Poemas Famosos de Despedida
Eterna Despedida
Nunca, Jamais, estranho viajante,
Os monstros das aventuras milenares
Iguais a ti, os que partiram, aos milhares,
Voltaram a esta Terra deslumbrante!
Quilha de um imenso barco desejante!
A tua língua é o teu grandioso leme.
O teu cérebro, de tanto guiar-te, geme,
Na tua insaciável mente delirante!
Longe do cais, aos caos de rios e mares,
És mais um arredio nômade dos lugares,
Ancorado nos fragmentos dos teus outros Eus...
A tua vida é uma Nau que te conduz ao Fim...
Ó desorientado moribundo igual a mim...
Um dia, hás de dar ao mundo, teu Eterno Adeus...
Vida?
Ela não precisa ser corrida.
Razão sofrida perante a partida.
Uma eterna despedida das pessoas queridas...
A vida é ida.
“Despedida de um engano”
.
Quantas vezes sonhei com seu olhar
Fazia-me tirar os pés do chão
Dava-me asas para eu voar
Desenhei-o no meu coração
Como se fossem nuvens de algodão!
E nelas eu ia pousar
-
Eu era ainda uma menina,
De coração puro, alma cristalina
Que misturava sentimentos
A ilusão era minha inquilina
Sonhar era a minha sina
Mas amei cada um desses momentos
-
Sinto uma certa nostalgia, de quando você me dizia
Tu és a minha porção de loucura
Um mar de Poesia e ternura
A minha ponte e o meu teto
O meu desejo mais secreto
-
Tolo coração, ainda mero aprendiz
Julgava-se feliz
Ao entregar-se áquele ser sedutor
E a menina, não se dava conta
Que ainda não estava pronta
Pra diferenciar a ilusão do amor
-
Ah! — Mal sabia o coração
Que alguns sonhos são apenas ficção,
Idealizados pela nossa mente
Emaranhados de emoção
Que não sabem dizer não
E não vão além do presente
-
Não te quero mais, coloco agora um fim
Não sei se te amo, mas amo-me mais a mim
O meu eu, perto de você, sente-se anulado, trancado!
Você me consome, perco até meu nome.
Você pra mim vira passado
-
Adeus!
É hora de me libertar, escutar meu coração puro, sonhar livremente!
É hora de encontrar um outro olhar, onde eu veja futuro após o presente.
Rosely Meirelles
“Soneto despedida, sem adeus”
— À momentos que julgo minh’alma despovoada
— No instante que a saudade aperta
— Sinto-me desprotegida, a vagar
— Não é um lugar que eu gostaria de estar
— Me vejo caminhando sozinha num deserto, sem ter você por perto
— Na escassez de tuas carícias
— O frio me visita, as noites parecem contraditórias
— Não sei como bloquear você de minha memória
— Espero que o tempo venha acomodar esse louco sentimento.
— Alinhar essa história, trazer sossego e alento, paz e contento
— Necessito dessa ordenança, não ter a mente vagando nessa contradança
— Você chegou radiante, feito o amanhecer.
— Brilhou…me amou, e partiu!
— Se foi, como um melancólico entardecer e nem se despediu!
Rosely Meirelles
Vinho para brindar a despedida
A desilusão amorosa
A chegada de um novo amor
A notícia triste, as boas novas
A briga, a reconciliação, amizade o nascimento e a partida
A alegria, a tristeza e o tanto faz
Em toda ocasião cabe um bom vinho, até entre um beijo e outro… ou num simples jogo…
Bem me quer… malbec quer…
Carta de despedida
Escrevo uma carta de despedida
Nesses meus minutos finais
Faço uma análise da minha vida
E de algumas coisas a mais
Em minha vida
Eu sorri e fui contente
Em tristeza já fiquei
Tive uma amizade reluzente
Senti dor e me magoei
Amei alguém profundamente
Senti medo e chorei
Aprendi a dar valor ao que é importante
Pois o tempo é precioso
A família ao amigos e ao que é relevante
Eles são meu bem mais valoroso
Agora que vou partir tive tempo de pensar
O que eu faria caso eu não tivesse que ir embora
Talvez o mundo eu viajasse
Ou simplesmente plantaria um pé de amora
Por me trazer uma boa lembrança
De quando o mundo era colorido
De quando eu era criança
Eu sei que 18 anos não é muito mas enfim
Posso considerar que fui feliz
Possuí conhecimento mas mesmo assim
Ainda sou apenas um mero aprendiz
Dessa terra nada vou levar
Mas eu tenho esperança
Que quando as minhas cinzas forem levadas pelo ar
Ficarão de mim as boas lembranças
Aos que ficam eu suplico
Cuidem de quem você ama
Pois talvez seja muito tarde
Para se dizer o que sente
Quanto a mim
Eu vou ficar bem
Não se preocupem comigo
Pois o tempo de todos acaba
E o sono profundo uma hora vem
Escute os conselhos de uma pessoa quase falecida
Ria, cante, dance e aproveite a sua vida
Para que assim haja muitos versos alegres
Na sua carta de despedida
DESPEDIDA
Despedir-se é dar adeus a uma parte de si.
É amando ainda a presença,deixar partir.
É alimentar-se da constância da ausência.
Emoldurar cacos de vivências,
irrelevantes, na memória.
Mantendo, em desespero,
a força contínua de uma história.
É aquecer-se solitário no frio.
É deixar voar,entulhando com retalhos de afetos
o ninho vazio.
É disparar-se numa via em sentido contrário.
Despedida é a nobreza calada do amor libertário.
Despedida
Eu estava olhando para sua foto.
Sempre que olho para vc vem uma forte saudade.
Vontade de está perto e abracar vc.
Mas infelizmente vejo sua frieza em vc...e me sinto uma boba tentando demostrar meu amor por vc.
E isso não é simples...
Não posso fechar os olhos para realidade aida mais vc sabendo de tudo.
E como já sou madura e sei bem que não existe recíprocidadde.
Mas sou realista e gosto de falar o que sinto,mesmo que me ache chata eu não me preocupo em ser eu mesma.
Posso afirmar que vc foi a única pessoa que senti algo verdadeiro.
É não tem nada de errado nisso.
Desde que não nos ferimos.
Percebi que seu coração nao tem espaço para mim
Deixo vc seguir agora.
Mesmo que isso seja difícil.
Ode à Despedida
A brisa que agora me acalenta,
Outrora lhe escorreu pelo rosto,
Ao que me obriga ao silêncio,
Sem demora lhe ofereço o calar,
A encantar o que busco ao olhar,
É teu sorriso encontrar,
Minha alma me desperta o pensar,
Compensando sua ausência me boto a tramar,
Como meus lábios irão lhe encontrar,
Na certeza que devo chorar,
Pois bem sei que não queres brindar,
À vida como meu par,
A me abraçar e viver esse amor,
Que é incapaz de saudar a tristeza que pesa em nosso olhar,
Vinda do necessário afastar de duas almas que nasceram para se completar.
Já não há mais conto!
Só nos restou o ponto,
E a espera da corrida,
E a amargura da despedida
De uma vida não resumida
A um único ponto.
Força do pensar
Águia estranha, o que te guia?
Sem o intervalo da despedida
Tua nova presa finda ao acordar
Se tu falas ao vento tua lida
Se estala a sorte que te movia
Tornas o que se passa a amedrontar
Mas se tu ages, porém, na surdina
Sem alardes e sem serpentina
Com a graça do silêncio a observar
Tu atrais a vitória sobre uma vida
Pois a força que, então, te guia
É o irremediável poder do pensar
Esse instante intenso de vontade
De delírio, sorte e intimidade
De encontro do nosso rio com nosso mar
É esse tempo que na luz se abate
Que na medição não possui metragem
Que atrai o que estamos a vibrar
Penso tenso, denso lenço
Escorre a lágrima da saudade
O que me tinhas era vaidade
O que me vens é o pe(n)sar.
Eu não falava muito em amor .
Até que um dia numa despedida
eu me declarei .
Foi a despedida mais difícil da minha vida.
Aquela palavra que quase não usava
saiu com dor.
Os olhos abertos num adeus profundo .
As mãos geladas .
A tristeza daquela tarde.
A chuva que caia e eu olhava pro meu futuro.
Sem aquele amor .
Não sabia oque fazia se chorava ou ajoelhava, orava ou me jogava daquele prédio de sete andares .
Um filme se passou na minha cabeça.
Oque poderia ter feito diferente .
Mais não tinha tempo.
Um gole de alegria
Uma lembrança de despedida
A primavera tão florida
Os desencantos da vida
As tardes de papo na esquina
E é a vida
E tudo fica
E nada se finda
E vale cada momento, pois, é a vida.
”Tudo tem um sabor de despedida, mas qual sabor não tem? Se bem que só você que sabe, o calor que me cai bem,
se bem que só saber não vale,
pro amor que fica bem…”
Minha última carta de despedida.
Cada palavra é um fragmento a menos em meu peito, saiba que de fato te amei profundamente, me dói relembrar de tudo que passamos e ainda sentir aquele calafrio na espinha só de lembrar dos seus olhos a se entrelaçar com os meus, quando estávamos a nos beijar.
Eu não sei se é certo sentir esse arrepio toda vez que penso, que talvez em meu lugar alguém já deva estar, mas fique tranquilo, quero que seja feliz e viva a vida da sua maneira mais genuína possível, com ou sem a minha presença, sei que está bem e quero que permaneça.
Saiba que da mesma forma que o meu coração tende a pulsar o meu amor por você nunca cessará.
Não sei se fui uma boa companheira, mas espero ter sido a que te fez prosperar como homem e te ajudou a se cautelar pra que não caia novamente em tentação e não venha novamente a magoar alguém que te ame verdadeiramente.
Te escrevo isso com os olhos marejados, com o nó que tende a não desatar em minha garganta, com o peito apertado mas com a mente tranquila que você hoje está melhor sem mim e por ser e estar assim, que assim permaneça.
Sempre chega o dia da despedida.
Seja como for, ela vem.
Discreta ou rapidamente,
Suave ou radicalmente,
Ele chega.
Despedidas são pérolas para novas jóias de nossa vida.
Dia estranho de se passar, mas divisor de águas e facilitador de trilhos.
Jazz ou rock, lágrimas ou risos, não importa.
O que importa é extrair o máximo e seguir sem olhar para trás.
Cante, dance, viva cada início e cada despedida.
Ah você deixo minha despedida enquanto estive aqui fui muito mal compreendida...
Sofri , lutei , chorei em vão sufocando meu pobre coração ...
Fui morrendo aos poucos , quisera eu que fosse de uma vez , acabaria com as dores de todas as noites que em pranto eu passei !
Sigo procurando palavras, tento fazer rimar , mas não há palavras no mundo que expressem o meu pensar...
Meu ser desmorona , minha alma grita, em busca de um abraço seu , meu coração palpita !
Quem me dera fechar os olhos e acabar com tudo isso , se por um instante eu pudesse escolher , morreria eu olhando o seu sorriso !
** C L
DESPEDIDA DE MÃE BABÍLA
Mãe. Mãe?. Eu não vou mais te vê?. Como?. Se você esteve sempre ao meu lado todos esses anos. Entendo a Sra. foi se encontrar com o papai. Então vou esperar a Sra. e o papai me chamarem assim ficaremos todos juntos. Descanse um pouco...logo nos encontraremos. Há, mãe eu quero ficar ao seu lado e do papai. A Sra. se foi ontem e não me avisou fiquei muito triste...mas recebi seu bilhete me avisando que o papai veio lhe receber e não deu tempo pra mim avisar, quando ficarmos juntos quero receber muito o carinho de vocês, até breve.
