Poemas Reflexivos
A vida não é um carrossel, é uma montanha russa...cheia de altos e baixos, curvas inesperadas e momentos de pura adrenalina; Mas também emocionante e valiosa!
Só nos cabe apertar o cinto, confiar, agradecer e aproveitar...
De súbito me percebi quase sã!
Tomei um susto, voltei a mim, ufa!!!
Que alívio! Ainda estou meio louca!
Amor de poesia, vida de poeta,
Por onde andará, minha rainha perpétua?
Por ti, vaguei neste labirinto sem fim,
Mas não vejo teus passos,
Apenas fagulhas dançando em mim.
Como brasa, meu peito ainda te aquece.
Senhorita, senhorita, senhorita...
Cuidado por onde pisa!
Estou longe, e por ti há quem nada diga.
Cuidado, oh, minha querida...
Há versos que queimam sem se apagar,
E amores que não são feitos para durar.
Seja mais egoísta
Na vida devemos ser mais egoístas, quando isto é mencionado já indico que serei muito criticado, mas é algo que devemos pensar mais a respeito e praticar mais.
Na atualidade sempre somos direcionados a pensar no bem coletivo, ser mais empático com os outros, preocupar-se mais com os outros, ouvir mais, ter uma maior reciprocidade, ser mais altruísta.
Se pararmos para pensar o comportamento das pessoas nos fazem querer ser mais egoísta, e deveríamos ser, quantas vezes alguém se ofereceu para lhe ouvir e lhe dar suporte? Quantas vezes alguém veio lhe dar uma palavra amiga? Quantas vezes alguém lhe ofereceu algo sem pedir algo em troca?
As pessoas atualmente na sua grande maioria não buscam harmonia, se fazemos uma caridade somos criticados por fazer pouco ou muito, se procuramos falar com alguém com problemas somos muitas vezes criticados por sermos enxeridos, muitos dizem ser amigos, mas muitos não ajudam um amigo necessita um emprego, a maioria gera o ostracismo se o mesmo não se encaixa mais no grupo, não buscam auxiliar, mas criticar ainda mais.
Seja mais egoísta, pare de comprar coisas que não necessitamos, com o dinheiro que não temos para impressionar pessoas que não gostam de nós. Seja mais egoísta, pense antes em você antes de ajudar os outros, pense no que você gosta e não no que os outros desejam, viva a vida para você, pois na VIDA o personagem principal é VOCÊ, os outros são os coadjuvantes.
Seja mais egoísta.
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10
"Não creio que o céu seja interessante apenas por ser eterno. Aliás, de nada adiantaria estar lá sem a companhia de Deus e de pessoas queridas. Viver de verdade envolve bons relacionamentos. Além do pecado, nada provoca mais nossa morte do que a negação de conviver em harmonia com Deus e uns com os outros. Que tal experimentar hoje estar mais próximo de Jesus e das pessoas que você ama?"
Rico de Ouro, Pobre de Vida
Salomão, depois de algumas primaveras, percebeu… O pior pobre é o rico pobre, que ajuntou tesouros, mas nunca viveu. Gastou sua juventude acumulando e sua velhice contando. Agora, restam-lhe algumas primaveras — e ninguém para dividi-las.
Há sentimentos que desafiam o tempo, sobrevivem ao vento impiedoso dos anos e se escondem nas sombras do inconsciente, florescendo inesperadamente em um suspiro ou em uma lembrança fugaz. O amor que carrego por ela é assim: uma chama que arde, mesmo sem combustível aparente, alimentada por memórias que já não sei se são reais ou apenas fragmentos embaçados pela saudade.
Não sei mais por que a amo, mas a verdade é que essa pergunta já perdeu o sentido. Amo porque é inevitável, porque está tatuado na minha alma, como um eco que ressoa mesmo quando o mundo silencia. Ela vive em mim, entre as palavras que não foram ditas, entre os gestos interrompidos e as promessas que ficaram suspensas no ar.
Há dias em que esse amor me aquece, envolvendo-me com um calor suave, quase nostálgico. Mas há outros em que ele me corta, trazendo uma dor sutil e persistente — a dor da ausência, da impossibilidade, daquilo que o tempo levou, mas jamais apagou. A saudade é uma presença constante, um fio invisível que me puxa para o passado, mesmo quando tento avançar.
Quase vinte anos se passaram, mas o coração não entende de calendários. Ele apenas sente. E eu sinto — o amor, a dor, e a saudade entrelaçados em um nó que me mantém vivo, lembrando-me de que algumas histórias não precisam de um final, porque continuam a ser escritas dentro de nós.
Nômades da Vida
Você me disse que somos nômades, almas errantes que se perderam em caminhos contrários. Cada passo que damos nos afasta ainda mais, tornando-nos lembranças dispersas no tempo, como folhas levadas pelo vento. As escolhas, implacáveis, nos arrancaram dos abraços possíveis, deixando apenas um rastro de memórias que insistem em sobreviver.
Não importam títulos, cidades ou conquistas. Nada disso pesa mais que a ausência que agora preenche os nossos dias. Você não se importa com vaidades; o que te toca é a verdade silenciosa dos sentimentos que a vida tentou sufocar. Entre nós, não há vitórias que compensem as perdas invisíveis.
Você confessou que ainda me ama — com a força de um tsunami avassalador. Mas o amor, sem presença, se torna um poema inacabado, uma melodia sem refrão. E assim, seguimos separados, com corações que ainda pulsam por uma história que jamais será escrita.
A vida nos transformou em estranhos que se conhecem profundamente. Eu não faço parte do seu dia, não ilumino suas manhãs nem aqueço suas noites solitárias. Somos apenas uma lembrança perfeita, uma possibilidade que nunca encontrou seu destino. Talvez sejamos isso: um amor eterno, mas condenado a existir apenas na saudade.
O samba tem dessas coisas… Ele acolhe, abraça, embala e cura. Foi no batuque do pandeiro e no lamento do cavaquinho que encontrei refúgio quando a saudade apertou, quando minha irmã faleceu . Foi aqui, no Miss Favela, que a dor virou melodia, que a ausência virou roda e que o Brasil coube em um abraço apertado.
Entre goles de cerveja e versos de partido-alto, fiz amigos que viraram família, cantei histórias que jamais serão esquecidas. Aqui, cada batida do surdo foi um passo na minha caminhada, cada sorriso, um reencontro com a minha essência.
Hoje, esse samba se despede, mas seu eco continua. Nas esquinas do Brooklyn, nas lembranças de quem dançou até o chão, nas palmas que nunca vão parar de marcar o compasso. O Miss Favela pode fechar suas portas, mas jamais fechará seu samba.
Obrigado Turma do samba, obrigado Miss favela!
A Fugacidade da Vida
O mundo gira veloz,
num tormento incrível,
dores e sofrimentos,
injustiças e agressões.
Tudo se apresenta fugaz,
assaz transitório:
validades, conforto, paixões —
tudo passageiro na ebriez
das necessidades da vida.
A eternidade se aproxima:
dias, noites, madrugadas,
tudo se esvai no firmamento,
testando a maciez do amor,
à espera do perdão,
da compaixão diante
das contumélias e diatribes.
A dor do arrependimento
pelas loucuras fugazes,
pelos prazeres remotos,
atitudes crassas e pueris,
chagas abertas,
coração acelerado,
remorso e angústia,
brutalidades homiziadas
no terrorismo do homem.
E, ainda assim,
a doçura se expressa
na candura da inocência,
na rara beleza exuberante
e estonteante,
mesmo diante do vitimismo,
segregado e pontiagudo.
Resta o perdão:
do desamor,
da infâmia,
da crueldade.
A língua é como o volante de um carro.
Cuidado ao dirigir a sua vida.
A língua nos trouxe para onde estamos hoje!
Está bom?
Ótimo, continue!
Está ruim?
Mude a direção, com as palavras.
Ou,
Apenas, segure o volante, em silêncio, e siga!
Estamos dizem; os estudiosos da psiquê desesperados por ser feliz e ter bons resultados no dia-a-dia!
Mas acabamos sofrendo muito mais porque chega uma ocasião em que não temos o planejado, o esperado.
Nem dos mitos, tão pouco dos seres que acredito eu; não querer resolver muita coisa.
Nossa vida é como um jardim florido.
Porém ao aparecer uma erva daninha, procure exterminá-la.
Caso não faça isso, ela tomará conta do seu jardim e da sua vida.
E seja Feliz!!!!!!
Fecho meus olhos
e na minha mente em frações de segundos revivo tempo perdido.
Eu poderia ter aproveitado mais a presença dos meus amigos de infância ,na adolescência aquele futebol na lama ou na quadra com meus melhores amigos, eu poderia ter aproveitado mais momentos na escola em grupos colégios faculdade , poderia ter aproveitado mais aqueles entes queridos, eu poderia ter vivido mais ao lado dos meus pais em casa com minha irmã , ter abraçado mais minhas filhas ,poderia ter aproveitado mais tudo aquilo que hoje me faz muita falta .Eu poderia ter aproveitado mais e ter feito muita coisa diferente em diversos situações da minha vida no meus empregos com grandes salários que tive , poderia ter agradecido mais aqueles que sempre tiveram em volta de mim , eu poderia ter agradecido mais ao invés de reclamar e achar que tudo isso era pouco.Em um piscar de olhos vc perde muita coisa , daí vc diz em voz baixa pra vc mesmo , poderia ter sido diferente. Em um piscar de olhos tudo muda, se torna uma roda gigante , ontem vc estava lá em cima e hoje lá em baixo. A vida não me proporcionou isso, não posso culpar a vida e tão pouco ninguém, foram minhas escolhas .Hoje só tenho que agradecer e continuar a caminhada e fazer diferente , valorizar mais o que tenho , valorizar mais minha família ,selecionar mais quem eu quero do meu lado , valorizar mais o meu trabalho , pois tudo isso passa logo em um piscar de olhos em frações de segundos .
Já quis tantas coisas
Hoje só quero viver em paz , e ter a presença de Deus em tudo que eu fizer .
Ecos do Infinito
A vida é um sopro que dança no tempo
É vento que sussurra segredos antigos
Rio que escorre sem olhar para trás
Estrela que brilha sem pergunta o por quê
Efêmera. Inconstante. Radiante.
A vida é um sopro que dança no tempo
É lagrima que rega jardins invisíveis
Eco de risos em tardes douradas
Silêncio que fala ao coração desperto
Profunda. Intensa. Misteriosa.
A vida é um sopro que dança no tempo
É a pagina em branco e a tinta correndo
Sonho que insiste mesmo ao despertar
Abraço que fica quando tudo se vai
Infinita. Persistente. Acolhedora.
A vida é um sopro que dança no tempo
E quem aprende dançar com ela
Descobre que o eterno se vive no instante
Sábia. Livre. Atemporal.
Viva intensamente.
Descubra coisas novas.
Aprenda algo novo.
Pratique algo novo.
Conheça novas pessoas.
Vida de novo e do novo
A vida passa num segundo… Entre tantos afazeres cotidianos… trabalhar, cuidar da casa, varrer, lavar louça, lavar roupas… muitas vezes deixamos nossos sonhos de lado para cumprir essas tarefas.
O tempo escorre pelas mãos, e quando nos damos conta, anos se passaram sem que tivéssemos realizado aquilo que realmente desejávamos.
Por muito tempo, vivi essa rotina previsível, onde os dias se repetiam como se estivessem presos em um ciclo sem fim.
O trabalho consumia minhas horas, e as obrigações domésticas completavam o restante do tempo.
Parecia que minha vida estava sendo vivida no piloto automático, com pouco espaço pra novidades ou descobertas.
Mas então, tudo mudou.
Hoje, eu vivo na estrada, conhecendo lugares diferentes a cada semana no meu motorhome.
Minha rotina continua existindo: ainda lavo louça, roupas, faço faxina… Mas com uma grande diferença: agora, o cenário muda constantemente, e cada dia traz uma nova experiência.
A janela da minha pequena casa sobre rodas se abre para paisagens que antes só via em fotos.
O nascer do sol pode ser à beira de um lago cristalino, e o pôr do sol pode se despedir atrás de montanhas imponentes.
Cada tarefa do dia a dia se tornou mais leve porque não está mais presa à monotonia.
A estrada me ensinou que a vida não precisa ser uma lista interminável de obrigações. Sempre haverá louça para lavar, roupas para limpar e chão para varrer, mas agora faço isso com o vento fresco entrando pela porta do motorhome, ouvindo os sons da natureza ou apreciando a movimentação de uma cidade desconhecida.
Viajar não significa escapar da realidade, mas sim ressignificá-la.
Hoje, trabalho e cuido da minha casa, mas também respiro novos ares, coleciono histórias e me permito viver.
A vida continua passando num segundo… mas agora, eu a vivo intensamente, sem deixar meus sonhos para depois… eu escolho como quero vivê-la!
Você é o personagem principal dessa história, que tipo de roteiro deseja escrever?
Uma comédia?
Um drama?
Uma bela aventura?
Tenha isso em mente todos os dias, seja ao tomar decisões ou ao lidar com os mais diversos obstáculos que a vida traz.
- Relacionados
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria
- Poemas para Refletir sobre a Vida
- Frases de Júlio César
- Poemas de reflexão curtos que dizem muito em poucos versos
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
