Poemas de Reflexão
A vida
A essência da vida está na maneira simples de vivê-la e amá-la.
Saber que jamais se perdeu a esperança de conquista-la com trabalho, luta e labor.
A vida é presente de Deus que requer tempo, compromisso e responsabilidade na forma de encará-la na longa caminhada.
Vencer os obstáculos na busca de conquistas e objetivos assim,
Seremos eternos vencedores.
O que mais dói no ser humano é saber que não pode voltar no tempo e o que ficou de errado não poderá mais ser consertado, dói saber que tudo na vida é passageiro, que o tempo a cada dia diminui e a pessoa não é mais a mesma no caminhar nas alegrias, nas festividades, nos prazeres, e as vezes até mesmo no seio familiar.
O que vai ficando é a saudade do que de bom passou, de tudo que conquistou mais as saudades são passageiras e assim tudo se perderá, tudo vai se transformando em poeira que o vento leva e não traz mais.
As vezes mesmo com inveja dos mais jovens o que resta é o sofrimento na saúde e às vezes uma torcida para os que ficam tenham melhores sorte na vida mesmo sabendo que o normal é a passarem pelo mesmo processo de vida e morte.
Ed. 😶
Onde Nasce o Amanhã
Você não precisa ter todas as respostas,
nem saber o caminho inteiro.
Basta dar um passo, só um
o resto vem, ligeiro ou derradeiro.
Há beleza em não saber,
em se perder por um instante,
pois é no tropeço, no silêncio,
que a alma se torna gigante.
O que hoje dói, amanhã ensina.
O que agora parece fim,
pode ser só a dobra do começo
que ainda pulsa dentro de mim.
Respira, Espera, Confia,
A vida não falha em surpreender.
Onde tudo parece vazio,
é ali que o sol volta a nascer.
VIVER SEM RESERVAS
Autora: Profª Lourdes Duarte)
Viver emoções sem reservas
É saber viver e confiar no amanhã
É a vida que eu quero vencer a todo instante
Superando os desafios que por ventura surgir.
Os desafios vencidos ficarão na memória
E nesta trajetória, ora amarga, ora feliz
Passo a passo escrevendo minha história
OH! Vida, torço por ti
Acredito que uma vida bem vivida
Os valores pouco a pouco são construídos
Embora em certos momentos sejam contidos
Para que os caminhos sejam iluminados
Diante dos obstáculos que surgem na vida.
Viver é um desafio estimulante
Debulhar segredos e seguir adiante
Viver emoções sem reservas, amar e ser amado(a)
Confiantes nas nossas ações
E tendo a certeza, que estaremos sempre recomeçando.
Qual a solução?
Há momentos na vida
Que fico tão perdida
Sem ao menos saber
O que vou fazer.
E fico aqui parada
Sem saber o que fazer
Estou tão angustiada
Sem meus problemas resolver.
Os problemas são tantos
Que não sei por onde começar
E fico triste pelos cantos
Controlando-me para não chorar
Mas um dia solução
Sei eu vou descobrir
E a alegria no meu coração
É só o que vai existir.
Para todas que conheci, apenas obrigado!
Pois tudo que vivi, me fez homem, para saber hoje...
Amar a mais maravilhosa mulher do mundo.
Quando essa dor passar, irá saber que
só foi um momento ruim. Que foi a
sorte que virou para o Norte fazendo
ficar ainda mais frio o Sul.
Quando essa dor passar, irá saber que
foi tempo perdido ter guardado a
angústia que amargou a tua alma.
- ainda que por um curto prazo -
fez deixar gosto de féu na tua boca,
ressentimento por alguém que só quis
fazer tua vida ser mais doce.
- não soube conduzir -
Quando essa dor passar, irá notar que
mesmo distante estive sempre contigo e
que o meu amor por ti nunca mudou
nem sequer diminuiu.
Quando essa dor vai passar?
Não sei.
Só sei que espero que passe, que
a vida seja gentil com a gente.
Que o amor não nos falte e o machucado
sare sem deixar cicatrizes marcantes
demais e, se deixar...
Que eu saiba beijar cadacanto
pra te curar.
Que eu saiba ser mansa,paciente e
amorosa para aceitar também o teu
desquerer e o teu não-sentir...
Porque sem ti não consigo,
e contigo infeliz comigo,
não sei ser nada.
O ser humano, para saber o que é luz, tem que saber o que é a escuridão. Para sabermos o que é calor, devemos saber o que é frio, finalmente, para sabermos amar, temos que saber como é odiar.
Minha mente trabalha sozinha.
Eu não preciso compreende-la.
Só preciso saber, que ela tem um ofício.
Eu saí da minha terra, sem saber aonde ir
Eu deixei a minha casa sem ter onde morar
Tendo o céu como telhado e as estrelas como prova da Tua promessa.
Eu tenho um firme fundamento de tudo que eu espero, porque no fim das contas, Você sempre foi fiel...
As Tuas promessas me fazem sonhar!
Deixo as coisas do mundo para viver somente seus planos em minha vida!
Eu me rendo ao seu amor e ao seus cuidados.
O abraço que tanto quero
Falta que faz o abraço
Acho que sei o que quer saber.
Sei também de tantas coisas que ainda irão acontecer...
E não tenho nenhuma ideia do que o futuro irá trazer.
Ouço lá fora pedidos de socorro.
Aperto meus ouvidos...
Quero ser zero sentidos.
Quero não me dar conta
Que o mundo sofre demais da conta.
Quero não ver a tristeza dos teus olhos.
Quero não conhecer os abismos.
Quero fugir dos sismos.
Quero a segurança da estrada florida...
Das árvores ladeando...
Do perfume da vida.
Chega de manhãs desalinhadas...
De dias que parecem que não vão dar em nada.
Chega de chuva demais.
Chega de falta de chuva que seca os cafezais.
Quero tomar meu café.
Quero de novo o teu cafuné...
Teu abraço... sem medo... cheio de fé.
Quando ao normal vamos voltar?
Quando de novo o abraço vai ser a coisa mais fácil de se encontrar?
Vinte e Cinco Horas
Penso como sobreviver aqui
No vazio dentre quatro paredes,
Sem saber ao certo se sentes
O mesmo que eu sinto por ti.
Nesta reflexão da vida decidi,
Que desisto de desistir de você.
Motivos os quais nem eu mesmo
Consigo explicar os porquês.
E no dia de agora, quando te peço
Para de minha vida ir embora,
Ainda te odeio por cinco segundos
Mas te amo por vinte e cinco horas!
A vida tem muitas trilhas
que temos que percorrer...
é como andar no escuro
sem saber o que vai haver.
Se pisar em um espinho,
mantenha o seu caminho
até a sorte aparecer!
A vida é bela! Mesmo tendo dias de glórias e outros de mazelas.
A diferença estar em saber a hora de mudar de janela.
Está na visão dos montes, dos vales e nos detalhes das paisagens.
O coração às vezes é terra estranha no próprio peito;
coisa que deixa a vida sem graça e sem jeito.
Este foi o
grande aprendizado que obtive [durante a depressão]:
Saber que as rédeas da minha vida estão nas minhas mãos e que, sabiamente, eu devo entregá-las a Deus.
Gabriel, o que é a vida?
Espero nunca saber, não é prudente pensar sobre, além de inútil.
Ao invés de saber o que é a vida, prefiro viver.
Amar sem me preocupar sobre o que é o amor.
Ser feliz sem saber o que é a felicidade.
É como a fé sincera, só existe na ação pois nas palavras se perverte.
as vezes perdemos bênçãos
por não saber enxergar o que Deus
tem pra nós.
Abra seu coração para Deus,
acende essa fé que está aí pronta pra te iluminar.
Observe a sua volta,
Deus sempre tem bênçãos pra você,
basta prestar atenção no movimento da vida.
Por Liddy Viana. ✍🌻
Hoje o passarinho não pode voar
se perdeu nos pensamentos sem saber voltar
tá guardando todo o voo em seu peito
Té pensou que para voar não leva jeito
hoje ele não quer cantar também
amarrado em sua garganta está o canto que não sabe se é de mal ou bem
hoje o passarinho está sentado com um olhar arregalado
ele agora percebeu que o amanhã nunca foi seu
E se em seu peito houvesse forças voaria em disparado
mas agora por um instante se tornou um ser pensante, cheio de dúvidas, medos, incertezas
Se esqueceu da natureza da grandura do seu mar, das matas a beleza
hoje passarinho não quer voar...
E como que uma brisa boa em um dia de calor, vem a sua memória que seu canto ainda que contido é libertador
Ainda que com medo, ainda que com dúvidas, incertezas e talvez desespero por não saber como será
Ele decide que por hoje...
Por uma vez mais cantará com toda força
Voará pró e contra o vento
E fará saber por onde for
O quão precioso é o Viver.
- Relacionados
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Poemas para Refletir sobre a Vida
- Fernando Pessoa poemas sobre a Vida
- Poemas de amor para dedicar e encantar quem você ama
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
