Poemas sobre Avós
Me desculpem os velhos, que me perdoem os pais e os avós desta sociedade falida e corrompida. Que os deuses do puritanismo hipócrita e repressores da juventude me castiguem e façam de minha cabeça um alvo de maldições para toda a eternidade, mas digo aos jovens, com conhecimento de causa. Façam hoje o que não poderão fazer amanhã. Aproveite para romper barreiras e ultrapassar limites de suas mentes e de seus corpos. Fume se quiser fumar, beba se quiser beber. Durma na calçada, vomite nos pés de seus amigos, transe com garotas e garotos em becos escuros. Façam festas proibidas aos adultos. Transe, meta, faça amor, foda, trepe, sempre que puder e com quem vocês acharem que deve. Mate aula, minta aos seus pais. Tenha várias namoradas e namorados. Crie tribos e grupos. Aprendam a tocar guitarra, bateria ou qualquer outro instrumento. Seja um astro do rock mesmo que por quinze minutos. Façam uma tatuagem ou várias. Mande Deus para o inferno se assim quiserem. Prevarique, traia, chore. Jogue bola descalço no asfalto. Toque a campainha do vizinho e saia correndo. Murche o pneu de um carro qualquer na rua. Exploda a caixa do correio de alguém. Arrisque-se. Pinte o cabelo, coloque um piercing, cole na prova. Viva. Independente de qualquer coisa, viva. Antes que você vire um velho, um pai, uma mãe, um avô arcaico, chato, puritano, ultrapassado, sem histórias para contar nas reuniões de família aos domingos e não possa contar aos seus filhos como você aproveitou sua juventude e mesmo assim conseguiu sobreviver a ela.
Tinha a mesma sensação, de quando dormia na casa dos avós, onde pela manhã, o sol entrava timidamente, dentre os espaços da cortina branca de renda. Sentia algo bom, ali o dia começava bem, a luz entrava aos poucos permitindo-a despertar vagarosamente e feliz. E quando o via, sentia-se lá, na casa dos amados em um sítio na pequena cidade de Mari. Parecia que nos olhos dele, também havia luz, esta que invadia a janela da sua alma e alojava-se no coração.
O amor esta deixando de existir , aquele amor dos nossos avós ja quase não existe hoje em dia , aquele amor em que os dois envelhecem e morrem juntos , pois a sociedade esta corrompendo o homem e enchendo ele de “poderes”, que por si , acabam tomando a decisão errada , e escolhendo a pessoa errada , as pessoas estão olhando muito para a beleza exterior das pessoas , e as pessoas que são suas alma gêmeas estão passando despercebidas ...
Antes de nos casarmos, perguntamos a nossas avós, cujos casamentos duraram quarenta anos ou mais: "Qual é o segredo de um casamento feliz?". E elas pararam, olharam para a salada de frango e disseram: "Vocês realmente precisam gostar um do outro. Além da atração, você tem mesmo que gostar daquela pessoa".
Nascemos com nada e, quando morremos, não levamos nada. Então aproveita hoje. Aproveita seus avós, seus pais, porque tudo vai acabar.
Olhe para os seus avôs como uma enciclopedia viva, somente eles sabem como amar, ter paciência e cuidar. Aproveite a cada instante a presença dos mesmos.
Tinha em mim o ar viciado das bibliotecas e o da casa de meus pais e avós. Era o cheiro dos livros envelhecidos pelo tempo, uma combinação de grama,ácidos, baunilha, mofo e saudade. Outono em Copacabana, Maeve Phaira
Avós não ficam para sempre, claro. Apensar que a gente pensa que eles são eternos, né, assim como os nossos pais, mas eles se vão também... assim como nós um dia iremos, os nossos filhos irão... e assim, caminha a humanidade. É uma rotatividade a vida. A gente nem se dá conta de como ela é “trem-bala” como diz a canção. Viver é uma faísca é um nada, em se tratando de existência.
Lamento lhes dizer: os pais dos seus avós já se foram; mas, não retarda a vez dos filhos dos seus filhos, os quais estarão reunidos diante do Cordeiro para o anjo conferir se todos os nomes de seus descendentes foram escritos no Livro da Vida, com a marca da promessa em seus corações, para receberem o Passaporte da Vida Eterna com Deus.
Que agradável surpresa, encontrar "avós e avôs" com mentalidade ampliada aos assuntos atuais, porém, com olhar sábio da maturidade. Desde o visual até a essência de suas vivências, percebe-se a leveza de suas almas. Que dignifiquem nossos idosos, ( e quem lhes diz é uma cinquentinha), para que muitos possam expressar opiniões, sabedoria e pontos de vista equilibrados, elementos que só a maturidade e inúmeras experiências qualitativas, proporciona.
Essa geração é tão mimimi, que antes o governo convocava nossos avôs à guerra, e agora, o governo nos convoca para ficarmos em casa.
Os mais velhos (pais, avós) são bibliotecas com grandes qualidades e nunca devemos deixar de visitá-los constantemente para melhor conservação.
As mulheres que pertencem à geração das nossas mães e avós foram criadas em uma sociedade patriarcal machista, onde o corpo lhes era apresentado como pecaminoso, impuro, sujo e imoral e, não como o que de fato é: altar sagrado dos seus sentimentos mais puros; seara, na qual, se gesta e se perpetua vida e poesia onde se pode vislumbrar a arte mais perfeita da criação.
É importante reverenciar o passado...
Reverenciar os pais, os avós, os amores, o passado nos trouxe até aqui. Somos energia e trocamos energias com essas pessoas, mesmo aquelas que hoje já não fazem parte das nossas vidas, elas nos proporcionaram bons momentos, devemos ser gratos, somente quando reverenciamos , somos capazes de transmitir ao universo que estamos prontos para receber o novo. O passado nos fortaleceu, nos ensinou, nos deu o precisávamos para chegar até aqui, e isto só foi possível porque outras pessoas participaram da nossa trajetória, ninguém vive só, somos coletivo.
Nossos avós sabiam bem mais que nossos pais. Nossos pais sempre souberam mais do que nos. Nos sabemos mais que nossos filhos. Já nossos filhos! Acham que sabem mais do que as três gerações juntas... (Saul Belezza - Patife - Mario Valen)
Obrigado pela experiência de ser avô, pelos avós que tive, por meus filhos, por ter esse momento de saber o que é ter avós e passar valores e aprender com sabedoria.
Os avós, após terem criados seus filhos, têm agora paciência dobrada para dedicar amor aos netos. As crianças sentem este carinho e correspondem rapidamente.
Guardo no olhar das minhas avós uma infinidade de conhecimentos que me ensinam a lidar com as "feridas" da vida!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases para avós: mensagens inspiradoras de afeto e admiração
- Poemas para Vovó
- 54 frases de avó para neto que refletem a doçura desta relação
- Poemas de Avô
- Dedicatórias de avós para finalistas
- 3 gerações: avó, mãe e filha (frases sobre um legado de amor e força)
- Poema de agradecimento aos Avós