Poemas Famosos de Tristeza

Cerca de 14444 poemas Famosos de Tristeza

Toda alegria e toda tristeza que você sente não são mais do que reflexos — claros, inequívocos — do que se passa dentro de você! Não há acaso nisso. Há estrutura. Há causa. Há consequência.


A vida, meus senhores, não é algo estático! A vida não tem forma definida! Ela pode ser simples como um verso ou complexa como um poema — depende exclusivamente da forma como você a enxerga, da consciência que você desenvolve!


E escolher… escolher não é um detalhe! Escolher é um ato contínuo, permanente! É o que projeta o homem no tempo! É o que constrói — tijolo por tijolo — aquilo que você é, mesmo que você não perceba!


Essa cadência que nos conduz — ora suave, ora dura — não é aleatória! Ela organiza a sua existência! Ela determina o caminho que você percorre! E o presente que você vive agora… é resultado direto das decisões que você tomou!


Portanto, cada passo que você dá não é apenas um movimento qualquer! É uma prova! Uma evidência concreta daquilo que você decidiu ser!

Há noites como essa
Em que a tristeza bate e a solidão aperta
O tempo não passa, o relógio para
E a angústia no peito jamais se cala


Pensamentos perdidos dentro da mente
Não dá pra medir esse vazio presente


Sono vem, o cansaço é extremo
Mas com a mente a mil eu não adormeço
Coração chora, sangro sem corte
É como sentir aos poucos
Minha alma indo à morte


Dia após dia travo essa batalha
Dia após dia vejo cair as lágrimas
Caio e levanto ciente de que
Amanhã talvez não seja diferente


Mas serei como um leão
Talvez não o mais rápido ou mais forte
Nem o maior em sabedoria e porte
Mas serei aquele que encara a guerra
E jamais dela foge


O que mesmo ferido continua de pé
O que cai, sangra e segue na fé
Venço essa guerra...
Ou sigo lutando até a morte que me espera...


(ÁG)

Há dias em que a tristeza me atravessa inteira,
como se ocupasse todos os espaços do meu ser.
E então, quase em silêncio,
o vento me toca — leve, discreto —
e algo dentro de mim se acalma.
Talvez eu não precise desaparecer,
talvez eu só precise aprender
que até a dor respira…
e também passa.

" Eis que vem a tristeza deitando-se em minha mesa, que este coração se apresente e se cale...
Mais me vela o doce do veneno que o amargor de uma mente que em mim nada vale! "
Marcelo Caetano Monteiro.

Onde a emoção mora

Tudo cheira a tristeza.
É castigo, eu sei.
Mas depois percebi que tudo é questão de escutar.
É uma maestria rasante, justa,
nas conversas entre eu e você.

A emoção, quando chega às nuvens, é sagrada,
e o corpo reage.

Que as dificuldades não tire
a firmeza dos nossos pés. Que
a tristeza se vier, que seja só de
passagem. Que a opinião dos
outros não destruam nossos
sonhos. Que o amor possa ser
sempre o maior motivo de nossas
alegrias.E que hoje seja o começo
de um lindo e abençoado dia.

❝ ...Já andei por muitos caminhos, já cheguei
ha muitos lugares sonhados. Tive alegrias,
tristezas, magoas, e dores. Mas jamais desisto
de meus sonhos. Por onde passei semeei alegria,
aconchego, perdão, e uma pitada redobrada de amor.
Levo um coração que transborda delicadezas, e uma
alma inquieta de amor...❞

Em breve e muito em breve
Eu verei o rei
Espero que ele
Afaste a minha tristeza matinal
Sim, eu ainda estou cansado
Gostaria de poder voltar
Para a cama
Mas eu não posso
Se eu fizer isso, meu rei
Eu não dormirei à noite
Então devo permanecer acordado
Sim, meu rei
Todas as noites eu vou para a cama cedo
Nunca fico acordado além do meu
Horário de dormir
Porque se eu fizesse isso
Eu só teria algumas horas de sono
E eu não seria capaz de funcionar
Eu teria olheiras

Linha tênue

⁠Há uma tristeza por dentro,
querendo escapar
Mas há felicidades contidas
querendo aflorar
De um extremo ao outro,
um limite, uma linha tênue
Quem há de entender,
quando dos olhos a tristeza brotar?
Mas em seguida,nos lábios,
a felicidade aflorar?

⁠Se eu não chorar de alegria,
de tristeza é que não vou chorar,
não deixo que se nuble o meu dia,
Deus há de me abençoar !

O sol se pôs atrás dos prédios
Passou uma moça com tristeza nos olhos
Será que é o medo do futuro?
Ou será que é a esperança do presente?

Tomara
(Canção para Lara )

Lara, tomara que sua felicidade seja eterna
E a tristeza rara, quase uma lenda
Tomara que seus dias sejam iluminados
E a noite clara, com sonhos dourados


Que cada passo seu te leve mais além
Num caminho de flores, de paz e de bem
Lara, seu nome é melodia no ar
A gente só quer te ver brilhar e brilhar


Que os ventos soprem sempre a seu favor
Trazendo paz, alegria e muito amor
E que os amigos estejam sempre por perto
Tornando seu mundo um lugar mais certo

Se alguma nuvem tentar escurecer
Lembre da força que existe em você
Você é luz, inspiração, é canção
Guardada pra sempre no meu coração.

⁠A tristeza quer novamente me coagir.
Porque me cerca assim?
O que ela quer de mim?
Se foste ela que me deixastes assim.
Mas o que ela não sabe, é que a felicidade, apossou-se de mim.

"Se tristeza pagasse dívidas, o mundo inteiro seria melancólico!"






Otávio Abadio Bernardes




Goiânia, 22 de agosto de 2025.

"Uma boa música é um "recurso" para a tristeza do ser humano!"






Otávio ABernardes






Goiânia, 6 de abril de 2026.

⁠Na tristeza, Deus ajude minha mente;
Na alegria, Deus perpetue meu gozo;
Há apenas um capaz de me compreender inteiramente.

Veja o mundo
com olhos que ainda sabem sonhar.
Nem tudo é dor,
mesmo que às vezes a tristeza fale mais alto.
Há beleza escondida
no nascer do sol,
na chuva tocando a janela,
no abraço que chega sem aviso.
O mundo também é feito
de recomeços.
De pessoas tentando sobreviver
às próprias batalhas em silêncio
Helaine machado

Não sou cópia. Não sou eco.
Sou Paulo Macaia:
Na dor eu não fugi, na tristeza eu não calei, na solidão eu me achei.

Dor é escola. Tristeza é tinta. Solidão é casa.
Alfonsina Buconzo Ngoio é mãe. Eu sou outro.
Não confunde. Meu nome não é sombra. É raiz, raiz de Paulo Macaia Poba, meu pai, meu chara e meu Deus na Terra.

A tristeza é um cômodo sombrio em você, é fácil encontrar a entrada, difícil é encontrar a saída.




Ronaldo Mello......