Poemas de Julgamento
A coisa mais bonita que você pode dar a alguém é o seu respeito. Respeite suas escolhas, não acrescente em um fardo que não te pertence o peso do seu julgamento.
As pessoas formam uma opinião antes de conhecerem você. [...] Elas acham que sabem tudo a seu respeito. Só que você nunca é o que elas pensam.
Não julgue precipitadamente, às vezes a previsão de um temporal de grandes proporções pode se transformar em uma simples garoa.
Na proeza de interpretar o que há no coração dos outros ficamos sempre na suposição enganosa de estar certo.
A vida passa muito rápido para falar que conhecemos os nossos semelhantes, muito bom seria se ao final de tudo isso, pudermos apenas dizer que conhecemos a nós mesmos.
Ninguém tem o direito de julgar, comparar ou menosprezar a dor do outro se não a sentiu na própria pele.
Não ignore o fato entre o que você soube, e o que você sabe: uma coisa é o que te contaram, a outra é o que de fato você compreendeu.
Pare de se culpar pelos seus erros do passado, eles foram necessários. Nossos erros, tanto quanto nossos acertos fazem parte do nosso crescimento e da nossa evolução espiritual.
Enxergar uma pessoa pelo o que te oferece é o mesmo que guardar a embalagem do presente e jogar seu conteúdo fora.
"Não há nenhum inocente aqui que possa vir a ser salvo: somos todos diabos."
(trecho de "O Conde de Santo Amaro")
"O que se faz de positivo; muitos não dão Glórias, mas um capim não tirado...te submetem a chicotadas"
O que para você é leve para outra pessoa pode ser insuportavelmente pesado. Não torne ainda mais pesada essa carga com a sua crítica maldosa.
Os animais são grandes mestres do amor incondicional porque, em sua essência, eles não conhecem o julgamento ou os preconceitos. Sua capacidade de expressar carinho, lealdade e alegria transcende barreiras humanas, permitindo-lhes amar sem condições. Eles nos ensinam que o amor verdadeiro não depende de aparência, status ou palavras, mas flui naturalmente a partir do coração, sem esperar nada em troca.
Em constante audiência com a vida. O acusador é a hiprocrisia da sociedade. O julgador é o tempo longínquo. A defesa é ponto de vista.
