Poemas sobre o Ser Humano
SER HUMANO
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Que ninguém me convença das mentiras
sobre certas virtudes pessoais,
minhas mais impossíveis piedades
e a força incomum perante a vida...
Não me vistam de santo nem herói,
salvador de uma pátria, de uma rua,
porque dói na verdade flutuante
sobre a lua dos loucos como eu...
Sei andar livremente como sou,
sem a voz abismal da hipocrisia,
fantasia e legenda sem sentido...
Quero cada rabisco em meu rascunho
feito a punho e tremor por incertezas,
desencontros, fraquezas e deslizes...
SER HUMANO EM MIM
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Derrubar este muro e fazer uma cerca;
destrancar esta porta e dormir vendo a lua;
desatar minhas roupas pra vestir o vento
e soltar os meus sonhos pelo mundo afora...
Desistir do prestígio pra ter simpatias;
desfazer minha imagem para ser quem sou;
morar mais no quintal do que na própria casa,
onde o ar se condensa e quase nem é ar...
Desligar cada lâmpada e ligar o sol,
abrir mão dos direitos que me tornam servo
e sem eles teria muito mais amigos...
Gostaria de achar um ser humano em mim;
conquistar mais afetos e ter menos fãs;
ter as novas manhãs como bens de consumo...
SER HUMANO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Cuidado com quem você anda. Muito cuidado: Procure sempre saber do que o outro precisa. Dê seus ouvidos e ombros; estenda sua mão. Agora sei que os nossos pais estavam certos, mesmo não sabendo que sim. Mesmo querendo nos dizer algo diferente; preconceituoso; separatista; no mínimo, equivocado.
Se nós soubermos mudar esse contexto; recontextualizá-lo a favor de um mundo melhor, teremos aprendido com os nossos pais o que os mesmos nem imaginavam que nos ensinariam:Temos realmente que ter cuidado com quem andamos. O próximo precisa de amor... todo ser humano precisa de cuidados.
FORMADO EM SER HUMANO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Jogo bem esses jogos de vinganças
que se abrem nos vãos da insanidade,
só não jogo; são danças evasivas
e covardes; perdidas no salão...
Sei brincar de ciúmes, mas não brinco;
são cirandas inúteis e sem fim;
fico em mim, deixo estar e me preservo
para jogos que valham meu desgaste...
Sou pessoa entendida de pessoas;
ser humano formado em ser humano;
teço loas tão bem quanto pelejo...
Mas velejo por águas mais seletas;
minhas metas não mentem pro meu ego
nem me fazem brigar por causas vãs...
SER HUMANO ANTI-MARKETING
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Tenho a raiva que acalma o coração;
sou desleixo e me agrada ser vulgar;
sei negar o perdão e não pedi-lo,
como sei me assumir um anti-herói...
Muitas vezes capricho em não ser forte,
me recuso a viver a qualquer custo;
vejo a morte com olhos complacentes;
não me assusto; conheço a sua cara...
Eu discordo que a roupa me componha,
corpo é alma que às vezes veste o ar,
sonha e voa por todos os meus poros...
Quase nada que tudo sancionou
foi projeto que um dia elaborei;
não me cace num show de convenções...
SOBRE O SER HUMANO
Demétrio Sena - Magé
Tenho a pretensão de achar que sou um conhecedor do ser humano. Posso estar enganado, mas acho que achar me faz bem. É providencial; me blinda contra muitos espantos, frustrações, expectativas e até rancores. Se não é crime ou ato nojento, vil, profundamente anti-etico, tudo no ser humano é compreensível; perfeitamente passível de relevar a curto, médio e longo prazos.
Foi assim que mantive amizades preciosas com pessoas que aprontaram feio comigo, até mais de uma vez. Pessoas essas, que pouco tempo depois me surpreenderiam com gestos lindos e demonstrações naturais seguidas, de honestidade; sensibilidade; bom caráter. Compensaram em larga escala o meu convívio com elas, de formas enriquecedoras não para meu bolso nem meu ego, mas para o meu senso de humanidade.
Relevei mentiras. Injustiças. Arroubos agressivos... distorções, calotes financeiros, intrigas, palavras e compromissos não cumpridos e outras falhas de quem a minha intuição fez preservar. Não tornar inimigo. Não condenar como criminoso nem vilão em alguma escala. Simplesmente olhar como ser humano igual a mim, que também tenho minha carteira de erros. Muitos erros. Alguns graves.
TUDO É SOBRE O SER HUMANO
Demétrio Sena - Magé
Toda reflexão escrita (e publicada) é sobre você e eu, de alguma forma, porque tudo é sobre o ser humano. Até quando se usa o recurso do abstrato, do sobrenatural, da generalização e da licença poética. Já li muitos textos que mexeram comigo, me deixaram incomodado e só a custo me convenci de que não que foram escritos especialmente para mim, porque lá não estavam meu nome, o endereço, um segredo meu, uma vivência única ou específica nem qualquer descrição pessoal minha, mesmo quando os autores eram do meu rol de convivência.
Somos flagrados por um texto e outro, porque somos humanos, temos feridas onde cabem certos dedos e, sendo assim, ninguém precisa nos retratar para chamar à reflexão, ao sentimento e ao repensamento sobre nós próprios, talvez movidos por alguma coincidência de cunho generalizado. A menos que sejam declaradamente sobre, ou nominais, literaturas não atiram em alvos singulares... e muitas vezes falam dos próprios autores, ainda que o façam na terceira pessoa. Eu mesmo, falo de muitas mazelas minhas e depois percebo que o fiz como se apontasse o dedo na direção de outros.
Quem escreve e publica textos cuja fonte principal de inspiração é o ser humano com as suas virtudes e mazelas, vive na linha tênue entre surpreender pelo encanto e magoar pessoas que ele nem imagina. Algumas próximas, que reagem como se autuadas em flagrante... outras distantes, que se perguntam como certos textos as encontraram; como quem escreveu as adivinhou. Constato no espelho de minha trajetória, que ser um "escrevedor" às vezes é uma dádiva; outras vezes um incômodo; muitas outras um infortúnio.
SER HUMANO
Demétrio Sena - Magé
Quem sempre cultivou espontaneidade, alegria, inclusão e calor humano, jamais permita que uma eventual conversão religiosa lhe torne uma pessoa fechada, soturna, preconceituosa (ou seletiva) e fria. Se a religiosidade vai lhe tornar um ser humano pior, prefira continuar sem religião... pelo menos sem essa religião.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Cada dia que passa, admiro mais ainda o ser humano.
A sua capacidade de lutar pelo que e impossível.
A persistência em tentar e tentar.
Poxa vida pessoal admiro muito pessoas esforçadas mas pó se e impossível.
O homem não voa sem ajuda de acessórios.
Aprenda encontrar os limites, deixa a faca de lado, não fica socando a coitadinha.
Deixe o impossível para DEUS só ele e capaz.
Não confunda persistência com insistência.
Amadureça e compreenda os limites da vida.
Seja ousado e não burro.
Admiro você por que e capaz e lembre-se o impossível só com DEUS.
A necessidade de sentir o ego e contar vantagem de superação é algo que motiva o ser humano a seguir em frente.
Se soubessem que essa defesa é também sua maior fraqueza e sua melhor mentira, jamais as alimentavam.
A falta de consciência revela os desejos mais profanos do ser humano.
A única diferença é que eu tenho as mesmas intenções com ou sem consciência.
Posso crer, com toda a certeza, que Deus é o maior terapeuta que um ser humano pode ter na vida. É n’Ele que a alma encontra descanso, o coração é tratado e a mente é renovada. Quando tudo pesa, é o Senhor quem acolhe, cura e sustenta.
A Palavra nos ensina que existe um lugar seguro para depositar dores, medos e inquietações. Confiar em Deus é aprender a esperar, é exercitar a paciência e descansar na certeza de que Ele trabalha mesmo quando não vemos.
Deus trata no silêncio, restaura no tempo certo e fortalece pela fé. Quando escolhemos confiar somente n’Ele, entendemos que nada foge do Seu controle e que todo processo tem um propósito eterno.
“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”
1 Pedro 5:7
Por Geórgia Palermo💐
a falta de empatia para com outro ser humano, é a pior desgraça que pode ser cometida pelo ser humano.
Além de prejudicar os que estão à sua volta, é praticamente um suicídio moral.
É se entregar a miséria e ficar lançado ao azar e escassez.
A coragem é, a cima de tudo, a qualidade que permite uma pessoa “ser” mais “ser humano” do que religioso.
Sermões se dispersam com o vento e não sobrepõe “atitudes”!
Sentimentos e opiniões instáveis agem ao presente através de pensamentos, emoções e reações não resolvidas!
Tenho cada vez mais dúvidas se o ser humano tem levado vida de gado...
vejo que enquanto rumina,
o gado medita
enquanto o homem se excita.
Observando Elon Musk...
O ser humano quer dominar o Universo,
mas não consegue evitar os congestionamentos,
e os incêndios automobilísticos...
O ser humano tem varias faces. Mas a que eu uso é com
contato olho no olho para enxergar a alma de cada
ser em sua verdadeira essência
Que força teria o ser humano para cumprir sua missão se confiasse apenas em sua intuição....
Sempre sabemos o que devemos fazer, seguir a intuição ou colocar interesses pessoais acima dos princípios depende de cada um.
O sofrimento existe na terra e a causa são as escolhas.
Por isso, a capacidade de mudar o rumo da vida esta em você, depende unicamente de você.
