Poemas Famosos de Tristeza
Toda alegria e toda tristeza que você sente não são mais do que reflexos — claros, inequívocos — do que se passa dentro de você! Não há acaso nisso. Há estrutura. Há causa. Há consequência.
A vida, meus senhores, não é algo estático! A vida não tem forma definida! Ela pode ser simples como um verso ou complexa como um poema — depende exclusivamente da forma como você a enxerga, da consciência que você desenvolve!
E escolher… escolher não é um detalhe! Escolher é um ato contínuo, permanente! É o que projeta o homem no tempo! É o que constrói — tijolo por tijolo — aquilo que você é, mesmo que você não perceba!
Essa cadência que nos conduz — ora suave, ora dura — não é aleatória! Ela organiza a sua existência! Ela determina o caminho que você percorre! E o presente que você vive agora… é resultado direto das decisões que você tomou!
Portanto, cada passo que você dá não é apenas um movimento qualquer! É uma prova! Uma evidência concreta daquilo que você decidiu ser!
Há noites como essa
Em que a tristeza bate e a solidão aperta
O tempo não passa, o relógio para
E a angústia no peito jamais se cala
Pensamentos perdidos dentro da mente
Não dá pra medir esse vazio presente
Sono vem, o cansaço é extremo
Mas com a mente a mil eu não adormeço
Coração chora, sangro sem corte
É como sentir aos poucos
Minha alma indo à morte
Dia após dia travo essa batalha
Dia após dia vejo cair as lágrimas
Caio e levanto ciente de que
Amanhã talvez não seja diferente
Mas serei como um leão
Talvez não o mais rápido ou mais forte
Nem o maior em sabedoria e porte
Mas serei aquele que encara a guerra
E jamais dela foge
O que mesmo ferido continua de pé
O que cai, sangra e segue na fé
Venço essa guerra...
Ou sigo lutando até a morte que me espera...
(ÁG)
Há dias em que a tristeza me atravessa inteira,
como se ocupasse todos os espaços do meu ser.
E então, quase em silêncio,
o vento me toca — leve, discreto —
e algo dentro de mim se acalma.
Talvez eu não precise desaparecer,
talvez eu só precise aprender
que até a dor respira…
e também passa.
" Eis que vem a tristeza deitando-se em minha mesa, que este coração se apresente e se cale...
Mais me vela o doce do veneno que o amargor de uma mente que em mim nada vale! "
Marcelo Caetano Monteiro.
Onde a emoção mora
Tudo cheira a tristeza.
É castigo, eu sei.
Mas depois percebi que tudo é questão de escutar.
É uma maestria rasante, justa,
nas conversas entre eu e você.
A emoção, quando chega às nuvens, é sagrada,
e o corpo reage.
Que as dificuldades não tire
a firmeza dos nossos pés. Que
a tristeza se vier, que seja só de
passagem. Que a opinião dos
outros não destruam nossos
sonhos. Que o amor possa ser
sempre o maior motivo de nossas
alegrias.E que hoje seja o começo
de um lindo e abençoado dia.
❝ ...Já andei por muitos caminhos, já cheguei
ha muitos lugares sonhados. Tive alegrias,
tristezas, magoas, e dores. Mas jamais desisto
de meus sonhos. Por onde passei semeei alegria,
aconchego, perdão, e uma pitada redobrada de amor.
Levo um coração que transborda delicadezas, e uma
alma inquieta de amor...❞
Em breve e muito em breve
Eu verei o rei
Espero que ele
Afaste a minha tristeza matinal
Sim, eu ainda estou cansado
Gostaria de poder voltar
Para a cama
Mas eu não posso
Se eu fizer isso, meu rei
Eu não dormirei à noite
Então devo permanecer acordado
Sim, meu rei
Todas as noites eu vou para a cama cedo
Nunca fico acordado além do meu
Horário de dormir
Porque se eu fizesse isso
Eu só teria algumas horas de sono
E eu não seria capaz de funcionar
Eu teria olheiras
Linha tênue
Há uma tristeza por dentro,
querendo escapar
Mas há felicidades contidas
querendo aflorar
De um extremo ao outro,
um limite, uma linha tênue
Quem há de entender,
quando dos olhos a tristeza brotar?
Mas em seguida,nos lábios,
a felicidade aflorar?
Se eu não chorar de alegria,
de tristeza é que não vou chorar,
não deixo que se nuble o meu dia,
Deus há de me abençoar !
O sol se pôs atrás dos prédios
Passou uma moça com tristeza nos olhos
Será que é o medo do futuro?
Ou será que é a esperança do presente?
Tomara
(Canção para Lara )
Lara, tomara que sua felicidade seja eterna
E a tristeza rara, quase uma lenda
Tomara que seus dias sejam iluminados
E a noite clara, com sonhos dourados
Que cada passo seu te leve mais além
Num caminho de flores, de paz e de bem
Lara, seu nome é melodia no ar
A gente só quer te ver brilhar e brilhar
Que os ventos soprem sempre a seu favor
Trazendo paz, alegria e muito amor
E que os amigos estejam sempre por perto
Tornando seu mundo um lugar mais certo
Se alguma nuvem tentar escurecer
Lembre da força que existe em você
Você é luz, inspiração, é canção
Guardada pra sempre no meu coração.
A tristeza quer novamente me coagir.
Porque me cerca assim?
O que ela quer de mim?
Se foste ela que me deixastes assim.
Mas o que ela não sabe, é que a felicidade, apossou-se de mim.
"Se tristeza pagasse dívidas, o mundo inteiro seria melancólico!"
Otávio Abadio Bernardes
Goiânia, 22 de agosto de 2025.
"Uma boa música é um "recurso" para a tristeza do ser humano!"
Otávio ABernardes
Goiânia, 6 de abril de 2026.
Na tristeza, Deus ajude minha mente;
Na alegria, Deus perpetue meu gozo;
Há apenas um capaz de me compreender inteiramente.
Veja o mundo
com olhos que ainda sabem sonhar.
Nem tudo é dor,
mesmo que às vezes a tristeza fale mais alto.
Há beleza escondida
no nascer do sol,
na chuva tocando a janela,
no abraço que chega sem aviso.
O mundo também é feito
de recomeços.
De pessoas tentando sobreviver
às próprias batalhas em silêncio
Helaine machado
Não sou cópia. Não sou eco.
Sou Paulo Macaia:
Na dor eu não fugi, na tristeza eu não calei, na solidão eu me achei.
Dor é escola. Tristeza é tinta. Solidão é casa.
Alfonsina Buconzo Ngoio é mãe. Eu sou outro.
Não confunde. Meu nome não é sombra. É raiz, raiz de Paulo Macaia Poba, meu pai, meu chara e meu Deus na Terra.
A tristeza é um cômodo sombrio em você, é fácil encontrar a entrada, difícil é encontrar a saída.
Ronaldo Mello......
