Poemas de Memória
A melhor técnica da paciência é trocar de memória. Utilize o córtex pré-frontal (tomada de decisão), para com auxílio do hipocampo (mediador da memória), possa buscar no neocórtex (memórias consolidadas), pensamentos através de memórias que distorça e te leve ao relaxamento.
Os momentos fotografados resistem à memória. Uma fotografia bem tirada é aquela que tem profundidade de sentimento. Já diziam: "Uma imagem vale mais que mil palavras".
Guardo no bolso da memória pequenas delicadezas que vou colhendo, nos jardins dos coraçoes por onde passo.
"... como se a imagem dele se fosse desvanecendo com a memória que dele tem, ou melhor, é como um retrato exposto à luz que lhe vai apagando as feições, ou uma coroa mortuária, com as suas flores "
O tempo passa e a memória da ausência parece trazer nossos queridos para mais perto.
Assim vamos renascendo e nos renovando como diz a Páscoa.
Os eventos horríveis daquele dia, agora gravados em minha memória, já destruíram minha vida, e tenho certeza de que seguirão me corroendo pelo resto dela.
23 de julho, dia que a tristeza transcende a alma, em memória de quem a saudade não cabe no coração e nos olhos de lágrimas.
Mesmo naquele tempo de escuridão absoluta, em algum lugar profundo dentro de mim a memória do amor e da bondade havia permanecido viva.
Como se perde uma palavra? Ela desaparece na memória, como um brinquedo velho no armário, e fica escondida nas teias de aranha e na poeira, esperando para ser limpa ou redescoberta?
Gostava das coisas só para ele, guardando tudo na memória, dono sozinho de seus feitos e fracassos.
Uma vez ou outra regresso ao lugar onde minha memória alcança pra rever o que me fez chorar e sorrir...
O dia dedicado à memória de qualquer coisa ou a alguém é um esforço de conscientização oferecido a quem não tem. Esta é a razão deles existirem e talvez este seja o aprendizado mais difícil que trazem: manter a consciência deles mesmos e dos processos relacionados acima das histórias contadas e dos heróis, até que não sejam necessários, pois todos os dias serão de tudo e de todos.
Minha memória recente já não funciona como antes (pausa...). Sobre o que mesmo eu estava falando ou pensando?
As lembranças são como vinho de uma boa safra guardadas na garrafa da memória. Vez ou outra, por mero descuido ou propósito a abrimos e nos embriagamos de saudades.
passam meus dias em suspenso, a memória estagnada, sinto que além do que sou e do que penso, que a vida parou, trago a alma angustiada...estou entre o ser e não ser nada!
Eu poderia passar mil anos tentando bloquear aquele momento da memória, e ele ainda arderia em minha mente.
