Poemas sobre a Idade

Cerca de 2997 poemas sobre a Idade

⁠Persiga o que não morre;

O que não tem idade;

Aquilo que não tem limites;

A ousadia, coragem e medo são a mistura para o combustível dos loucos sonhadores.

Inserida por Indomavelalessandra

⁠Cada ano que nos invade
é uma fase que promete,
e ao certo a minha idade
já vem de sessenta e sete.

I
Meus amigos, companheiros,
semelhantes, camaradas,
das horas ultrapassadas
nestes anos conselheiros…
Sei que os anos verdadeiros
são os que nos dão saudade,
pela sua afinidade,
por agrado, ou algum plano,
e é sempre mais um ano
cada ano que nos invade.

II
Esse tempo inexplicável
tanto dá quanto nos tira,
num período que se expira
a um ritmo inalterável...
E por ser inevitável
nem um dia se repete,
dá as horas que compete
nesta história divertida,
e o certo é que esta vida
é uma fase que promete.

III
Tanta gente eu conheci
nesses anos que existiram,
os amigos que partiram,
as pessoas que esqueci...
Aquelas que lembro aqui
nesta minha anuidade,
com franqueza, com verdade,
recordo que o tempo foge,
sendo os dias que sou hoje
e ao certo a minha idade.

IV
E agora, meus amigos,
camaradas, semelhantes,
sou o mesmo que fui antes,
nesses tempos mais antigos,
onde as loas e os castigos
cabem no mesmo banquete,
dando a este balancete
os parabéns de cada ano,
e este simples ser humano
já vem de sessenta e sete.

Inserida por AntonioPrates

⁠" AGRISALHOU "

Tingiu-me, o tempo, a idade, o que vivido,
e agrisalhou-me sem qualquer piedade
levando, assim, pra longe, a mocidade
e o que nela se tinha, ali, contido.

Contudo, fez-me sábio, na verdade,
e me curou do que fôra ferido
cessando, então, de vez, o meu gemido
e me trazendo o amor pra eternidade.

Me deu vida, o calvário, e ali julgado
foi que me vi, também, crucificado
e, livre, ressurgi depois de tudo…

Agrisalhou-me a vida, eu sei, mas digo
que o tempo deu-me o amor que, em paz, abrigo
e a fé no eterno que hoje, em mim, saúdo!

⁠Havia um senhor de idade meia avançada experimentado na vida
Todos os dias este senhor de idade levantava bem cedo antes do galo cantar
Pegava sua carrocinha e saia empurrando pela estrada de terra batida logo o sol começava a despontar no céu sem nuvens por onde o senhor de idade passava todos o conhecia e o cumprimentava
bom dia bom senhor
Tudo que via jogado pelas ruas por onde passava o velho recolhia e colocava na sua carrocinha
Roupas usadas deixadas por alguém que não mais precisava
Panelas usadas sapatos velhos entre tantas coisas e utensílios de tudo um pouco
No fim da tarde voltava pelo mesmo caminho
Chegando em casa cuidadosamente esperava cada coisa que havia recolhido por onde passou
E começava o processo de restauração arrumava e restauração tudo ariava as panelas que reduzia o brilho
Todos os dias ele repetia sua rotina
E sempre que via alguém precisando de algo ou alguém que chegava desprovido de roupas e utensílios ele os entregava sem pedir nada absolutamente nada em troca seu coração se encha de alegria por estar ajudando de alguma forma e está era a vida deste senhor de idade recolhendo coisas que não tinha mais uso para uns e restaurando para quem precisava sem pedir nada em troca...

Inserida por marcio_henrique_melo

⁠A minha mente não tem idade
Ela me mente descaradamente,
tenta iludir-me, dizendo que a juventude não se ausentou.
Faz-me crer ser outro.
A minha mente não tem espelho, e o pior é que lhe dou crédito.
EC.

Inserida por elisiocordeiro

⁠Eu me cobro por não ter a vida que eu queria na minha idade, me cobro por ter conseguido atingir minhas metas muito cedo e ter perdido tudo por ter um coração tão grande e com isso me cobro por não receber o afeto que mereço.
Sempre me cobro por ser diferente das outras pessoas por ter uma saúde mental debilitada por uma infância difícil, acabei me fechando pro meu mundo e vivendo no mundo paralelo, sempre buscando agradar ou comprar as amizades, pessoas e companhias.
Sempre foi tanta cobrança da minha parte em ser alguém bom e fazer o proximo feliz e nunca sobrou eu para eu mesmo.
Hoje sozinho e sem ninguém para pergunta se estou bem ou preciso de algo, vejo que tudo que fiz, que conquistei, que perdi foi tudo em vão e tudo um aprendizado.
Você vale aquilo que tu tem, enquanto você proporciona algo para alguém você tem valor.

"Presta atenção, Quem quer ficar, fica.
Não se rebaixe,
Não implore,
Não se humilhe,
Não mendigue atenção,
Quem quer você, te procura e não te despreza".

Inserida por DavidSantanaa

⁠Tenho saudade da felicidade.
Ser feliz antes que acaba a idade, antes que acabe a sensatez e lucidez, antes que o fim tenha o amanhecer e a noite seja a morte.
Tenho saudade do seu inverso que é a felicidade, ao mesmo tempo seu desejo morrer em um encontro dos opostos a saudade é felicidade.
A saudade morrendo e a felicidade se realizando, somente eu tendo você felicidade. ALI.H.H

Inserida por ALIHH

⁠A saudade já tem idade do aisberg congelado, exposto ao sol 182 dias por ano e continua em pedra uma saudade.
A saudade já tem primaveras outonos, invernos e muitos verões, e tem muito a ver as dores e o condor.
A saudade é mais sentida que o sal e açúcar e os dois são sinônimos de carinho, os dois podem ser prazer e dor.
A saudade está madura, é de amor eterno, eternamente dura.
A saudade já tem idade, e na idade vem a experiência, e a experiência da saudade é dor prazer na morte.ALI.H.H

Inserida por ALIHH

⁠20 Anos -

Quando tinha 20 anos, triste-idade,
idade-triste, 20 anos penitentes!
Cardos me feriam, silvas no caminho, olhos crentes,
só eles me amparavam na saudade ...

Tão novo, pejado d'ansiedade.
20 anos - quanto falta p'ra morrer! -
E rezei ... rezei p'ra morte me envolver
no sofrer daquela mocidade ...

Meu corpo, esguio, de setas cravejado,
Coração ferido, pela Vida alvejado,
aos 20 anos, já não tinha Vida nova!

Nem eu sabia o que era Vida
nem ela se me via colorida!
Com 20 anos só me queria ir à cova ...

Inserida por Eliot

⁠Equivoco -

Meu sonho. Fantasia. Sem destino ...
Ironia. Sem tempo. Ou idade ...
Agonia. Loucura. Sem tino ...
Passou. Agora. É tarde ...

Falhei. Iludi. Errei ...
Menti. Enganei. Maldade ...
Mas sempre acreditei ...
Passou. E agora. Já é tarde ...

E a verdade?! Que verdade?! Qual ...
Se até Cristo padeceu.
Neste mundo. Pejado. De mal ...

Homens. Que matam. Sem piedade ...
Matam. Por Amor. A Deus!
Equívoco! Sem perdão! É tarde ...

Inserida por Eliot

⁠Quando se ama de verdade, nao vemos dificuldades em aguardar.

Acreditamos que a nossa idade, vale muito a pena em esperar, por esse amor que com certeza vai chegar.

Estamos só, com este amor imenso que alimentamos com os momentos mais verdadeiros de nossa relaçao.

Esperanças e lembranças que abraçan nossos sentimentos esperando a oprtunidade de ser descubertos.

Amor de longe que aperta meu peito sem direito a te beijar, O vento forte leva meus pensamentos e sentimentos até alcanzar,

Entre paixones e amores, sentimentos e pensamentos a razão de tudo isto é da gente em nosso primeiro momento, de cumprimir a promessa de ter um amor eterno como o universo.

Inserida por Felipe_Flores_2022

⁠Envelhecer soava-me como petrificar,
Mumificar... sei lá!
Sabia nada, vivente!
A idade só me cristaliza,
Mas não como uma abóbora.
Nem como a água pura e cristalina que,
Se esquecida num recipiente, fica turva.
Como água corrente, água nascente, água viva!
Segundo o Tao, a água nos lembra
de quão ágil essa substância vital pode ser.
Como águas da cachoeira que lavam a alma
e levam embora tudo de ruim que há em mim.
Envelhecer me tornou uma mãe melhor, uma esposa melhor,
Uma profissional melhor, uma pessoa melhor.
Essa parte sempre me lembra o “Nirvana”,
(a banda de rock do lendário Kurt Cobain, também),
Mas como um estado de paz e tranquilidade,
que Buda alcançou através da sabedoria,
Sentado sozinho sob a figueira, pacientemente,
e decidiu não se levantar dali até compreender a chave da vida.
Envelhecer é isso, (claro, hoje entendi a posição “sentado”),
As limitações de um corpo físico,
Mas que é só o invólucro,
Onde a água “parada”, apodrece.
Por isso, deixe fluir...
Envelhecer é isso, faz parte da vida,
Mas é vida!
O essencial é manter ou iniciar um estilo de vida ativo e saudável, manter as relações saudáveis, o bom humor e a fé.
E deixar rolar...

⁠Quando eu entro no hospital para fortalecer um paciente, não importa a sua idade, eu tenho uma regra: não posso falhar.
Então preciso estar forte, tanto físico, para usar o manto que pesa 25 killos e com a sensação térmica de 50 graus, quanto emocionalmente, para lidar com a dor de outras pessoas, e também forte espiritualmente, para enfrentar o que muitas vezes eu desconheço…
Eu sou de carne e osso, igual ao Batman, a única diferença é que eu não sou uma ficção.

Inserida por Cristianozanetta

⁠Lembro da minha infância com pouca clareza, mas..
Certa vez, com apenas 09 anos de idade, eu trabalhava como ajudante em uma construção de casas populares. Lembro que havia cavado um buraco enorme, muito maior do que a minha altura.
Eu era apenas uma criança que deveria estudar, brincar e se divertir...e estava trabalhando para garantir o básico da vida.
Lembro que com uma semana de trabalho, muito pesado para uma criança, a minha mãe foi ver aonde eu estava trabalhando e, perplexa com o que viu, me tirou de lá. Fui forçado a deixar o trabalho.
Lembro que a primeira coisa que fiz com o dinheiro, foi comprar um par de chinelo Kenner no camelô de Madureira... não dava pra comprar na loja e estava cansado de usar o meu chinelo havaiana que a tira estava presa por um prego.
Hoje, já um adulto, lembrando desses momentos, percebo de onde vem essa minha veia empreendedora; essa força interior; essa sede insaciável de sempre querer evoluir buscando sempre o melhor.
Percebo que aquele momento fazia parte do treinando para enfrentar as dificuldades da vida adulta.
Tudo bem que eu era muito pequeno…porém hoje, tenho forças para enfrentar as grandes dificuldades que a vida me impõe —Demissão, divórcio, falência, desilusões...eita!
Haja força!
Que bom que creio em Deus, o meu único pai!
Algumas pessoas dizem que tenho sorte.
Eu sei que tenho que lutar todos os dias para permanecer de pé.
Agradeço por todo o aprendizado!

Inserida por cleversonCosta

⁠Alguém uma vez perguntou assim.
Qual é a maior lição que tiramos ao pisar uvas???

Uma Sra de idade respondeu, quando somos exprimidos pela vida, podemos produzir o melhor de nós.
Não tenha medo de ser machucado pela vida, pós das feridas sai o melhor vinho!
EdilsonDickson

Inserida por EdilsonDickson

⁠É isso aí...
o amor não tem idade é sempre o mesmo…
com a mesma chama da adolescência
com a intensa paixão dos jovens
com a loucura dos adultos
e com a ousadia da EVELHECÊNCIA
É isso aí....
Ele é eterno....rsrsrs

Inserida por VeluBA

⁠Se jovem é não ter idade...é ser romântica
É estar apaixonada pela vida...
Amar as coisas simples e até as de menor tamanho...
Saber dar valores reais ao mundo à sua volta
Saber fazer as quatro operações da vida:
Somar, diminuir, multiplicar e dividir.

Inserida por VeluBA

⁠Sempre me olhei no espelho encarei a minha idade com orgulho e maturidade
Cada ruga de meu rosto sempre será vista com orgulho..
Tenho muito orgulho do
que sou
Cada cabelo branco que Carrego significa anos vividos..
Nunca pintei cabelo
Sempre me mostrarei do jeito que sou sem vergonha nenhuma
Agradeço a Deus por ter chegado até aqui..
Agradeço a Deus por cada amor que tive em minha vida
Agradeço a Deus a cada música que fiz..
Agradeço a Deus por cada poesia que eu produzi
Agradeço a Deus pelo amor que trago no coração
Serei sempre grato por estar
Vivo
Obrigado!!

Inserida por PoemasDuclert_Junior

⁠Hoje é o dia em que Deus escolheu pra abençoar as nossas vidas, sim abençoa. Aos 5 anos de idade conheci a irmã, a prima, a amiga que levaria por resto da vida.
Uma mulher incrível, guerreira, mãezona, sonhadora, esposa maravilhosa, um verdadeiro exemplo de determinação.
Não quero apenas te parabenizar pelo seu aniversário, que é hoje, mas sim por tudo que você é e se tornou.
Parabéns, muitos anos e anos de saúde, prosperidade e felicidades.
Eu e minha família te amamos ❤️

Inserida por GLEICENZO

⁠Sabe,
Um dia a beleza acaba, a idade chega
Nosso rostos terão rugas, terão marcas
Mas o mais importante nunca deixaremos acabar
O amor e principalmente o respeito de ambos
Porque a idade chega, a beleza vai...
Mas o caráter fica.....

Inserida por seripodnanref