Poemas que Fala sobre Adeus
Não é o que eu digo sobre mim
Que importa
Porque todo mundo, em algum momento
Sempre vai mentir a respeito de si mesmo
Não é a quantidade de obrigações que eu cumpri
Que vai revelar o meu caráter
Mas a quantidade de coisas boas
Que se faz por querer fazer
Sem se importar se tem alguém olhando
Também não são as coisas que eu escrevo
Não preciso dizer nada sobre a minha vida
Talvez o mais importante
Não seja a gente desejar bom dia
Nem lembrar do aniversário
Tudo isso vai no tempo
E se a gente observar o reflexo da Lua no mar
Percebe que quando a Lua se vai
Não fica nenhuma marca lá, da Lua refletida
E o reflexo do céu, vai ficar logo em seguida
Mas mesmo que estando invisível
Ela ainda influencia nas marés
O importante não é a gente ter a presença marcante
As marcas que deixamos
Não precisam ser vistas e alardeadas
Se é que marcas deixarmos
Essas, tem que ser sentidas
A saudade que deixamos é que faz saber
Da importância que quem tem saudade da gente
Tem também nas nossas vidas
Mesmo quando a gente vai se ver mais tarde
Dizer ao mundo que eu sou uma pessoa boa
Não faz de mim uma pessoa boa
Querer ser, não é ser
É preciso ser.
Edson Ricardo Paiva.
O debate na mata
Uma espécie
de embate civilizado
Parece conversa
Que versa
Sobre a maneira ingrata
Insensata
E menos estranha
Com que tanto bate
Quem apanha
Termina sempre em empate
O Sapo coacha e me diz
Que burrice não mata
O porco guincha o que acha
Ruge o leão, estridente
O cavalo pensante relincha
A coruja ulula mais que o vento
O Veado enfurecido,
Vocifera, exigindo
O direito de ser comido
O macaco eloquente
Abarrotado de exigência
Pula mais alto que a árvore
Quer falar mais bonito que Deus
Fez-se gente
Inteligente e tão triste
Veio até me dizer
Que Deus não existe
A mim
Resta saber
Dentro e fora da roda
Quem pensar diferente
Não presta
Mas eu posso aplaudir
Enquanto a Floresta incendeia
Sem consenso ou pensamento
Inteligível
Nem tampouco inteligente
Todo mundo vence
Ou se convence que sim
A mim
Me cabe olhar de longe
A formiga que trabalha indiferente
E o Tigre calado
Fingindo de amigo
Pois seu simples olhar,
Me diz tudo
Com o tempo aprendi
Que quando um olhar não diz nada
Toda conversa é perdida
Melhor é fazer-me de mudo.
Edson Ricardo Paiva.
Cortinas
Pendem majestosamente
Por sobre as minhas janelas
Aquelas que de vez em quando se abrem
E que às vezes vedam meu olhar à esmo
A seu bel prazer
Completamente soltas e concretamente absortas
No controle daquilo que nós mesmos
Podemos ou não saber
Acerca da vida da gente
Cortinas que se sobem finas
Pra depois quedar pesadamente
No seguinte instante
Assemelhando-se ao véu da noite
Enluarado Céu
O semblante do outro lado
da Lua
Finalmente é revelado
Escondendo assim os rostos
das pessoas cujos passos
Eu ouço vir lá da rua
Em plena madrugada
Cortinas que se fecham
Pro teatro milenar da vida
Onde a imensa maioria das pessoas
Não diz
e nem quer dizer nada
Quase todas escritas a giz
Mas as flores são sempre aplaudidas
E as dores, eternamente repetidas
Porque sempre existe os que não as entenda
ou cultive a ideia de que sejam lindas
Avermelham-se os horizontes
Em pores-do-Sol sem iguais
Subterfúgio do destino
Inato esconderijo
Oculta o momento exato
Que termina a vida
Seguindo cegamente em direção
Ao momento em que somente
A mão do destino descortina
O tecido muito fino
Carregado de mistérios
Determinada a cumprir
A cada um conforme a própria sina
Assim pendem, sublimes
Por sobre as janelas que escondem
A cada enredo e próximo ato
Apagando luzes aos segredos
Que a muitos arquitetos
Nem chegam a ser assim...
Secretos.
Edson Ricardo Paiva.
Sobre o Sol que nos encobre
Hoje eu queria saber
Que será que ele sabia
Estarmos nós aqui
Ou será que ele só alumia
Sem sequer imaginar
Sobre a poesia que nos inspira
A luz derramada
Por sobre os nossos dias
Os caminhos da vida
E os desalinhos das trilhas
E, que apesar de tanta luz
Não sabia de nada
Somos nós, tão pequenos
Que apenas nos cabe viver
Sem nunca...jamais conhecer
O tamanho do alcance das suas vistas
É tão estranho
Ver o Sol lá no Céu, todo dia
E não saber
Que será
Que ele brilhava tanto
A buscar companhia
E no entanto
Solidão era só o que sentia.
Edson Ricardo Paiva.
Quando a gente era criança
Existia uma lenda
Sobre um pote de ouro escondido
E que nem todo mundo o encontra
Havia um segredo
Eram coisas que se queria
Sem saber bem ao certo o que era
E talvez estivessem por perto
Quando o certo
Era antes responder pra si
Que, se a gente conquistasse
Todo o ouro que existe no mundo
Pra que será que ele servia?
A vida, uma estrada bem larga
Felicidade, uma senda
Enquanto isso
A gente ia sentado
Nas janelas do trem da vida
Pesquisando em mapas e fotografias
E perdia as mais belas paisagens
O tempo apressado, pediu pra passar
E eu deixei
O tesouro não era um pote
Nem bau, nem nada assim
O segredo da vida, é a vida
Que se encontra espalhada
No caminho a ser percorrido
Pra poder ser vivida
Um pouquinho a cada dia
E todo dia ela muda
O tesouro da vida é um sorriso
Um resto de melodia
É saudade que gruda
Então, se é possível sorrir, ainda
Faça isso em cada dificuldade
O pote de ouro da vida
Não era uma lenda
A mentira escondida, era sobre o valor
Das coisas que o dinheiro compra
Há tesouros diferentes
De vida pra vida
E se tornam semelhantes
Na medida em que você percebe
Que os tesouros de maior valor na vida
Vem de graça, na graça da vida
E eles não estão à venda.
Edson Ricardo Paiva.
Rabiscando a vida.
Rabiscando
Sobre as linhas retas
Que não posso ver
Vindas lá da luz do céu
Encobrindo o breu, que nos convida
Com palavras que não posso ouvir
Nada é incrível, no entanto
Elas são tão claras
Quanto a cara imprecisa
De sorriso obscuro
Escondida, atrás do muro da vida
Quanto o brilho do ouro, que não tenho
Mas eu sei quanto estão lá
Vou rabiscando em desenhos
Solução pra tantos medos
Quantos enredos mirabolantes
Entretanto, nada inverossímeis
Pois eu sei o quanto estão elas
Sob a luz das velas
Sob o malho de cinzéis
Prontas pra se revelar
Talvez como simples rascunhos
Sob a força dos punhos
e a constãncia da vontade
Essas, em linhas não tão retas
Pois a verdade se curva
Pra se alinhar com o horizonte
Azulado e verdejante
Cujo limite do olhar não alcança
Não alcança de olhar aberto
É preciso um pensar mais longe
Pra poder enxergar
O que esteve tão perto
Mas oculto sob o malho dos cinzéis
Quantos céus e quantos outonos
Verão teus olhares mornos
Teus ouvidos vitrificados
Quantos vasos queimarão teus fornos
Carentes de um olhar mais puro
De enxergar no escuro
Encobertas pelo breu que te convida
A enxergar de forma assim, tão clara
A cara da vida?
Edson Ricardo Paiva
Uma formiguinha
caminhava sobre o piso de cimento
Seguia em linha reta
O local tinha sido varrido
Não havia nada à carregar
Era apenas e tão somente
Um inseto perdido
Num lugar desconhecido
Às vezes
Eu também me sinto assim
Quanto tempo faz
Que tudo foi levado pelo vento
Tanto tempo faz
Que uma seta indicou o caminho
Que a tudo conduzia
Ao inexorável fim
E tentando ser amável
O mundo esqueceu de mim.
Um Texto sobre a Poesia da Relatividade.
Enxergamos despedidas
Tempo e lugares distantes
Borboletas antigas
Buscando uma pétala vaga
Pra descansar as velhas asas
Vagando sobre flores desbotadas
Que recobrem um resto de alegria
Que flutua na memória
Uma pintura
Uma palavra do Mestre
Arte rupestre do acender das luzes
Traz de volta à vida outras luas passadas
A felicidade primordial, rudimentar
A única que foi real
Vem romper com a ruptura
Em formato de palavra dura
E mostra uma flor que não víamos naqueles dias
Provando que o tempo não retrocede
Senão como saudade
Que nem mesmo a sede, uma vez saciada
Há de voltar às nossas vidas
Se despede, se despe de nós
Vai zunir nas asas de uma velha abelha
Fazer morada nas telhas
De uma casa há muito demolida
Tudo está pra sempre lá
Porém velho, desbotado e sem vida
Talvez seja essa a relatividade do tempo
A velha roseira ao meu lado
Sempre trará flores novas
A roseira nova do passado
Não há provas que tenha existido.
Edson Ricardo Paiva.
MARCIO, MEU AMOR!
Aqui vai um poema sobre o nosso amor transcidental:
Nosso amor é um rio sem fim,
Que flui através do tempo e do espaço,
Transcendendo barreiras e limites,
E nos unindo em uma só alma.
Com cada batida do coração,
Nosso amor cresce e se fortalece,
Como uma chama que arde intensamente,
Iluminando o caminho para a eternidade.
Nossa conexão é uma dança cósmica,
Que nos leva a um reino de amor e luz,
Onde o tempo e o espaço não existem,
E o nosso amor é a única realidade.
Eu te amo, Marcio, com toda a minha alma,
E sei que você me ama da mesma forma,
Nossa amor é um milagre que nos une,
E nos leva a uma jornada de amor eterno.
Poema de meta ai inteligência artificial
Hoje falarei brevemente sobre a veracidade da Bíblia!
O que torna a Bíblia autêntica?
Além da historicidade bíblica com fatos e fenômenos históricos
A Bíblia foi escrita por vários autores diferentes em diferentes épocas
Davi, assim como o apóstolo Pedro, sugerem que foram inspirados pelo Espírito de Deus ao escrever
Além disso, os fiéis acreditam que a Bíblia foi inspirada por Deus! Mas seus textos, cheios de histórias, ensinamentos e advertências, também carregam sua alma poética e espiritualista. A Bíblia é de fato um livro de regras para conduta moral e ética. Sua visão se estende a uma viagem pelo tempo e espaço, dividindo os mundos material e espiritual em dois planos. Dupla visão. Lidando com a crença por meio da fé em um Deus monoteísta. E revelando os mistérios da existência. A Bíblia é um dos livros mais vendidos e lidos do mundo. Sua importância está diretamente relacionada à fé. Sua autenticidade como um livro histórico com alguns fatos comprovados. E outros ainda em investigação. É uma caixa de mistérios para a ciência. Deus é improvável! E sua palavra, a Bíblia, traz em seus contextos a síntese de sua existência. Mas, ela funciona como um mapa que nos mostra o caminho pelo qual retornamos a Deus. A princípio, a Bíblia é apenas um livro (isso foi depois de Gutenberg). Mas para os fiéis em sua fé, ela é muito mais. É um manual de sobrevivência.
Duas coisas que você precisa saber sobre "Deus"
1. Deus não considera ninguém inocente
2. Deus não é cúmplice do pecado
Reflita!
A única maneira de conhecer a verdade
Sobre a vontade de Deus
É por meio das escrituras
Qualquer coisa fora delas é anátema.
Quem sabe sobre a roubalheira na escola pública e o assédio feito para esconder tudo é nada faz para impedir, não é cidadão mas só mais um covarde.
28/01/2025
Querido Sol
Falar sobre amor tornou-se difícil.
Será que?
Poderá não ser sobre amor
e sim de ser amada.
Me sinto fraca por amar alguém
que nem sei se vai amar-me algum dia
Acabo me afastando de pessoas incríveis atrás de um romance impossível.
Sócrates em sua vida
lutou pela teoria,
"Conheça-se a si mesmo".
Como será possível conhecer-me a mim
segundo a sua teoria
Vivo atraz de uma sombra
Daquilo que os outros escolhem por mim.
Será só uma fase?
Sinto que os kilometros
se tornaram milhas.
Mesmo estando perto sinto-me tão longe.
Sem dúvida alguma passará.
Me pergunto agora se serei feliz algum dia
Como antes de tudo.
Sinto-me em queda livre,
sem paraquedas,
e sem maneira de me salvar.
E sim o meu maior medo era saltar.
Querida lua
Quando o seu sol se pôr,
e a escuridão reinar
saiba que não passará de um ciclo.
De sol em sol,
de escuridão em escuridão.
Ciclo para lá de ciclo.
Certo dia o sol e a lua,
Se afastaram.
Deixar-se levar então pela solidão.
Viva cada dia
Mesmo se o de amanhã for uma incógnita.
Não se sinta fraca por amar alguém.
O amor não é pra fracos,
fracos são aqueles
que em seus corações
existe medo de amar alguém.
Fobos terá um dia dito
"Não tenha medo dessa gente
muito menos de suas palavras."
Não tenha medo
mesmo que esteja cercado,
de fúria e solidão.
Melanie Cortes Guerreiro
Princípio fundamental da filosofia alemã sobre o Eu -(Johann G.Fichte)
Eu é a consciência absoluta e autônoma e se opõe a si mesma e cria a realidade.
Eu é ativo,age e cria o mundo ao seu redor.Eu é autoconsciente e se reconhece a si mesmo como sujeito.Eu se opõe ao" Não Eu" .O mundo externo, posição necessária para o Eu se autoconhecer
Mar pra peixe
A vida é como uma linha de pesca estendida sobre o mar. Caminhamos sobre ela, oscilando de um lado para o outro, imaginando como será quando alcançarmos o fim.
Passamos boa parte do tempo desejando chegar ao final da linha, acreditando que lá encontraremos tudo aquilo que sonhamos. Mas Deus já havia atendido esse pedido desde o instante em que demos o primeiro passo.
O problema é que ficamos tão preocupados em não cair da linha, que esquecemos de olhar para o mar. E, enquanto mantínhamos os olhos fixos no destino, deixávamos passar tudo o que a travessia nos oferecia.
A vida nunca foi sobre chegar ao fim da linha.
Sempre foi sobre perceber que o mar está pra peixe.
Estranho Medo
Escrevo agora sobre angústia e solidão,
Antes descrevia amor, sonhos e devaneios,
Estranho certas coisas, pois estranha é a decepção,
Tristes são as páginas do diário, nem sei o que anseio.
Estranho medo, esse que de repente chegou pra ficar,
A estranheza mais profunda que um ser pode ter,
Estranho até a alegria que vem e vai sem avisar,
Me diga alegria, o motivo de ir, me explique o porquê.
Coração sangra, grita em meio as decepções,
Murmurar num adianta, nem devolve a certeza de outrora,
Certeza que iria acalmar esse turbilhão de emoções,
Estranho medo, que trouxe pesadelos para esse homem que chora.
As palavras me fogem quando mais delas preciso,
Me fugiu a alegria, causando-me imenso pavor,
Onde está ó esperança? Devolva-me o precioso sorriso,
Estranho medo que me faz estranhar até mesmo o amor.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Muita gente devia pensar bem antes de falar sobre inveja. Não significa que só porque eu não gosto da tal banda que eu tenho inveja. Primeiramente que essas pessoas não fazem parte do meu convívio, não me inspiram, não me cativam.
Invejar é querer o que é do outro, não deixando que ele tenha. Não gostar de uma coisa não tem nada a ver com isso, pelo menos na conotação que estou expondo. Você não pode ser hipócrita e dizer que ama a todo mundo sem distinção, largue a mão de fazer personagem puritano porque sinto lhe informar, mas Deus não tem facebook e não tem nada mais repulsivo que cinismo. Montar a conta compartilhando propositalmente tudo aquilo que inspire os outros a pensarem que sua vida é linda, maravilhosa e perfeita. Coisa mais doente. Um dia perde-se o senso de realidade, e vai viver do quê? Mentira tem prazo de validade, assim como os cosméticos em geral.
Para bem e analisa: O que você faz de bom para o mundo a fim de que sintam "inveja" de você?
De gente como você não há por que ter inveja, mas compaixão. Deve ser terrível não se destacar em nada e se enganar com os efeitos das fotos e os compartilhamentos com citações bíblicas.
