Coleção pessoal de Jeconias

1 - 20 do total de 25 pensamentos na coleção de Jeconias

Costumo pensar nas consequências antes e depois dos meus atos, nunca durante eles.

Mateus Jeconias
2 compartilhamentos
Tags: consequência culpa

Desprende-te do teu passado e torna-te leve. Para que leve, te leve aonde eu for.

Mateus Jeconias
1 compartilhamento
Tags: passado lembrança

Tudo aquilo que me foge à compreensão tacho de loucura, bobagem, asneira. Afinal, é sempre mais fácil desvalorizar o que não compreendo a desvalorizar minha própria capacidade para compreender.

Mateus Jeconias
1 compartilhamento
Tags: entendimento bobagem

O ignorante sempre acusa o outro de ignorância. Eis a melhor forma de identificá-lo. Alienado de si, julga-se entendido, tendo dito que o saber alheio está alheio à verdade. Porque a verdade, propriedade sua, tem um brilho particular, restrito ao seu olhar, e todo olhar que difere, o fere, porque remonta a monta infundada e frágil das opiniões que regurgita, acredita e credita, mas que no fundo sabe que o que pensa que sabe, não passa de vaidade, e que pela vaidade, mortifica, sacrifica a "verdade". Eis a razão que pela emoção é castigada. Eis a razão de uma opinião contrária parecer uma ofensa desmesurada. Pois é a discordância que o coloca em contato com a própria ignorância, e assim, tal como na infância, resta-lhe dizer: ignorante é você!

Mateus Jeconias
1 compartilhamento
Tags: ignorância verdade

Às vezes o silêncio traz a possibilidade de rever o que não vi no tumulto dos meus dias com você.

Mateus Jeconias
1 compartilhamento
Tags: silêncio você

Se a minha fé te irrita e o seu ceticismo me ofende, é porque não és tão cético e eu não sou tão crente.

Mateus Jeconias
1 compartilhamento

"Me restam as memórias de um pretérito mais que perfeito, já que o nosso amor não pode ser conjugado em outros tempos.

Mateus Jeconias

O que hoje sentes, amanhã será esquecido, e nas memórias distorcidas de sentimentos mal compreendidos, restará a falta de sentido, e desta falta, caracterizar-se-á a necessidade de ressentir o que só existiu em lembranças elaboradas pela frustração de não mais ter. Assim, a partir dessa necessidade, desformulará a realidade e passará a moldar sua percepção de acordo com o anseios de sua carência afetiva e existencial, passando a adequar o objeto de desejo às características de sua própria e original incompletude. A isso chamam amor, e defender sua pureza e incondicionalidade não passa de uma ingênua tentativa de negar suas fraquezas, medos, carências e frustrações.

Mateus Jeconias

Saudade não é só a falta de alguém que está ausente, mas também, a falta da pessoa que somos quando este alguém está presente.

Mateus Jeconias

É fácil ter coragem quando não se tem noção do perigo.

Mateus Jeconias

Se quer ser feliz no amor, siga o seu coração, e não a tradição.

Mateus Jeconias

As mentiras podem revelar a face mais verdadeira de uma pessoa.

Mateus Jeconias

Tenho uma pequena preferência por pesadelos. Bons sonhos são como certas pessoas. Nos fazem bem por um instante, mas nos decepcionam quando acordamos e encaramos a realidade.

Mateus Jeconias

Compreensão é ouvir a verdade que dilacera, sem levar em conta a dor que ela causa.

Mateus Jeconias

O egoísmo é intrínseco a natureza humana. Podemos apunhalar um coração sem compaixão, desde que os olhos da inocente vítima estejam voltados para a direção oposta. Somos deploráveis, manipulados por desejos autônomos. Escravos de nossas vontades, pensamos apenas em nossas satisfações e exigimos que os outros também o façam. A solidão nos faz amar qualquer um, e o medo de sofrer nos faz odiar a todos. Não nos arrependemos de nossos erros enquanto estes não nos fere. Mentiras, traições, humanidade.
Só há arrependimento quando as farsas são descobertas e o sangrar da ferida incomoda os olhos de quem fere. Confesso, não sei perdoar, jamais concedi uma segunda chance, porque se a primeira não fosse acidentalmente desperdiçada, ainda hoje estaria entregue aos braços de uma ilusão.

Mateus Jeconias

Eu só quero não querer o que tanto quero, e esquecer que esquecer uma lembrança forte é a lembrança da qual não quero lembrar, para então esquecer que lembro sem a culpa do querer esquecer o que um dia me fez bem.

Mateus Jeconias

Algumas palavras tem seu preço, mas nenhuma é tão cara quanto o silêncio que sufoca.

Mateus Jeconias

Confiar nos outros é trair a si próprio.

Mateus Jeconias

Essa tal de felicidade só existe em recordações e expectativas.

Mateus Jeconias

Não prometo ser pra sempre, mas prometo ser suficiente pra jamais te fazer sofrer.

Mateus Jeconias