Poemas Nordestinos
O nordestino é um ser
que segue a boa conduta
não se entrega no sofrer
quem tem origem matuta
quem trabalha pra viver
não espera alguém trazer
bate o pé e vai a luta.
O nordestino tem nome
e honra o nome que tem
se tá pouco o que come
divide o pouco também
quem vence a seca e a fome
não nega nada a ninguém.
O meu canto tem sotaque nordestino
Esse oxe, visse! é muito arretado
Neles ando sem pantim amorcegado
De bigú desde os tempos de menino.
LUTA!
Mesmo longe da cidade
não desiste de aprender
o nordestino de verdade
vai em busca do saber
maior que a dificuldade
é a vontade de vencer.
Nordestino é povo forte
do suor pingar na cara
que não foge do trabalho
que a dificuldade encara
que vai do Sul a Sudeste
sem a força do nordeste
o Brasil inteiro para.
Todo homem nordestino
do sangue pulsar na veia
não tem medo do destino
nem mexe na coisa alheia
quem respeita Virgulino
não se afronta a cara feia.
SOU NORDESTINO!
Eu nasci em um mundo
em Terra de solo nordestino
meu torrão tem mentes brilhantes
esse é MEU destino
não precisa fazer citação
Nordeste é a Região
basta olhar o peregrino.
J .Wilamy Carneiro.
21/01/2022
Toda nordestina tem
um jeitinho encantador
são tratadas como bem
obra prima do Senhor
poque da terra que vem
uma só vale por cem
e todo mundo dá valor.
Tem semente nova florando
de verde a terra se veste
tem nordestino voltando
após anos pelo sudeste
e o sonho vai acordando
porque tem água chegando
no sertão do meu nordeste.
MEU OXENTE.
Nordestino não se abala
não arrega no sol quente
um povo que não se cala
e se orgulha do oxente
quem manga da sua fala
não fala na sua frente.
- Sonha calado e foge falando.
Uma nordestina uma vez disse-me
durante a noite, muito ela sonhava
que sonho ruim, não tarda
e que bom, não se fala, se guarda.
Que o vento leva sonho que da boca sai
e que se por ventura, o sonho for uma bola de fogo
desesperadamente eu o chutasse
mas se com ela eu sonhasse e me alegrasse, não a contasse
Sonhei com uma linda donzela, uma família perfeita
mas esse a brisa levou, fui burro ao lhe contar
tenho superado e conhecido um novo amor
mas antes que vire fuligem, acho melhor eu me calar
Um pesadelo me deixou sozinho nessa vida
e eu acordei desesperado buscando ar
venho contar logo este sonho
pois jamais, de forma alguma, quero vê-lo se concretizar
(Contos de uma nordestina)
A nordestina é arretada
só não queira fazer hora
porque ela é afiada
feito ponta de espora
e quando é desapontada
fere mais que catapora.
A nordestina tem espaço
por ser forte e resistente
a beleza tem um laço
que a faz ser diferente
a força que tem no braço
não chega a ter um traço
do puder da sua mente.
“ Moro no nordeste
Sou nordestina
Não tenho
Vergonha de ser caipira
Sou gente como todos
Riem do meu sotaque
Do meu jeito de ser
Mas na verdade é um destaque
Aqui tem muita gente boa
Temos um alto astral
Uma alegria
Que é ancestral
Bom tem muita coisa
Que não dá para expressar aqui
Então deixe de ser boba(o)
Vem logo se divertir ”
(EU) Jaqueline Santos dos Anjos
VEM PRA CÁ!
Tem muita gente granfina
falando o que não devia
dessa nação nordestina
é por inveja ou ironia
peço que mude a rotina
vem em junho pra Campina
e em fevereiro pra Bahia.
Uma nordestina fera
A fadinha Rayssa Leal
Skate não é só pra homem
Disse a fada num jornal
Trouxe “Prata pro Brasil”
Em Tóquio: o Mundo viu
Deu mídia Internacional.
Logo que o galo canta
quando o sol vem raiar
o nordestino levanta
bem cedo pra trabalhar
e nessa terra que é santa
lá no sertão ele planta
e no litoral vai pescar.
NORDESTINO
Não se acovarda na luta
Nesse chão que se chama nordeste
De gente que batalha na vida
De poesia ele se veste
Terra de mulher brilha
E homem cabra da peste.
E nem tente desvalorizar
Esse povo nordestino
Se vive de cabeça erguida
Na luta seguindo o destino
Dando lição de vida
De homem a menino.
Seja Sol, ou seja, chuva
Agradece ao Nosso Senhor
Vivendo de bem com todos
Seu cobertor é o amor
Louva a Deus todos os dias
O seu pai Criador.
Autoria- Irá Rodrigues
Somos um povo sereno
que respeita o semelhante
todo nordestino é pleno
e o conselho é que se plante
pois aqui nesse terreno
quando nasce um pequeno
a vida faz dele um gigante.
Estive no paraíso, nas dunas e areais nordestino e nem percebi, que era o céu!
E eu, em pele humana me sentindo um deus.
E só agora percebi o sentido felicidade.
