Poemas sobre a Língua Portuguesa
Podem nos chamar de loucos mas se a nossa música não tem letra há uma razão. Nossa língua é única e verdadeiramente universal. Não fala de amores amargurados. Não se trata de um samba carregado de tristeza. Não expressa sonhos e aspiraçoes profunda. Nada disso! Então entenda... Nossa música não tem letra porque deixa soar e se propagar unicamente o presente, aquele presente livre de aflições, egoísmo, posse. Se tudo que podemos viver é o segundo imediato como fazem os recém natos ainda aprendendo a estabelecer conexoes simpáticas. Estamos livres, puros e felizes! É essa música que voce julga sem sentido? Será que somos nós os loucos? Nós, que na nossa tribo, em nossa meditação vara as madrugadas e permite céus que mudem de cor.
Deus deixou nossa língua dentro da boca talvez para pensarmos antes que ela falasse, mas muitas pessoas insiste em solta-la, para falar antes de pensar.
Aquele momento seguido de um arrependimento, do qual as palavras saltadas pela ponta da nossa língua ficariam melhores somente entre os dentes. Existem milhares de palavras soltas proferidas que não damos tanta importância, e existem outras que a importância que desejamos obter não é recíproca, dai o arrependimento. A encomenda que fazemos nem sempre é a mesma da qual recebemos. Como proceder a isso? Emanar um sentimento em forma de palavra, seja ela falada ou escrita segue todo um roteiro dentro do corpo. Dar vazão ao turbilhão de pensamentos é arriscado. E o que não é arriscado nessa vida?
Tenho pensado demais, arriscado escrever algumas poucas palavras, e dizer-las menos ainda. A expectativa que coloco em cima daquilo que digo ou que penso em dizer e com muita certeza, não corresponde com aquilo que me é retribuído, às vezes sabemos disso antes de acontecer a tragédia,e conseguimos evitar, outras vezes insistimos tanto na ideia que acabamos só confirmando o que já era de se esperar. Fatalit.
Linguagem Simples não pode ser pretexto para a banalização da nossa língua / linguagem, nem ser apropriada e gerenciada por tutores manipuladores, de honestidade intelectual duvidosa, com viés de dominação cultural.
Sejamos senhores da nossa língua para não sermos escravos das nossas palavras . Palavras maliciosas jogadas ao vento podem transformar-se em navalhas afiadas , prejudicar o outro e ou voltar contra nós mesmos.
Profª Lourdes Duarte
Senhor cerre os nossos ouvidos de toda a calúnia, guarda a nossa língua para não espalharmos maldade Que as nossas almas se regozijem na sua luz, que nos tornemos tão alegres e bondosos que todos que se aproximarem sinta a sua presença e glória. Entregamos nas suas mãos, as nossas famílias, amigos e todos que se aproximarem de nós. Assim seja amém!
Nossa língua é umas das melhores armas do inimigo, quando não controlamos sai coisas que nos faz se arrepender depois, Porem a palavra lançada é como uma flecha, depois de lançada não volta a trás mas o perdão é o escudo que salva o alvo e o lançador!
