Poemas sobre Árvores
No ciclo da vida:
As folhas caem, mas as árvores não morrem por isto. Em realidade elas ficam mais fortes, pois aterram suas raizes. Elas se mantém firmes nos mais rigorosos invernos, pois sabem que a a primavera chegará; e com ela novas folhas, novos frutos e sementes também chegarão.
Não desanime nas dificuldades, não reclame, não lamente, aprenda, mergulhe, evolua. Lembre-se que a Mãe Natureza está presente em todas as estações, te agraciando com as belezas da vida. Então, ainda que suas as folhas caiam, tenha a certeza que novas brotarão, pois suas raizes estão sustentadas por seu coração na verdade, na presença, amor, fé e proteção de todos os seres de luz e da luz que te ampara e ama incondicionalmente.
"As árvores meditam no
Inverno.
Graças a isto florescem na
Primavera
Dão sombra no
Verão e
se desnudam no vento do
Outono.
Amamos as flores,
mas arrancamos.
Amamos as árvores,
mas cortamos.
E ainda não entendemos o
medo que algumas pessoas
sentem quando escutam:
Eu te amo " ❤
Ode de despedida
As árvores da minha terra
já não morrem em pé…
morrem nas manhãs frias de nevoeiro,
morrem numa paleta policroma desbotada,
morrem num tempo esculpido por uma soturna melancolia,
morrem no ocaso da memória continuamente vivida,
morrem na toponímia de um corpo consumido,
morrem
morrem as minhas raízes
silenciadas dentro de mim.
Em campos onde o silêncio se estende,
o lobo caminha entre árvores,
alma selvagem em paz, até que mãos rudes
rejubilam no aço, no fogo da agressão.Provocam-no com o veneno do medo,
arrancam-lhe a calma, rasgam o seu manto,
e quando a fera solta o uivo da dor,
rotulam-no de mau, titãs do juízo cego.Não veem o açoite que partiu seu chão,
não ouvem o grito sufocado em seus olhos,
só julgam o rugido que brota da dor,
escondendo a origem, negando a razão.Assim, o lobo é julgado pela reação,
mas quem planta o tormento colhe a tempestade,
e no eco da defesa, nasce a verdade:
a fera não escolhe ser, é feita pela opressão.
Sob o céu, o mar bramia.
O vento sussurrava nas pradarias.
Sobre as árvores, pássaros cantavam uma linda melodia.
No outono frutíferas, na primavera floridas, as árvores embelezam a vida.
É a onipotência do Criador.
A Ele toda glória e louvor.
O farfalhar das árvores no bosque
lembra o arrepio da pele
ao encontro do teu abraço.
O suor que me escorre
recorda as lágrimas que te descem,
e o vosso peito
que em silêncio se fere.
Na penumbra da noite,
o sol ainda permanece.
No amanhecer da manhã,
a lua também estará.
Tudo aquilo que recordo
não se perde —
permanece.
Em algum lugar,
em alguma coisa que ainda fala,
mesmo quando já não se vê.
A sabedoria se aproxima dos diligentes,
como vento que acaricia as árvores despertas.
Ninguém a prende, ninguém a detém;
vem e vai segundo o seu querer,
abençoando os corações atentos,
e deixando os distraídos na sombra da ignorância.
🌬️ Ode à Ventania 🌪
O vento chegou de improviso,
veloz e potente,
balançando as árvores do quintal
como se as chamasse para dançar
em seu impulso frenético...
As folhas, dispersas, formavam
um corpo de balé no ar,
seguindo a cadência rítmica
do vento...
Ó ventania!
Às vezes tão cruel,
arranca e destroça
tudo o que encontra em seu percurso;
outras vezes, com maestria,
ensina que há momentos
para parar e observar,
para entender que é necessário deixar ir
e acolher o que deve vir...
Ó ventania!
Chegaste como fera solta,
rasgando o silêncio do quintal,
fazendo das árvores tuas parceiras
numa dança insana de poder e vertigem...
As folhas,
oh, as folhas!
eram fragmentos da vida
voando sem destino,
sopradas por tua fúria caprichosa...
Ó ventania,
cruel como quem ama demais,
que arranca raízes,
derruba o que resiste,
e ainda assim
traz o sopro que renova,
o caos que purifica...
Ensinas, sem palavras,
que o que parte
também ensina a ficar,
e que só o que se entrega
conhece a leveza do ar...
Ó ventania!
O vento veio de repente,
como quem tem pressa de viver,
trouxe em si o rumor do tempo
e o perfume das lembranças antigas...
As árvores se inclinaram em reverência,
e as folhas, desprendidas,
dançavam como almas libertas
sob o toque invisível da ventania...
Ó doce e brava ventania,
que às vezes fere,
mas também consola,
tu me recordas
que tudo o que parte
abre espaço para o novo respirar...
Há beleza no que se despede,
e quietude no que permanece...
assim como o vento
que passa, mas deixa a alma...
✍©️@MiriamDaCosta
De certa forma,
eu sempre me senti
completa e serena
nos lugares onde eu pude
ver as Árvores e o Mar...
Afinal...
A minh'alma
tem as cores e os olores
da Mata Atlântica
e do Oceano Atlântico...
E o meu Lar
é a Região Oceânica de Niterói...
✍©️@MiriamDaCosta
@miriamdacostamiry
Primeiro derrubam as árvores 🌳🌳🌳
depois constroem condomínios,
bairros ( alguns até chamados de “bairros ecológicos”)...
E no fim, nomeiam as ruas
com nomes de árvores em via de extinção
ou que já não existem...
✍©️@MiriamDaCosta
Hoje durante a minha caminhada
na Serra da Tiririca, entre árvores 🌳 🌴, plantas nativas 🌾🌿, flores 🌼🌺
e frutos 🥭🍌🍒🥑🥥 ...
oxigenei o meu olhar
com o ar puro da mata🌳🌳🌳
e a minha alma de silêncio e serenidade.
No caminho, voltando para casa 🏠
observei casas com muros altíssimos, câmeras de segurança em cada ângulo dos muros e nos portões... em todas!
Da mata aberta para os muros fechados,
a paisagem mudou, e com ela, o jeito de viver...
Lembrei de um tempo, onde as casas disputavam serem as que tinham o jardim mais bonito...
com varandas cheias de vasos pendurados com samambaia chorona, renda portuguesa, dólar, dinheiro-em-penca , lambari roxo e tantas outras espécies de plantas que pendem dos vasos... os canteiros do jardim com rosas vermelhas, amarelas, brancas, rosas🌹 ... dálias de todas as cores🌸... jasmim, margaridas, girassóis 🌻flores de todos os tipos e cores🌼⚘... era um verdadeiro arco-íris... cores e aromas...
As vezes, na ida para a escola, a gente "roubava" uma das flores para presentear a professora ... ou na volta para casa para agradar a vovó, a mãe, a madrinha ou a tia...
a família , quase que toda, morava na mesma rua ou bairro...
Onde foi parar o cenário de um tempo?
Nas cercas floridas dentro do recinto amarelado das memórias.
✍©️@MiriamDaCosta
Façam calçadas!
Asfaltem as ruas!
Cimentem os quintais!
Derrubem árvores
aqui e ali,
até que o “ali” não exista mais.
Invadam serras e matas
com condomínios luxuosos
ou barracas medíocres,
a ganância,
não distingue acabamento.
Aterrem manguezais,
beiras de rios,
lagunas e lagoas!
Avancem até a beira
dos mares e dos oceanos,
como se a maré obedecesse
escritura humana.
Mas lembrem-se:
a terra precisa respirar.
A água precisa fluir.
Não reclamem
quando a água visitar a sua sala
sem pedir licença.
Não reclamem
quando a terra,
cansada de sustentar excessos,
desmoronar sobre os seus projetos.
Você não viu.
Você não se importou.
Você derrubou,
aterrrou e invadiu.
Um dia
a Natureza reaverá
cada centímetro desapropriado.
A Natureza tem leis.
O ser humano as infringe
até que a sentença chegue.
E nessa hora
não há Santo,
não há Deus,
não há Jesus
que dê conta
de tanta insensatez.
O ser humano é insaciável
e irresponsável.
A Força da Natureza
é implacável.
✍©️@MiriamDaCosta
Meu diamante!
Vi uma rosa vindo na minha direção flutuando entre as árvores, parecia que tinha asas, parecia até mesmo com uma fadinha,
ao pousar em minhas mãos ela se transformou imediatamente num diamante,
surpreso e sem entender, comecei a sorrir alegremente sem parar,
então, ao levantar o belo diamante em direção a luz do sol pude ver todo o seu brilho e o seu poder iluminado logo tomou conta de mim,
foi ai que olhei para dentro do diamante e enxerguei profundamente no seu reflexo os traços perfeitos do meu destino.
Convencido! Percebi o quanto você é o meu amor é o meu diamante.
Neve quente
As árvores estavam cobertas, carregadas,
a estrada estava intransitável,
o telhado ao mesmo tempo que explorava a fumaça da chaminé a todo vapor também segurava o peso da neve densa que caia impiedosamente aquela noite,
Do frio foram extraídos goles incansáveis de vinho,
da lareira foi consumido o calor sussurrante em cima do tapete de tecido grosso,
dos sorrisos foram arrancados o doce mel do frescor daquela noite,
Já é madrugada,
a neve continua a cair densamente,
a lareira ferve impenitente,
da janela apenas o suor é exposto descaradamente.
Meio ambiente
As árvores choram,
Os rios sentem,
Os animais observam,
Os ventos pedem ,
Os humanos vão chorar.
Floresta amazônica
Árvores que se comunicam como sociedade protetora,
Carregamentos aéreos com nutrientes vindos do deserto do Saara,
Fauna dos comuns, dos exóticos e dos desconhecidos,
Tribos e cachoeiras escondidas,
Mistérios profundos, ponte de elos, de mitos e lendas, o Curupira e o Boto que o digam,
Desprotegida, desrespeitada, pulmão ferido,
Amada pelo sol, aplaudida pela lua,
Símbolo de sabedoria, de riqueza e do que é sagrado.
Tenho Fé
Por entre as árvores e seus galhos secos, a sombra da sua presença é sentida;
No caminhar, a sensação de que algo está para acontecer a qualquer momento é percebido;
Mais alguns passos mata á dentro sozinho e trêmulo, o desespero toma conta do meu ser;
O medo do inevitável ganha força quando o que era dúvida se torna realidade, o que se apresentava como vulto sai das sombras das árvores e da dois passos lentos com olhar firme e poderoso;
Não adianta correr, gritar, chorar ou reagir, o pesadelo á frente é mais forte, ágil e veloz, o medo é percebido com o bater descontrolado dos dentes e as travas repentinas das pernas;
O dia de sol quente propício para um gostoso piquenique a beira do rio com alguns amigos e familiares parecia chegar ao fim;
O mundo parou naquele momento, as batidas do meu coração faziam barulhos semelhantes a uma bateria de escola de samba, o meu sangue acho que evaporou de tão suado e pálido que fiquei;
Comecei á rezar e implorar a Deus por misericórdia, por um milagre, porque á minha frente estava nada mais, nada menos, que uma onça vigorosa e cheia de maldade no olhar;
Ela ficou parada me olhando por um longo e duradouro minuto, então; respirou forte e sumiu no meio da mata densa;
Acredito que a fé em Deus move montanhas, assim como nos protege e nos da fôlego de vida para continuarmos seguindo em frente...
Passei por entre algumas árvores bem verdes e frondosas, a porta para uma terra mágica, cuja a flora é incomparável e abriga várias criaturas, onde a lógica tem pouco efeito,
Foi uma viagem fantasiosa ou talvez um lapso do tempo, seja o que tenha sido, não importa, esse passeio foi mesmo incrível e o trago na memória por tamanho realismo
E agora, aquele lindo lugar não existe apenas na minha mente, mas também nestes versos, assim, quando quiser, poderei viajar para lá novamente, lendo e recordando ou sonhando revivendo.
Desafios
Lá fora os pássaros cantam
As árvores regigijam
Uma melodia que aquece o coração
As flores desabrocham desmontando
Todos os desafios que parecem invencíveis
Pequenas coisas mostram que incansável é
Esse olhar que brilha ao perceber o
Que se encontra entre a linha tênue
Do palpável e o imperceptível
O instinto de ser feliz.
Kaw Lima
