se confundem num só instante , é tudo tão rápido e envolvente que parece uma magica de Deus ,e nós imersos nesse universo interminavel vivemos numa grande ilusão das coisas permanentes , palpaveis ,e de tão transitorias que são ,que chegam a nos iludir que somos de um só tempo, de um só planeta, de uma só experiencia.
Mera ilusäo de um cidadão do universo que desconhece a que sua criação se perde na grande poeira dos milenios.
Toque de luz
03/10/19
Toque de luz
“Houve um momento, que os sonhos, não mais eram feitos por dúvidas. Da alegria, do sorrir, da gargalhada, do sentir, da inspiração, do agradável porvir, tudo era feito de beleza, que ao dissipar-se com a impiedade do próprio tempo, em hostilidade, dividiu cada elã, digo do furor, o arrebatamento, os momentos, em pequenos detalhes. O de ser o que se tornou na utopia, ou, o locupletar da própria estima, extraída do caos, em meio a paz da introspecção. Uma eterna prisão de mundos, do antes e o agora, pois não houve, apenas há.”
(Mettran Senna)
Quatro Momentos
No primeiro momento, viajo através do tempo e espaço e vejo o nosso existir,
No segundo momento, mergulho no círculo vicioso das diferentes sensações e delírios,
No terceiro momento, insisto em dizer ao meu corpo e mente que tudo é real, então eu me aproximo da luz forte do Sol e ela não queima,
No quarto momento, percebo que a minha sanidade continua firme, porém o meu mundo permanece vagando em órbitas diferentes.
As estações
Quando caem as folhas de outono
É sinal de que surgirá em breve
Uma doce primavera Um novo tempo, uma nova estação
São os ciclos da vida, celebrando
O tempo divino da existência
Repara na chegada da primavera
Das flores que desabrocham
Anunciando mais uma etapa da vida
Repara na beleza dos pássaros
Que voam livremente, é o Tempo de chegada e de partida.
Em cada destino na trajetória de cada existência Haverá uma certeza no caminho
Foi no tempo em que se propôs
A liberdade de escolher Viver a tua própria vida. Uns dizem que é a sina que se
Destina, outros dizem que é apenas o livre arbítrio Porém sendo o tempo
O maior aliado das vitórias E das derrotas, segue confiante
Pois a caminhada é constante.
mãe tem um tempo diferente de todo tempo
mãe faz o tempo correr de improviso
mãe encontra tempo no entretempo
mãe faz o tempo parar quando preciso
mãe sabe o tempo certo de ser vozinha
mãe tem todo tempo do mundo pra todo mundo
mãe nunca cobra tempo quando está sozinha
mãe não sabe o tempo que leva pro filho volta e deixar de vira mundo.
mãe ja viu de tudo vendo o tempo passar
mãe no tempo certo ja por vezes riu e chorou
mãe só não quer ter tempo de ver o filho ir e não voltar
mãe por amor aos outros seu tempo dedicou
mãe espera com paciência o tempo pra ser mãe
mãe não sabe cronometrar o tempo no ponteiro
mãe mesmo com o passar do tempo sempre vai ser mãe
mãe no tempo do dia dorme por ultimo e acorda primeiro
mãe é tão apaixonada pelo tempo que venha o que vier
mãe só usa o seu tempo pra ser mãe e parece nunca sentir dor
mãe só quer ganhar tempo quando não mais tempo tiver
mãe se pudesse mudar o nome do tempo certamente alcunharia de amor.
O tempo, por si mesmo não se trata apenas de um relógio
Na realidade ainda hoje não o sei como difinir
Talvez seja um corte na viagem da vida fino como um fio
E na volta a solidão e o espaço que me faz refletir
Se pode se evitar te faria o não por seres quem és
Mas pela companhia que trazes odeio estas fazes
Em que a solidão me domina da cabeça aos pés
Por mais que tente entender, não consigo, mostra me o quão bom tu és
FIM DO ANO
E o número assim termina
outra vez, cada vez mais voraz
É o tempo em sua sina
Que seja, então, mais eficaz
O novo floresce, o velho declina
Vai-se mais um, vem-se outro atrás...
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Dezembro 2017
Cerrado goiano
Você está onde deve estar! Tenha calma, respire! As vezes você faz um esforço danado para realizar uma coisa ou outra e sofre tanto por pensar que não conseguiu ainda. Fica com aquele medo de que talvez não consiga nunca.
Deixa eu te falar uma coisa, não existe nada que você não possa conquistar, o nunca não existe! Não desista e não fique frustrado. Cada tentativa torna você mais forte e mais experto. Continue se esforçando e se dedicando, eu não tenho dúvidas que, mais cedo ou mais tarde, você vai conseguir, no tempo certo e na hora certa.
Por enquanto tranquilize-se em saber que você está onde deve estar ,fique calmo e aprecie o seu AGORA!!
O TEMPO
O tempo, nosso maior inimigo,
Atrasa e desperdiça oportunidades,
Entardece rápido sem antes poder te dar uma palavra,
Passa os dias tirando minhas oportunidades,
O tempo voa e só nos deixa saudades,
Sem piedade, só saudades.
Meu tempo pra te ver se esgotou,
Trouxe mudanças e o meu coração ele amargou,
O tempo me deteriorou.
O tempo pra te dizer isto terminou,
Deixou saudades, E da sua mente me apagou,
Sem lembrança, sem uma única esperança.
Mas o tempo me tornou hoje o que sou,um poeta.
A árvore seca que um dia o raio atingiu e que não consegue mais produzir seus frutos...Perdeu sua beleza,perdeu seu viço.
A árvore que mesmo seca,com sua beleza destruída e que a alguns aterroriza,de alguma forma simboliza a vida,afinal é uma árvore.
Uma árvore que apesar de toda sua aparência de fragilidade e inutilidade,a raiz está firme,lembrando que um dia foi bela e que deu bons frutos.
A árvore...eu. O raio...todos que um dia me feriu.
Passa vento,Passa tempo e passa tempestades...ali ela está,na luta da sobrevivência e certamente um dia há de brotar novas folhas,flores e frutos!
- Relacionados
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- 53 frases de reflexão sobre o tempo e a vida
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria
- 57 frases sobre o tempo e a vida para pensar no propósito de tudo
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo
- O tempo cura tudo: 43 frases que mostram que ele sara as feridas
