Poemas de Filosofia
Estudantes de filosofia pode haver vários , mas filósofos são poucos , são raros. Quem não aproveita uma simples conversa com o porteiro zé , jamais vai aprender a observar uma árvore.
Fazer Ciência sem Filosofia é como enxergar a realidade com olhos míopes, que distorcem a refração dos raios luminosos e embaçam nossa visão do caminho correto a seguir.
Há cem anos atrás, os homens começaram a competir com as mulheres no campo da filosofia. Antes disso, os homens roubavam as idéias delas, eram inspirados por elas e contavam com elas para cuidado doméstico e material, mas raramente as consideravam seus pares.
A pouco, uma musa confidenciou-me que há belezas , assim é filosofia que enxerga com os olhos da alma!#ToninhoCarlos
Então me perguntou um amigo: " Deyson, por que você escolheu fazer faculdade de filosofia?". Então respondi: " De que vale viver sem efeitos reais do próprio pertencimento e se aventurar no vazio existencial? Não farei apenas filosofia, sou filosofia, logo escolho o que amo fazer, educar".
A arte é uma filosofia de vida, uma plataforma criativa e expressiva escolhida como linguagem de dialogo e de comunicação entre a ideia, o pensamento, o espaço, a dor, o prazer, emoção, tempo e dimensão de quem cria e aqueles que veem. O registro ou a materialização da ideia criativa que é a obra, em tese se completa e exingue se na performance da exposta realização mas pode ser estendida e comercializada por valores atribuíveis, na repetição. Quando isto acontece a original linguagem ecoa, transforma e permanece a falar se significando e inter relacionando com novos paramentos da própria vida, de novas ideias, novos tempos e pensares.
A triste verdade em estudar filosofia é que você se fecha tanto pra se relacionar com outra pessoa que antes mesmo de começar um namoro ele já acabou.
De cara, você lembra de Nietzsche, Freud e Bauman.Ninguém ama ninguém, tudo que alguém faz é por sexo e as relações são líquidas.
Não há sabedoria sem Filosofia, e Filosofia sem sabedoria... Como não há sabedoria sem amor, e Filosofia sem dor...
A filosofia niilista, visão Nieteszcheana, faz laços com a filosofia budista, quando falamos de transformação e desenvolvimento de cada pessoa. Veja, para Nietzsche, estamos caminhando em cima de um abismo, sob uma corda bamba. Se deixarmos o medo nos dominar e tentar voltarmos, não conseguiremos chegar a plenitude dos nossos seres. Se olhamos para baixo encontramos nossos demônios, e se cairmos iremos conviver com eles e, portanto, nos tornaremos nossos demônios. Porém se tivermos coragem para enfrentar o medo constante de cair (o medo dos nossos demônios), nos tornaremos a melhor versão de nós mesmos, seja lá qual for, no final da corda é preciso que o homem oscile junto à ignorância.
Muito do que ocorreu na Segunda Guerra Mundial, foi provocado pela atuação da Filosofia Pagã... O caos é um dos seus principais métodos, de manutenção do poder.
Não é preciso muito exercício de inteligência ou Filosofia para se estranhar amor ao próximo, violência e permissão para matar, juntos harmonicamente, em um único propósito.
Quando eu defini a filosofia como a busca da unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa, em grande parte foi baseado na biografia do próprio Aristóteles.
Uma das tarefas mais belas e nobres da filosofia é fazer e refazer constantemente as pontes entre a linguagem corrente — vulgar ou literária — e a linguagem das várias ciências. É um trabalho sem fim, mas sem ele a humanidade enlouquece.
A Filosofia é algo que, radicalmente, não se possui; ao ser perspectivada na linha do ter, torna-se moeda de troca, ou seja, transforma-se em polêmica, deixando de procurar a Verdade e se comensurando com as verdades particulares das investigações científicas.
A filosofia parece ser compatível com todas as posições de classe, com todas as condições profissionais e econômicas. Sócrates era um empreiteiro aposentado, Platão um aristocrata, Aristóteles um filho de funcionário público, Epicteto um escravo. Descartes era militar, Bacon juiz de direito, Espinosa técnico em fabricação de lentes, Leibniz diplomata, Vico mestre-escola, Marx jornalista e, last not least, Gramsci operário e depois agitador profissional.
Em filosofia, toda expressão é provisória e requer o acúmulo praticamente interminável de esclarecimentos. Mas ao público brasileiro de hoje falta algo mais que a consciência disso. Falta o sentido mesmo da ligação orgânica entre as asserções e os argumentos que as embasam.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp