Poemas de Filosofia
Teu olhar atravessou minha janela como um raios de sol, fui iluminada, de onde você busca este poder ,sua força ,me faz reconstruir ,eu aqui machucada, vc vem e me cura .te amo
Evoluir é fazer diferente...é também mudar a mente, é instituir um mantra resiliente, proteger a mente dos pensamentos fixos e psicossomáticos que causam a autodepreciação. Onde ela está ? Está em você e você pode assumir o comando quando descobri-la, ela é a SOFIA ( lembra ? ) SABEDORIA. ( quem foi...foi, você... sempre será. )
No desenvolvimento do sistema psicossocial humano devemos pensar numa ética própria sobre a questão da coabitação e da coexistência com os outros seres vivos (Peter Singer discute essa questão muito bem). Acontece que nem sequer conseguimos conviver bem com pessoas de "outras cores" quiçá pensar na coabitação inter-espécies. A questão é profunda e complexa. Minha opinião é que só será resolvida quando não tivermos mais corpo (matéria) para ser sustentada. Quando formos seres mentais conseguiremos enxergar de longe essa questão. Por enquanto estamos presos em nossos corpos e, portanto, em nossos canais irrisórios de percepção. Alguns poucos sábios enxergam longe esse construção ética inter-espécies. Girando o "cubo"; vemos o mercado evoluindo e mercantilizando o veganismo e o vegetarianismo. Ou seja, precisamos ter dinheiro para sermos veganos ou vegetarianos. Há muito trabalho a ser feito. Sou predominantemente pessimista nesta questão que o documentário levanta. Seremos terráqueos que não respeitam a vida senciente e nem sua casa. Será que teremos tempo para chegar a essa visão da ética inter-espécies antes de nos destruirmos?
A forma mais complexa universal do que se tudo vê é determinada pelo compasso e o sublime caminho a seguir pelo vertical da reta, assim como a livre espiritualidade que flutua pelo horizontal do esquadro.
Do ponto de vista filosófico, a epifania significa uma sensação profunda de realização, no sentido de compreender a essência das coisas. Ou seja, a sensação de considerar algo como solucionado, esclarecido ou completo.
Até que ponto temos essa certeza? Até que ponto nos sentimos realizados? Até que ponto podemos ajudar o outro a realizar-se?
Espero que todos -- pelo menos os meus alunos -- percebam claramente que a minha objeção à "ética libertária" é de ordem puramente filosófica, e não baseada em alguma suposta "opção ideológica" concorrente.
Marx reconhecia a existência de uma essência humana superior à propriedade. Nenhum libertário chegou a tais alturas.
Quando o homem se põe a "observar", sempre se surpreende com o tamanho do universo que pode caber no metro quadrado.
Assim como quando pensamos em algo criamos duas realidades, quando tentamos algo novo criamos inúmeras oportunidades.
As ideias que dou não é para serem seguidas, mas avaliadas. Dessa forma, o meu objetivo é fazer as pessoas pensarem por si próprias; sem a intervenção de mentores espirituais que, em geral, são sanguessugas de cérebro e finanças. Portanto, as melhores respostas estão no nosso interior. Ou seja, não busque atalaias, contudo, seja o seu próprio atalaia. Por que Deus (dentro de sua infinitude) precisaria de homens falhos para comunicar-se com sua criação? Desse modo, procure o Deus interior e seja o seu próprio mentor.
Καὶ ἔστι τοῦ φιλοσόφου περὶ πάντων δύνασθαι θεωρεῖν.
E é próprio do filósofo ser capaz de estudar tudo.
A prova que a maioria de nós somos superficiais, é que na maioria das vezes nos contentamos com o que está ao alcance dos olhos e não no sentido do que os olhos veem!
A angustiante jornada da vida humana, o medo que nos irá perseguir por toda a nossa breve vida, acumulamos dinheiro, acumulamos historias, acumulamos teorias e no final voltamos nos para nós mesmos, e nos vemos tão pequenos, tão ínfimos. O que é a vida? Milhões de respostas, temos que nos conformar com uma delas e se legitimar como se aquilo nos desse uma vida tranquila, do outro lado a vida escurece, a vida é vazia, sem significado, nesse outro lado a vida nos ameaça, nos entristece, nos angustia.
Já lhe ocorreu que a Lua tem luz própria, e que o plasma solar apenas torna possível seu vislumbre aos olhos humano? EXISTÊNCIA É LUZ.
Assim é com a nossa consciência quando fica diante a Mente Cósmica.
O nível mais difícil de ser destruído dos véus de Maya (ilusão) é o conhecimento sem prática. Esse é o motivo de não ser aconselhável revelar tudo que sabe, para proteger o outro - uma vez que conhecimento sem ação não passa de crença limitante, aprisionando ainda mais aquele que encontra-se sonâmbulo na estrada da vida.
Então para esconder a angústia escravizadora, que estrategicamente foi muito bem sucedida sendo implantada na mente, o único recurso do próprio cérebro, talvez até inconscientemente, é inverter os valores, pois se tem algo “empírico” do ser humano após processos sociais, é não querer se sentir menos feliz ou satisfeito com a vida em comparação a sua roda de convívio, para isso cria-se uma ilusória felicidade, um jogo de falsos sorrisos, fotos, mensagens, uma explosão de diversão para contrapor e camuflar aquele ser amargo que rasteja no porão sombrio de sua alma, onde o verdadeiro escravo clama sem força por uma autêntica liberdade.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp