Poemas de Filosofia

Cerca de 9953 poemas de Filosofia

O verdadeiro saber reduz-se às vigílias nas trevas: só o conjunto de nossas insônias nos distingue dos animais e de nossos semelhantes.

Espalhar boas vibrações por onde quer que passe faz um grande bem para quem as emana espontaneamente. Como também para que as recebe. Em verdade, quem faz o bem o recebe em dobro.

Ninguém além de Maria, mãe de Jesus, teve o “Rei na barriga”, os que se acham melhores que os outros no máximo têm dentro de si gases de arrogância e prepotência.

Distância. A prova de fogo de corações que amam. Uma brincadeira malvada que a vida faz para testar a nossa força. Pior do que uma briga é a distância que causa brigas e não permite uma reconciliação calorosa. Distância. Aquela que separa e ao mesmo tempo une, que enfraquece a união corporal e fortalece a espiritual. A prova de que duas pessoas podem estar juntas, mesmo quando estão longe.

Queres deixar de pertencer ao número dos escravos? Rompe tuas correntes e elimina de ti todo temor e todo despeito.

Acredite em si mesmo e transforme essa vontade em ações diárias. Manifeste seu desejo para o universo, e seja firme e constante em suas decisões.

A vida espiritual é a vida normal do Espírito: é eterna. A vida corporal é transitória e passageira: não passa de um instante na eternidade.

O essencial, portanto, não é remontar às origens das coisas, mas, sendo o mundo o que é, saber como conduzir-se nele.

Tudo o que se vê é a superfície, apenas o resultado final.
Se todos buscassem ver o que existe abaixo da “ponta de iceberg” desta construção social não haveriam tantos conflitos de pensamentos e tantos corações ególatras carregados de razões.

Por isso, enquanto tenho tempo, isto é, enquanto vivo, esse período é ocupado com ações e pensamentos, ideias e práticas, sucessos e fracassos. Como o que faço e penso e uma questão de escolha minha, o uso do tempo é questão de prioridade. Em outras palavras, como o meu tempo existirá ainda que eu fique estático, sem nada fazer além da imobilidade, o que nele faço resulta de decisão livre, a partir da importância que dou ao que farei naquele tempo.
Assim, se alguém diz "Não tenho para isto ou aquilo", de fato está dizendo "Isto ou aquilo não é prioridade para mim".

Antes um conservador bem intencionado que ainda não entendeu o quão criminoso, imoral, maligno e descivilizatório é o estado; que um anarquista degenerado imoral cuja única virtude é ser contra a existencia do estado, mas que acaba sendo marionete da agenda progressista destruidora do tecido social, alimentando o leviatã estatal.

Grandes mudanças não ocorrem na aparência, elas acontecem no interior do ser humano. O problema é que nem todos conseguem enxergar.

Arrasamos a selva, as selvas verdadeiras, e implantamos selvas anônimas de cimento. Enfrentamos o sedentarismo com esteiras, a insônia com comprimidos, a solidão com eletrônicos, porque somos felizes longe da convivência humana.

⁠Corrigir estados psicológicos equivocados é indispensável quando se quer alterar fundamentalmente a natureza de certos eventos indesejáveis.

A democracia é um sistema que se traveste de liberdade para enganar seus fiéis mais tradicionais.

Nenhum trabalho será tão urgente ou importante que não possa ser planejado e executado com segurança.

Você só será melhor que outras pessoas, a partir do momento que descobrir que não é melhor que ninguém.

"A dor apenas dói, já esta doendo. Então continue com seu objetivo mesmo com dor, nunca desista por causa dela".

A liberdade é seu jardim secreto. Sua pequena conivência para consigo mesmo. Um sujeito preguiçoso e frio, algo quimérico, razoável no fundo, que malandramente construiu para si próprio uma felicidade medíocre e sólida, feita de inércia, e que ele justifica de quando em vez mediante reflexões elevadas. Não é isso que sou?

Jean-Paul Sartre
SARTRE, J., A Idade da Razão, 1945

Desconheço a existência de uma espécie capaz de sentir prazer na maldade, senão a espécie humana.