Poemas sobre Medo
Na noite tensa de um passo incerto,
ergue-se o medo, denso e desperto.
No peito, o pulso corre ligeiro,
entre o instinto e o mundo inteiro.
Não busca a guerra quem quer viver,
nem deseja ferir, nem quer sofrer.
Mas há momentos — duros, fatais —
em que a paz se desfaz nos vendavais.
É quando a vida, em risco iminente,
clama por força, firme e urgente.
E a mão que treme, sem desejar,
torna-se escudo para se guardar.
Não é vingança, nem ódio cego,
é o direito de não ser entregue
à sombra fria da injusta mão
que ameaça o corpo e o coração.
Legítima defesa — nome austero,
carrega o peso de um ato sincero:
proteger o sopro que insiste em ficar,
quando tudo parece desabar.
E após o eco do gesto tomado,
fica o silêncio, denso, marcado.
Pois mesmo justo, o ato em si
deixa cicatrizes dentro de quem o ouviu e o fez ali.
Era chamada de bipolar quando só não sabia se expressar.
guardava tudo pra se, com medo de se machucar!?
sobre isso o que a psicologia diz: ansiedade crônica, ruminação mental ou uma "síndrome do pensamento acelerado". Esse quadro reflete um esgotamento mental onde o cérebro, sobrecarregado, tem dificuldades em processar emoções e regular o humor.
"Ela me ensinou que ser forte não é não ter medo, é saber acolher o cansaço no colo e levantar no dia seguinte. Meu amor-próprio nasceu do amor que ela plantou em mim. Feliz dia para todas as leoas, lobas e anjos que chamamos de Mãe."
------------ Eliana Angel Wolf
Após alguns meses esperando,
num misto de felicidade e medo,
finalmente, nascestes ao meu mundo,
amar ganhou um novo significado,
aquele misto desentimentos
ainda perdura,
uma experiência muito diferente
das outras,
um aprendizado a cada dia,
às vezes,é uma loucura,
eu te dei a vida e em troca,
ressignificastes a minha,
ela tem mais valor,
sem ti, agora, ela seria vazia,
quero ser uma mãe cada vez melhor,
és parte da minha alegria,
meu intenso e verdadeiro Amor.
E se por acaso você quiser ficar,
que não seja por falta de estrada,
nem por medo do vento lá fora,
nem por dúvida disfarçada.
Fique porque o coração encontrou repouso,
porque o riso brota fácil, sem razão,
porque entre idas e vindas do mundo,
escolheu ancorar no mesmo chão.
Fique sem peso, sem pressa, sem prisão,
como quem pousa, não como quem se perde,
como quem ama com raízes livres,
e ainda assim, cresce e permanece.
E se por acaso você quiser ficar,
que seja inteiro, que seja sereno
não por acaso…
mas por vontade
Joyce Amanajas
Amor é a Resposta
Quando a dúvida grita,
o amor sussurra.
Quando o medo paralisa,
o amor conduz.
Quando tudo parece sem sentido,
o amor revela o caminho.
Porque no fim…
é sempre ele que cura, une e transforma.
Simone Cruvinel
Somos parecidos mas tão diferente
Você não tem medo de ser transparente
Teus espinhos ferem
Mas eu quero estar perto e isso não me impede
Não tema nada, jamais tema..
Por que o medo que desafia...
Não pie, pie, pie...
O que você tem medo de perder,
quando nada no mundo realmente
pertence a você... nada...
Tudo é empréstimo, e quitação é
a vida.
Tenho medo, sim.
Mas não do mundo —
tenho medo do que o mundo tenta fazer de mim.
Porque percebo tudo.
O excesso, o ruído,
a grosseria que se esconde em gestos pequenos,
o silêncio que fere mais que palavras,
a indiferença que se apresenta como neutralidade.
Vejo como cada interação tenta moldar,
corrigir, reduzir,
empurrar o outro para papéis que não escolheu.
E sei que absorver demais
é o primeiro passo para a descaracterização do ser.
Por isso, resisto.
Não por fragilidade,
mas por consciência.
Recuso o jogo,
o labirinto de estímulos previsíveis,
as investidas que buscam reação, não diálogo.
Não respondo ao obscuro,
não espelho a violência,
não negocio minha essência por aceitação.
Isso não é personalidade.
É disciplina interior.
É inteligência aplicada à sobrevivência do eu.
Permanecer inteiro
num mundo que recompensa a deformação
é, talvez,
a forma mais elevada de lucidez.
Doce Claridade
Que linda ternura é você,
Um cais de paz em mar revolto,
Onde o meu medo se faz solto
E o coração aprende a crer.
É o brilho manso do alvorecer,
Um jeito leve de tocar a vida,
A mão estendida, a alma florida,
Onde o amor escolheu florescer.
Pelo jardim do mundo caminhei,
Vi cores raras, perfumes sem fim,
Em cada pétala a beleza avistei,
Mas nada se compara ao que vive em mim.
Todas as flores são lindas no olhar,
Têm a graça do orvalho e do sol,
Mas perdem o brilho, deixam de encantar,
Perto do teu rosto, meu girassol.
Pois nenhuma flor é mais linda que você,
Minha querida, meu bem, minha luz,
É a perfeição que a alma reconhece e vê,
A raridade que ao amor me conduz.
As outras flores o tempo consome,
Mas a tua ternura só faz aumentar,
Pois a flor mais bonita tem o teu nome
E o perfume mais doce está no teu olhar.
Frankton Rodrigues de Lima
Não tenho medo de pesar o clima. Doa a quem doer. Se você precisar de limites, não vou exitar em impô-los a você. Não é audácia nem destempero, é excesso de caráter e senso de justiça!
(Aline M. Abdalah)
E se ela disser que quer você,
assim, sem rodeios, sem medo,
como quem abre o peito
e entrega o próprio segredo...
Você se assustaria ou se confortaria?
É tempestade que te assusta
ou brisa leve que te acalma?
Porque ser escolhido de verdade
não é só energia— é reflexo,
é alguém vendo em você
tudo aquilo que você escondeu por dentro.
E talvez assuste…
porque querer é ficar,
exige verdade, entrega,
exige não saber como vai terminar.
Mas conforta…
como um abraço no caos,
como finalmente perceber
que você também é lar de alguém.
Então me diga:
se ela disser que quer você,
você fugiria…
ou aprenderia, a ficar?
Quantos sonhos seus deixaram de florescer porque, com medo do silêncio do processo, você os expôs antes da hora só para provar que existiam?
Janice F. da Rocha
Reflexão:
Por muito tempo eu tive medo de me expor…
medo de mostrar a obra que Deus fez dentro do meu coração.
Eu quase não conseguia enxergar algo bom em mim.
E, pra ser sincera, às vezes ainda não consigo.
Meus defeitos sempre foram mais altos,
porque nunca faltou quem apontasse cada um deles.
Mas o tempo me ensinou uma coisa:
quando tem dedo demais apontado pra você,
não é só crítica… é incômodo.
Incomoda porque tem algo em você que eles não têm,
algo que eles não entendem,
ou algo que eles gostariam de ser.
Hoje eu entendo:
não é sobre o que falam de mim…
é sobre o que eu carrego dentro de mim.
E isso ninguém apaga.
É sopro de Deus.
Até o final
Um destino certo e sombrio
Medo do desconhecido
Corroído pelo ciclo esquecido
A alma e o coração vazio
Os olhos que pouco acompanha
Menos impulsivo estou
Se a idade me preocupa
Feliz pelo que passou
Se devagar ainda Caminho
Mais ou menos
Merecido
Quem ira dizer o que farei
Viajo pelo abstraido
Tento fugir do transpasso
Ainda o que me resta não sei..
Hoje me visto de mim
Eu não me vesti de medo para me proteger, pois acreditei que a vida seria fácil.
Mas, por sorte ou abençoada pelo toque divino, aprendi com o tempo.
Hoje, visto-me de estabilidade, de amor e de felicidade, que já fazem parte de quem eu sou.
❝ ...Não deixe que as amarras do passado
te prender, não limite sua vida por medo
de sofrer. Abra seu coração para as bençãos
que chegam de mansinho, em gestos de carinho,
nunca deixe que tirem de você a esperança de um
novo dia, um novo recomeço, uma nova historia.
Ainda que seja difícil, mesmo que venha as provações,
minha Fé conforta e alivia a minha Alma....❞
❝ ...É difícil passar pelas tribulações
sem medo do inserto. Mas a
tempestade passa e fica a certeza
de que com Deus você vence
qualquer obstaculo por maior que
pareça ser...❞
--------------------- Eliana Angel Wolf
❝ ...A Mulher Guerreira não tem medo do aguaceiro; ela dança na chuva e prova que a felicidade é um estado de espírito que vento nenhum apaga.
O medo é para quem não aprendeu a lavar a alma.
Ela levanta os braços, deixa a água abençoar o rosto. Em cada giro leve, em cada entrega que acalma, Há um adeus definitivo ao que ficou exposto...❞
---------------- Eliana Angel Wolf
---------- Eliana Angel Wolf
