Poemas Existencial
Estou correndo intensamente nos corredores infinitos da neutralidade, buscando encontrar uma porta que me deixe ficar um pouco mais de tempo, do lado de dentro, dentro de mim, fora do vazio que me preenche, afogando a minha existência, me provocando a correr, atrás de portas, que me deixem entrar, só um pouco mais, antes de ser consumido novamente.
"Uma sociedade que lutou contra a escravidão servil e hoje aplaude o estado controlar seus filhos, suas vontades, sua educação, sua alimentação, seu pensar, sua sexualidade, sua liberdade, está severamente enferma de crise existencial."
Simples são as pessoas que amam. Tanta complexidade em nós revela tão somente o eco do grande vazio que nos causa a falta de amor.
Não consigo perceber outra necessidade maior se não a da transformação genuína e que a mesma seja algo existencial começando em minha vida!
O que é não se sentir vazio? É sentir que você se sente completo? O que é se sentir completo? É sentir que você não está só? O que é não se sentir só? É sentir que você tem alguém ao seu lado? Ou é sentir que mesmo sem ninguém ao seu lado você tem a si mesmo? Como é não se sentir vazio? Como é se sentir completo? Como é não se sentir só? Como é sentir que você tem alguém ao seu lado? Como é se sentir com você mesmo? Você consegue me dizer qual é a sensação? Você consegue me dizer como é não sentir solidão?
Depressão não é tristeza contínua, é simplesmente não sentir nada, e esse é o problema.
O vazio me consome.
A água é a essência da vida. Estou vazando... Todos as minhas válvulas foram abertas de uma vez só. Não adianta tapar um poro, outros dois começam a vazar. Começo a imaginar o que acontecerá, enquanto a água se junta ao oceano de outras águas, de outros poros, de outras pessoas igualmente desesperadas
“Que a humanidade se dê uma oportunidade! Que diga não a toda e qualquer forma de intolerância e discriminação! Que pratique os ensinamentos transmitidos pelos grandes mestres! Que conviva em paz e harmonia, respeite a natureza e preserve o planeta! Que a cada dia agradeçamos a Deus e valorizemos a dádiva que Ele nos concedeu como prova de seu imenso amor por todos nós, o milagre da vida!”
E ela me lembrava que a vida podia ser um pouco mais que encontrar a galera no bar no meio da semana para uma conversa fiada. Que às vezes você tinha a sorte de encontrar alguém que era capaz de ouvir as questões existenciais que você tinha para compartilhar sem rir ou fazer pouco caso. Que amizade era muito mais que ir a festas – era arrombar portas por quem você se importava se fosse preciso.
É a capacidade de deixar o fluxo da vida em poder daquele que é a própria dimensão de nós mesmos e que Lao Tsé outrora chamou de Tao.
Deve-se seguir esta filosofia sem um motivo, sem a expectativa de uma recompensa, ela deve funcionar.
O AMOR É TÃO ESSENCIAL PARA UMA EXISTÊNCIA PLENA, QUE SEM ELE A NOSSA ROTINA DIÁRIA TORNA-SE UM FARDO.
No fluir da inspiração, os sentimentos mais belos afloram do coração, em letras que compõe nosso saber íntimo e sentir existencial.
Que em cada texto socializado, possamos viajar na irmandade e no compasso do espaço que rege a vida de todos nós. - Pajo, No face em 02/06/15.
Quando você acredita durante toda a vida em alguma coisa e de repente descobre que tudo isto não é nada, você se pergunta porque viveu sua vida.
Talvez a vida seja só um jogo sádico, feito "cabra cega", onde a gente brinca no escuro, tentando descobrir quem verdadeiramente somos. O hilário é que a resposta sempre esteve dentro de nós, só faltou olhar para lá.
Morremos e renascemos muitas e muitas vezes. O que era apropriado e atribuído por nós como legítimo, muitas vezes não espelha mais nossas convicções e não se alinha no momento com nossas necessidades existenciais.
Veja-me sempre no transcender da tua própria singularidade, ou ver-me-á com as lentes de tuas idealizações, sentimentos e vivências; não se abstendo de si, verás meu semblante como um espelho distorcido e, quando a tua ilusão se extinguir - dado o caráter efêmero da utopia - derramarás tua culpa sobre mim ainda que saibas, medianamente, que toda a responsabilidade pertence-te. Então tu te emergirás na inautenticidade, apanhando todo e qualquer entretenimento que torne mais inconsciente o teu autossacrilégio a ponto de, no acúmen da cegueira voluntária, sofreres da morte - a mais angustiosa morte - aquela que se efetiva contígua à vida.
