Poemas de Realidade
A Realidade Sem Opostos
A vida é uma ilusão.
A liberdade é um presídio.
O castigo não é o sofrimento.
Morrer é viver.
E Kratos ainda vive.
A ficha cai, revelando um mundo cruel.
No susto e nos medos, o confronto se impõe.
Subimos durante o dia; à noite, morremos.
Bem-vindo à realidade insana.
A realidade é assim: sem opostos.
A salvação pode vir daqueles cujas máscaras são usadas
e cujos rostos não podem ser mostrados.
Já diziam — e eu repito:
sou fogo, sou ar.
Sou terra, sou mar.
Eu não sei, não entendo nada.
São linhas em minhas memórias escondidas,
que não foram apagadas.
Eu não sei, não entendo nada —
mas percebo: são apenas memórias remotas
que se recusam a desaparecer.
Tempo gostoso…
Deveríamos ter aproveitado muito mais,
se soubéssemos que o tempo voa
e não volta.
O homem cruel sombrio,
Da sua alma via o brio,
Fugia da realidade todo dia,
Sua sombra interior ele ouvia.
Tal qual velhos amigos,
Eles conversavam ambíguos,
A prosa era esquisita,
Do seu íntimo era parasita.
Verme do gatilho mental,
Quisera ele ser só um cara mal,
A escuridão assumiu,
Sua consistência sumiu.
As ilusões fazem criar falsas alegrias.
Pessoas iludidas não conseguem enxergar a realidade e acabam sofrendo quando descobrem verdades.
Quem se deixa levar por ilusões está propenso a se arrepender mais tarde.
Num país onde o CEP vale mais que o caráter, negar o preconceito é fechar os olhos para a realidade.
Benê Morais
Visão Além do Brilho
Hoje sigo meus passos com menos expectativas e mais realidade.
O tempo me deu maturidade para entender que aliança de verdade é raridade.
Quem compartilha das minhas ideias e permanece, tem meu respeito, quem ficou para trás, apenas passou pela minha história como lição.
A engrenagem do mundo é estranha, a mão que me levantou nunca foi a mesma que eu gastei forças para ajudar.
E no sangue do próprio sangue, a decepção é ainda mais cirúrgica, os de verdade cabem nos dedos de uma mão.
Não há obrigação de apoio mútuo, eu sei, mas o valor de um braço forte quando faltam saídas é imensurável.
Entre altos e baixos, conquistas e perdas que pareceram em vão, minha mente finalmente se expandiu.
A caixa se abriu. O que enxergo hoje não é mais a ilusão de um brilho nos olhos, é a clareza da vida como ela é.
Aos que hoje me sustentam e me dão forças, posso não ter como retribuir agora, mas minha memória é eterna.
Eu sei exatamente quem desceu até o fundo do poço para me buscar quando os dias eram tenebrosos, sombrios e o silêncio era a minha única companhia.
Gratidão não se compra, se reconhece.
By Evans Araújo
Rap do Hexa e da Realidade
Helaine Machado
Isso aí, é Copa do Mundo, que felicidade,
mas quando tudo acaba logo vem a realidade,
de um país ferido sem saber seu próprio valor,
onde o povo sofre enquanto cresce o opressor.
O que precisa cair não é sonho nem paixão,
o que tem que desabar é a corrupção,
porque depois do jogo sobra desilusão,
e ninguém mais consegue confiar na direção.
Helaine machado
Fundamentos da Energia Vibracional
1. O que é vibração e como ela influencia a realidade
A vibração, no sentido mais amplo, pode ser compreendida como a frequência com que tudo o que existe no universo oscila. Desde as partículas subatômicas até os pensamentos que surgem em nossa mente, tudo está em constante movimento, emitindo ondas que carregam informação e energia. Quando falamos de vibração humana, nos referimos ao padrão energético que emana de nossos corpos físico, emocional e mental. Esse padrão não permanece estático; ele responde às escolhas, aos estímulos externos e às crenças que sustentamos. Imagine um lago calmo: a superfície reflete a luz de forma clara e serena. Se lançarmos uma pedra, ondas se propagam, distorcendo a reflexão. Da mesma forma, nossas vibrações internas moldam a maneira como percebemos e interagimos com a realidade ao nosso redor. Quando mantemos uma frequência elevada – marcada por sentimentos de alegria, gratidão e confiança – atraímos experiências que ressoam com essa mesma energia, criando um ciclo de reforço positivo. Por outro lado, vibrações baixas, associadas a medo, raiva ou desespero, tendem a atrair circunstâncias que reforçam esses estados, perpetuando um padrão de escassez ou conflito. Assim, compreender que cada pensamento, emoção e ação gera uma vibração específica nos permite assumir responsabilidade sobre a forma como a realidade se manifesta diante de nós.
O GRANDE VAZIO DIGITAL
O mundo digital virou uma Matrix que esvaziou a realidade. As ruas estão cheias de pessoas, mas sinto que falta alma, falta calor humano. Tudo ficou frio, distante e superficial — tanto fora quanto dentro das telas. É impressão minha ou o "mundo real" está desaparecendo?
Lu Lena / 2026
MANIFESTO DA HIBERNAÇÃO
Do sonho a gente acorda, da realidade às vezes a gente hiberna.
Lu Lena / 2026
O AVESSO DO DIZER
(O Verbo que o Silêncio Esconde)
Assim, vou vivendo entre sonho e realidade,
essa ilusão é como a bruma que borda o amanhecer,
e vivo assim em passos lentos caminhando sem saber...
tropeçando em letras para juntar o que não consigo dizer.
Se no meu silêncio mora a poesia desconexa,
aí eu pergunto:
— Palavras pra quê?
Lu Lena / 2026
Acredito que o bom escritor, o poeta, o artista como um todo, precisa ter vivido uma outra realidade. A realidade dura da vida, da busca pelo sustento, o sofrimento, a tragédia, a pobreza, sim, necessariamente a pobreza. Observando os grandes espíritos, as grandes personalidades, percebe-se que todos aqueles que conseguiram chegar a um patamar alto no que diz respeito à sutileza, à beleza, à singeleza, à sublimidade da arte em sua essência, são pessoas desse tipo.
Fernando Pessoa carrega uma tragédia pessoal, uma esquizofrenia consciente. José Saramago traz a luta ideológica, o contexto social de pobreza, a perseguição e a fuga.
No meu caso, a tese não é teórica. Perdi meu pai aos onze anos e fui trabalhar como pedreiro com um tio, na Bahia. Isso não é metáfora, é biografia. Está contado em dois livros meus, Eis um Homem e A Morte do Meu Pai, sendo este o mais recente.
Observando o outro lado, o contraste se impõe. Oscar Wilde viveu na orgia intelectual, cercado de conforto, exagero e facilidades próprias de uma elite privilegiada. Enquanto viveu nesse ambiente, não produziu nada de essencial. Foi apenas quando foi preso que escreveu seu verdadeiro livro, A Balada do Cárcere de Reading.
Artistas atuais, não me venham com o argumento de que é o dom que faz a arte. É a existência que faz o artista e, consequentemente, o artista produz a arte
Questiono, faço a minha realidade.
Desculpas não vencem.
Eu aprendi que a vida não muda por acaso: muda quando eu encaro minhas próprias verdades.
Questiono.
Questiono meus limites, minhas crenças, meus medos e tudo aquilo que tentaram impor como destino.
Porque quem não questiona, aceita.
E quem aceita tudo, vive pouco.
Faço a minha realidade.
Realidade não é algo que encontro — é algo que construo com disciplina, visão e coragem.
Cada passo, cada escolha, cada renúncia molda o mundo que eu decido viver.
A diferença entre quem vence e quem reclama está na capacidade de assumir o próprio poder.
Desculpas aliviam por um dia.
A atitude transforma por uma vida inteira.
Por isso, não espero.
Eu ajo.
Eu crio.
Eu me movo.
E sigo escrevendo a história que eu escolhi viver.
Em Tempos Difíceis, Encare a Realidade
Em tempos difíceis, fugir das responsabilidades ou se esquivar dos problemas pode parecer um alívio momentâneo. Muitas vezes, tentamos acreditar que, com o passar do tempo, tudo se resolverá sozinho. No entanto, a vida raramente funciona dessa maneira.
Os desafios que evitamos hoje costumam retornar amanhã, muitas vezes maiores e mais complexos. Problemas não enfrentados tendem a se transformar em ciclos repetitivos, impedindo nosso crescimento, limitando nossas conquistas e roubando oportunidades de evolução pessoal.
Encarar a realidade exige coragem. Significa reconhecer as dificuldades, aceitar que elas existem e buscar, mesmo em meio às incertezas, alternativas para seguir em frente. A resiliência não está em fingir que nada aconteceu, mas em permanecer firme diante das adversidades, aprendendo com elas e transformando cada obstáculo em uma oportunidade de amadurecimento.
É justamente nos momentos mais desafiadores que descobrimos forças que desconhecíamos possuir. Cada problema enfrentado com responsabilidade fortalece nosso caráter, amplia nossa experiência e nos prepara para desafios ainda maiores.
A fuga oferece apenas um descanso temporário; a coragem de enfrentar a realidade oferece transformação. Por isso, quando os ventos contrários surgirem, não procure caminhos de evasão. Olhe para a situação de frente, avalie suas possibilidades e dê o primeiro passo em direção à solução.
**Em tempos difíceis, o caminho é a verdade.**
O que faz meu sonho ser completo,
é ter você nele. Pois, ao seu lado,
cada meta se torna realidade. E cada passo nos leva à nossa história.
Lições de vida.
Esqueça o passado e enfrente a realidade.
Hoje já é um novo começo, o ontem te deixou lições que te servirão como aprendizado amanhã. Tanto as coisas boas quanto as ruins são o que nos guiarão para saber valorizar o certo e o errado!
São lições de vida que aprendemos caindo e levantando.
Caminhando sempre sem desanimar!
Embora o desânimo esteja aqui agora.
Somente eu posso dispensá-lo.
E seguir os bons conselhos que me dou.
Evangelizando o meu dia com amor... ♡
A única coisa que eu sei. Nada.
Diante da realidade que se passa no mundo atual.
Tudo é muito anormal, porém a doida sou eu por buscar o certo.
De vez em quando…
No cair do dia, entre realidade e fantasia,
volto no tempo em um tique-taque,
com a impressão de que é mais real
a fantasia do imaginado agora
ao infinito…
De vez em quando…
Suspensa, perdida no tempo,
com o pensamento obstinado até a loucura,
no silêncio prendo a respiração.
Momento mágico!
Aprisionado em minha mente,
espaço de segundos que se perdem
na esquina da estrada do tempo…
Vilma Martins
Qualquer semelhança com a realidade é "mera coincidência"
Minha Ísis,
Minha rainha, minha deusa
Sou teu Romeu contemporâneo
Teu xamã hegeliano
Só mais uma lágrima de Rá
Observo, instigante, o teu deleito
Tua face, teus olhos
Um simples pensamento
Escaldo-me em profunda meditação
Anestesiado abro meu coração
A ti devo-lhe esta vida
Este mar de feitiçaria
Meu poema, meu calor
Por ti volto a ser coerente
Contra cultura, contra corrente
E com minha própria existência
Paulatinamente obsoleto
Pela própria metalescência
Admiro a sua mais interna beleza
Mais bela que a natureza
Mais bela que o próprio amor
Meu nirvana, meu esplendor
Não lhe digo palavras mortais, humanas
temporais, irrelevantes
Digo-lhe somente o eterno
Somente o alucinante, o elucidante
Minha deusa, se levante
Teu castelo precisa de súditos
Teu castelo precisa de um rei
Converta essa dor em movimento
E faça da tua graça meu fundamento
Pois meu mundo precisa do teu vento
Da tua lua, do teu sol
Da tua chuva, do teu tempo
Do teu frio, do teu calor
Do teu ardor
Meu amor
Faça de mim mais um anjo pecador
Este paraíso que deus me colocou
Não chega aos pés deste que tu criou
Cristalizado entre água, fogo, terra e ar
Faço de ti minha energia cósmica
Meu transbordar
Minha Monalisa transcendente
Me diga o que lhe passa pela mente
Este labirinto encantador
Mais profundo que o oceano
Mais Confuso e insano
Mais do que qualquer freudiano
Me diga
Pois na minha só me resta uma constante
Uma frase intermitente e exorbitante
Cuja qual não é dita por um simples instante
É mais do que importante, é estupefaciante
Eu te AMO
PACIÊNCIA
O coração é a caverna onde a realidade como semente se demora para aprender a ser relação.
