Poemas sobre Coragem
O Peixe-Diabo e o Céu
No ventre escuro do mar profundo,
onde a luz não ousa morar,
um peixe sonhava com um outro mundo,
um horizonte que nunca pôde tocar.
Não queria frio, não queria sombras,
nem o eco sombrio da solidão.
Queria o azul das águas de cima,
queria o brilho na imensidão.
Sussurros vinham nas correntezas,
falavam de luz, falavam de cor.
E o peixe, inquieto, rompeu a noite,
nadou sem medo, nadou com dor.
A subida foi luta, foi quase presa,
foi fome, foi fúria, foi aflição.
As garras do abismo tentaram prendê-lo,
mas ele seguiu sua intuição.
Subiu, subiu, subiu, e o peso sumia,
o mar tornou-se quase ar.
E então, num salto, num último fôlego,
rompeu a linha, e o céu pode tocar.
E lá no alto, onde a luz brilhava,
sem forma, vasto e sem direção,
o peixe viu, sem nada a enxergar,
que o céu sempre esteve em sua escuridão.
Quem é o covarde e quem é o corajoso?!
Não raras vezes, quer um quer o outro, são definidos no momento
pelas circunstancias...
A verdade é que nem a coragem nem a covardia são qualidades inatas ao indivíduo. Como se de uma propriedade (herdada ou adquirida) se tratasse.
O mais comum na realidade, é oscilarmos entre as duas!
O medo de ser quem sou,
me seguiu por noites e dias.
Hoje, sofri o preconceito,
mas pela primeira vez, não tive medo.
Tive pena da mediocridade,
gratidão por me mostrar que sou maior.
Podem tirar as minhas terras;
Podem destruir meus castelos;
Usurparem a minha fortuna;
Podem quebrar os meus ossos, arrancar minha pele e estraçalhar a minha carne.
Mas duas coisas não podem me tirar.
Minha fé em primeiro lugar!
E o meu café.
A vida sempre vence!
Não tema o futuro—apenas siga em frente, porque com Deus, a vida sempre vence! Quando confiamos n’Ele, cada desafio se torna um degrau para algo maior. As dificuldades podem até surgir, mas nunca serão maiores que o poder de Deus em nossa vida. Mantenha a fé, avance com coragem e lembre-se: quem caminha com Deus nunca está sozinho e sempre tem a vitória como destino!
Moabe Teles
O poeta da triste figura
Inspirado por D. Quixote, contemplo o mundo com esperança, carregado de idealismo, nostalgia e honra. No meu peito, pulsa o coração de um sonhador, alimentado pelo desejo fervoroso de ver a humanidade e o mundo ao meu redor alcançar sua mais nobre e elevada essência. Sou um eterno idealista, espero sempre o melhor, mesmo quando o horizonte se mostra tempestuoso e sombrio. Sonho com o V império, aquele renascimento espiritual que impulsionaria a sua essência mais profunda para o cenário global.
Avanço cautelosamente, passo a passo, sem temer fazer o ridículo por me agarrar firme à convicção de que vale a pena erguer o estandarte dos valores que parecem esquecidos e enterrados.
Em meio às brumas do tempo, encontro a melodia da nostalgia e da melancolia, uma canção que ressoa profundamente em mim. Sou tocado pela tristeza que vem da percepção da imperfeição do mundo, mas tento vislumbrar beleza mesmo nas sombras que cobrem o mundo profano.
O meu sentido de integridade e retidão guia os meus passos, são os valores que me mantêm firme no meu propósito, mesmo quando o universo, e eu mesmo, questionamos a minha sanidade. Sigo um código de conduta que pode parecer antiquado aos olhos do mundo, mas que para mim representa a essência mesma da integridade e da autenticidade.
Assim, como poeta da triste figura, sou uma sinfonia de contradições, navegando entre sonhos e realidade, idealismo e desilusão, coragem e vulnerabilidade. Sou um reflexo da complexidade da condição humana, buscando incessantemente por significado e beleza num mundo que muitas vezes parece indiferente à minha busca.
Põe a fralda, e vai!
Eu tive medo,
mas eu fui com medo mesmo!
A fé me guia.
Eu duvidei das minhas capacidades mas fui guiada pela luz divina, e meu coracão estava em paz, eu me dispus como instrumento, e também recebi as bênçãos derramadas.
Eu benzedeira.
Eu mulher.
Eu centelha divina.
Eu sou assim: tenho muito medo, e muita coragem.
O medo só me congelou durante o burnout e a depressão, agora tento olhar o que ele me alerta, e sigo em frente!
Dias de chuva, dias de glória!
O Sol em Nós
Há um sol que nasce além do horizonte,dourando montanhas, beijando a fonte.É farol divino, guia do dia,aquecendo a terra em melodia.
Mas há um sol que em nós precisa brilhar,não de fogo, mas de amar.É luz interna, chama guardada,que ilumina a alma mesmo apagada.
O sol do céu finda ao entardecer,mas o sol da vida não pode morrer.
É coragem nas sombras, fé no escuro,um coração quente num mundo inseguro.
Deus desenha o sol nas manhãs que renascem,e nos ensina a sermos luz nas vidas que passam. Que nosso brilho seja tão forte e fecundo,quanto o sol que aquece cada canto do mundo.
Alves, Rosahyarah
Vingue-se de você mesmo!
Quando errar, vingue-se de seu próprio erro.
Tente novamente; faça melhor dessa vez!
Vingue-se de seus fracassos provando a si mesmo do que você realmente é capaz: fazer e ser melhor que ontem, melhor que seu passado, melhor que suas falhas, melhor que suas desculpas.
Perdoe-se quando conseguir vingar-se de si mesmo, porque nesse momento, você superou a si mesmo.
Sou sonhador, de olhos no além,
Busco o impossível, onde o vento vem.
No coração, carrego a fantasia,
A crença de que tudo se faz em poesia.
Sonho com um mundo de paz e luz,
Onde a esperança brilha e a dor reduz.
Caminho sem medo, de mãos abertas,
Pois sei que os sonhos têm portas abertas.
Sou sonhador, com alma a voar,
No céu de ideias que não param de brilhar.
Cada passo é um sonho que se constrói,
E no final, é a coragem que nos faz heróis.
Sonho com um amanhã mais justo e real,
Onde o amor seja nosso farol, sem igual.
Sou sonhador, e nunca vou parar,
Pois sei que é no sonho que encontramos o nosso lugar.
Persistência
Quando o vento é forte e a estrada é dura,
Quando o céu se fecha em cinza e temor,
Há uma chama que nunca se apaga,
Uma força que insiste, vencendo a dor.
Cair não é fim, mas lição silenciosa,
Um passo que ensina a melhor direção.
Cada tropeço é a voz vigorosa
De quem não desiste, apesar da tensão.
Persistir é plantar em terra infértil,
É regar com suor o que ainda não veio,
É confiar que o tempo é hábil
Para moldar o sonho ao nosso anseio.
E quando o mundo diz “não é possível”,
A persistência responde: “Eu vou tentar”.
Pois o impossível, no olhar indomável,
É só o começo de um novo lugar.
Então segue firme, sem medo ou lamento,
Cada passo é um grito de fé e de vida.
Persistir é vencer o próprio momento,
É erguer-se do chão com a alma erguida.
Por vezes, a liderança é como uma densa floresta que o líder segue desbravando. Abrindo caminhos com a lâmina da coragem, da inspiração e da lealdade.
José Guaracir
Quando foi que começamos a acreditar que a gente precisa decidir o que devemos ser?
Eu sempre gostei de fazer tantas coisas, que me definir em algo me parece tão pequeno e superficial...
Descobrir coisas novas é o que sempre trouxe sentido pra mim
Me jogar numa nova experiência, me reinventar, fazer algo que ultrapasse aquele medo que a gente sente de tentar algo novo, sabe?
Desde criança o que me move é a coragem
Porque é preciso muita coragem pra se permitir viver tudo aquilo que você é,
Com todas as suas nuances e imperfeições
Eu sou uma mulher em movimento!
E o movimento representa pra mim a liberdade que a gente tem para ser.
Essa liberdade que a gente demora tanto tempo pra descobrir que existe
Mas quando a gente se permite, não tem como mais ficar num lugar limitante
Eu também já estive nesse lugar
E quando eu não pude mais viver a intensidade de todos os meus eus, eu voei
Voei para escrever a minha história e ser parte da construção de outras vidas
Porque viver todos os meus eus tem o impacto de mudar não só a minha vida, mas inspirar tantas outras
A minha história, ela pode parecer só mais uma entre tantas, mas a minha essência é única
Viva a sua Essência!
𝐕𝐢𝐯𝐨 𝐚𝐟𝐨𝐢𝐭𝐚…
nem tranquila, nem amena
Muito menos acostumada à vida comum e corriqueira do dia a dia.
Me embriago com vontades, e saio para lugares distantes onde eu possa ver o céu inteiro, me deitar no chão e sentir o mundo rodar.
Não tenho hábitos de rotina, acordo e mudo de ideia, parece confuso, mas é um jeito bom de viver.
Num tempo distante, fui acorrentada às regras e por anos me tornei escrava do olhar e aprovação de quem nem sequer entendia o meu sentimento.
Fui, mas isso já passou;
Vale agora a minha coragem, que não me importa se por vezes soa como loucura…
Vale pra mim o que faço, o que vivo e o que eu sou!
Derrota.
Talvez sempre me falta ciscos
Pois tenho medo de correr riscos
Desde o momento de soltar meus sentimentos
Para não me envolver cem por cento
Então nem sou 8 ou 80
Estou na casa dos 40
Acho justo me equilibrar
Mesmo correndo o risco de desaproximar
Me falta tudo
Principalmente ações que fazem de pessoas
Heróicas
Não vilãs
Talvez eu seja uma pessoa que não concorde com tudo
Neste mundo
Sêneca, meu conhecido
Queria correr o risco de amar e não ser correspondida
Correr o risco de defender meus sonhos em meio a multidão
Com minhas mãos vazias
E ainda me arriscar a perder pessoas de vista
Correr o risco de confiar
Sabendo que um dia eu posso ser traída
Correr o risco de tentar mesmo sabendo que eu vou errar
Talvez não seja livre ainda
Pois só quem corre riscos
Tem sua vida liberta
Mas por um triz
Eu não corro o risco
De largar tudo
E viver como você realmente diz
Toda história tem
pelo menos dois lados
no mínimo duas versões
Toda história possui
pelo menos uma mentira
no máximo uma verdade
Toda história é construída
na coragem dos amantes
na covardia da guerra
Toda história é calcada
no medo dos guerreiros
na virtude da paz
A verdade não tem lado
a guerra é prisioneira da paixão
a mentira nem tem fronte
a paz é liberta pela razão
Existem os que dizem que tudo começa depois do carnaval,
Existem os que pensam que isso é uma grande bobagem...
A vida começa todos os dias, em um repetido ritual,
O que pede de todos nós, são boas escolhas, a fé e a coragem...
A vida não é sobre ter controle, mas sobre aprender a dançar com o inesperado.
— Maycon Oliveira
Essa frase foi escrita por Maycon Oliveira – O Escritor Invisível, autor do perfil ‘O_Escritor_Invisivel’ no site Pensador.
A vida não grita, ela sussurra. Os atentos escutam, os apressados perdem.
— Maycon Oliveira
Essa frase foi escrita por Maycon Oliveira – O Escritor Invisível, autor do perfil ‘O_Escritor_Invisivel’ no site Pensador.
