Poemas sobre a Idade

Cerca de 2997 poemas sobre a Idade

Mas tens tão pouca idade.
Vejo falar de amores.
Exala o perfume das flores.
Com o tempo; maturidade...

Inserida por LITYERE

⁠O amor transcende o tempo, o espaço, a racionalidade, o gênero, a idade e transcende os fatores lógicos da vida.
O amor não é causador de dores e feridas, ele sara a dor, faz brotar sorrisos, faz a vida ficar mais clichê, onde tudo só rima se for eu com você.
No entanto, o amor, esse de verdade, nunca vai sair da moda, nunca vai fazer alguém se sentir pela metade.
No amor, nem sempre é preciso dizer: "eu te amo" , porque as palavras não falam tudo.
Tem"eu te amo" no café que você compra sem gostar de beber. Tem"eu te amo" no tempero da panela, na mesa posta, nas conversas cotidianas e no abraço que demora e acalma.
O amor faz bem para a alma.

Nildinha Freitas

Inserida por NildinhafreitasOfici

Mulher e o poeta.

Chegastes ainda de tarde, não quis saber de idade, não vi somente você, olhei ali em teus olhos e parece um estranho modo! Vi sua alma em você, estavas a descoberto e mesmo sendo indiscreto, entrei e disse: Prazer. Não quis comigo conversa, pois descrente dos que não prestam, me comparou ao sofrer, mas o poeta é estranho, maldades não lhe faz danos, já sofreu outros viver, passou por vidas passadas e em claras madrugadas, sofreu triste padecer, e assim a descoberto de alma a alma certo, palavras perdem o valer, os pensamentos voavam e neles sua alma estavas, estavas a se compreender, e ali num bom repente, fique conhecedor de sua mente e das dores de teu ser! Um homem, sempre um vadio, judiou de seus princípios, fez sua vida se escurecer, e o poeta ali via que caminhos percorrias, o desespero entrever, da morte já tinha a certeza, fez se amiga da tristeza, comadre do padecer. Poeta por tu mexes, deixa que ela e suas preces venha a ela se valer, assim me disse a tristeza, vai cuidar de sua beleza que sabe que não a tem! Mas segurei suas mãos, um abraço de emoção, e com ela conversei, falei de amores passados, de dores que sem respaldo, nada, nada lhe convém, falei de um amor novo que via por entre sonhos, sua alegria salvar, pedi que bem esquecesse, as magoas não as retese, jogasse dentro do mar, caminhamos de mãos dadas as duas almas coladas, parecíamos dois irmãos! Assim passou alguns minutos, parados ficamos duros, parecendo estátuas, feitas de pedras sabão, com certeza e estranho, quem passava não via os danos que se traz ao coração, o poeta assim procede, acho eu que é uma prece, quando se apertam se as mãos, se olhares em meus olhos, cuidado! Posso as vezes ver sua alma, sem licença e sem perdão...

(Zildo de Oliveira Barros) 19/11/14 15:48

Inserida por poetazildo

Mulher e o poeta.

Chegastes ainda de tarde, não quis saber de idade, não vi somente você, olhei ali em teus olhos e parece um estranho modo! Vi sua alma em você, estavas a descoberto e mesmo sendo indiscreto, entrei e disse: Prazer. Não quis comigo conversa, pois descrente dos que não prestam, me comparou ao sofrer, mas o poeta é estranho, maldades não lhe faz danos, já sofreu outros viver, passou por vidas passadas e em claras madrugadas, sofreu triste padecer, e assim a descoberto de alma a alma certo, palavras perdem o valer, os pensamentos voavam e neles sua alma estavas, estavas a se compreender, e ali num bom repente, fique conhecedor de sua mente e das dores de teu ser! Um homem, sempre um vadio, judiou de seus princípios, fez sua vida se escurecer, e o poeta ali via que caminhos percorrias, o desespero entrever, da morte já tinha a certeza, fez se amiga da tristeza, comadre do padecer. Poeta por tu mexes, deixa que ela e suas preces venha a ela se valer, assim me disse a tristeza, vai cuidar de sua beleza que sabe que não a tem! Mas segurei suas mãos, um abraço de emoção, e com ela conversei, falei de amores passados, de dores que sem respaldo, nada, nada lhe convém, falei de um amor novo que via por entre sonhos, sua alegria salvar, pedi que bem esquecesse, as magoas não as retese, jogasse dentro do mar, caminhamos de mãos dadas as duas almas coladas, parecíamos dois irmãos! Assim passou alguns minutos, parados ficamos duros, parecendo estátuas, feitas de pedras sabão, com certeza e estranho, quem passava não via os danos que se traz ao coração, o poeta assim procede, acho eu que é uma prece, quando se apertam se as mãos, se olhares em meus olhos, cuidado! Posso as vezes ver sua alma, sem licença e sem perdão...

(Zildo de Oliveira Barros) 19/11/14 15:48

Inserida por poetazildo

O vinho e a nossa idade...

A idade só tem grande importância se você é um vinho, ou um queijo, do contrário, seja você mesmo, aquele você, que ama, que chora e que sorri, que não vê a idade biológica, mas a idade de suas fantasias, de sua fé, de seu amor, considerando sempre a idade que te faça feliz e realizado...

(Zildo de Oliveira Barros)

Inserida por poetazildo

⁠Não importa quanto tempo passe
Ou qual seja minha idade
Mas sempre vou sentir um frio na barriga
Que parece mas que vai durar uma eternidade
Esse é o poder do primeiro encontro.

Inserida por Lazaro_Miguel

Sorria! Você já tem idade o Suficiente Para Saber Exatamente o Que

Não Gosta!

Homens Grosseiros
Homens Mentirosos
Homens Encostados
Homens Manipuladores
Homens Tóxicos e Abusivos
Homens Controladores
Homens Indiferentes
Homens Frios
Homens Ausentes
Homens Indecisos
O Eterno Juvenil (Moleque)
Homens Faladores
Homens Fofoqueiros
Homens Arrogantes
Homens Que Fumam
Homens Que Bebem
Homens Descontentes e Desanimados
Homens Com Espírito de Disputa
Enfim!
Façamos Amizade, os Amigos Não Mentem, Não Fingem Ser o Que Não São e Amizade é a Base de Tudo!
Fiquem Com Alguém Que Tope e Goste de Curtir as Mesma Coisas Que Vocês, Desde a Mochila Nas Costas a Ficar Fazendo Nada no Sofá, Sabemos o Que é Solidão a Dois e Prisões Sem Muro Mulherada!
Bjs nos Corações e Deus nas Decisões!

Inserida por RogeriaCardealHta

‘VALE DO TAPAJÓS: UM BREVE RELATO...’

Meu bairro tem apenas doze anos. Passou a minha idade! Tenho dez, mas sou muito pequeno para o meu tamanho. Tem um lago aqui próximo onde juntos quase moramos. Quase todos dias me levam lá! Aqui não tem água encanada ou esgoto para jogar resíduos. Ninguém está imbuído em ajudar o bairro que eu amo…

Não tem praças para meus amigos me levarem ou brincarem. Quando chove é o melhor dia, na brenha da mata, fazendo alegrias, adoramos brincar na lama! A rua é querido abrigo, tão largo, tão vasto, tão plano. Serviço público aqui só promessas, já há todos esses anos. Sei não! Mas acho que o atual está se recandidatando. Muita gente gosta dele na cidade que eu canto. Pode ser bom lá nos outros, mas aqui é ledo engano…

É um bairro periférico suburbano. Posto de saúde não tem! É uma tremenda agonia. Sempre me levam em outros, quando vou lá todo dia. A principal é cheia de buracos e quando chove? Ah meu Deus quando chove! Ir à escola mais próxima é engano. E quando lá chegamos, não tem merenda! O professor está revolto, é tanto baixo o salário que nós quase não reclamamos. A vida aqui é bonita, mas turbulenta e esquecida. Vejo a rua sempre larga, imagino cada casa, às vezes fico voando…

Mamãe foi para casa da patroa. Ela é meio à toa, fica igual a eu sonhando: com uma escola bem pertinho, um pouco de água tratada, famílias com boas moradas e uma creche para o meu maninho. Amanhã faço onze anos! Nunca tive aniversário e nem cultivo. Mas isso não me deixa bobo. Sou contente com o pouco, ´só queria ter mais anos. Alguém para escutar os gritos, ver meu Vale bem bonito, e voltar para casa andando…

Inserida por risomarsilva

⁠Independente da sua idade, Jesus Cristo quer transformar a sua vida."

Anderson Silva

Inserida por AndersonSilva777

⁠Onde estão as flores?
Que sonham com o ideal.
Buscam uma vida sem igual,
desejam viver sem idade
e valorizam sua raridade.
Que transformam este mundo em verdade,
sem se deixar levar pela maldade.

Onde estão as flores?
Que acreditam no bem,
que existe alguém para ir mais além.

Onde estão as flores que brilham os olhos,
com flores.
Que vivem no mundo real,
sem deixar que as pessoas
destruam sua realização pessoal.

Inserida por Ruptura

A Irmã de Cecília
Em tenra idade um vulcão ativo
ilude-me, faz-me cativo e hipnotizado
Fazendo com que as lavas incandescentes de mais uma fantasia
paralisassem-me, tornando os meus dias
em uma eternidade destruindo as lembranças do passado
Meiga, doce, encantadora
se torna assim uma traidora
aos olhos dos homens, aos olhos do mundo!

Uma traição perdoável
pois Cecília se tornou tão instável após sucessivas estações
Abduzi o espírito de Emília
rasgando seu peito, e em seu ventre
fiz jorrar o mar de minhas emoções
Óh! quão culpado me julgo
por desfazer mil sonhos mas não me culpo
quando em meus lábios sinto os beijos de Emília
que colocou sua vaidade
unida à todas vontades
na alcova que agora não mais é de Cecília!!!01/02/2014
W. Lira Franca

Inserida por WagnerLira

GENTE MAL PASSADA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Muitos ficam na idade já vencida;
Não se lembram do embarque pro futuro;
Dão à vida o bilhete de passagem,
Mas não vencem o medo de voar...
Muita gente não sai do aeroporto,
Vive apenas pra ver os aviões,
Recompõe os senões do seu estágio
E jamais efetiva o caminhar...
Vai o tempo, as carcaças desprovidas
Gastam vidas vazias de vivências;
Frutos podres que nem foram maduros...
Tantos viram estátuas semi-vivas,
Monumentos tombados para os pombos;
Reis e divas de limbos defumados...

Inserida por demetriosena

IDADE URGENTE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Há um mundo pra lá do próprio mundo,
numa vida que o tempo não revela,
por mais fundo que o sonho fure a trama
da novela que mora em meus sentidos...
É por isso que faço do presente
o mais perto possível do infinito,
pelo quanto absorvo, imortalizo
fato e mito; momento após momento...
Tenho mundos bem meus e muitas vidas,
porque tenho que ter verdades próprias
com que possa iludir a realidade...
Minha idade requer essa tangente,
meu olhar ganhou lente prá distância
onde posso lançar meu pensamento.

Inserida por demetriosena

MENTALIDADE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nunca tive um mentor. Nem na mais tenra idade, quando somos suscetíveis aos comandos de quem admiramos. Em toda minha vida sempre admirei pessoas, tive meus ícones, mas não fui um fantoche dos caprichos de quem quer ter alguém para incutir seus conceitos, preconceitos e complexos dourados de virtudes.
Mentores dominam, vigiam, fazem aparas intermináveis e decidem a quem podemos admirar; quem pode ser nosso amigo e quem deve ser desafeto. Nosso gosto apurado é aquele que "bate" com os seus, e teremos constantemente que optar entre eles e alguém que os incomode com algum sinal de vida mais inteligente. Isso ocorre porque os mentores sabem que seus soldados podem se tornar livres, ampliar seus horizontes e as relações humanas, ou se debandar para os campos de outros mentores.
Sempre tive amigos. E nunca tive preguiça de ser quem sou sem as escoras dos donos da verdade ou dos pontos de vista. Como nunca fui, jamais me aceitei mentor nem mestre de quem quer que seja. Prefiro ser um amigo. Dar uma dica e deixar à vontade. Apontar um caminho, se solicitado, mas deixar explícito que existem outros, e quem sabe, um melhor. Opinar, sabendo e fazendo saber que a minha opinião é humana, mesmo que técnica; e por isso, passível de falha.
Quem é meu amigo pode ser amigo do meu inimigo. Quem me admira pode admirar a quem deprecio, a quem me faz concorrência e talvez ameace o meu destaque. Se alguém me tem em alta conta, não me aproveito para engaiolá-lo e ter seu canto só para mim, seja por admiração, temor de que um dia me supere, fique livre ou caia nas garras de outro dominador de notoriedades.
Não; não tenho... nunca tive mentor... tenho mente.

Inserida por demetriosena

CONSIDERAÇÕES SOBRE A IDADE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A juventude não é
nem poderia ser eterna...
mas tem que ser terna.

...

Não seja um velho de alma jovem...
rejuvenesça os seus conceitos,
especialmente o de velhice.

...

Tenha sempre a idade
dos seus anos de vida.
Toda data é querida.

...

Aceitar a própria idade
é perder a eternidade
sem perder a ternura.

Inserida por demetriosena

PRA SEMPRE ATÉ NUNCA MAIS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A idade me tornou mais pra sempre do que nunca, nos assuntos de afetos como amizades e amores. Meu pra sempre ainda não é ao pé da letra, mas ganhou consistência. Deu leque às possibilidades de confiança, entrega e relaxamento.
Com esse progresso do meu pra sempre até que se justifique o nunca mais, ampliei os laços; as relações interpessoais. Fiquei bem menos antissocial, menos antipático, baixei bastante o nariz e suavizei os traços de suspeitas. Nem tudo nos outros é malícia; má intenção; desejo esquivo de me passar para trás ou se aproveitar do santo que, convenhamos, nunca fui.
Confesso, entretanto, que justamente por causa da inédita longanimidade do pra sempre, o meu nunca mais, este sim, se tornou pra sempre, quando vem. Ficou mais nunca mais do que nunca, porque passou a ser construído pacientemente pela eficiência do pra sempre quase pra sempre, mesmo.
Quero dizer com isto, que hoje as pessoas que me rodeiam podem abusar muito mais de mim; aprontar bastante comigo por muito mais tempo. Mas, caso cheguem ao ponto de já terem passado das medidas do meu pra sempre, além de me perderem perderão completamente a chance de reatarem comigo.
Acho que a idade, já bem curtida em meu couro e minh´alma não terá mais tempo de fazer o meu próximo nunca mais voltar a ser pra sempre. Nunca mais será mesmo nunca mais, até que o nunca mais se confirme com o meu... nunca mais.

Inserida por demetriosena

PRESENTE DO FUTURO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Minha idade não mente pro meu corpo;
ela toma o seu tempo, seu espaço,
tem o passo maior que minhas pernas
e me deixa perdido na jornada...
O meu corpo aprendeu a não tentar
ser mais forte que os dias do presente;
sente o peso da pressa e se acomoda
para dar de beber ao meu deserto...
É assim que me acho e ganho tempo,
perco medo e me aceito como estou,
com as perdas e os danos que sofri...
Mas vivi meus estágios de viver;
fecho a conta, me sinto ganhador;
ter futuro é presente do meu fim...

Inserida por demetriosena

ERAM SEUS OLHOS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Fui menino menino; jovem; meia idade,
porque tive um regaço que não viu limite,
faixa etária, censura, classificação
nem artrite na alma; o coração; a mente...
Fiz-me homem, senhor e dei asas aos passos,
construí meu caminho, fiz a minha história,
mas os braços de amor que mantinham meu ninho
não me viram além desse amor extremado...
Sempre tive seus olhos, cuidado irrestrito,
seu sussurro e seu grito de apelo por mim,
a canção de ninar do seu dom infalível...
Tenho muitas saudades de ser o menino
que o destino não tinha como envelhecer
nesse olhar de me ver que só seus olhos tinham...

Inserida por demetriosena

O TREM DA IDADE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Certos dias nos cansam de todos os dias,
fazem dar uma pausa, projeto a projeto,
repensar esperanças, questionar certezas
que nos levam à força de nossa vontade...

Chega o tempo em que as horas parecem tardias
e batemos no fundo, quem sabe no teto,
no limite abusivo de nossas tristezas
quando só a mentira parece verdade...

Há momentos eternos na dor das lembranças,
nos vagões de saudades que o peito conduz
para quando e pra onde ninguém vai dizer...

A idade não segue sem suas cobranças
nem os ombros conseguem não sentir a cruz,
apesar do mistério que nos dá prazer...

Inserida por demetriosena

MULTIDÕES

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quem quiser me julgar, fique à vontade;
minha idade me diz pra ser sereno;
bem ameno; evitar ser puro sangue;
abrir mão de ser forte, pra ser sábio...
Caso tenha vontade, me condene;
vou à praça encarar a multidão;
ela geme o rancor que chega pronto
pra negar o perdão ao que nem sabe...
Multidões não processam evidências,
têm desvãos, reticências, reproduzem
o que mais lhes parece popular...
É mais fácil bater no apedrejado,
fazer coro - culpado é quem já gritam
os discursos, as bocas espumantes...
Se quiser me matar, não faltam armas;
armas feitas de símbolo e metal;
dedos duros precisam detonar...

Inserida por demetriosena