Poemas de Reflexão

Cerca de 256793 poemas de Reflexão

⁠Qual o sentido da vida?
Não nascer!
E como saber oque é viver e ter sentido, na vida se não brotar, nem surgir, não nascer?
Só há sentido quando nascido, renascer constantemente reviver.
É esse sentir, que é viver!

Inserida por dalainilton

⁠A vida sempre foi um jogo de cartas marcadas!
Caberá ao jogador, primeiro saber em que posição está jogando, depois contra quem.
E o principal, ter consciência de que está entre as serpentes.
...e sairá vencedor quem for astucioso, jamais auspicioso.

Inserida por dalainilton

⁠É um grande erro quando te abandonam, você ir procurar saber o que seu amado está fazendo...

Entenda aonde você está errando.
Com certeza ele te abandonou por conta de algum excesso, e não porquê ele não tem mais sentimentos por você...

Cultive o relacionamento diariamente como se fosse uma flor...

Inserida por giovane_moura

⁠É pouco fácil ser bom juiz,
Além do saber, é preciso vivência.
Como um passarinho,
Eu sigo pequenino e gentil.

Inserida por tiaguardado27

⁠O Anti-Romântico

⁠Ele não quis saber da novela
nem do beijo na TV.
Indagava um diplomata temeroso do novo líder,
consciente dos riscos de tirania.
Não via heroísmo em guerras —
soldados também eram vítimas.
Não enxergava professores como donos da verdade,
apenas observava quem conseguia encher a maior bolha de gás.

Sentia pena da fama,
cárcere privado.
A raiva o tomava
quando ouviu dizerem
que se encontra dignidade na pobreza.
E ria, debochado,
ao ver abastados afirmarem que mereciam o que têm.
Não encontrava amor na religião.
Mas compreendia a necessidade de algumas muletas.

Contorcia-se com amizades de conveniência,
mundo de aparências: transações.
Sabia que eles guardavam uma gaveta de máscaras —
Quem escolheram ser hoje?

Quando viajava, procurava grafites nos muros,
via os que vagam na noite,
caminhava onde os estrangeiros temiam.
Via o trabalho como máquina de triturar gente,
a escola como uma caixa,
a educação como um bloco de gesso.

Não confundia sabedoria com acúmulo de saberes,
nem sabedoria com virtude.
Saber é saber, e só.
Fugia dos platonismos,
não idealizava.
Via a vida assim: carne crua, exposta —
e escolheu viver.

Inserida por cassio_andrade

Reflita sobre a sua vida
⁠Quer saber se está num ambiente tóxico e/ou negativo?
Já se perguntou se se sente feliz a longo prazo?
Já se perguntou se as pessoas ao seu redor o amam, lhe dão força ou o animam?
Já se questionou se o que ontem era bom, hoje já não o é?
Não perca tempo: se não está bem mude-se e mude-se bem.
Coloque o seu bem-estar longe do seu orgulho, coloque a sua fé na sua família, não fuja de quem ama, antes lhes dê afeto e os acarinhe.
Amanhã poderá estar sozinho a perguntar-se: porque não amei o próximo como a mim mesmo?
Porque passo a vida a criticar os outros em vez de tomar conta da minha própria vida?
Será que a minha vida não tem interesse e vejo na dos outros algo que me motiva a dizer: "Há piores que eu!" Ou ainda a rir-me dos erros dos outros?
Quantas vezes não optei por ajudar o outro a ser melhor pessoa, a ser melhor para com o outro do que ser melhor que o outro?
Use bem o seu tempo: só vivemos uma vida, por isso faça as linhas tortas diminuírem de amplitude, opte pela paz, ame de verdade, esqueça quem lhe fez mal porque só quem não é escravo do passado consegue viver o presente, só quem vive o presente consegue planear o futuro!

Inserida por RenatoFreitas

⁠Saber enfrentar os fracassos, as perdas, os danos ou os prejuízos é uma das mais nobres gentilezas que o ser humano pode prestar a si mesmo.

Mas nem todos pensam ou agem desta maneira, até porque, para muitos é inadmissível aceitar esta realidade, principalmente quando testemunha a vitória ou o sucesso dos outros.

É neste momento que se inicia a relação comparativa, utilizando expressões do tipo: Todo mundo consegue menos eu! Olha aí, para ele deu certo, só pra mim que nada saí do lugar!

Inserida por UemersonFlorencio

⁠Pare de reclamar
Que partiram seu coração.
Triste é viver,
Sem saber que tinha um.
Viva. Ame.
E morra feliz .

Inserida por linamarano

⁠ Quartzo humano

É como um mar
capaz de vitimar
mesmo sem saber nadar
eu vou-me aventurar

Entre sobreviver e viver
hei-de arriscar
com determinação e vitalidade
irei triunfar

Não descansarei
não repousarei
não adiarei
E te encontrarei

E finalmente te encontrar
Será esplêndido
poder novamente respirar.
Óh meu Quartzo Citrino

Instantaneamente tatuei-te
apelei-te, amei-te e procurei-te.
Beber-te com meus olhos mansamente
Embarquei em tua mente
como alguém que escondesse.
Óh sentimento sem idade

Inserida por Abbih_Santos

⁠A paixão não tem educação, não quer saber se o imóvel (coração) está ou não ocupado, chega chegando, derrubando a porta, jogando tudo para cima, deixando a casa (pensamentos) toda de pernas para cima.

Não se importa nadinha com o tempo, pois transforma um segundo em dias e dias em anos. Ela é impiedosa e não respeita as leis físicas, pois parece que torna o ar mais pesado, do nada você passa a ter dificuldades para respirar, então o coração sofre, batendo acelerado como se estivesse em uma maratona.

Ela te converte em um doido, do nada você fica suspirando, rindo, com cara de bobo, lendo uma mensagem na tela do telefone ou computador.

Ela é como um ímã que por mais que você tente correr no sentido contrário, ela te puxa, tem atrai para o outro. Você volta a ser um garoto que se contenta e se alegra com o mínimo, no início um simples olhar, um sorriso muda tudo em seu mundo, da escuridão dos seus pensamentos, faz nascer a luz de planos, de momentos, de sentimentos, de desejos. Mas ela é perigosa, pois assim como o álcool, ela entorpece, tira os sentidos, elimina razão, o medo... A paixão renova, transforma, revitaliza (suspiros).

Escrevo e penso, apago, reescrevo, penso, repenso... escrevo, envio. É possível que precise me controlar mais, é possível que seja necessário ter mais cuidado, é necessário repensar sempre. Mas tu, paixão, já roubaste a minha razão.

Inserida por Josimar_Cordeiro

O ⁠Ciclo dos Idiotas

Não sabe o que querem!

E não costumam saber o que tem!

Sempre em procura de algo inexiste momentaneamente, que após ter esquecem novamente o que tem!

Inserida por DMOficial

⁠Empatia é respeitar
É saber bem conviver
É ouvir a voz alheia
É a dor compreender
É curar uma ferida
É obedecer na vida
Toda lei do bom-viver

Inserida por RomuloBourbon

Nunca deseje na sua ⁠vida o final.
Pois estamos em uma jornada e o fim é Saber que acabou.
Acabou as dores,mas também os sonhos.
Acabou as decepções mas também as alegrias.
Não pense no fim Viva intensamente cada emoção e desfrute o processo.

Inserida por padreeduardoalves

⁠O que sei eu do amanhã?
Nada.
Nem sei se estarei lá para saber.
Cassia Guimarães

Inserida por cassia_guimaraes

⁠VIDA
Me diga o quanto você já viveu...
A sua idade? Não! Não me interessa...
Quero saber das flores que colheu...
De quando andou na chuva, sem ter pressa...


Me conte sobre o frio na barriga
Quando a paixão surgiu sem avisar...
Sobre a saudade? Sim, também me dia!
Sobre partir, voar e retornar...


Me conte sobre aquela gargalhada
Que lhe escapou, bem no momento errado...
E sobre olhar o céu de madrugada...
Sobre a surpresa de um beijo roubado...


Quero saber das suas aventuras;
Como enfrentou seu medo mais terrível?
Me conte sobre como fez loucuras
Provando que seu sonho era possível...


Não deixe o seu viver ter por medida
Só o contar dos anos que é proposto,
Que a morte irá medir-lhe, ao fim da vida,
Pelo sorriso que estampar seu rosto!

Inserida por gersoncesarsouza

⁠Olhar para o lado e nao te ver
Olhar suas coisas e não te ter
Olhar suas fotos e saber
Que era para conquistar e não te perder.

Hoje sei o que é o amor
Cada palavra uma dor
E sei que a vida não é flor
Então não brinco e nem faço humor

H.Linhares

Inserida por henrique_linhares

⁠Seria errado se todos se arriscassem pelo menos uma vez?
Como saber se algo daria certo se não tentar se não correr o risco de errar ou acertar. O medo de ouvir o não é bem maior do que a coragem de tentar um sim, se você ama então diga, se você quer uma promoção então tente quer passar no vestibular então faça acontecer.
Só temos uma vida, um dia de cada vez então arrisque-se, melhor sofrer por ter tentado do que sofrer por não saber se teria dado certo se tivesse lutado.

Inserida por SimoneFranca

⁠consola-me saber
que a vida é maior que eu
… flutuo no tempo-espaço
como uma piscadela da galáxia
– da menor galáxia do universo!
não tenho importância
na quase infinda dança dos astros
e essa liberdade me encanta…
é a liberdade da descoberta
da minha bela insignificância!
ah, como é leve existir apenas
enquanto os dardos me apontam
e minhas mãos aprontam a cena
– uma igual história!
um conto qualquer, outro poema
e já não preciso dar conta dos meus dilemas!
ah, como é bonito ser apenas
enquanto as folhas bailam
e meus pés andantes acenam
– um instante à toa!
um fragmento, uma suave pena
e já não preciso de fugas nem de aplausos
– UM SALTO!
E nova moradia se faz em mim:
a vida é boa…
a vida é boa
… a s s i m!

Inserida por noi_soul

⁠Evoluir

Evoluir é saber que tudo é temporário. Que o "Ter" é breve, mas o "Ser" é eterno.

Inserida por johnrafael0308

⁠ONDE ESTÁ O AMOR (INDRISO)
(Renata Guimarães Lina e Ellen Ketlen)

Resta saber onde está o amor
O motivo da gente viver e sonhar acordada
Vou ficar na ilusão de encontrar o amor

A magia que faz a gente viver de verdade
Nenhum dia é perfeito se não tiver um amor
Preciso de ternura e carinho, sentir a felicidade

Quero um amor para sentir a felicidade

Quero ser amada para transmitir ternura

Inserida por ellenketlen2014