Poemas Nordestinos

Cerca de 1629 poemas Nordestinos

O covarde prefere se matar a ter que entrar na batalha, mas o sábio não é covarde e nem é soldado.

Inserida por nyllmergello

O soldado obedece sem questionar, mas o homem sábio é perspicaz em seus caminhos, por isso seus dias serão mais longos que os dias do estúpido.

Inserida por nyllmergello

O imprevisto sobrevém a todos, mas a calamidade do fofoqueiro provém de sua própria língua.

Inserida por nyllmergello

O que é bom e belo aos olhos do sujeito imprestável, é repugnante aos olhos do homem que anda em justiça.

Inserida por nyllmergello

O receio é a coragem do sábio, mas a valentia é a fraqueza do tolo, assim como a violência é a ruína do homem insano.

Inserida por nyllmergello

O homem poderoso desmorona muralhas, mas o homem sábio desmorona até mesmo homens poderosos.

Inserida por nyllmergello

A palavra ofensiva tem o poder de matar, mas o elogio tem a força para ressuscitar.

Inserida por nyllmergello

A beleza física da mulher é como um delírio aos olhos do homem cansado, mas seu coração pode ser negro como um abismo, e tem o poder de matar até o varão mais astuto ou o guerreiro mais poderoso.

Inserida por nyllmergello

⁠Ame alguém que te abrace sem questionar, que te cubra, sem cessar, de uma paixão de inebriar.
Um amor bom e derradeiro, que não precisa ser o primeiro, mas que seja, um tantinho do caminho ou dele inteiro, daquele forte e verdadeiro...

Inserida por lavinialins

com esses lindos olhos brilhantes, em um azul da cor do céu e essa pele bem rosada, com um tom de pastel, esses lábios adocicados em um puro sabor de mel, meu desejo é beijar você, porém levantando o seu véu, desenhar e pintar uma família, com lápis e um pincel, escrever nossa história, em folhetos de cordel, até que a morte nos separe, e fim de neste mundo o nosso papel...⁠

Inserida por sivi

Nada mais havia, apenas existia a donzela do cabaré, sendo a musa do acaso, vagando pelo espaço,vestida de mulher.

Inserida por gnpoesia

"Trata-se fundamentalmente de tudo o que envolve a minha dualidade - ás vezes acredito, outras desacredito.Umas vezes penso tratar-se de contos de cordel outras como coisa profunda e espiritual. De repente vem-me em mente que sou como um conviva num banquete, mas cheio de fastio. Olho e remexo, provo mas não mastigo e nada me satisfáz ... ando á procura de outras iguarias ...ainda que tenham menos tempêro mas que saibam mais ao que é "

Inserida por jorge_pincoruja

⁠O artista mais vanguardista brasileiro do século XX, foi sem duvida Oswaldo Goeldi que com a técnica da xilografia, modus operandi da arte mais popular da literatura de cordel elevou a técnica para a temática da melhor inspiração expressionista, para a historia da arte no Brasil e no mundo inteiro.

Inserida por ricardovbarradas

Já pensou o quão bem estaríamos, se desde a década de 50, a TV falasse todos os dias em como acabar com a seca?

Inserida por Althielis

Ah maior burrice de um homen e deixar que a Dor,odio,frustações roube seu motivo de viver.
Porquê aquele que e vencido hoje,pode vencer amanhã...

Inserida por Mciran

Tenho um lugar,onde me lembro bem,lá só se chega de trem,lá tem cercado de madeira e casa de barro,para se locomover tem carro de boi e cavalo,tem rios com peixes demais da conta,histórias e personagens que até se perde a conta,tem amigos,parentes,pessoas humildes,mas felizes e contentes,há aquele lugar.
Deixei de lembrar e peguei o trem cheguei no lugar,quase não vi ninguém,os carros de bois e os cavalos foram trocados,por veículos motorizados,as historias perderam seu personagens,por culpa da tal tecnologia,os rios secaram,peixes já não tem mais,os filhos se foram só ficaram os pais,mas quando olhei de longe,bem longe avistei uma casinha,feita de barro,e por cima saia uma fumacinha,cheguei mais perto e vi em uma cadeira,enrolando um cigarro e sua senhora por companheira,cheguei mais perto e pedi a bença,e perguntei o senhor lembra de mim? ele olhou em meus olhos e me disse assim,o tempo passou aqui tudo mudou,mas nunca esqueci do meu filho que saiu daqui dizendo virar doutor,meu filho amado não quero saber sua profissão,mas abrace seu velho,que junto da sua mãe fizemos oração,todos os dia para que o senhor lhe desce proteção.

Inserida por Helderbrandao

A prática cotidiana do cangaceiro o tornou conhecedor profundo do seu local de ação. O terreno e a vegetação do sertão nordestino se tornaram seu habitat natural, sendo a sua sobrevivência fortemente vinculada ao apurado conhecimento da região onde transitava.

Inserida por historiasolidaria

Era mais que um espetáculo, era um milagre que o sertanejo esperava o ano inteiro: ver aqueles fios translúcidos condutores de vida, desafiando raios e trovões, para serenos cairem no incandescente solo do sertão matando sua monstruosa sede.

Inserida por ednafrigato

Eu sabia que seria assim. Como o sol que se põe e dá lugar a noite sem lua. Seria frio como o inverno. Triste como o canto da acauã trazendo a seca para o sertão. Eu sabia, eu sabia...

Inserida por tainacrz

Sou filha de "pobre" com muito orgulho, a maior pobreza é a interior.

Inserida por Nobregiara