Poemas Realidade da Vida
A solidão necessária
Não conheço a solidão, pois, quando estou só me ponho a meditar e nessa meditação procuro esvaziar a minha mente dos pensamentos ruins. Nesse momento se evadem do meu eu, a maldade, o desejo de vingança, a raiva e o ódio.
A demonstração da capacidade
A capacidade funcional de uma pessoa não se avalia por aquilo que ela diz fazer e sim, pela demonstração do desempenho de suas tarefas.
Discrinação jamais
Não devemos jamais discriminar um ser humano. Devemos sim, ouvi-lo independente do nível cultural, social, racial ou preferência sexual, nem mesmo um pedinte ou um mendigo, de vez que, se quer conhecemos a vossa trajetória de vida, evitá-los porquê?
O bem material jamais se eternizará
Não seja tão apegado a bens materiais, após o seu passamento de nada lhe servirá, mas se tiver amor e o respeito pelo próximo, em memória o seu legado permanecerá.
Seja feliz sem aprovação
Se quer a sua felicidade não espere pelos outros, seja feliz por si só e exale essa felicidade para aquele que é infeliz.
as adversidades ronda nossos dias
Viver com harmonia é ser solidário, reconhecer os valores éticos e morais e ainda, saber conduzir a vida mesmo nas adversidades.
não fique a espera do mal do inimigo
Aquele que espera o mal do seu inimigo e esse mal não se faz presente, o tempo de espera torna se passivel de ser consumado em reversão.
Encontrei um sapo
meio amargurado
que tinha sido príncipe
noutro reinado
Uma bruxa malvada
apunhalara-o pelas costas
quando soube que outra
é que era a sua amada
O sapo olhou para mim
como que pedindo por favor
acredite no que lhe transmito
disse
em pensamentos o faço
porque a bruxa malvada
me tirou a fala
Não sei o que aconteceu
só sei que acordei
e que ao pé de mim estavam:
um homem, um sapo e uma fada.
Se foi sonho, ou se foi conto
não sei se vos sei dizer
só sei que foi real
tanto, ou tão
como a magia do Natal.
E o meu filho pequenino
deliciado com a história
acabou por adormecer
com esta lenga lenga
que tinha na minha memória.
ML in Lenga-Lengas da Avó
Seca
...Hoje sou madeira seca
cortada pelo lenhador
Sou árvore velha
que morreu para virar tambor
Sou a pele do tigre que embelezou
a sala do matador...
o dia que te conheci...
Como as músicas de Chico Buarque
Os olhos de Capitu
E como as artes de Van Gogh
Eu te amei no dia que ti vi.
Como Van Gogh amou suas artes no dia que ele as criou
Eu tá amei no dia que te conheci.
Eu li que da para explicar uma amizade
Em poucas estrofes mais eu não consegui
Porque em pouco tempo eu te conheci e coisas incríveis eu vivi.
Van Gogh criou a noite estrelada
Mais que bela ele fez.pena que
Ela não chega aos pés da sua linda e meiga timidez.
Costumo prestar atenção nos detalhes
Mais com vc ao meu lado não consigo
Ficar sem escrever a perfeição desse ser.
Por trás do véu da ilusão, eu descobri uma verdadeira paixão
Que é capaz de conquistar, com um lindo jeito de amar
Mesmo com poucos versos, escrevo sobre o brilho mais lindo do universo
Uma humildade e beleza sem fim, vc é o melhor que existe em mim
Com vc eu quero estar, enquanto minha deusa suspirar
Esse é o fim mais lindo que quero ter, a beleza de ter estado com vc
Acaso eu encontrei a dona do amor? Só posso crer que o destino me encantou
Quando seu beijo me encontrar, eternamente feliz eu vou estar
Com o carinho que ganhei de presente de vc, a perfeição eu pude entender
Ironicamente assim, sonhar com vc é o mais lindo que há em mim. Com essa poesia, saio de cena com alegria, sentindo a magia incrível que eu pude escrever, você é o sonho lindo que o homem mais sortudo do mundo pode receber🩷
OLHAR DE MULHER
Sedutor
poderoso
quando pisca e corteja hipnotiza
Vencedor
quando irradia
faz melodia
De bem-fazer
quando energiza
diviniza
Casa sem mulher
casa não
homem sem mulher
homem vão
Dia sem mulher
dia sombrio
mundo sem mulher
mundo sem pio
Cultura sem mulher
cultura vadia
terra sem mulher
terra vazia
Olhar de mulher
olhar de emoções
entre prazeres e paixões
seduzir e convencer
Faz homem viver
regenera e cria
faz vida ser
Mãe que tudo afilia
Olhar de mulher
olhar para acreditar
ver para querer
viver para amar.
Casal da Serra, 22 de Setembro de 2000
Em José Lins do Rego a poesia faz-se
presente como em poucos escritores nacionais, permeando grande parte de sua obra, de maneira surpreendente como as cheias do rio Paraíba, que ninguém mais do que ele soube narrar em nossa literatura, descrevendo sua força recriadora de cenários, modificando a paisagem seca do Nordeste brasileiro em mata ciliar florida, verdejantes pastos, e
um mar de lavoura de cana de açúcar, que se estendia viçosamente, dançando ao vento, embandeirado pela umidade das várzeas. Mas a poesia na obra do autor de Usina não é apenas um mero recurso estético, utilizado para o embelezamento do texto literário, mas uma ferramenta indispensável para ênfase de seu realismo lírico, destacando-lhe, não apenas como um proeminente escritor regionalista da geração de 30, mas como um dos maiores prosadores da literatura em língua portuguesa.
Se dói tanto de um modo frenético, se dói quando precisa mostrar a dor, se a dor for intensa e fraca, Use seu coração para criar a melódico e sua mente pata trazer a Letra da dor.
Kethelyn Cristina da Silva Pereira. Compositora, cantora, mesmo que sem fama.
O Peso do Silêncio
Na catedral de pedra fria,
onde ecoa o som da devoção,
nasceu uma sombra sombria,
ferida aberta pela ambição.
O pastor, amado pelos seus,
guiava almas pelo caminho,
mas mãos ocultas, cheias de breus,
espreitavam em completo desalinho.
Era noite, um altar sagrado,
um visitante ao fim da missa,
com olhar vazio e passo pesado,
entrou onde a luz se avisa.
Um disparo rompeu o ar,
o rosto sereno ao chão tombou,
a fé tremeu, não pôde evitar,
e o sangue do justo ali jorrou.
O silêncio grita nos muros do templo,
a justiça caminha com passos lentos,
os nomes se perdem, mas não o exemplo,
de um homem que partiu nos ventos.
No Trilho da Traição
Da cidade das montanhas altas,
saiu um homem ao cair da tarde,
com olhos frios, promessas falsas,
e no peito, um coração covarde.
Levaram-no ao altar,
não para prece ou oração,
mas para o destino selar,
com disparos de traição.
As velas ardiam na sacristia,
testemunhas mudas de um crime vil,
um tiro rasgou a calmaria,
e o justo tombou sob o olhar febril.
O trilho do trem acolheu o mal,
a arma lançada ao esquecimento,
e de volta às ruas de Minas Gerais,
comemoraram o triste evento.
Mas a justiça, mesmo tardia,
nasce na voz que insiste e clama,
pois a verdade jamais esfria,
e o fogo do justo não se apaga.
Vozes que Calam
O templo viu, mas não gritou,
as paredes ouviram, mas não falaram,
os justos choraram pelo pastor que tombou,
e as sombras para sempre ali ficaram.
Em Nome do Poder
Quem governa pelo ego, erra o caminho,
esquece da cruz e do coração,
troca o amor pelo ouro mesquinho,
e planta na fé a corrupção.
Não a vejo por dias, mais nestes dias pego-me pensando em ti.
Não a escuto por dias, mais nestes dias sua voz tem sido canção aos meus ouvidos.
Não a abraço por dias, mais a cada brisa do vento a me tocar, sinto-me envolvido por você.
Não vejo os seus olhos neste dias, mais nos brilhos deles sigo a minha direção.
Não você não está longe, pois ao fechar os meus olhos lhe transporto aqui bem pertinho a mim.
Não é distância, tempo que me farão de ti, esquecer.
Não deixo de viver, apenas vivo cada dia pensando em você!
Amanheci sem dormir
Amanheci com minhas indecisões
Amanheci com todos meus medos
Amanheci não me dei conta sol já alto
Amanhecei com questões diversas
Amanheci sem a conhecer ofereci ajuda
E de seus olhos uma lagrima percebi
Vi que suas esperanças já eram findas
Talvez sem o amanhã a você
Amanheci convicto que a ajudaria
Diante da morte eminente
Percebi que quem precisava de ajuda era eu
Vi o quanto frágil é a vida
Amanheci arrogante
Amanheci ambicioso
Amanheci soberbos nas minhas vaidades
Amanheci, pois tinha conquistas
Mais você me fez
Entardecer com vergonha dos meus medos
Da minha soberba e tudo que queria
Talvez para mostrar aos outros por pura vaidade
Entardeci percebendo que a vida é finita
Entardeci querendo dizer aos meus os quantos os amos
Entardeci percebendo que eu queria o mundo
E você apenas viver mesmo sabendo do fim eminente
(Dedico a mulher anônima que ofereci ajuda e percebi que eu que precisava de tal ajuda)
