Poemas sobre arte
Dédalo, segundo a Grega mitologia, era o escultor que punha tanto espírito em sua arte, que ele tinha o poder de animar suas esculturas. Posto que, logo assim que fabricava um boneco, este, era tão real, que passava a ter vida e saía andando! Denomino de escritas "Dedálicas", aquelas escritas onde seu autor põe nelas tanta vivacidade, que as letras, logo assim que formam os "bonecos" das palavras, pelo "escultor" da escrita, andam dentro da imaginação de quem as lê!
🙂
LUCIUS disse: Princesa, é como uma fina, incrível e admirável arte que, embora arte animada que quase não fala, mesmo sem falar absolutamente "nada", encanta com seu jeitinho melífico de ser.
*(Seus olhos incrivelmente puxados, são magníficos).
🙂
Sobre a arte de se auto-avaliar
Lucius foi confrontado, no "bom" sentido, do porquê de seu comportamento pessoal ( visto que causava um pouco de desconforto a outrem, mas não se importando nem um pouco com isso), e demostrou por meio de um brilhante exemplo que na maioria das vezes julgamos, sem nos auto -avaliar, da seguinte maneira:
- Então meu caríssimo, estás tu a me dizer que sou "chato" e que tenho que "melhorar" para ser ( mais ) aceito, certo? Então digamos que existissem somente dez outros seres Humanos exatamente iguais a você, sendo tuas próprias réplicas, e com as mesmas impressões digitais, manias, perfeccionismo, erros, falhas, acertos, gostos, cor, altura etc... E que vocês tivessem de conviver por pelo menos dois anos inteiros, confinados numa fazenda. Não podendo sair dela por nada. E vivendo debaixo da mesma casa por mesmo período. Responda-me: você suportaria aos teus iguais? Como Lucius previa, a resposta foi um misto de silêncio com um "provavelmente não!". E fez o outro concluir que sempre vemos no outro, o que teimamos em não aceitar em nós mesmos.
Às 11h30 in 16.12.2023
Sobre os dons da arte da Oratória e da Escrita
Em relação ao primeiro, é sabido que Cícero orador, fora considerado o maior orador de todos os tempos ( embora haja divergência de opinião). Este, entre os latinos. Entre os gregos, poderíamos citar Demóstenes, o gago. Era gago, praticou a oratória e se tornou o maior orador da Grécia! Quanto ao segundo dom, o da escrita, houve infindáveis habilidosos escritores, não mencionando eu nomes, mas que na arte oratória, não eram proeminentes oradores. Mas existiram os que, por sobreexcelência da natureza, eram dotados dos dois dons - tanto o da arte oratória quanto o da escrita. Isto é, eram tão vigorosamente estilosos e sofisticados tanto falando quanto escrevendo. De modo a não sabermos exatamente que dom escolher, caso tivéssemos que nos ater a apenas um, dos dois que possuísse!
Cícero, não tivemos o privilégio de ouvi-lo, como tantos outros. Mas se julgássemos sua oratória apenas com base na sua escrita, que podemos ler, não o classificaríamos como o orador que a História lhe laureia. Então , a meu ver, Cícero não é tão escritor quanto orador; sobrepujando neste dom, mais do que naquele. Em contrapartida há os que são muito mais sobreexelentes no dom da escrita que no dom da oratória. O que podemos concluir deste curtíssimo ensaio, é que, nem sempre o eloquentíssimo escritor também o será, como orador. E o eloquentíssimo orador, como Cícero, a julgar o que sobre ele dizem os anais da História, nem sempre se destacará na escrita, como se destaca ou destacou na oratória. E que com certa raridade, haverá os eloquentíssimos tanto na escrita quanto na oratória; como Sêneca, Giordano Bruno, Dr. Rui Barbosa, Dr. Enéas Carneiro...
Às 19h03 in 01.08.2024
Inda bem que existe a arte
Para nos dá liberdade
E também nos ajudar
A não morrer da verdade.
Santo Antônio do Salto da Onça/RN
A arte sabe mentir
De maneira transparente
Faz seu mundo paralelo
De forma eficiente.
Santo Antônio do Salto da Onça RN
10/04/2024
"Saudade é uma arte onde acontece
a súbita vontade de pincelar nos
teus lábios os beijos que ainda não
te dei.
É incrível como a saudade tem a capacidade de fazer com que o mundo vire um imenso vazio.
Com tantos sintomas a saudade
até parece doença,
mas sei que a cura é a sua presença.
Devemos dar o valor as pessoas enquanto elas estão por perto. Saudade não é o suficiente para
que elas voltem."
Saudade é uma arte onde acontece
a súbita vontade de pincelar nos
teus lábios os beijos que ainda não
te dei.
É incrível como a saudade tem a capacidade de fazer com que o mundo vire um imenso vazio.
Com tantos sintomas a saudade até parece doença, mas sei que a cura é
a sua presença.
Amo
Ser Amada ...
Comquistada ...
Amor é arte do Sentimento!
Sentida no momento
Tudo é sentir ...
Coração a sorrir ...
Se for correspondido
em simultâneo Sentido .
Amor é sentir ... energia eplodir
Quando aquele o sentimento
Emerge o momento ...
Viva a sua arte,
Espalhe por toda parte,
Sua bondade,
Sua caridade,
Sua verdade,
Sua maior capacidade,
De humanidade,
Se deixe envolver,
Pelo saber,
Do SER,
Que está dentro de você,
Querendo se manifestar,
Pra tudo envolver,
Como o ar,
Uma calma,
Uma paz,
O silêncio da alma,
Que se faz.
Algo tão surreal,
Que é inexplicável,
Se torna real,
Quando se é amável,
Se manifesta,
Em seu interior,
Quando ingressa,
No amor,
Espalhando em tudo,
Uma essência,
Se torna sortudo,
Em sua sobrevivência,
Trazendo o despertar,
Nas vontades,
O consciênciar,
Em suas amizades,
Se torne luz,
Se permita ser,
Como Jesus,
Em seu viver,
Carregando a cruz,
Do saber,
Fazendo jus,
Ao poder,
De agir,
De servir,
Gratuitamente,
E sentir,
Gentilmente,
Em si,
A luz brilhar,
Assim prosseguir,
Como água a vagar,
Por todo lugar,
A procura do mar,
Encontrou seu sentido,
Posso falar,
Tem que ser envolvido,
Pelo criador,
E abastecido,
Com amor,
Nós vivemos,
Para aprender,
Esquecemos,
Nosso saber,
E agora podemos,
Compreender,
A infinitude.
Do ar.
E o sentido
--------------da------------------
=====Palavra=======
-----------AMAR---------------
Deus é bom.
Pela arte,
e pela lida,
Deus é bom.
Por toda parte,
e por toda vida.
Deus é bom.
Nos novelos,
e nos caminhos,
entre camelos,
e espinhos,
Deus é bom.
se alguém chora,
alguém diz paciência.
E nessa hora.
Vemos a ciência.
Que Deus criou.
Por isso Deus é bom.
Viver sozinho,
ou acompanhado.
E com carinho,
ser maltratado.
Chorar sozinho.
E ficar emocionado.
Deus é bom.
por que criou a vida.
e a lida,
que a vida traz.
Por que criou a união,
e na solidão.
podemos reconhece - la.
Por que criou a paz.
E na bagunça,
pedimos por ela.
Pelo pequeno chinelo,
que calça os pés.
E amortece o caminho.
Como Deus é bom.
Pelo ar,
pela voz,
por respirar,
Se sentir a sós.
Como Deus é bom.
Pela dor,
pelo amor,
Pela pequena flor.
Que diz o beija flor.
Como Deus é bom.
Pelo céu azul.
Pelas nuvens,
pelo urubu,
e pela chuva.
Como Deus é bom.
No cacho de uva,
sistema solar.
E para provar.
Que tudo tem criador.
Com tanto amor.
Deus criou.
como Deus é bom.
Pelo corpo,
e pelas funções.
Como Deus é bom.
Por caminhar,
Por chorar,
Por lamentar,
Por pensar,
Por falar,
Por tocar,
e sentir que,
Deus também está ali.
Como Deus é bom.
Pelos cabelos,
E por enxergar,
pelos joelhos,
e por se ajoelhar,
como Deus é bom.
Por ouvir,
e por estar aqui.
simplesmente.
Deus é muito bom.
por permitir.
Que vida passe.
depressa,
ou devagar.
só pra provar.
Que na quermesse.
e no próprio ar,
Ele também está.
Como Deus é bom.
sopro
a comunicação é uma arte
não é preciso estar ao lado para estar junto
para estar juntos basta sentir
eu sinto isso
basta fechar os olhos
por isso que a gente morre
morre para estar junto pra sempre
Água Viva
Ela é arte, é encanto e luz,
Ela é proza e sentimento,
Ela é suavidade,
Ela é água viva que vive em alto mar.
A ARTE VISTA { soneto}
Será que minha arte e' igual a tua? será?!.
A vejo em casa, no trabalho, na rua...; nua.
Me vejo... a vejo... ensejo de ser, arte crua.
Queria só por hoje saber, Minh 'arte... será
Igual a tua? Vistes por fora melhor que dentro.
Então!. A visão que vês e' a arte forjada ao léu.
Os saberes, que atuam por olhos, sob o céu.
Além... delineando as cores, sóbrio pelo centro.
Despojais de jugos, e dizei-me, dizei-me vós:
Que arte e' esta? Persegue-me a todo lugar,
Na pintura, poesia, rachadura, até mesmo ar.
Deveras devo preocupar-me, estou sem saber.
Moldar-me-ei com outra visão senão a minha.
Será que tinha arte igual a tua? Tinha?!.
poeta_sabedoro
Eu preciso da música
Da poesia
Da natureza
Da arte, igual como preciso de oxigênio pra respirar, preciso senti-la em cada pulsar da vida.
Livros são portais onde almas navegam, histórias acariciam, onde corações se abrigam. A arte é o eco de sentimentos profundos em telas, palavras e notas, que revelam-se em segundos.
Melodias, como fios de um tecido celestial, tecem a trama do refúgio, um abraço musical. Cada nota é um suspiro, um consolo na solidão, onde a alma encontra paz, como em uma canção.
A melancolia, doce como um vinho envelhecido, é a tinta que colore o quadro, sutil e destemido. Na paleta da vida, sentimentos se entrelaçam, e na tristeza, a esperança, como uma chama, abrasa.
Assim, a arte sussurra segredos ao coração, recorda que, na melancolia, talvez haja renovação. Entre páginas, pincéis e acordes em sintonia, descobre-se que, na tristeza, floresce a poesia.
Política é a capacidade de suportar a convivência com quem pensa diferente de mim,isto é, a arte de conviver com o outro.
(CLARIANO DA SILVA, 2016)
Eternize sua arte...
Eternize sua arte
Não fique calado,
Se você tem um dom
Não deixe ele guardado.
Edvan Pereira "O Poeta"
