Poemas Realidade da Vida
O que o dinheiro compra?
O que o dinheiro compra? Muitas coisas, alguns dirão. Sim, pode até comprar produtos ou serviços, cobrindo o preço exigido para que tenhamos acesso a algo que desejamos. Mas preço não é a mesma coisa que valor, uma vez que o valor não pode ser medido nem expresso por algo tão frio e objetivo. Basta imaginarmos alguém a nos dizer que algo de que gosta não tem preço porque tem valor sentimental. O valor inclui aspectos subjetivos que não podem ser expressos em custo monetário.
Infelizmente, o maldito ditado: "Todo mundo tem o seu preço" faz com que as pessoas percam seus valores: o valor da união familiar, da amizade incondicional, da fidelidade conjugal, de um bom caráter entre outras coisas. O dinheiro torna as pessoas objetos que, a qualquer momento, podem ser descartados; no entanto, parece que ninguém quer enxegar isso.
Já que o famoso "dindin" tudo compra, é bom esclarecer o que ele não compra: a paz interior, a liberdade, o amor verdadeiro, o sentido da vida, a sensação do dever cumprido, o bem-estar por ter feito o que é correto, a gratidão por tudo o que Deus faz por nós e, por fim, a salvação da nossa alma. Se entendêssemos essas verdades, nosso tempo não significaria apenas dinheiro e nosso valor não seria medido pelo que possuímos materialmente.
Ainda tenho esperança de que possamos redescobrir os valores atemporais e imutáveis que inspiram o aperfeiçoamento humano. Só assim, teremos uma vida digna e a garantia de um excelente futuro para todas as gerações.
(MCSCP)
O que ocupa a nossa mente também cria raízes em nosso coração, gerando frutos e crescendo a cada decisão que tomamos. A natureza nos ensina que das pequenas sementes surgem as grandiosas e frutíferas árvores. Assim, de forma sublime e espiritual, Deus nos mostra que das mentes e dos corações altruístas surgem as mais belas realizações da humanidade.
(MCSCP)
Grite sua felicidade em silêncio;
A sempre invejosos escutando;
A sempre pessoas destruindo;
A sempre pessoas odiando;
Ame em silêncio;
Pois se gritar o amor;
Você estará gritando por guerra.
Hoje de manhã o céu estava escuro e melancólico. Também estava tudo cinzento nas enfermarias: tudo ao meu redor refletia os meus sentimentos. Estive o tempo todo à beira das lágrimas (…).
Ao meio-dia, o sol saiu, meio hesitante, mas a todo instante se escondia atrás das nuvens. Não sei se estava brincando de esconde-esconde, se também estava muito doente ou se estava só com muita preguiça de brilhar para nós. Talvez também estivesse triste (…).
Citei um provérbio que repetia com freqüência no ar — “Se não pode fazer alguém feliz, não lhe dê esperança” — e disse, com franqueza: “Taohong, obrigada. Fico muito feliz de tê-la conhecido, mas não lhe pertenço e não posso ser sua amante. Creia-me, há alguém à sua espera no mundo. Continue lendo e expandindo os horizontes, e você a encontrará. Não a deixe esperando”.
Taohong ouviu, calma. “Bom, posso considerá-la como a segunda ex-amante?” perguntou, lentamente.
“Não, não pode. Porque não houve amor entre nós, O amor tem que ser mútuo. Amar ou ser amado sozinho não é suficiente.”
Ao sair da estação de metrô de Stamford Brook para a escura noite de outono, ouvi um som rápido atrás de mim. Não tive tempo de reagir e alguém me bateu com força na cabeça e me jogou no chão. Instintivamente, segurei firme a bolsa, onde estava a única cópia de um manuscrito que eu acabara de escrever. Mas o meu agressor não se deixou demover. “Dá a bolsa” gritava sem parar.
(…)
Mais tarde a polícia quis saber por que eu tinha arriscado a vida por uma bolsa. Tremendo e dolorida, expliquei: “É que o meu livro estava dentro dela.”
“Um livro?”, admirou-se o policial. “Um livro é mais importante do que a sua vida?” Claro que a vida é mais importante do que um livro. Mas, em muitos sentidos, o meu livro era a minha vida. Era o meu depoimento sobre a vida de mulheres chinesas, o resultado de um trabalho de muitos anos como jornalista. Eu sabia que tinha sido imprudente: se tivesse perdido o manuscrito, poderia ter tentado reescrevê-lo. Mas não tinha certeza se seria capaz de enfrentar novamente as emoções extremas provocadas pela redação do livro. Fora doloroso reviver as histórias das mulheres que eu tinha conhecido, e ainda mais difícil pôr as minhas lembranças em ordem e encontrar uma linguagem adequada para expressá-las. Ao lutar pela bolsa, eu estava defendendo meus sentimentos e os das mulheres chinesas, O livro era o resultado de muitas coisas que, caso se perdessem, jamais poderiam ser reencontradas. Quando alguém mergulha nas próprias recordações, abre uma porta para o passado; a estrada lá dentro tem muitas ramificações e a cada vez o trajeto é diferente.
DESENHO
Quem és tu?
Que me desenhas no espelho um corpo nu...
e a roupa de existir dorme em outro armário
o sono justo dos cansados de mim.
Afinal, quem és tu? Que desbotas no espelho...
1- o fogo sobe com cheiro suave as narinas de Deus
2- o fogo afasta predadores
3- o fogo aquece o altar frio
4- o fogo ilumina
5- o fogo é contagioso
Nota sobre viver.
Porque a gente nunca sabe como é viver sob a
pele de ninguém
nunca sangramos pelas feridas dos outros
então sejamos gentis
porque entre toda essa bagunça dolorida, a
gentileza é uma das poucas coisas que ninguém
pode nos tirar
Nesse mundo sombrio nos arrancam até a roupa
do corpo
não deixemos que tirem nossa vontade de viver
note que disse viver
porque temos feito não muito mais que
sobreviver há algum tempo
e dói, meu Deus como dói.
_"O céu é como uma escada rolante. É necessário você ter fé para pisar o primeiro degrau e deixar Deus te conduzir, apenas acreditando nas coisas boas inimagináveis que estão no final da subida"._
Tempestade
Vento frio que me traz a solidão,
Sofrimento que habitou meu coração,
Ferimento lavado com a chuva,
Nem me sobraram os sonhos, foram estragados pelas mágoas,
Se hoje meu Rosto tem lágrimas,
Saiba que a culpa é sua.
Vento frio que me trouxe a solidão,
Coração magoado desde então,
Ferimento cicatrizado com o tempo,
Só me sobraram as mágoas,
Naquele dia enxugaram minhas lágrimas, e aquelas mãos não eram as suas.
Relíquia
Ferrugem,
O Sangrar do Ferro,
A Morte do aço,
A Escuridão, As Trevas,
A Imensidão do Espaço,
Esqueça-me!
Deixe-me empoeirar,
O Meu verdadeiro valor,
Algum dia,
Alguém ei de dar...
A ARTE DO ACASO
Outrora, avesso ódio sentia,
Só podes Odiar o que amastes um dia,
Expressarei amargo em um papel,
Que amassarei e remessarei ao léu,
Do que vale lágrimas incompreendidas?
Borrando a imagem do que sonhei um dia.
Outrora, avesso amor sentia,
Não podes amar o que não se conhecia,
Expressa e amarga poesia,
Que foi lida sem nenhuma alegria,
Do que vale pessoas incompreendidas?
Borrando o desenho de nossas vidas.
Poema: Felicidade
"Estava um dia triste,
mas de repente algo apareceu,
tão lindo e reluzente, tomou conta do céu.
O brilho do sol refletia nos teus olhos,
um doce brilho tu escondias da vida.
Já não eras aquela doce menina.
O tempo, passou e a vida continuou,
em teus passos a te seguir, sempre estava ali.
Entre caminhos obscuros viam-se junto as tuas lágrimas...
Que caíam sempre as madrugadas.
Eu, as via as tuas lágrimas,
sempre com tristeza e desprezada,
ao amanhecer do dia quando o sol surgia,
a tristeza ia, a alegria nascia.
Já dava-se para notar a esperança em teu olhar,
começando acrescer e a se renovar.
Eu já não via um triste olhar,
Perdido dentro de ti a vagar.
Não me lembravas mais uma menina triste,
hoje, tu és a dona da verdade.
Eu vejo o teu sorriso em vários lugares,
em cada rua, em cada face...
Teu Cujo nome felicidade."
Campina Grande-PB. 07/05/13.
Quem me dera que o tempo não ousasse me tocar,
que a juventude fosse eterna, como o desejo de te amar.
Quem me dera viver sem tua presença a me faltar,
mas talvez seja graça do tempo me ensinar a esperar.
E se a eternidade fosse só saudade a caminhar?
Imagina viver para sempre…
só para, em silêncio, te esperar.
Sobre as opiniões em período eleitoral
Para quem apoia o governo, sempre está tudo bem.
Para quem não apoia o governo, sempre falta melhorar algo.
Conclusão: Não sabemos avaliar.
"CAVALO DE TRÓIA"
*Autores: Pezão da Timba e Érico Bernardes*
*Se pensas em enganar alguém*
*Repense...*
*Pois pode estar enganado*
*E cometer um grande engano*
*E enganar-te a ti mesmo!*
*Repense... pois somos seres humanos*
*Quem sabe na volta*
*Revolta-se a vida*
*E nas voltas que o mundo dá*
*O dolo te bata na porta*
*Com o indicador a lhe apontar*
*Um "cavalo de tróia"*
*Pior que o dos gregos*
*Propenso a te derrubar*
*Repense...*
*Quem planta o mal*
*Colheita de espinhos terá*
MINHA MÃE... ETERNA RAINHA
Autores: Pezão da Timba e Paulinho Pontes
A imagem que eu guardo
Da minha rainha
É o sorriso mais lindo que alguém pode dar
É o colo que aquece qualquer coração
É o conselho que traz
a melhor solução
É o mais pleno sentido do verbo amar
*(B I S)*
E é só gratidão que eu levo pra vida
Oh! Mãe...
Só Deus sabe
A falta que vc me faz
Mas enfim
Vou ter que conviver com essa dor
Sei que estais com Deus
Por que Ele é amor
E se está com Ele
Me sinto na paz
A sua falta me dói
E o meu olhar se destrói
São minhas lágrimas
Saudade de amor
Sempre será minha razão
Pra sempre no meu coração
Minha eterna rainha
Tão minha, tão mãe, tão flor... *(REFRÃO)*
MOMENTO DE ALEGRIA LITERÁRIA
Estive em um colégio para falar sobre a importância da leitura e divulgar os livros que publiquei.
Ao final tirei fotos com alguns alunos, professores e com uma pessoa que estava visitando a biblioteca da escola.
Após o encerramento tive o grande momento de realização... A pessoa que pediu uma foto comigo estava na biblioteca para emprestar, pela segunda vez, o livro que escrevi para o meu primogênito.
Ela havia dito para a bibliotecária: "Eu gostei muito dessa história. Quero renovar para ler novamente."
Aquilo foi mágico pra mim. Saber que alguém gostou do que escrevi foi de fato uma realização, uma grande alegria literária.
Uma reflexão sobre a força e a fraqueza
O fraco critica, o forte elogia.
O fraco interrompe, o forte escuta.
O fraco grita, o forte dialoga.
O fraco oprime, o forte acolhe.
O fraco anestesia-se, o forte chora.
O fraco desanima, o forte encoraja.
O fraco condena, o forte enaltece.
O fraco tem pressa, o forte tem cautela.
O fraco diz-se forte, o forte assume a sua fraqueza.
