Poemas de Ignorância
Não ache um insulto por eu te chamar de ignorante. Isto não foi um insulto. A palavra ignorância vem do latim ''Ignorare'', cujo significado é ''não saber''. Se eu disse que você é um ignorante, sorria! Socrates, um grande filosofo para os vulgares, também afirmou "ipse se nihil scire id unum sciat" (só sei que nada sei). Então, na teoria você é um sábio para os vulgares também. Não é preciso saber viver. É preciso viver para saber.
O mais ignorante é aquele que insiste em ignorar a própria ignorância. Quando assim for... Ignore-o!
O ignorante sempre acusa o outro de ignorância. Eis a melhor forma de identificá-lo. Alienado de si, julga-se entendido, tendo dito que o saber alheio está alheio à verdade. Porque a verdade, propriedade sua, tem um brilho particular, restrito ao seu olhar, e todo olhar que difere, o fere, porque remonta a monta infundada e frágil das opiniões que regurgita, acredita e credita, mas que no fundo sabe que o que pensa que sabe, não passa de vaidade, e que pela vaidade, mortifica, sacrifica a "verdade". Eis a razão que pela emoção é castigada. Eis a razão de uma opinião contrária parecer uma ofensa desmesurada. Pois é a discordância que o coloca em contato com a própria ignorância, e assim, tal como na infância, resta-lhe dizer: ignorante é você!
A ignorância é perdoável aos ignorantes, a sabedoria mal empregada e não compartilhada é condenável.
Deixar o ignorante na ignorância por acreditar ser uma ação de sabedoria nada mais é que agir com pura ignorância.
Tem gente que é tão ignorante que acha que o outro é ignorante. Que com a sua ignorância não entende o que o outro diz, e vai achar que o inteligente é 'burro'.
O Sábio reconhece sua própria ignorância e está certo nisso; o ignorante não sabe, reconhecer isso o leva a sabedoria; o tolo é o ignorante que não reconheceu.
O problema não é apenas ser ignorante, o problema é assinar o termo de ignorância e propagar repetidamente nas redes sociais .
A ignorância é a arte de estar alheio aos fatos; a estupidez é a arte de manter-se ignorante por conveniência
O indício básico da ignorância é não reconhecer-se ignorante. Todo ignorante é vítima do que ignora. Ele precisa vencer suas trevas e ser feliz de verdade.
O saber é infinito, a ignorância limitada. Por isso os sábios têm dúvidas e os ignorantes certezas.
