Poemas Melancólicos
Resgate-me de minha melancolia,não me deixe à beira de meu próprio precipício.Salve-me das loucuras impertinentes que me prendem e liberte-me antes de tudo da dor que me perfura.Sonda-me,e me encontre em teus pensamentos,leve-me ao voo distante,onde min’alma tenha descanço e onde o meu cantar seja compreendido.Descubra os mistérios que há em mim e os faça seus também.Jogue comigo o jogo de plavras soltas,e solte à mim suas palavras mais belas.Conquiste o meu sorriso,e também meu coração,ajude à me reerguer e baile comigo a dança da vida.
Eu sou cheio de memorias de velhos paraísos e de melancolias que torcem minha alma com uma infeliz frequência.
Acredito que existe 4 tipos de personalidade: o melancólico, fleumático, colérico e o sanguíneo, mas estou tentando criar outro tipo porque não me encaixo em nenhum desses tipos. Sou mais eu.
O wabi-sabi* utiliza a fugacidade da vida para transmitir uma sensação de melancólica beleza e fazer compreender a efemeridade de todas as coisas.”
(*) filosofia japonesa
Se me prendo ao passado, tenho melancolia e se me amarro ao futuro vem-me ansiedade. O destino é misterioso se um dia convidá-lo para o café da manhã, ele entrará mudo e sairá calado e com pose de galã! O destino na verdade e o nosso mais fiel divã. A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus. As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe; Deus nunca pisca. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você fez ou não fez. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente. Boa noite.
às vezes parece que acendo uma clareira de alegria e extravaso toda a minha melancolia, como se achasse a cura... e numa bebedeira louca, desafio os beijos da tua boca...
A melancolia que no meu eu habita deixou de ser um inimigo e passou a ser aliada, uma aliada para as maiores e mais profundas reflexões da vida.
Você não é poeta porque faz frases melancólicas ou com algumas rimas, é só alguém triste que não sabe o que fazer da vida e está passando por turbulências. Isso é triste.
O ânimo das pessoas, pelo menos em minha geração, está sempre oscilando entre extensa melancolia e falso otimismo. Vivemos em uma sociedade doente; dada ao delírio e com ínfima consciência de si.
“Autorretrato - o artista dos extremos, melancólico, dramatizador das cores e formas, porém, ainda tenho-as para ouvir-los proclamar asneiras.”
Não me julguem pela melancolia que carrego em meu peito, pois ela é o intrínseco no meu convívio humano.
Melancólica? Talvez.... Eu tenho pulsação sanguínea que bombeia para o cérebro e coração. Sou humana. Eu tenho sentimentos. Eu não troco a minha melancolia pela falsa fábrica de sorrisos das bonecas de plástico. Pessoas vazias não acrescentam nada em tua vida. Elas apenas adornam por um curto período de tempo a tua estante empoeirada. O tempo passa e cai a máscara do sorriso manipulado. Ser sentimental talvez seja um erro, pois nem todos merecem a tua melhor parte. Nem todos merecem o teu coração. Mesmo assim é preferível ser intensa e profunda do que ser rasa e vazia de sentimentos.
A melancolia deixou de ser um fenômeno individual, uma exceção. Tornou-se uma espécie de privilégio dos assalariados, um grande estado de espírito que encontra a sua causa onde quer que a vida for governada pela parcela da produção.
Da raiva surge a minha poesia. Da paz surge a minha melancolia. Escrevo sem saber do por que. Morrerei sem saber..........
Será?
Melancólico é o coração do poeta que, conhecendo a doçura e a surrealidade dos pássaros, resolve reverenciar propositalmente a brutalidade lídima dos elefantes.
