Poemas Nordestinos

Cerca de 1652 poemas Nordestinos

⁠Ser nordestino não é aventura-se no seu oxente.
Ser nordeste é celebrar com emoção o que todo
Este povo carrega no coração.

Inserida por BEVANELIMA

Há preconceito com Nordestinos.
Há preconceito com pessoas Negras..
Há preconceito com analfabeto...
Mas não há preconceito se um dos 3 for Rico !!

Inserida por kaaykefox

⁠Frases, textos e citações by Josy Maria

Dia do Nordestino

O povo nordestino carrega no peito a teimosia de ser feliz. Teimosia essa causada pela coragem de um povo que luta pelo que acredita e insiste na poesia da vida, mesmo que às vezes seja um poema triste, mas no qual a beleza existe. O nordestino sorri com graça e segue com fé, na vida que brota, teimosamente, nos corações que não cansam de acreditar e colhem as alegrias enviadas por Deus. A esperança do nordestino é como um poema que não cansa de ser recitado. Ele em si é a própria poesia melodiosa que encanta diante do encanto que é viver a vida, com toda sua graça e desafios. Parabéns para nós, nordestinos.
Celebremos nosso dia!

Josy Maria

8 de outubro - Dia do Nordestino

Inserida por JosyMaria

⁠NORDESTINO

Demétrio Sena - Magé

Nordestino se põe acima das montanhas
ou das dunas de mágoas, problemas e dramas,
tem as manhas do mundo contra o próprio mundo
que por vezes excede a própria tirania...
Tira riso do choro, da pedra, do espinho,
sempre vence a si mesmo pra vencer a vida,
pra romper o caminho que tranca o destino
e nublar a visão do que será de agora...
Nem a seca resseca o verdor dessa fé
no futuro e no sonho de país melhor,
de florir sob o pé tantas vezes sem chão...
Nordestino é valente para ser da paz,
ser humano capaz de recompor a alma
pra voar à procura de sonhos e ninhos...
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei.

Inserida por demetriosena

Caruaru

Vamos benzinho
pro agreste nordestino
vamos pra Caruaru
dançar o forró agitado

Eu, com o meu vestido de chita floral rodado
e as madeixas enfeitadas
com as flores do mandacaru

Tu, chapéu de cangaceiro
fingindo sotaque maneiro
escondendo o forasteiro

Tomaremos goles de capeta
comeremos petiscos com cumari
empoeiraremos o terreiro

Para depois do cansaço, uma bela rede rendada
amparada nas paredes de taipa
de um velho bandoleiro.

Inserida por MariadaPenhaBoina

⁠Bráulio Bessa meu amigo,
Quero dizer: amigão.
Um poeta nordestino,
Homem de bom coração.
Defendendo nossa terra,
O nosso querido sertão.
Acompanho suas histórias
E guardo na minha memória
vendo na televisão.

Eu não conheço você,
E você não me conhece.
Mas vou lhe parabenizar,
Eu sei que você merece.
Gente igual a você
A gente nunca esquece.

Essas são minha palavras,
Eu não vou me alongar.
E eu desejo a você
Saúde e paz no seu lar.
Nosso Deus lhe abençoe
É o que eu posso desejar.

Inserida por paulinhoalves

⁠Não tem dieta do mundo
Que não seja repentina
Quando chega numa casa
De uma avó Nordestina.

Gélson Pessoa
Santo Antônio do Salto da Onça RN
28 Março 2025

Inserida por gelsonpessoa

Oxente!
É bom demais da conta ser Nordestina!
Gente boa e feliz,
terra gostosa e acolhedora.
Aqui onde o sol é mais brilhante e o céu é mais azul, tem calor que vem do clima e do tempo, mas acima de tudo tem o calor do coração que aquece nossas vidas e esquenta nosso chão.
Vixe que é eita atrás de eita.
Parabéns pra todos nós!

Inserida por CLAUDIANA

TINO NORDESTINO

Se tudo se perde na cinza com o tempo

E no crepúsculo apagam-se todos os momentos

Se verde eu me prendo nesse fruto,

Essa cica de um azedo absoluto,

A alma seca de tempos de estio

O coração árido e vazio

Nossas essências vagam entre os fantasmas

Que gemem no crepitar da caatinga

O vento alimenta a ilusão de mudanças

Como se ainda fôssemos crianças

E na sede, na fome nesse destino

Nessa eternidade sem tino

Que seca açudes, que racha a terra, que mata o gado,

Não passamos de meninos...

Inserida por tadeumemoria

⁠A Rede; É o Divã
Do Nordestino.
Nela Pensamo e Filosofamos
Sobrea a Resolução dos Nossos Problemas

Inserida por Bia-Domingues

Ser Tão Nordestino

⁠Andano
De pé
Descalço

Andano
De pé
No chão

Pisano
Terrinha
Fria

Ou quente
Se é
Verão

Saudades
Sentiu
E muito

Do tempo
Em que isso
Era bão

Bem bão
Era bão
Como era

Bão mesmo
Danado
De bão

Inserida por samuelfortes

Série: Minicontos


FILHO DA OUTRA
O menino trocou a aridez nordestina pela selva de pedras. Logo o mundo lhe acolhe. As mãos que lhe afagam o apedrejam, Mas a história se encarrega de cicatrizar o golpe. E a primavera promete florir...

Inserida por NICOLAVITAL

Lá vem ele.
Não é jacaré, nem iguana, nem lagartixa.
Calango! É jeito de ser do povo nordestino.
É cultura. É resiliência.
É sabedoria para se manter vivo.
É resistência!
Ah, se todo brasileiro fosse um pouco calango...

⁠NORDESTINO DEU O TROCO

Este povo não se rende
Não se curva, nem se ofende
Com os proclames lá do Sul.

Que fala tanta besteira
Que é gente interesseira
Como xepa em fim de feira
Que se compra com angu
Basta lhes dar pão e bebida
Um unguento pra ferida
Que eles fazem a adoração.
São devotos do divino
São beatos peregrinos
Vivem a soltar rojão.

Que são tolos, pequeninos
Homens fracos, são meninos
Encantados por canção
Mas são eles quem de fato
Pegam a cobra lá no mato
Cortam a cabeça no tato
E da calda fazem um prato
Pra comer na procissão.

Mas se chega alguém sabido
Pelo estado promovido
Para lhes dar algum quinhão
Logo surge a pergunta
O que vão querer em troca
Nossos votos na eleição?

Não aceitam o logro fácil
Nem fingem que são de aço
Choram e têm um coração
Mas são nobres desvalidos
Pelos ricos oprimidos
Que nunca serão vencidos
Não importa o sofrimento
A altura do lamento
Ameaça ou opressão.

Nordestino não se vende
Nordestino só se ofende
Com quem não lhe compreende
E não lhe chama de irmão
Com quem se acha importante
Que pensa que pode tudo
Senhores donos do mundo
quando lhe faz distinção.
Entre branco, sul e norte
Nordestino é cabra forte
Que não se ganha por sorte
Luta e vence até morte
E dá o troco na eleição.

Inserida por EvandoCarmo

⁠Sina Nordestina

Sou nordestino,
feito de sol e poeira,
de mãos calejadas
e alma verdadeira.

Querem me afogar
em águas de secas,
mas sou raiz que resiste,
sou chão que não se entrega.

Minha sina é estrada,
vento que corta o rosto,
é lágrima engolida
no silêncio do desgosto.

Garota, se soubesse
o que carrego no olhar,
entenderia que o sertão
não se curva ao queimar.

Povo sem sensibilidade,
que julga sem conhecer,
não sabe que na seca
aprendi a florescer.

Inserida por pensadorposmoderno

⁠Maquinifica resposta do escritor Nordestinho: Capistrano de Abreu -- certa vez perguntaram a ele: porque o Sr. não chegou onde chegaram os escritores de seu tempo; o que ele respondeu: "Não consegui chegar onde chegaram os escritores de meu tempo, mas em compensação, fiz um trajeto, mais longo, PORQUE VIM DE MAIS LONGE"
Quem sabe, assim como Capistrano, você tenha vindo de mais
longe e se Deus quiser, se não for o melhor, vai se aproximar dos melhores.

Inserida por Ademarborba46

Todo nordestino é brasileiro.

Nordestino não faz tempo, bota tempo.
Nordestino não é exibido, é enxerido.
Nordestino não zoa, manga.
Nordestino não sorri, acha graça.
Nordestino não briga, quebra o pau(...)
Quem não é nordestino ou não tem raiz nordestina,
não é brasileiro!
-É estrangeiro fugido do seu torrão e, aproveita-se dessa inocência e desse grande coração nordestino que acolhe sem preconceito gente de todos os continentes. E essa gente depois de agasalhada e nutrida quer um Brasil dividido.
Como assim?
- Esqueceram que chegaram aqui e dessa vez nem espelhos trouxeram?
-Trouxeram uma cultura que não nos representa e nós respeitamos as lembranças de sua terra!
Mas, é só!
Pó parar por ai...
Nós ainda temos terra nas unhas para defender o que é nosso, e vocês estão aqui de favor!!!
Porque somos um povo de paz e de amor.
Exigimos respeito magote de cabra besta!
Senão, a gente apaga o candeeiro e joga fora o gás.
"Seus sobrenomes estrangeiros, cuidado com nós!
-Nós sabe fazer as coisa bem dereitin..."
☆Haredita Angel

Inserida por HareditaAngel

O teu amor é sopro leve

Que venhas logo

Te espero em breve



Traga o teu beijo nordestino

Delicioso colo de homem

Lindo coração de menino



No vem e vai da sanfona

Sensualidade completamente à tona

Que remexe com esta pomba



No bate coxa educado

Desfrutando do requebrado

Escolhi o meu namorado



O nordestino quando dança

Tem o balanço do mar

Eu tenho um nordestino para amar

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Cuscuz Nordestino
com ovo estalado
te celebro e não
te troco por pão,
Uma vez que provei
você passou a ser
dono do meu coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Os nordestinos
são tão povo
brasileiro quanto eu,
a voz que o Nordeste
me dá nenhum ninguém
nesta vida me deu.

Nem mesmo
nascendo de novo
o insatisfeito que atentar
contra os laços de afeto
haverá de prosperar.

O Nordeste é bastião
da Cultura, do espírito
pátrio sobrevivente,
da poesia e da nossa gente.


Inserida por anna_flavia_schmitt