Poemas Nordestinos
Ser nordestino não é aventura-se no seu oxente.
Ser nordeste é celebrar com emoção o que todo
Este povo carrega no coração.
Há preconceito com Nordestinos.
Há preconceito com pessoas Negras..
Há preconceito com analfabeto...
Mas não há preconceito se um dos 3 for Rico !!
Frases, textos e citações by Josy Maria
Dia do Nordestino
O povo nordestino carrega no peito a teimosia de ser feliz. Teimosia essa causada pela coragem de um povo que luta pelo que acredita e insiste na poesia da vida, mesmo que às vezes seja um poema triste, mas no qual a beleza existe. O nordestino sorri com graça e segue com fé, na vida que brota, teimosamente, nos corações que não cansam de acreditar e colhem as alegrias enviadas por Deus. A esperança do nordestino é como um poema que não cansa de ser recitado. Ele em si é a própria poesia melodiosa que encanta diante do encanto que é viver a vida, com toda sua graça e desafios. Parabéns para nós, nordestinos.
Celebremos nosso dia!
Josy Maria
8 de outubro - Dia do Nordestino
NORDESTINO
Demétrio Sena - Magé
Nordestino se põe acima das montanhas
ou das dunas de mágoas, problemas e dramas,
tem as manhas do mundo contra o próprio mundo
que por vezes excede a própria tirania...
Tira riso do choro, da pedra, do espinho,
sempre vence a si mesmo pra vencer a vida,
pra romper o caminho que tranca o destino
e nublar a visão do que será de agora...
Nem a seca resseca o verdor dessa fé
no futuro e no sonho de país melhor,
de florir sob o pé tantas vezes sem chão...
Nordestino é valente para ser da paz,
ser humano capaz de recompor a alma
pra voar à procura de sonhos e ninhos...
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei.
Caruaru
Vamos benzinho
pro agreste nordestino
vamos pra Caruaru
dançar o forró agitado
Eu, com o meu vestido de chita floral rodado
e as madeixas enfeitadas
com as flores do mandacaru
Tu, chapéu de cangaceiro
fingindo sotaque maneiro
escondendo o forasteiro
Tomaremos goles de capeta
comeremos petiscos com cumari
empoeiraremos o terreiro
Para depois do cansaço, uma bela rede rendada
amparada nas paredes de taipa
de um velho bandoleiro.
Bráulio Bessa meu amigo,
Quero dizer: amigão.
Um poeta nordestino,
Homem de bom coração.
Defendendo nossa terra,
O nosso querido sertão.
Acompanho suas histórias
E guardo na minha memória
vendo na televisão.
Eu não conheço você,
E você não me conhece.
Mas vou lhe parabenizar,
Eu sei que você merece.
Gente igual a você
A gente nunca esquece.
Essas são minha palavras,
Eu não vou me alongar.
E eu desejo a você
Saúde e paz no seu lar.
Nosso Deus lhe abençoe
É o que eu posso desejar.
Não tem dieta do mundo
Que não seja repentina
Quando chega numa casa
De uma avó Nordestina.
Gélson Pessoa
Santo Antônio do Salto da Onça RN
28 Março 2025
Oxente!
É bom demais da conta ser Nordestina!
Gente boa e feliz,
terra gostosa e acolhedora.
Aqui onde o sol é mais brilhante e o céu é mais azul, tem calor que vem do clima e do tempo, mas acima de tudo tem o calor do coração que aquece nossas vidas e esquenta nosso chão.
Vixe que é eita atrás de eita.
Parabéns pra todos nós!
TINO NORDESTINO
Se tudo se perde na cinza com o tempo
E no crepúsculo apagam-se todos os momentos
Se verde eu me prendo nesse fruto,
Essa cica de um azedo absoluto,
A alma seca de tempos de estio
O coração árido e vazio
Nossas essências vagam entre os fantasmas
Que gemem no crepitar da caatinga
O vento alimenta a ilusão de mudanças
Como se ainda fôssemos crianças
E na sede, na fome nesse destino
Nessa eternidade sem tino
Que seca açudes, que racha a terra, que mata o gado,
Não passamos de meninos...
Ser Tão Nordestino
Andano
De pé
Descalço
Andano
De pé
No chão
Pisano
Terrinha
Fria
Ou quente
Se é
Verão
Saudades
Sentiu
E muito
Do tempo
Em que isso
Era bão
Bem bão
Era bão
Como era
Bão mesmo
Danado
De bão
Série: Minicontos
FILHO DA OUTRA
O menino trocou a aridez nordestina pela selva de pedras. Logo o mundo lhe acolhe. As mãos que lhe afagam o apedrejam, Mas a história se encarrega de cicatrizar o golpe. E a primavera promete florir...
Lá vem ele.
Não é jacaré, nem iguana, nem lagartixa.
Calango! É jeito de ser do povo nordestino.
É cultura. É resiliência.
É sabedoria para se manter vivo.
É resistência!
Ah, se todo brasileiro fosse um pouco calango...
NORDESTINO DEU O TROCO
Este povo não se rende
Não se curva, nem se ofende
Com os proclames lá do Sul.
Que fala tanta besteira
Que é gente interesseira
Como xepa em fim de feira
Que se compra com angu
Basta lhes dar pão e bebida
Um unguento pra ferida
Que eles fazem a adoração.
São devotos do divino
São beatos peregrinos
Vivem a soltar rojão.
Que são tolos, pequeninos
Homens fracos, são meninos
Encantados por canção
Mas são eles quem de fato
Pegam a cobra lá no mato
Cortam a cabeça no tato
E da calda fazem um prato
Pra comer na procissão.
Mas se chega alguém sabido
Pelo estado promovido
Para lhes dar algum quinhão
Logo surge a pergunta
O que vão querer em troca
Nossos votos na eleição?
Não aceitam o logro fácil
Nem fingem que são de aço
Choram e têm um coração
Mas são nobres desvalidos
Pelos ricos oprimidos
Que nunca serão vencidos
Não importa o sofrimento
A altura do lamento
Ameaça ou opressão.
Nordestino não se vende
Nordestino só se ofende
Com quem não lhe compreende
E não lhe chama de irmão
Com quem se acha importante
Que pensa que pode tudo
Senhores donos do mundo
quando lhe faz distinção.
Entre branco, sul e norte
Nordestino é cabra forte
Que não se ganha por sorte
Luta e vence até morte
E dá o troco na eleição.
Sina Nordestina
Sou nordestino,
feito de sol e poeira,
de mãos calejadas
e alma verdadeira.
Querem me afogar
em águas de secas,
mas sou raiz que resiste,
sou chão que não se entrega.
Minha sina é estrada,
vento que corta o rosto,
é lágrima engolida
no silêncio do desgosto.
Garota, se soubesse
o que carrego no olhar,
entenderia que o sertão
não se curva ao queimar.
Povo sem sensibilidade,
que julga sem conhecer,
não sabe que na seca
aprendi a florescer.
Maquinifica resposta do escritor Nordestinho: Capistrano de Abreu -- certa vez perguntaram a ele: porque o Sr. não chegou onde chegaram os escritores de seu tempo; o que ele respondeu: "Não consegui chegar onde chegaram os escritores de meu tempo, mas em compensação, fiz um trajeto, mais longo, PORQUE VIM DE MAIS LONGE"
Quem sabe, assim como Capistrano, você tenha vindo de mais
longe e se Deus quiser, se não for o melhor, vai se aproximar dos melhores.
Todo nordestino é brasileiro.
Nordestino não faz tempo, bota tempo.
Nordestino não é exibido, é enxerido.
Nordestino não zoa, manga.
Nordestino não sorri, acha graça.
Nordestino não briga, quebra o pau(...)
Quem não é nordestino ou não tem raiz nordestina,
não é brasileiro!
-É estrangeiro fugido do seu torrão e, aproveita-se dessa inocência e desse grande coração nordestino que acolhe sem preconceito gente de todos os continentes. E essa gente depois de agasalhada e nutrida quer um Brasil dividido.
Como assim?
- Esqueceram que chegaram aqui e dessa vez nem espelhos trouxeram?
-Trouxeram uma cultura que não nos representa e nós respeitamos as lembranças de sua terra!
Mas, é só!
Pó parar por ai...
Nós ainda temos terra nas unhas para defender o que é nosso, e vocês estão aqui de favor!!!
Porque somos um povo de paz e de amor.
Exigimos respeito magote de cabra besta!
Senão, a gente apaga o candeeiro e joga fora o gás.
"Seus sobrenomes estrangeiros, cuidado com nós!
-Nós sabe fazer as coisa bem dereitin..."
☆Haredita Angel
O teu amor é sopro leve
Que venhas logo
Te espero em breve
Traga o teu beijo nordestino
Delicioso colo de homem
Lindo coração de menino
No vem e vai da sanfona
Sensualidade completamente à tona
Que remexe com esta pomba
No bate coxa educado
Desfrutando do requebrado
Escolhi o meu namorado
O nordestino quando dança
Tem o balanço do mar
Eu tenho um nordestino para amar
Cuscuz Nordestino
com ovo estalado
te celebro e não
te troco por pão,
Uma vez que provei
você passou a ser
dono do meu coração.
Os nordestinos
são tão povo
brasileiro quanto eu,
a voz que o Nordeste
me dá nenhum ninguém
nesta vida me deu.
Nem mesmo
nascendo de novo
o insatisfeito que atentar
contra os laços de afeto
haverá de prosperar.
O Nordeste é bastião
da Cultura, do espírito
pátrio sobrevivente,
da poesia e da nossa gente.
